z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

terça-feira, 5 de março de 2013

Temporal deixa Rio em alerta


A Prefeitura do Rio recomendou à população que evite sair às ruas na noite desta terça-feira (5), já que temporal atingiu a cidade a partir das 19h, deixando várias locais sem energia elétrica, com pontos de alagamento e tráfego caótico. Próximo das 21h, os acessos à Praça da Bandeira, na Zona Norte, estavam fechados por medida de precaução. Por volta das 21h30, a chuva começou a enfraquecer, de acordo com o Centro de Operações.
O Aeroporto Santos Dumont chegou a ficar fechado para pousos e decolagens das 20h07 às 20h45. Desde então, opera por instrumentos, assim como o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
Raios na Tijuca durante o temporal (Foto: Marcos Estrella/ TV Globo)Raios na Tijuca durante o temporal (Foto: Marcos Estrella/ TV Globo)











O motorista encontrou dificuldades na Avenida Brasil, em ambos os sentidos, na altura do Canal do Cunha, por causa de acúmulo de água na pista. Um bolsão d'água também prejudicou a passagem dos carros frente ao Engenhão, no Subúrbio.Por volta das 20h, houve registro de chuva muito forte na Grota Funda, no Méier,  na Penha, Tijuca, São Cristóvão, Barra da Tijuca, Recreio, Laranjeiras  e em Guaratiba.
Interdições
Em Realengo, na Zona Oeste, uma queda de árvore interditou uma faixa da Rua Bernardo de Vasconcelos, por volta de 19h. Equipes da Comlurb estiveram no local e o trânsito ficou lento na região.
A Rua Arquias Cordeiro, no Méier, Subúrbio, ficou interditada por volta das 20h30, na altura do Engenhão, devido a um ponto de alagamento. A Rua 24 de Maio também foi interditada na altura da estação do Engenho Novo. A Rua Conde de Bonfim, na altura da rua Uruguai, na Tijuca, Zona Norte, também foi interditada devido a um acúmulo de água na via.
Temporal alagou ruas e deixou moradores ilhados (Foto: Rodrigo Gorosito/ Arquivo pessoal)Temporal alagou ruas e deixou moradores ilhados (Foto: Rodrigo Gorosito/ Arquivo pessoal)
Por medida de precaução, operadores da prefeitura iniciaram o processo de fechamento dos acessos à Praça da Bandeira. O Túnel Santa Bárbara foi interditado, às 20h40, no sentido Santo Cristo, devido a uma queda de árvore na via. Já uma faixa no sentido Catumbi, que também estava fechada, já foi liberada. A Ponte Rio Niterói ficou sem luz.
Sirenes acionadas
Sirenes foram acionadas pela prefeitura na noite desta terça-feira de forma preventiva no Morro do Adeus, Arrelia, no Andaraí, Jamelão 1, Jamelão 2, Nova Maracá, Piancó e Vila Cruzeiro.
Até as 21h20, 30 sirenes haviam sido acionadas pela Prefeitura do Rio, de forma preventiva. São elas: Chacrinha 1, Liberdade 1 e 2, Matinha 1, Santos Rodrigues 2 / Azevedo Lima, Sumaré 1 e 2, São Carlos 1, Borel 1 e 2, São Carlos 1, Borel 1 e 2, Formiga 1 e 3, Andaraí 1, Arrelia 1, Parque Nova Maracá 1 e 2, Matriz 1, São João 3 e 4, Vila Cabuçu 1 / Barro Preto, Santa Alexandrina / Paula Ramos, Santa Teresa 1, Piancó 1, Parque João Paulo 1 e 2, Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu.
De acordo com o Alerta Rio, houve registro de rajadas de vento moderadas a forte na cidade do Rio. O Aeroporto Campos dos Afonsos registrou rajada forte de 52,0 km/h às 19h40.
Rua próxima ao estádio do Maracanã fica alagada por causa da chuva na Zona Norte do Rio (Foto: Natália da Costa Couto/VC no G1)Rua próxima ao estádio do Maracanã fica alagada por causa da chuva na Zona Norte do Rio (Foto: Natália da Costa Couto/VC no G1)
De acordo com a prefeitura, a chegada de uma frente fria pode provocar pancadas isoladas de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. O estágio de alerta é o terceiro  nível em uma escala de quatro e significa a ocorrência de chuva forte.
Há acúmulo de água em Santa Cruz, na Zona Oeste, no cruzamento da Avenida Cesário de Melo com a Rua Felipe Cardoso, onde choveu cerca de 26,4 mm em apenas 15 minutos.
Trens e metrô
A Supervia informou que por causa da intensa chuva que caiu sobre o Rio de Janeiro na noite desta terça-feira, os trens da Supervia aguardavam liberação para seguir viagem às 21h.
Já o Metrô Rio informou que a circulação de trens na Linha 2 foi comprometida por causa de objetos pelo vento na área próxima aos trens. Às 21h30, a operação das composições era realizada da Pavuna ao Estácio, como nos fins de semana.
As três estações da Tijuca (Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña) foram fechadas por medida de segurança, por volta das 21h30, pois estavam sendo invadidas pela água da chuva.
Energia
A assessoria da Light informou que a empresa está fazendo avaliação dos locais atingidos, mas adiantou que já há técnicos fazendo reparos na Barra da Tijuca, na Zona Oeste; Andaraí e Vila Isabel, na Zona Norte; e em Santa Teresa, no Centro.
Ainda de acordo com a assessoria da companhia, não é possível precisar que tipos de danos ocorreram nestes locais. No entanto, em situações de chuva intensa, as causas mais comuns são a incidência de raios que desarmam os circuitos, além da queda de árvores e objetos levados pelo vento, que atingem as redes.
Segundo o Centro de Operações, o prefeito Eduardo Paes acompanhava os trabalhos das equipes por volta das 21h.
Centro de Operações mapeou as regiões da cidade por volta das 20h (Foto: Reprodução / Prefeitura do Rio)Centro de Operações mapeou as regiões da cidade por volta das 20h (Foto: Reprodução / Prefeitura do Rio)

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário