z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Horário de verão termina à 0h de domingo


Efeitos no organismo
De acordo com a médica especialista em medicina do sono, Luciana Palombini, a total adaptação do corpo à nova mudança de horário pode demorar cerca de uma semana. "É uma mudança bem mais favorável porque a tendência natural, fisiológica do ser humano é de atrasar o horário do sono, e não adiantar. É uma adaptação mais fácil de ser feita do que quando os relógios se adiantam", disse ela.
A médica sugere que as pessoas evitem ficar na cama quando já estão despertas, esperando o sono voltar. Em tais momentos, é melhor fazer alguma atividade relaxante, ao invés de alimentar a ansiedade de tentar dormir. Além disso, os cochilos que alguns tiram durante a tarde devem ser evitados. "O sono da noite deve ser consolidado, não pode ser feitos em partes", disse. Os horários para dormir e acordar também devem ser pouco variáveis.
Histórico
O americano Benjamin Franklin foi a primeira pessoa a propor que se adiantasse os relógios para aproveitar melhor as horas de sol, em 1784, quando ainda não havia energia elétrica. Sua ideia, porém, não foi adotada pelo governo dos Estados Unidos. O primeiro país a utilizar a medida foi a Alemanha, durante a 1º Guerra Mundial.
No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu 11 vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados em que esta mudança é adotada, e no período de duração.
Em 2008, um decreto presidencial instituiu que o horário de verão vai começar sempre à 0h do terceiro domingo de outubro e vai terminar à 0h do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte.Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.
Outros países
Atualmente, adotam o horário especial vários países da União Europeia, a maioria das nações que formavam a União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile). No entanto, o período de vigência do horário de verão pode variar de acordo com o país
Fonte Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário