z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Equipes tentam chegar a áreas arrasadas pelo Yasi na Austrália

Barcos destruídos são vistos em Cardwell após a passagem do ciclone Yasi. Foto: AFP
Barcos destruídos são vistos em Cardwell após a passagem do ciclone Yasi
Foto: AFP

Os serviços de emergência e 4.000 soldados tentavam chegar nesta sexta-feira às zonas atingidas pelo ciclone Yasi, o mais potente a atingir a costa nordeste da Austrália em um século.
O Yasi não provocou vítimas diretas, segundo o balanço preliminar das autoridades, mas um homem morreu asfixiado ao aspirar a fumaça de um gerador elétrico e duas pessoas são consideradas desaparecidas.
O ciclone, que atingiu a costa na madrugada de quarta-feira para quinta-feira com categoria máxima (grau 5), nesta sexta-feira foi rebaixado para categoria 1.
Nesta sexta-feira, as equipes de emergência tentavam chegar às comunidades ao sul de Cairns, as mais afetadas pelo ciclone : Mission Beach, Innisfail, Tully e Cardwell.
Canberra mobilizou 4 mil soldados, o deslocamento militar interno mais importante em 30 anos. As estradas estavam bloqueadas por árvores arrancados das raízes, postes elétricos e diversos escombros, além de muitos trechos inundados.
Quase 150 mil habitantes estavam sem energia elétrica e muitos sem acesso à água potável. Um navio com 2,7 mil toneladas de alimentos e material de primeira necessidade chegou ao porto de Townsville para abastecer a região.
A localidade de Tully (2,5 mil habitantes) está entre as mais atingidas, segundo o vice-premier de Queensland, Wayne Swan.
Fonte Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário