Fenômeno, que durará quase duas horas, formará um arco ao redor da Lua obscurecida, com variações de cor
Nesta quarta-feira (15), um eclipse vai acontecer na Lua ainda antes que ela nasça no céu do Brasil. O primeiro eclipse total da lua deste ano deve se iniciar às 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr. A duração do fenômeno será de uma hora e quarenta minutos, o que é considerado um longo período. A última vez que ocorreu um fenômeno desta duração foi em julho de 2000, quando durou 1h47.
De acordo com o diretor do Planetário de São Paulo, João Paulo Delicato, a explicação do longo período de eclipse se dá por causa da posição da Lua em relação à Terra. “Ela vai atravessar a sombra da Terra pelo meio, pegando a sombra inteira e permanecendo mais tempo nela”, disse ao iG.
A lua cheia normalmente fica avermelhada em um eclipse, por causa da luz solar refratada pela Terra. Um eclipse total ocorre quando a lua passa pela longa sombra da Terra produzida pela luz solar. Enquanto a Lua fica imersa na sombra da Terra, um disco ao seu redor aparece e gradualmente vai mudando de cor, passando para prata, laranja e vermelho. Isto acontece porque de alguns raios de sol indiretos conseguem alcançar a Lua, após passarem pela atmosfera da Terra que dispersa luz azul.
Delicato afirma que o eclipse poderá ser observado em qualquer lugar do Brasil, principalmente na costa do país. Nuvens no céu e prédios muito altos podem atrapalhar a visualização.
O eclipse inteiro vai durar 5 horas e meia. Observadores da Europa vão perder a primeira parte do espetáculo porque ele vai ocorrer antes do sol se pôr. Ásia e Austrália não vão ver as etapas finais, que vai ocorrer depois do Sol nascer. A América do Sul terá a melhor visualização, que pode ser feita a olhos nus.
Fonte: IG
(Com informações da AP)
(Com informações da AP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário