quinta-feira, 30 de junho de 2011
Sexta-feira com muita variação de nuvens Grande SP
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Astronauta fotografa incêndio florestal no Novo México
Fora de controle, fogo atinge floresta nacional de Santa Fé.Chamas estão próximas a laboratório que produz armas nucleares.
terça-feira, 28 de junho de 2011
Defesa Civil de SP decreta estado de atenção pelo frio
Foto: Michel Santos/vc repórter
Quarta-feira com sol e temperaturas baixas na Grande SP
Termômetros marcam nove graus negativos em Santa Catarina
segunda-feira, 27 de junho de 2011
A madrugada desta terça-feira deve ser mais fria do ano na Grande SP
Frio de -5ºC congela árvores e cachoeira na serra de SC Brasil
O frio intenso da madrugada e da manhã desta segunda-feira chegou a produzir o chamado "sincelo" e a congelar árvores e uma cachoeira na cidade de Urupema, localizada a cerca de 180 km de Florianópolis. Uma das regiões mais procuradas pelos turistas é o Morro das Torres, onde o cenário amanheceu totalmente "pintado" de branco pelo gelo. Árvores imensas, como araucárias, pareciam congeladas por uma película branca.
Apesar de ser muito confundido com a neve, o "sincelo" é o congelamento das gotas de água assim que elas entram em contato com a superfície. O fenômeno, bastante raro no Brasil, é registrado apenas em pontos mais elevados das regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Na madrugada, a temperatura em Urupema chegou aos -5ºC. A precvisão indica uma terça-feira ainda mais gelada, com possibilidade de quebra do recorde de -7,8ºC registrado no início de junho.
Sensação térmica cai a -27ºC e vento atinge 119 km/h
Depois da neve registrada em quatro cidades de Santa Catarina, o frio intenso tomou conta do Estado. A sensação térmica na região serrana chegou a -27°C no início de manhã desta segunda-feira. Ainda pode nevar na Região Sul do Brasil na manhã de terça-feira. Segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas em Urubici, no alto da serra catarinense, chegaram a 99 km/h entre as 5h e 6h, a 107 km/h às 7h e a 119 km/h às 10h, de acordo com a Climatempo.
De acordo com as informações do Centro de Recursos Ambientais do Estado (Ciram), os termômetros marcaram -5,4°C em São Joaquim e -4,3°C em Urubici, onde os ventos atingiram rajadas de 90 km/h, aumentando a sensação de frio. A neve que caiu neste domingo não chegou a acumular na serra como ocorreu no último episódio, registrado em agosto do ano passado.
Em Florianópolis, a manhã também foi das mais geladas: os termômetros marcaram 7,5°C por volta das 7h. Mesmo com a volta do sol após vários dias chuvosos, o vento sul trouxe uma sensação de um dia muito mais frio. "É de sofrer. Tenho dó de deixar as crianças na escola", disse o advogado Carlos Alberto Amarante, 36 anos. "Não há aquecimento nas escolas, e então o jeito é encapotar os meninos com muitas blusas", afirmou.
Se por um lado o dia gelado trouxe "sofrimento", por outro acabou animando dezenas de pescadores que enfrentaram a manhã gelada nas praias de Florianópolis à espera das tainhas. Com os barcos a postos, eles esperavam o sinal de que os peixes estivessem por perto. "Com esse frio, elas irão aparecer", disse Crispim Brito, 56 anos.
De acordo com o Ciram, o restante da semana sofrerá influência de uma massa de ar polar. O sol aparece, mas os dias serão ainda mais gelados, principalmente na terça e quarta-feira. Há a possibilidade de quebra de recordes de temperaturas nos próximos dias.
SC e RS registram neve pela primeira vez em 2011
Foto: Anselmo Nascimento/Agência Freelancer/Especial para TerraFonte Terra
domingo, 26 de junho de 2011
Alerta de frio intenso no centro-sul do Brasil
Na terça-feira o frio ainda é intenso no Sul do Brasil com previsão de geada em praticamente todo o interior da Região. Faz frio também no Sudeste, com temperatura baixa na madrugada especialmente nos pontos mais altos da Região. Há previsão de geada na Serra da Mantiqueira. A temperatura diminui bastante também no sul de Minas e no sul e oeste paulista. Em áreas específicas destas regiões, trechos mais elevados e áreas de baixada, há previsão de geada nas primeiras horas da manhã.
A partir de quarta-feira o frio começa a diminuir no centro-sul do Brasil.
Semana começa com chuva a qualquer hora do dia e frio na Grande SP
Equipe internacional de cientistas investiga colisão galática
A imagem combina exposição de luz do aglomerado Abel 2744 pelos telescópios VLT, Hubble e Chandra
Uma equipe internacional de cientistas estudou o aglomerado de galáxias Abell 2744, conhecido como Aglomerado de Pandora, e reconstruiu a história violenta e complexa deste aglomerado utilizando telescópios no espaço e no solo, incluindo o Very Large Telescope do ESO, o telescópio japonês Subaru, o Telescópio Espacial Hubble da Nasa/ESA e o Observatório de Raios-X Chandra da Nasa.
O aglomerado Abell 2744 parece ser o resultado de uma junção simultânea de, pelo menos, quatro aglomerados de galáxias separados. Desta complexa colisão, que ocorreu durante um período de 350 milhões de anos, resultaram efeitos estranhos, que nunca antes tinham sido observados em simultâneo.
Julian Merten, um dos cientistas líderes deste novo estudo sobre o aglomerado Abell 2744 explica que o processo é semelhante ao de um investigador comum que descobre a causa de um acidente. Merten avalia que após esta investigação, novas reconstruções de eventos podem ser feitas. "(...)Nós podemos utilizar observações destes empilhados cósmicos para reconstruir os acontecimentos que tiveram lugar durante um período de centenas de milhões de anos".
"Demos-lhe o apelido de Aglomerado de Pandora devido aos fenômenos tão diferentes e estranhos que resultaram da colisão. Alguns destes fenômenos nunca tinham sido observados anteriormente", acrescenta Renato Dupke, outro membro da equipe.
As galáxias, embora brilhantes, correspondem na realidade a menos que 5% da massa do aglomerado. O resto é gás (cerca de 20%), tão quente que brilha apenas em raios-X, e matéria escura (cerca de 75%), que é completamente invisível. Para compreender o que estava a acontecer durante a colisão a equipe precisou de mapear as posições dos três tipos de matéria no Abell 2744.
A matéria escura é particularmente difícil de observar uma vez que não emite, absorve ou reflete radiação (daí o seu nome). Apenas se torna aparente através da sua atração gravitacional. Para determinar a localização desta substância misteriosa a equipe utilizou o efeito conhecido como lente gravitacional. Trata-se da curvatura que sofrem os raios de luz de galáxias distantes quando passam através dos campos gravitacionais presentes no aglomerado.
Parece que a colisão complexa separou parte do gás quente e da matéria escura de tal maneira que estes se encontram atualmente afastados um do outro e também das galáxias visíveis. O Aglomerado de Pandora combina vários fenômenos que apenas tinham sido observados de forma individual em outros sistemas. Próximo do centro do aglomerado encontra-se uma "bala", onde o gás de um enxame colidiu com o de outro criando uma onda de choque. A matéria escura passou pela colisão sem ser afetada.
Em outra parte do aglomerado parece haver galáxias e matéria escura, mas nenhum gás quente. O gás pode ter sido varrido durante a colisão, deixando apenas um fraco rastro. Estruturas ainda mais estranhas podem ser observadas nas regiões mais exteriores do aglomerado. Uma região contém muita matéria escura, mas nenhuma galáxia luminosa ou gás quente. Um nódulo de gás difuso e isolado foi ejetado, o qual precede, em vez de seguir, a matéria escura associada. Esta distribuição enigmática pode estar a dizer aos astrônomos algo sobre como a matéria escura se comporta e como os vários ingredientes do Universo interagem entre si.
Os aglomerados de galáxias são as maiores estruturas no cosmos, contendo literalmente bilhões de estrelas. O modo como se formam e se desenvolvem através de colisões repetidas tem profundas implicações no nosso conhecimento do Universo. Estão em progresso mais estudos do aglomerado de Pandora, o objeto em fusão mais complexo e fascinante já encontrado
Fonte: Terra
Domingo de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a tarde e a noite
sábado, 25 de junho de 2011
Chuva de granizo causa prejuízos em dois municípios do interior do PR
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Enchente causa estragos no meio-oeste dos EUA
Foto: ReutersFonte Terra
Nuvem de cinzas volta a atrapalhar tráfego aéreo na Argentina e no Uruguai
Buenos Aires e Montevidéu tiveram voos cancelados; aeroportos no sul da Argentina ficarão fechados até 1º de julho
Alerta de tempo severo no Sul - Chuva e vento fortes e frio intenso
Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil e o contraste do ar frio que acompanha este sistema com o ar quente que predomina sobre o Brasil favorece a formação das nuvens carregadas que ainda nesta sexta-feira provocam chuva e vento fortes no noroeste, no norte e no nordeste do Rio Grande do Sul e no centro-oeste e sul de Santa Catarina. As rajadas de vento são intensas também no Paraná, com velocidade por volta de 70Km/h.
Na madrugada e manhã de sábado a chuva ainda é intensa e volumosa no centro-leste e sul de Santa Catarina. Ainda há previsão de rajadas de vento e Santa Catarina e no Paraná.
Ainda no sábado temos a formação de um ciclone extratropical no oceano, ao largo da costa do Rio Grande do Sul, este sistema favorece as rajadas de vento também no Estado. As rajadas de vento são mais intensas na costa, podendo chegar a 80Km/h.
No domingo e na segunda-feira a atuação do ciclone extratropical, que se afasta em direção ao oceano, ainda favorece a ocorrência de rajadas de vento no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
FRIO INTENSO - GEADA E NEVE
O ar frio de origem polar associado a esta frente fria tem forte intensidade e derruba a temperatura já neste sábado no Rio Grande do Sul. Entre o domingo e a terça-feira a onda de frio avança pelo Sul e o frio é intenso em toda a Região, com previsão de geada no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no centro-sul e sudoeste do Paraná.
Na noite/madrugada, de domingo para segunda-feira, por causa da combinação de frio intenso e eleva umidade do ar, é alta a chance de ocorrência de neve na Serra Gaúcha e Serra Catarinense.
Tornado nos EUA atinge famosa pista de corrida do Kentucky Derby
Tempestade destruiu parte do local na cidade de Louisville.Série de tornados passou por Nebrasca e Kansas.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Previsão do tempo para o estado de SP durante o feriado e o final de semana
terça-feira, 21 de junho de 2011
Tempo fica aberto no Sudeste no primeiro dia de inverno
Sudeste
A forte massa de ar seco que atua sobre o Sudeste do Brasil persiste. O tempo fica aberto em toda a Região, com sol forte e um pouco de calor à tarde, sem previsão de chuva. A umidade do ar fica baixa nas horas mais quentes do dia. Com a ausência de nuvens, a madrugada e a manhã ainda serão frias, especialmente nas áreas de serra.
Sul
A frente fria avança e deixa tempo fechado em todo o Rio Grande do Sul. Ainda pode chover forte na maior parte do Estado e no sul de Santa Catarina. Nas demais áreas catarinenses, no sul e no oeste paranaense, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia. No restante do Paraná, o sol brilha forte e o tempo segue firme, com temperatura alta à tarde.
Fonte Terra
Atividade de vulcão está diminuindo, dizem autoridades do Chile
Imagens mostram fumaça saindo do Puyehue-Cordon Caulle.
Moradores da região podem começar a voltar para casa.
Fonte G1
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Tempestade tropical Beatriz se intensifica no Pacífico mexicano
domingo, 19 de junho de 2011
Semana começa com sol na Grande SP
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Previsão do tempo para este final de semana na Grande SP
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Sexta-feira de tempo ensolarado e seco na Grande SP
Vulcões vão continuar ameaçando a aviação, diz especialista
A especialista do USGS diz que, nos últimos 30 anos, houve pelo menos 26 incidentes graves com aviões provocados por nuvens de cinzas vulcânicas. Em nove deles, as turbinas das aeronaves chegaram a parar de funcionar durante o voo.
Foi somente no ano passado, porém, durante a erupção do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, que o problema ganhou projeção mundial.
Galáxias antigas 'escondem' primeiros buracos negros, diz estudo
Agora, a pesquisa feita na Universidade do Havaí mostra que essa ligação já existia desde os primeiros milhares de anos da formação do Universo.