z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Temperatura alta gera mais bancos de gelo na Antártica, sugere estudo

O aquecimento global tem causado o aumento da área de bancos de gelo em volta da Antártica durante o inverno. A mudança é resultado do efeito da água que derrete do gelo durante o verão e que volta a se congelar rapidamente quando a temperatura cai. A conclusão é de um estudo divulgado neste domingo (31) no periódico "Nature Geoscience".

Um derretimento de gelo crescente nos limites da Antártica durante o verão, associado com menos nevascas do que o esperado no continente, tem aumentado levemente o nível do mar, aponta a pesquisa.
Cientistas têm se esforçado para explicar porque, por exemplo, os bancos de gelo em volta da Antártica alcançaram uma extensão recorde no inverno de 2010, quando o gelo no Oceano Ártico, no outro limite do planeta, diminuiu e chegou a uma baixa recorde em 2012.
"Os bancos de gelo em volta da Antártica aumentam apesar do clima global esquentar", disse Richard Bintanja, do Instituto Real Meteorológico, da Holanda. "Isso é causado pelo derretimento das camadas de gelo", complementou.
Quando o gelo da costa da Antártica derrete no verão por causa do aumento da temperatura do mar, a água produzida flutua sobre a água salgada, mais densa e quente. No inverno, a água do derretimento do gelo sobre o mar volta a se congelar.
No pico do inverno, o gelo sobre o mar em volta da Antártica cobre uma área de cerca de 19 milhões de quilômetros quadrados, maior do que a extensão terrestre do continente. À medida que o verão se aproxima, ele derrete no oceano.
Iceberg no oceano gelado, na Antártica (Foto: Eduardo Carvalho/G1)Iceberg visto na Antártica. Estudo diz que aquecimento global gera mais blocos de gelo no continente gelado (Foto: Eduardo Carvalho/G1)
Ventos
Paul Holland, da organização britânica British Antarctic Survey, defende as conclusões da sua pesquisa feita no ano passado. Segundo o estudo, uma mudança nos ventos, relacionada às transformações no clima, está levando para mais distante a camada de água derretida sobre mar e aumentando o volume de gelo no inverno.
"A possibilidade é que o aumento real se deve ao vento e aos efeitos da água derretida. Essa seria a minha hipótese, com o efeito da água derretida sendo o menor entre os dois", afirmou ele.
O estudo de Bintanja também afirma que a camada mais fria de água sobre o mar pode limitar a quantidade de água que sai do oceano e volta como neve sobre a Antártica, já que o ar mais frio é menos úmido.
Geleiras fazem parte da vista no continente (Foto: Eduardo Carvalho/G1)Geleiras fazem parte da vista no continente (Foto: Eduardo Carvalho/G1)

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário