Informatempo

z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

terça-feira, 30 de abril de 2013

Sonda capta imagens de furacão em Saturno


AP Photo/NASA/JPL-Caltech/SSI
Imagem do furacão gigante no Polo Norte de Saturno é captada pela sonda Cassini. A foto foi colorida em computador
A sonda espacial Cassini captou imagens impressionantes de um furacão no polo norte do planeta Saturno.
As imagens foram captadas em novembro passado a 420 mil quilômetros de altura pela sonda americana, que foi lançada em 1997.
O olho do furacão tinha 2 mil quilômetros de diâmetro, o equivalente a 20 vezes o tamanho médio do olho de um furacão terrestre e 12 vezes o tamanho do Reino Unido.
O furacão foi registrado por meio de ondas infravermelhas e recebeu a coloração vermelha artificialmente para mostrar seus detalhes. Segundo cientistas, seus ventos atingiam até 531 km/h.
Inverno Acredita-se que o furacão exista há anos em Saturno, mas só agora a região onde ele está pôde ser fotografada pela Cassini.
Era inverno no hemisfério norte de Saturno quando a sonda chegou a ele, em 2004, e o polo norte estava em total escuridão. Como o ano em Saturno equivale a 29 anos terrestres, a região demorou para receber luz a ponto de permitir à sonda registrar o furacão.
Estas são as primeiras imagens iluminadas pelo Sol dessa região desde que a sonda Voyager 2 enviou fotos do planeta, em 1981.
Os cientistas agora esperam aprender mais sobre os furacões da Terra, estudando o fenômeno gigante em Saturno.
Em 2006, a mesma sonda registrou, no polo sul de Saturno, um furacão ainda maior, com um diâmetro de cerca de 8 mil quilômetros - aproximadamente dois terços do diâmetro equatorial da Terra.
Fonte iG
Postado por informatempo às 21:57 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Fim da manhã com temperaturas em elevação

O fim da manhã registra sol e temperaturas em elevação. Nas estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros oscilam em 23ºC, em média. A máxima prevista é de 27ºC. A umidade relativa do ar oscila em torno de 65%. O valor é considerado adequado para a saúde, e classifica estado de observação na Cidade. Nas próximas horas esse índice deve sofrer queda e girar em torno de 35%. Segundo previsão dos meteorologistas do Centro, não há previsão de chuvas para hoje.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A massa de ar seco que predomina sobre o interior do país mantém o tempo seco e estável no fim de semana. As madrugadas ainda devem ser frias com formação de neblina, enquanto que durante o dia o sol eleva as temperaturas. Não há previsão de chuva para a Capital paulista.

O sábado (27) segue com sol e poucas nuvens ao longo do dia. A madrugada ainda deve ser fria com formação de neblina e termômetros oscilando em torno dos 13ºC, porém no decorrer da tarde as temperaturas máximas podem chegar aos 27ºC.  A umidade relativa do ar pode atingir valores próximos aos 35% e não há previsão de chuva.

No domingo (28) os termômetros variam entre mínimas de 14ºC e máximas de 26ºC. No decorrer do dia o sol predomina e a umidade relativa do ar pode chegar aos 40% nas horas mais quentes. No final da tarde a nebulosidade aumenta, entretanto não ocorrem chuvas na Grande São Paulo.
Fonte CGE
Postado por informatempo às 12:38 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 23 de abril de 2013

Tarde com temperaturas entre 22ºC e 24ºC e sem chuvas na Capital

A tarde começa com sol entre nuvens e termômetros em elevação na Capital. As estações meteorológicas do CGE apontam temperaturas entre 22ºC e 23ºC na maioria dos bairros, mas no Butantã, na Zona Oeste, a máxima já alcança os 24ºC. Os índices de umidade relativa do ar atingem valores entre 50% e 60%.

Nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul e Cumbica, na cidade de Guarulhos,  a temperatura registrada é de 22ºC. Já em Campo de Marte, na Zona Norte, os termômetros indicam 23ºC. Nos três aeródromos, as taxas de umidade observada chegam aos 50%, 57% e 47%, respectivamente.

De acordo com a equipe de meteorologia do CGE, não há previsão de mudanças nas próximas horas. Permanece a condição de sol entre nuvens, e as temperaturas ficam por volta dos 24ºC. Não há expectativa de chuvas.

O tempo não muda significativamente nos próximos dias. O sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo seco e estável. As manhãs começam com sensação de frio e formação de neblina nas áreas menos urbanizadas da Grande São Paulo. Com o predomínio do sol, as temperaturas ficam agradáveis durante as tardes. Não há previsão de chuva. Os termômetros oscilam entre a mínima de 14ºC e a máxima de 26ºC.
Fonte CGE
Postado por informatempo às 13:23 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

domingo, 21 de abril de 2013

‘Bola de fogo’ deixa céu claro durante a madrugada e assusta argentinos

Meteorito foi visto às 3h30 da madrugada deste domingo em cidades argentinas Foto: Reprodução
Meteorito foi visto às 3h30 da madrugada deste domingo em cidades argentinas
Foto: Reprodução

O céu se iluminou por alguns segundos durante a madrugada de domingo e causou surpresa, medo e fascínio, na população da cidade de Santiago del Estero, na Argentina, de acordo com informações do jornal La Nacion publicadas neste domingo.
A grande comoção ocorreu porque uma bola de “fogo” teria aparecido por alguns segundo por volta das 3h30 da madrugada e habitantes da cidade que faz fronteira com Cordoba teriam presenciado a cena. Após o susto, a polícia confirmou que não houve vítimas, feridos ou pessoas que relataram mais do que terem visto o céu iluminado por alguns segundos.
Segundo o site Contexto, o fenònemo obervado foi a desintegração de um meteorito, que também pode ser visto em Tucumán, Chaco, Corrientes, Formosa e Catamarca. Conforme Jorge Coghlan, diretor do Observatório Astronómico de Santa Fé, a “bola de fogo” foi causada pela destruição da rocha espacial em uma alta velocidade, o que permitiu que o fenômeno pudesse ser observado nas províncias argentinas.
O fato gerou comoção nas redes sociais e centenas de leitores do site Nuevo Diario comentaram a aparição. A polícia confirmou que as linhas telefônicas ficaram congestionadas por causa do fenômeno, a maioria por causa de pais preocupados com a segurança dos filhos. 

Fonte Terra

Postado por informatempo às 23:01 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Chuva de meteoros Liríadas chega ao ápice na madrugada

Um meteoro cruza o céu durante a chuva de meteoros anual Geminídeas sobre Springville, Alabama Foto: AP
Um meteoro cruza o céu durante a chuva de meteoros anual Geminídeas sobre Springville, Alabama
Foto: AP
A chuva de meteoros Liríadas chega a seu ápice entre o final deste domingo e o início da madrugada da segunda-feira. Para quem gosta de observar este tipo de evento, deve procurar o norte por volta da meia-noite. Contudo, para observar o espetáculo, é necessário estar em um lugar com pouca ou nenhuma poluição luminosa e sem prédios, montanhas ou nuvens no norte, já que a chuva ocorre perto do horizonte.
Segundo o astrônomo Luís Guilherme Haun, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, a chuva não deve ser uma das mais espetaculares - a frequência esperada é de 15 meteoros por hora. Além disso, a Lua (que está quase cheia) atrapalha a visão. Por outro lado, o fenômeno pode ser visto de qualquer região do País.
Para quem quiser encontrar o local exato da chuva, deve procurar pela constelação da Lira (que dá nome ao fenômeno), ou pela estrela de Vega. Para quem não entende de astronomia, alguns softwares de smartphones ajudam a localizar - como o SkEye, para sistema Android.
A chuva de meteoros é causada pelo rastro da passagem de um cometa. Os detritos da pedra de gelo ficam pelo caminho e, quando a Terra passa por esse rastro, eles queimam na entrada da atmosfera e viram os meteoros. O cometa que causa as Liríadas é o Thatcher, descoberto pelo americano A. E. Thatcher em 4 de abril de 1861.
Fonte Terra
Postado por informatempo às 22:58 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sábado, 20 de abril de 2013

Número de mortos por terremoto na China chega 160; 6,7 mil ficaram feridos

p Foto: Reuters



Um potente terremoto de magnitude 6,6 que atingiu na manhã deste sábado o sudoeste da China deixou ao menos 160 mortos e 6.700 feridos, segundo as autoridades locais, que enviaram à região milhares de soldados para ajudar nas operações de resgate. O tremor ocorreu ao pé do planalto tibetano, na província de Sichuan, uma região com forte atividade sísmica que já foi devastada em 2008 por um potente terremoto.
O terremoto durou cerca de trinta segundos. Seu epicentro se situou perto da cidade de Ya´an e surpreendeu a população pouco depois das 08h locais. Ao menos 10 mil casas ficaram destruídas ou seriamente danificadas pelo tremor, informou o governo de Sichuan, ao mesmo tempo em que as equipes de socorro buscam sobreviventes sob os escombros.
Mais de 840 réplicas sísmicas ocorreram durante o dia, indicou o Diário do Povo em seu site. A agência de notícias oficial indicou que o tremor deste sábado alcançou uma magnitude de 7 graus, enquanto o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) registrou um terremoto de magnitude 6,6. A profundidade foi estimada em 12 km, uma distância muito pequena, o que favorece a ocorrência de muitos danos.
Imediatamente após o tremor, centenas de pessoas em pânico saíram às ruas, informaram testemunhas. "Os membros da minha família já estavam em suas camas quando começaram os fortes tremores, os armários começaram a sacudir. Colocamos nossas roupas e corremos para fora", disse um morador de Chongqing que se identificou como Wang.
Aproximadamente 6 mil soldados e agentes da polícia foram enviados com urgência à região para ajudar nos resgates, e a força aérea passou a utilizar seis aviões não tripulados (drones) para tirar imagens aéreas e planejar as ações de auxílio, informou a Nova China.
Com muitas rotas bloqueadas por deslizamentos de terra e rochas, um caminhão com soldados do exército caiu em um penhasco, provocando a morte de um soldado e deixando outros sete feridos. As primeiras fotos tiradas após o terremoto mostravam edifícios destruídos e muitos escombros nas ruas.
Os 140 quilômetros de estrada entre a capital provincial, Chengdu, e Ya'an, a localidade mais próxima ao epicentro do tremor, foram bloqueados à circulação de particulares, sendo reservados apenas às ambulâncias e caminhões do exército ou a outros veículos de auxílio.
O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, chegou a Sichuan na tarde deste sábado e visitou as regiões afetadas a bordo de um helicóptero. "A vida é o mais importante e nossa prioridade absoluta é salvar vidas", disse Keqiang, para quem "as primeiras 24 horas são cruciais" para salvar pessoas.
O presidente russo, Vladimir Putin, enviou um telegrama de pêsames ao presidente chinês e afirmou que a Rússia está preparada para dar toda a ajuda necessária à China, anunciou o Kremlin.
A província de Sichuan, uma das mais povoadas da China, com 80 milhões de habitantes, foi devastada por um tremor em 2008 que deixou cerca de 87 mil mortos e desaparecidos.
O terremoto foi sentido fortemente em Chengdu, a capital provincial de Sichuan, e até mesmo na vizinha metrópole gigante de Chongqing, um município que abriga 33 milhões de pessoas.
Bertrille Snoeijer, uma holandesa que mora em Chengdu, estava em sua casa quando ocorreu o tremor. "Pouco depois das 08h00, tudo começou a tremer, os objetos caíram", contou. Assim como seus vizinhos, a holandesa saiu para a rua.
Na região mais afetada pelo tremor, as comunicações telefônicas estavam cortadas ou fortemente afetadas. Estudantes estavam presos sob um edifício universitário que desabou em Ya'an, indicou o site de informação Sina.com.
Pouco depois do terremoto de 2008, a qualidade da construção das escolas em Sichuan foi muito criticada. Familiares em luto e com raiva exigiram a verdade e quiseram entender as razões pelas quais os prédios que abrigavam suas crianças desabaram com facilidade, enquanto outros edifícios oficiais resistiram.Aos sábados, os estudantes chineses em geral não têm aula, com exceção de alguns institutos de ensino médio. Uma jornalista do canal de televisão local iria se casar neste sábado, mas precisou trabalhar ao vivo para cobrir a catástrofe, vestida de branco, segundo uma foto sua que circulava na internet.
Fonte Terra
Postado por informatempo às 20:48 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Início de tarde com condições de tempo inalteradas

O início da tarde na Capital segue com céu claro e temperaturas em elevação. As estações meteorológicas automáticas do CGE apontam temperatura média de 22ºC e umidade relativa do ar variando em 54%. 

O sol aparece sem nuvens, o que favorece o aumento gradual das temperaturas, podendo chegar à máxima de 24ºC. 

O termômetro do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, observa a média de 20ºC e umidade relativa do ar em 56%.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A permanência de uma massa de ar seco sobre o Estado vai garantindo dias ensolarados com temperatura máxima em torno dos 24ºC durante as tardes. Entretanto, as madrugadas continuam com sensação de frio e termômetros na casa dos 14ºC. 

Neste final de semana o tempo permanece estável e sem previsão de chuvas para os paulistanos. O predomínio do ar seco há vários dias aumenta a concentração de poluentes sobre a região, bem como favorece o risco de queimadas às margens das rodovias e áreas florestadas. 

As simulações mais recentes continuam indicando o predomínio do ar seco sobre a região metropolitana de São Paulo, inclusive na próxima semana.
Fonte CGE
Postado por informatempo às 12:42 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Terremoto deixa pelo menos 156 mortos e milhares de feridos na China



Um terremoto de magnitude 6,6 que atingiu na manhã deste sábado o sudoeste da China deixou pelo menos 156 mortos e mais de 5,5 mil feridos, segundo as autoridades locais, que enviaram à região milhares de soldados para ajudar nas operações de resgate.
As primeiras fotos da catástrofe mostravam edifícios destruídos e muitos escombros nas ruas.O tremor ocorreu ao pé do planalto tibetano, na província de Sichuan, uma região com forte atividade sísmica que já foi devastada em 2008 por um potente terremoto.
Imagens aéreas apresentavam zonas rurais onde as casas pareciam ter desmoronado, e outras, mais povoadas, onde os danos eram menores.
Criança é resgatada após terremoto na província de Sichuan (Foto: AFP)Criança é resgatada após terremoto na província de Sichuan (Foto: AFP)
As construções das zonas rurais chinesas costumam ter materiais de qualidade duvidosa e as normas antissísmicas quase não são respeitadas.
Mais de 2 mil militares foram enviados para reforçar os socorristas que trabalhavam no local, indicou a agência oficial Xinhua.
O novo presidente chinês, Xi Jinping, pediu que as vítimas sejam ajudadas, enquanto o primeiro-ministro Li Keqiang visitou a região afetada, assim como seu antecessor Wen Jiabao costumava fazer em caso de catástrofes, o que o tornou muito popular. "As primeiras 24 horas são cruciais para salvar vidas", disse o primeiro-ministro.
O presidente russo, Vladimir Putin, enviou um telegrama de pêsames ao seu colega chinês e afirmou que a Rússia está preparada para dar toda a ajuda necessária à China, anunciou o Kremlin.
A província de Sichuan, uma das mais povoadas da China, com 80 milhões de habitantes, foi devastada por um tremor em 2008 que deixou cerca de 87 mil mortos e desaparecidos.
Forte tremor deslocou e jogou uma imensa rocha numa estrada do condado de Lushan, província de Sichuan. (Foto: Hai Mingwei / Xinhua / Via AP Photo)Forte tremor deslocou e jogou uma imensa rocha numa estrada do condado de Lushan, província de Sichuan. (Foto: Hai Mingwei / Xinhua / Via AP Photo)
A agência de notícias oficial indicou que o terremoto de sábado alcançou uma magnitude de 7, enquanto o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS) registrou um tremor de magnitude 6,6. A profundidade foi estimada em 12 km, uma distância muito pequena, o que favorece a ocorrência de muitos danos.
As operações de resgate eram dificultadas por deslizamentos de terra provocados pelo tremor, indicou a CCTV.
O terremoto foi sentido fortemente em Chengdu, a capital provincial de Sichuan, e até mesmo na vizinha metrópole gigante de Chongqing, um município que abriga 33 milhões de pessoas.
Nestes dois locais, os habitantes deixaram suas casas rapidamente.
Primeiro-ministro Li Keqiang (centro) visitou a região afetada (Foto: AP)Primeiro-ministro Li Keqiang (centro) visitou a região afetada (Foto: AP)
Bertrille Snoeijer, uma holandesa que mora em Chengdu, estava em sua casa quando ocorreu o tremor. 'Pouco depois das 08h00, tudo começou a tremer, os objetos caíram', contou à AFP.
Assim como seus vizinhos, a holandesa saiu para a rua.
Na região mais afetada pelo tremor as comunicações telefônicas estavam cortadas ou fortemente afetadas.
Estudantes estavam presos sob um edifício universitário que desabou em Ya'an, indicou o site de informação Sina.com.
província de Sichuan (Foto: Arte/G1)
Aos sábados, os estudantes chineses em geral não têm aula, com exceção de alguns institutos de ensino médio. Uma jornalista do canal de televisão local iria se casar neste sábado, mas precisou trabalhar ao vivo para cobrir a catástrofe, vestida de branco, segundo uma foto sua que circulava na internet.
Pouco depois do terremoto de 2008, a qualidade da construção das escolas em Sichuan foi muito criticada. Familiares em luto e com raiva exigiram a verdade e quiseram entender as razões pelas quais os prédios que abrigavam suas crianças desabaram com facilidade, enquanto outros edifícios oficiais resistiram.
Os terremotos são relativamente frequentes na China, embora a população esteja menos acostumada com eles do que no Japão.
O governo brasileiro divulgou uma nota lamentando o terremoto. Na nota, o governo diz que tomou conhecimento com grande pesar das mortes e perdas materiais provocadas pelo terremoto que atingiu na província de Sichuan.
O Brasil transmite suas condolências e solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e ao Governo da República Popular da China.
Fonte G1

Postado por informatempo às 12:37 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 16 de abril de 2013

Predomínio de sol entre poucas nuvens nesta manhã de terça-feira (16)

Sol entre poucas nuvens nesta manhã de terça-feira (16) sobre a Grande São Paulo. Ao amanhecer as temperaturas oscilavam em torno dos 13ºC e nos bairros mais afastados da Capital paulista um pouco menos, em torno dos 12ºC. Com o predomínio do sol ao longo do dia as temperaturas ficam mais agradáveis. A máxima prevista é de 25ºC. As menores taxas de umidade relativa do ar devem oscilar em torno dos 35%. Não há previsão de chuvas até o fim do dia.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A atuação de uma massa de ar frio e seco vai garantir dias ensolarados e agradáveis durante as tardes. Entretanto, entre a madrugada e o amanhecer as temperaturas ficam um pouco mais baixas e a sensação será de frio típico da estação.

A quarta-feira (17) segue o padrão atmosférico desde que a semana começou. Madrugadas mais frias e temperaturas em elevação durante as tardes. Mínima prevista de 13ºC e a máxima chega aos 24ºC. Não há previsão de chuvas para a região metropolitana de São Paulo e Capital.

Na quinta-feira (18) o dia amanhece com temperatura em torno dos 13ºC e os bairros mais extremos da Cidade podem registrar valores menores, em torno dos 12ºC. Entre o amanhecer e as primeiras horas do dia há probabilidade para a formação de névoa úmida com restrição de visibilidade, principalmente nos trechos de serra e aeroportos.

As simulações mais recentes indicam que pelo menos até o início da próxima semana não há expectativa de mudanças nas condições meteorológicas. A massa de ar seco vai inibir a formação de nuvens carregadas. Os índices de umidade relativa do ar ficam mais baixos. A falta de chuva vai favorecer o aumento dos níveis de poluição nos próximos dias.
Fonte CGE
Postado por informatempo às 09:18 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Terremoto de 7,8 graus atinge o Irã e é sentido na Ásia

Pessoas se aglomeram do lado de fora de prédio evacuado após o tremor  ser sentindo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos Foto: Reuters
Pessoas se aglomeram do lado de fora de prédio evacuado após o tremor  ser sentindo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Foto: Reuters


Um forte tremor atingiu o Irã e foi sentido em diversos países asiáticos nesta terça-feira. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, um tremor de 7.8 graus de magnitude foi registrado a 83 km da localidade de Khash, na província iraniana de Sistan e Baluchistão, às 7h44 de Brasília. O epicentro do sismo teve uma profundidade de apenas 15,2 km - quanto mais próximos os terremotos são da superfície, mais seus efeitos são sentidos.

Segundo informações da televisão iraniana Press TV, pelo menos 40 pessoas morreram, mas ainda não há confirmação oficial. Um funcionário do governo iraniano disse à agência Reuters que este foi o "maior terremoto no país em 40 anos e esperamos centenas de mortos". 

De acordo com informações Instituto Geofísico da Universidade de Teerã, o tremor teve magnitude 7.5. A agência iraniana aponta que o sismo teve epicentro a 81 km da localidade de Saravan, na província de Sistan e Baluchistão, com uma profundidade de 18 km. A região está localizada no sudeste do Irã e faz fronteira com o Paquistão e o Afeganistão.

Prédios altos balançaram na capital da Índia, Nova Délhi, levando pessoas a correr para as ruas, segundo testemunhas ouvidas pela agência Reuters. Pessoas também deixaram prédios no Catar e em Dubai, disseram moradores locais. O tremor também foi sentindo com força em outras partes do Golfo Pérsico e ao redor do Paquistão.

Segundo o USGS, o Oriente Médio e regiões adjacentes são afetados pelo movimento de quatro grandes placas tectônicas (da Arábia, Eurásia, Índia e África) e um bloco tectônico menor (Anatólia). A agência americana diz que há possibilidade de grandes estragos nas proximidades do epicentro e que cerca de 360 mil pessoas sentiram tremores de grande intensidade. 

Um outro terremoto, de magnitude 6,3, atingiu o Irã perto da única usina nuclear do país no dia 9 de abril, matando 37 pessoas e deixando 850 feridos, ao destruir casas e devastar dois vilarejos.





Fonte Terra 

Postado por informatempo às 09:17 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sábado, 13 de abril de 2013

Céu encoberto com sensação de frio na Capital paulista

A noite de sábado (13) inicia com céu encoberto e sensação de frio na Capital paulista. Conforme dados das estações meteorológicas automáticas do CGE, a temperatura média nos bairros paulistanos oscila em 19ºC. A estação localizada em Parelheiros, Zona Sul registra 17ºC. Não há previsão de chuva significativa para as próximas horas, apenas garoa e chuva de fraca intensidade. Segundo a equipe de meteorologia do CGE, os ventos passam a soprar do quadrante sul causando a imediata queda das temperaturas e sensação de frio. 

Tendência para os próximos dias:

A frente fria se afasta e a entrada de uma massa de ar frio provoca queda significativa de temperatura a partir do domingo (14). Entretanto, os ventos que sopram do oceano ainda favorecem a entrada de umidade e a formação de nebulosidade. Por conta disso, o dia permanece com muitas nuvens, sensação de frio e há condições para garoa, principalmente no início e no fim do dia. As temperaturas oscilam entre a mínima de 16ºC e a máxima de 21ºC.

A segunda-feira (15) começa com céu nublado, formação de névoa úmida e frio típico de outono. Entre o final da manhã e o meio da tarde, o sol aparece e a temperatura entra em elevação. Não há expectativa de chuva. Mínima de 14ºC e máxima de 24ºC.
Fonte CGE
Postado por informatempo às 21:04 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fiscais de São Sebastião encontram barreira de óleo em mangue



C

Prefeitura de São Sebastião encontra barreira com óleo em manguezal  (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião)Barreira de contenção encharcada de óleo foi encontrada na quarta-feira (10), durante trabalho de vistoria das áreas atingidas pelo vazamento marítimo. (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião)
Uma barreira de contenção de óleo foi encontrada no mangue da praia da Enseada por fiscais da Prefeitura de São Sebastião no fim da tarde de quarta-feira (10) - cinco dias após o vazamento de 3.500 litros de combustível marítimo no píer do Terminal Almirante Barroso (Tebar). Os danos ambientais causados pelo incidente estão sendo investigados por órgãos ambientais e pelo Ministério Público. Por nota, a estatal negou que a barreira esteja encharcada de óleo, como é divulgado pela Prefeitura de São Sebastião.
A barreira de contenção tem cerca de três metros de comprimento e foi 'esquecida' pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, após os trabalhos de limpeza e contenção do vazamento, que tiveram início no dia do acidente e foram concluídos na segunda-feira (8).
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, a barreira estava encharcada de óleo. Segundo ele, o caso é grave e mostra a negligência da estatal com o vazamento de óleo na cidade.
"Eles esqueceram uma barreira de contenção em um local atingido. Isso é, mais do que qualquer coisa, prova do tamanho do desleixo da empresa. Agiram com bastante imperícia nesse caso. Fazem a limpeza, mas não são capazes nem de levar o lixo embora", explicou aoG1.
"Isso mostra que, primeiro, o lugar foi contaminado por óleo e, segundo, que é um desleixo danado. O mangue é um dos ecossistemas mais frágeis que temos, é berçário de vida na natureza", afirmou.Para o secretário, a recuperação do mangue atingido deve levar ao menos seis meses, mas ambientalmente ainda é preciso fazer uma avaliação mais precisa. Rego também disse que vai anexar o caso em um relatório que está sendo feito pela prefeitura para mostrar que o vazamento atingiu importantes ecossistemas de São Sebastião.
Os trabalhos de vistoria das áreas atingidas devem ser finalizados nesta quinta-feira (11), quando devem ser feitas navegações para se chegar a alguns locais ainda não acessados. Com o relatório, a prefeitura irá responder órgãos que cobram informações sobre o vazamento, como o Ministério Público.
Além do relatório com os impactos ambientais, a Prefeitura de São Sebastião contesta a informação da Petrobras de que 3.500 litros de combustível marítimo teriam vazado no acidente. Para a prefeitura, a quantidade é muito superior ao que foi divulgado pela estatal. A prefeitura informou que vai multar a Petrobras em R$ 50 mil, o que equivale a dez autuações de R$ 5 mil. O valor da autuação é o máximo que pode ser aplicado.

Nesta quinta-feira (11), a Transpetro informou que  mantém equipes de prontidão para a realização de vistorias constantes e recolhimento de amostras em toda a orla de São Sebastião e Caraguatatuba, conforme estabelecido em acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
A empresa também informou que foi confirmado nesta quinta-feira que não há resquícios de óleo no mar e na região costeira das cidades de São Sebastião e Caraguatatuba. As equipes de monitoramento recolheram a barreira encontrada na Praia da Enseada e diz que, ao contrário do que foi informado pela Prefeitura de São Sebastião, a barreira não está encharcada de óleo.
A estatal afirma ainda que a praia da Enseada e a Foz do Rio Juqueriquerê não foram atingidas pelo vazamento.
Investigação
O Ministério Público Estadual e o Federal abriram inquérito para apurar os danos ambientais causados pelo vazamento de combustível marítimo no píer do Tebar em São Sebastião.
A mancha de óleo atingiu 11 praias das cidades de Caraguatatuba e São Sebastião. O trabalho de contenção e limpeza durou quatro dias. A Cetesb multou a empresa em R$ 10 milhões na última segunda-feira e a presidente da estatal, Graça Foster, informou na terça-feira (9) que a Petrobras vai recorrer da decisão do órgão ambiental. De acordo com a empresa, o vazamento foi 3,5 mil litros, mas a prefeitura de São Sebastião contesta a informação e afirma que foram de 8 a 12 mil litros lançados ao mar.
São Sebastião pede que banhistas evitem nove praias da cidade (Foto: Reginaldo Pupo/ Estadão Conteúdo)Funcionário da Petrobras durante o trabalho de remoção do óleo em São Sebastião. (Foto: Reginaldo Pupo/ Estadão Conteúdo)
Vazamento
O vazamento de óleo foi detectado pela Transpetro durante um teste em uma rede que, segundo a empresa, estava sem uso há algum tempo e havia passado por um reparo. O incidente foi por volta das 17h50 de sexta-feira (5) e a comunicação à Cetesb ocorreu 30 minutos depois, ainda de acordo com a empresa. Desde então a empresa realizou ações de contenção e remoção das manchas.

Para remover as manchas de óleo que se espalharam pela orla, foram lançadas barreiras de contenção e utilizados helicópteros na identificação de eventuais manchas de óleo que possam ter escapado desses limites.

Durante a tarde de sábado (6), a mancha chegou a atingir Caraguatatuba. Inicialmente, a mancha que atingiu a enseada da cidade vizinha tinha cerca de três quilômetros de extensão, mas ela chegou a se dividir. Uma parte dela ficou localizada próxima à Praia da Enseada, em São Sebastião, e a outra no Rio Juqueriquerê, no limite entre as duas cidades. Neste domingo, pelo menos três praias de Caraguatatuba foram atingidas.

No início da limpeza, a empresa informou que disponibilizou uma equipe de 300 pessoas e 37 embarcações, algumas usadas no recolhimento e armazenamento do produto, e outras para lançamento ao mar de vários tipos de barreiras de contenção e de absorção.

De acordo com levantamento feito pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foram 23 ocorrências de vazamento de navios que fundeaiam o terminal e do óleoduto nos últimos dez anos. As duas maiores, segundo a base de dados, foram uma em agosto de 2011 com lançamento de 2 mil litros de resíduos no mar e o da última sexta-feira.
Fonte G1
Postado por informatempo às 13:28 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Fim da manhã com temperaturas em elevação na Capital paulista

O fim da manhã segue com sol e temperaturas em elevação na Capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros marcam 26ºC. O mesmo valor é observado nos aeroportos de Cumbica, na Cidade de Guarulhos, e em Congonhas, Zona Sul. Já no aeródromo do Campo de Marte, Zona Norte, a temperatura é de 27ºC. A máxima prevista é de 30ºC.

Conforme previsão dos meteorologistas do CGE, entre o final da tarde e início da noite, devido a aproximação de uma frente fria é esperado um aumento na quantidade de nuvens que geram áreas de instabilidade. Essas áreas causam chuvas na forma de pancadas isoladas na Grande São Paulo. Para esta sexta-feira (12) não são esperadas precipitações com forte intensidade.  

Tendência para os próximos dias:

A propagação de uma frente fria pelo Estado de São Paulo traz chuva e queda de temperatura a partir do sábado (13). As precipitações devem começar ainda no período da manhã com intensidade moderada a forte. Há potencial para fortes rajadas de vento e formação de alagamentos intransitáveis. Os termômetros oscilam entre a mínima de 18ºC e a máxima de 25ºC. 

No domingo (14), o sistema frontal se afasta, porém o vento que sopra do quadrante sul, associado a uma massa de ar frio mantém o tempo fechado com chuva leve e garoa ocasional. A temperatura cai bastante e a sensação será de frio o dia todo. A máxima não deve passar dos 21ºC.
Fonte CGE
Postado por informatempo às 13:20 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sol deve aparecer entre muitas nuvens no decorrer do dia

A quarta-feira começou com nebulosidade e termômetros oscilando em torno dos 17ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas máximas devem chegar aos 25ºC. Com isso a umidade relativa do ar deve ficar acima dos 60%. Entre o final da tarde e o início da noite a nebulosidade aumenta, entretanto as chuvas devem ocorrer na forma de pancadas rápidas e isoladas com baixo potencial para formação de alagamentos na Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Nos próximos dias ocorrem maiores períodos de sol, entretanto retornam as condições de chuvas mais significativas principalmente no final das tardes.

A quinta-feira (11) segue com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros devem oscilar entre mínimas de 18ºC e máximas de 27ºC.  No final do dia a nebulosidade aumenta e há condições para chuvas na forma de pancadas na Grande São Paulo.

Na sexta-feira (12) o sol predomina com variação de nuvens na Capital paulista. As temperaturas variam entre mínimas de 19ºC e máximas que podem superar os 28ºC.  A aproximação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e provoca chuvas na forma de pancadas mais generalizadas com trovoadas, rajadas de vento e potencial para alagamentos.
Fonte CGE
Postado por informatempo às 09:29 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

terça-feira, 9 de abril de 2013

Bahia sofre a pior seca em 80 anos


O governo do Estado anunciou que os efeitos da estiagem tendem a piorar agora no mês de abril, quando historicamente começa a temporada sem chuvas no interior. De acordo com os números divulgados, mais de 500 mil cabeças de gado já morreram no semiárido baiano por causa da seca, e, nos laticínios, a quebra foi em torno de 70%.
O presidente da Associação Baiana dos Expositores (Abexpo), Jaime Fernandes, comentou a situação durante o III Congresso Internacional da Produção Pecuária - CIPP, que termina hoje (9), no Bahia Othon Palace , em Salvador. “Precisamos entender que a seca é um fenômeno regular para o Nordeste brasileiro, assim como o inverno o é para a Ásia, Estados Unidos ou Europa. Temos de conviver com ela, prover água, investindo em infraestrutura, e comida, mesmo que chova. Só assim poderemos atravessar este período”, disse.
De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Medicina Veterinária, Ana Elisa Almeida, a situação de produtores, veterinários e zootecnistas no estado é preocupante. “A seca desemprega. Temos relatos de diversas propriedades demitindo mão de obra em todos os níveis, inclusive veterinários e zootecnistas, que hoje passam por uma situação preocupante. É um flagelo social”, disse a presidente do Conselho, que elogiou a iniciativa da Abexpo em promover o Congresso neste momento de crise.
O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, apresentou as ações emergenciais e estruturantes que estão sendo implantadas através do governo do Estado, em parceria com a Presidência da República, Conab, agentes de crédito e outros. Dentre eles, a captação de 80 mil toneladas de milho para a Bahia, “por ordem expressa da presidente” via navegação cabotagem. O milho será disponibilizado pelo valor subsidiado “de balcão”, e poderá ser vendido num limite de seis mil toneladas por produtor. “Ao lado disso, vamos trabalhar  para a produção de forrageiras nos perímetros irrigados, para a complementação da ração animal”, disse.
Salles traçou um panorama completo da seca no estado. “Não há agricultor vivo nesta terra que já tenha visto uma seca maior que esta. Mais de 500 mil animais já morreram e tudo o que estamos conquistando agora ainda é pouco”, afirmou o secretário. “Há regiões onde não chove há três anos. Os mananciais superficiais e subterrâneos chegaram ao limite. Poços que geravam 10 mil litros por hora, hoje dão três mil, em regiões como Presidente Dutra, onde se irriga a pinha. Infelizmente, estamos tendo de escolher entre irrigar e ter água para o consumo humano”, lamentou o secretário.
O secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, em seu pronunciamento apresentou as etapas da reforma da legislação ambiental na Bahia, que possibilitou desburocratizar sensivelmente o processo de certificação, aumentando a qualidade da gestão ambiental no estado.
“No estado da Bahia, a regularização da atividade agrosilvopastoril está abarcada no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais-Cefir. Todo produtor rural pode entrar no sistema, desenhar a poligonal de sua propriedade, localizar as reservas, APPs, reminiscentes de florestas nativas, etc. Se não houver passivo ambiental formal, ou alguma coisa irregular a respeito de localização, ele recebe o certificado de regularidade. É muito simples, mas, nem por isso, menos rigoroso. Estamos com parcerias sendo desenvolvidas com prefeituras e associações como a Abaf e a Aiba”, disse Spengler.
“Estar em dia com a legislação ambiental permite ao produtor pegar até 15% acima do teto do crédito de algumas linhas de financiamento. É fundamental que se acesse o cadastro.Todos os produtores rurais terão no máximo dois anos para se cadastrar. Depois disso, se assim não acontecer, o acesso ao crédito será dificultado, e, depois de cinco anos, não será mais possível. Toda pessoa que fizer o cadastro estará isenta de multas sobre passivos e terá cinco anos para se adequar. Hoje, há em torno de 1,5 milhão de hectares já regularizados no Cefir.
Região do sisal
Os secretários estaduais Rui Costa (Casa Civil) e Cesar Lisboa (Relações Institucionais) se reuniram nessa segunda-feira (8/4) no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com representantes de movimentos sociais e de entidades do território do sisal. Eles trataram sobre a seca na região.
Pautado na carta de solicitação apresentada, o secretário Rui Costa, que coordena as ações de convivência com a seca na Bahia, informou que o pedido de melhoria de distribuição de água conta com medidas que estão em andamento. Rui Costa deu como exemplo o programa Mais Água, cujos convênios com entidades do território do Sisal somam investimentos de R$ 15 milhões.
“Os recursos foram repassados. É necessária a celeridade na execução. Porque, para solicitarmos mais recursos, temos que executar o que já foi liberado”, disse Rui. O secretário informou ainda que o governo estadual apoiará as entidades com capacitação de mão de obra e com a disponibilização de carro-pipa para viabilizar as construções de cisternas de consumo humano e de produção.
Ficou acordado que as entidades vão preparar um cronograma semanal de execução, informando ao Estado as comunidades onde as cisternas serão instaladas. Assim, eles vão contar com o fornecimento de água para as obras. Sobre a perfuração de poços, a orientação do governo foi a identificação, numa única lista, dos poços a serem perfurados no território.
A perfuração de poços é de responsabilidade da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), que tem o compromisso de ativar todos os poços que têm vazão e água de qualidade.
Os números já captados e executados na região também foram apresentados no encontro. Mais de R$ 90 milhões estão aplicados em obras em andamento e a iniciar. Foram construídos no território 146 sistemas de abastecimento para consumo humano, nove estão em andamento e outros 21 serão iniciados.
De acordo com Rui Costa, o Sisal conta com obras estruturantes, a exemplo do programa Águas do Sertão e da ampliação do Sistema de Abastecimento de Serrinha, que beneficiará municípios de Barrocas, Teofilândia e outros cinco municípios vizinhos. A disponibilização de milho para alimentação animal, o fornecimento de crédito emergencial e o Bolsa Estiagem também foram pautados na audiência.
Estiveram presentes representantes do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal), da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do estado da Bahia (FETRAF-BA), da Fundação de Apoio aos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da Região do Sisal e Semiárido da Bahia (Fatres) do Movimento de Organização Comunitária (Moc) e dos sindicatos rurais dos municípios de Valente e Santa Luz. 
Fonte iG
Postado por informatempo às 18:14 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Irã sofre terremoto perto de usina nuclear


Um forte terremoto deixou ao menos 32 mortos e 850 feridos ao atingir nesta terça-feira a região pouco povoada de Kaki, a 96 km a sudeste da cidade portuária de Bushehr, que abriga no sul a primeira usina nuclear  do Irã, informou a televisão estatal. Autoridades disseram que o tremor não danificou a usina de Bushehr.


EFE/Arquivo
Usina nuclear de Bushehr, no Irã


"Não há danos na usina nuclear", disse À TV o governador provincial Fereidoun Hasanvand, informando que o abalo deixou 32 mortos e 850 feridos, incluindo cem pessoas que foram hospitalizadas.
O terremoto de magnitude 6,3 aconteceu às 8h52 (horário de Brasília), a uma profundidade de 10 km, informou o Serviço Geológico dos EUA. O tremor foi fortemente sentido no lado oposto do Golfo Pérsico.
Shahpour Rostami, vice-governador da Província de Bushehr, disse à TV estatal que equipes de resgate foram enviadas a Shomneh, o distrito mais danificado da região. Mondani Hosseini, que reside em Kaki, afirmou à Associated Press que as pessoas correram para as ruas por medo.
Dois helicópteros foram enviados para vasculhar a área atingida, disse Mohammad Mozaffar, chefe do departamento de resgate da província. O terremoto foi sentido através do Golfo no Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Catar, onde funcionários foram retirados de prédios altos por precaução.
A companhia russa que construiu a usina nuclear, a 18 km ao sul de Bushehr, disse que o terremoto foi sentido lá, mas que as operações na planta não foram afetadas.
"O terremoto de forma alguma afetou a situação normal do reator. Funcionários continuam a trabalhar em regime normal, e os níveis de radiação estão totalmente dentro da norma", disse a agência de notícias estatal russa RIA, citando um funcionário da Atomstroyexport.
Uma moradora de Bushehr disse que sua casa e as casas de seus vizinhos foram abaladas pelo terremoto, mas não danificadas. "Pudemos sentir claramente o tremor", disse Nikoo, que pediu para ser identificada apenas pelo primeiro nome, à Reuters por telefone. "Todas as janelas e lustres tremeram."
A TV estatal não deu detalhes sobre as três vítimas. Milhares de pessoas vivem nas duas aldeias próximas à usina nuclear. Em 2003, cerca de 26 mil foram mortos por um terremoto de 6,6 graus que atingiu a cidade histórica de Bam, no sudeste do Irã.
Fonte iG
Postado por informatempo às 18:11 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Vazamento de óleo atinge pelo menos três praias de Caraguatatuba



Equipes lança material usado para contenção do combustível marítimo que vazou no píer de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda) 
Equipes durante os trabalhos de contenção do óleo
no sábado. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) afirmou que pelo menos três praias de Caraguatatuba foram atingidas neste domingo (7) pela mancha de óleo gerada pelo combustível marítimo que vazou do píer do Terminal Almirante Barroso (Tebar) em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo.
Na noite de sábado (6), a mancha havia chegado à enseada de Caraguatatuba, mas não havia afetado nenhuma praia. Segundo o órgão, a mancha de óleo atingiu as praias de Massaguaçu, Cocanha e Capricórnio e há evidências de que a mancha teria chegado também às praias de Mococa e Lagoinha.
Nas três praias atingidas, as equipes da Petrobras devem realizar o trabalho de limpeza para retirar as pelotas de óleo, que permaneceram na areia após a baixa da maré. Segundo a Transpetro, os trabalhos de limpeza nas praias Pontal da Cruz, Deserta, Arrastão e Cigarras, onde a mancha atingiu os costões rochosos, já foram concluídos.

A empresa disse ainda que equipes de contingência permanecerão no local durante a noite para monitorar eventuais resíduos trazidos pela maré. As equipes se concentram também na limpeza da Ponta do Arpoador, onde dez embarcações trabalham no local.
 
  Em São Sebastião, nove praias foram atingidas pelo vazamento do combustível. A Cetesb alterou o índice de balneabilidade das praias das Cigarras e Arrastão, ambas consideradas impróprias. A praia Pontal da Cruz já estava classificada como imprópria. Os técnicos da Cetesb devem realizar na segunda-feira (8) um novo voo de monitoramento para avaliar a situação das praias atingidas.

Segundo a empresa, foi feito um acordo com a Cetesb para a desmobilização dos recursos de contingência na região do píer e nas praias Deserta, Pontal da Cruz, Ponta do Lavapés e Olaria, que já estão limpas e não necessitam mais de monitoramento.

Ainda não há uma definição por parte da Cetesb se haverá algum tipo de penalidade à Petrobras. A empresa ainda deve fazer um relatório sobre o que aconteceu e somente a partir daí a Cetesb irá definir uma possível punição, que pode ser tanto uma advertência quanto uma multa.

A quantidade de óleo vazado não foi informada e ainda não há a dimensão do dano causado pelo vazamento.

São Sebastião pede que banhistas evitem nove praias da cidade (Foto: Reginaldo Pupo/ Estadão Conteúdo)Funcionário da Petrobras duante o trabalho de remoção do óleo. (Foto: Reginaldo Pupo/ Estadão Conteúdo)
Vazamento
O vazamento de óleo foi detectado pela Transpetro por volta das 17h50 de sexta-feira (5) e comunicado à Cetesb  às 18h. O problema ocorreu durante um teste em uma rede que, segundo a empresa, estava sem uso há algum tempo e havia passado por um reparo. Desde então a empresa realiza ações de contenção e remoção das manchas.

Para remover as manchas de óleo que se espalharam pela orla, foram lançadas barreiras de contenção e utilizados helicópteros na identificação de eventuais manchas de óleo que possam ter escapado desses limites.

Durante a tarde de sábado (6), a mancha chegou a atingir Caraguatatuba. Inicialmente, a mancha que atingiu a enseada da cidade vizinha tinha cerca de três quilômetros de extensão, mas ela chegou a se dividir. Uma parte dela ficou localizada próxima à Praia da Enseada, em São Sebastião, e a outra no Rio Juqueriquerê, no limite entre as duas cidades. Neste domingo, pelo menos três praias de Caraguatatuba foram atingidas.

No início da limpeza, a empresa informou que disponibilizou uma equipe de 300 pessoas e 37 embarcações, algumas usadas no recolhimento e armazenamento do produto, e outras para lançamento ao mar de vários tipos de barreiras de contenção e de absorção.

Prejuízos
O vazamento também prejudicou comerciantes e turistas. Eli Humberto, que tem um quiosque na Praia das Cigarras até fechou o estabelecimento por falta de clientes. "Os turistas que tinha foram saindo e então estou até fechando o comércio, porque não adianta ficar aqui", afirmou.

Já a dona de casa Viviane Souza, que saiu da capital paulista com o marido e os dois filhos, teve que mudar os planos. "É uma decepção grande, principalmente para as crianças. Estavam na expectativa de tomar um banho de praia, curtir o fim de semana, deixa para a próxima", disse.
Último caso
Em 6 de setembro do ano passado, uma carreta da Petrobras tombou na SP-55 (Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego)  e provocou o vazamento de 15 mil litros de óleo diesel. O material chegou ao córrego Canto do Moreira, situado no lado sul da praia de Maresias, também em São Sebastião. O problema interditou um trecho de 800 metros quadrados da praia para os trabalhos de remoção do óleo.

Cinco dias depois do acidente, a Petrobras e a Cooperativa de Transportes Rodoviários do ABC foram multadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em R$ 92.218,44, cada uma. O valor da multa correspondia a 5.001 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo.

Fonte G1
Postado por informatempo às 10:08 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Redução de área plantada e chuvas causam alta recorde do tomate


Maior produtor de tomate do país, Goiás não escapa de alta recorde (Foto: Ricardo Rafael/O Popular)Caixa do produto chegou a R$ 110 na Ceasa de 
Goiânia (Foto: Ricardo Rafael/O Popular)
Principal produtor de tomate no país, Goiás não escapou da alta do produto. Mesmo sem ter sofrido um inverno rigoroso, como ocorreu em outras regiões produtoras, o estado registrou um aumento de 150% no preço no mês de abril, recorde de toda a série histórica do Centro de Estudos Avançado em Economia Aplicada (Cepea). Segundo a Federação de Agricultura (Faeg), a elevação ocorre por causa da drástica redução da área plantada, que caiu mais da metade nos últimos três anos.
De acordo com dados da Faeg, a estimativa de diminuição da área agrícola do tomate no Brasil é 16%. Mas em Goiás, esse índice foi de 41,85%, entre 2011 e 2012. Em 2010, as plantações de tomate ocuparam 2.511 hectares no estado; em 2011, foram 1.890 hectares; e em 2012, apenas 1.099 hectares.
O encolhimento da área plantada, aliado ao período de entressafra, resultou na falta de produto no mercado, o que fez o preço disparar. O quilo da hortaliça nesta semana variou entre R$ 8 e R$ 9 nos principais supermercados de Goiânia. Segundo a Faeg, o preço médio da caixa com 22kg, que até o mês passado estava em R$ 40 no Ceasa de Goiânia, está sendo negociada a de R$ 110 nesse início de abril.
Em 2012, Goiás produziu 67 mil toneladas de tomate. Segundo a Faeg, o estado se mantém como o maior produtor da hortaliça no Brasil, seguido por São Paulo e Minas Gerais. Além de abastecer o mercado interno e a região Centro-Oeste, o produto goiano é vendido para estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Não há, na Faeg, registro de exportação.
Variação
Em entrevista ao G1, o assessor técnico da Faeg para o setor de olericultura (ramo da horticultura que engloba o tomate), explica que é comum no fim e começo de cada ano um aumento no preço do produto, pois a chuva e o excesso de umidade causam doenças na planta.
No entanto, argumenta que a alta recorde é uma consequência da falta de política de garantia de preço mínimo, com base no custo de produção, o que, segundo ele, acontece com produtos como a soja, o feijão e o milho. "Essa variação desestimula o produtor. Não há segurança de receita, de renda. Quando o produtor viu que a caixa estava sendo cultivada a menos de R$ 10 [em 2011], passou para outras culturas", diz o técnico.

"Estou acabando de pagar minhas dívidas agora", diz o produtor. Apesar de ter voltado a plantar, só deve começar a colher em julho. Ele espera que até lá o preço ainda esteja bom. "O valor da caixa só deve voltar ao patamar do ano passado no mês de agosto", acredita.
Entre os produtores que suspenderam o plantio por um tempo em Goiás está Duarte Irias, 29 anos, de Goianápolis. Depois de amargar meses de preço baixo do produto no segundo semestre de 2011, em novembro daquele ano, uma praga atacou sua horta, com 20 mil pés plantados em 2 hectares. Ele perdeu todo o trabalho e deixou de colher 120 toneladas do alimento.
Otimismo no campo
Enquanto os consumidores reclamam do preço do tomate nas bancas de feira e prateleiras de supermercados, os agricultores que apostaram no fruto, apesar do fraco desempenho da cultura no ano passado, comemoram os resultados.
Com a experiência de 13 anos passando pelos altos e baixos da cotação do tomate, Marcelino Alves de Oliveira, de 35 anos, não paralisou a produção. Sua última colheita foi rapidamente vendida nas Ceasas de Anápolis e Goiânia, a R$ 60 a caixa. Um alívio para quem, no ano passado, chegou a entragar o caminhão fechado com caixa a R$ 3, apenas para evitar o desperdício.
"Não dava nem para pagar as despesas. Tive um prejuízo de R$ 200", lembra. Em 2011, o melhor preço que conseguiu foi de R$ 35 a caixa. Mas as lamentações ficaram no passado e agora Marcelino não esconde o contentamento. Ele conseguiu pagar as dívidas e aproveita o lucro. Está prestes a colher mais 6 hectares. Todo o produto já foi negociado com um revendedor da Ceasa de Campo Grande (MS). "Vou continuar colhendo até novembro", estima o agricultor.
Goianápolis, considerada a capital do tomate em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Goianápolis, considerada a capital do tomate em
Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Capital do tomate
Sensível à grande quantidade de chuvas, assim como ao calor e frio elevados, o tomate encontrou no centro de Goiás condições climáticas apropriadas. Com altitude elevada e tempo seco em seis meses do ano, a região concentra as principais cidades produtoras do estado: Corumbá, Goianápolis, Anápolis, Santa Rosa e Pirenópolis.
Goianápolis, a 48 quilômetros de Goiânia, ficou conhecida como a capital do tomate em Goiás. O município é a terra natal do cantor Leonardo, que começou a trabalhar ainda criança junto com o irmão Leandro, plantando a hortaliça. Os dois costumavam cantar para amenizar o trabalho árduo da lavoura. Assim, acabaram formando uma das duplas sertanejas mais famosas do país.
Mas a fama da capital do tomate tem mudado. Em 2012, com 9,6 mil toneladas do fruto colhidas, o município perdeu o posto de maior produtor para Corumbá, que alcançou 10,4 mil toneladas. Alguns produtores de Corumbá sairam de Goianápolis, que mudaram a localidade para deixar a terra "descansar".
Fonte G1
Postado por informatempo às 18:33 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)
Clique na imagem para mais detalhes
Clique na imagem para mais detalhes

Estação do Ano Inverno

Estação do Ano Inverno
21/06

Pesquisar este blog

San Francisco, CA

Click for San Francisco, California Forecast

Los Angeles, California

Click for Los Angeles, California Forecast

New York, USA

Click for New York, New York Forecast

Tokyo, Japan

Click for Tokyo, Japan Forecast

Lisboa, Portugal

Click for Lisboa, Portugal Forecast

Munich, Germany

Click for Munich, Germany Forecast

Rome, Italy

Click for Rome, Italy Forecast

Paris, France

Click for Paris, France Forecast

Londres, United Kingdom

Click for Londres, United Kingdom Forecast

Madrid, Spain

Click for Madrid, Spain Forecast

Beijing, China

Click for Pequim, Beijing Forecast

Cairo, Egypt

Click for Cairo, Egypt Forecast

Amsterdam, Netherlands

Click for Amsterdam, Netherlands Forecast

Total de visualizações de página

Seguidores

Arquivo do blog

  • ▼  2013 (158)
    • ►  agosto (6)
    • ►  julho (42)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (23)
    • ▼  abril (21)
      • Sonda capta imagens de furacão em Saturno
      • Fim da manhã com temperaturas em elevação
      • Tarde com temperaturas entre 22ºC e 24ºC e sem chu...
      • ‘Bola de fogo’ deixa céu claro durante a madrugada...
      • Chuva de meteoros Liríadas chega ao ápice na madru...
      • Número de mortos por terremoto na China chega 160;...
      • Início de tarde com condições de tempo inalteradas
      • Terremoto deixa pelo menos 156 mortos e milhares d...
      • Predomínio de sol entre poucas nuvens nesta manhã ...
      • Terremoto de 7,8 graus atinge o Irã e é sentido na...
      • Céu encoberto com sensação de frio na Capital paul...
      • Fiscais de São Sebastião encontram barreira de óle...
      • Fim da manhã com temperaturas em elevação na Capit...
      • Sol deve aparecer entre muitas nuvens no decorrer ...
      • Bahia sofre a pior seca em 80 anos
      • Irã sofre terremoto perto de usina nuclear
      • Vazamento de óleo atinge pelo menos três praias de...
      • Redução de área plantada e chuvas causam alta reco...
      • Registro de chuva moderada na Zona Norte e Oeste d...
      • Buraco negro absorve planeta 15 vezes maior que Jú...
      • Temperatura alta gera mais bancos de gelo na Antár...
    • ►  março (20)
    • ►  fevereiro (22)
    • ►  janeiro (17)
  • ►  2012 (513)
    • ►  dezembro (15)
    • ►  novembro (27)
    • ►  outubro (31)
    • ►  setembro (41)
    • ►  agosto (36)
    • ►  julho (44)
    • ►  junho (54)
    • ►  maio (73)
    • ►  abril (72)
    • ►  março (35)
    • ►  fevereiro (47)
    • ►  janeiro (38)
  • ►  2011 (720)
    • ►  dezembro (43)
    • ►  novembro (24)
    • ►  outubro (42)
    • ►  setembro (44)
    • ►  agosto (51)
    • ►  julho (55)
    • ►  junho (92)
    • ►  maio (58)
    • ►  abril (48)
    • ►  março (68)
    • ►  fevereiro (81)
    • ►  janeiro (114)
  • ►  2010 (246)
    • ►  dezembro (81)
    • ►  novembro (61)
    • ►  outubro (83)
    • ►  setembro (21)
Click for San Francisco, California Forecast
Click for New York, New York Forecast
Click for Los Angeles, California Forecast
Click for Lisboa, Portugal Forecast
Click for Tokyo, Japan Forecast
Click for Rio, Brazil Forecast
Click for Munich, Germany Forecast
Click for Rome, Italy Forecast
Click for Paris, France Forecast
Click for Londres, United Kingdom Forecast
Click for Madrid, Spain Forecast
Click for Pequim, Beijing Forecast
Click for Cairo, Egypt Forecast
Click for Amsterdam, Netherlands Forecast

Colaboradores

  • informatempo
  • tempo
free counters
Tema Janela de imagem. Tecnologia do Blogger.