z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Temporal e granizo causam estragos em 22 municípios do RS


No vale do Taquari, o bairro Vila Moça é o primeiro a ser atingido pelas águas das cheias. Foto: Juremir Versetti/Agência Freelancer/Especial para Terra
No vale do Taquari, o bairro Vila Moça é o primeiro a ser atingido pelas águas das cheias
Foto: Juremir Versetti/Agência Freelancer/Especial para Terra
Um forte temporal acompanhado de granizo que atingiu o Rio Grande do Sul nesta terça-feira gerou transtornos e prejuízos em pelo menos 22 municípios. Em São Sebastião do Caí, a 60 km de Porto Alegre, a chuva fez o rio Caí transbordar e 110 famílias das margens do rio foram transferidas para o centro de eventos do município. Após sete enchentes desde 2009, dezenas de casas voltaram a ser alagadas na cidade. Já no norte gaúcho, o destelhamento de centenas de casas, devido ao granizo, mobiliza a Defesa Civil na manhã desta terça-feira.
O nível do rio Caí continuava subindo e podia chegar ao limite máximo de 14 m, como ocorreu no dia 21 de julho. A previsão é de que um total de 370 famílias tenham que ser retiradas de casa até o fim da noite desta terça-feira. O transbordamento também causou a interdição da ERS-122 em Pareci Novo, entre os municípios de São Sebastião do Caí e Montenegro.
Segundo a Defesa Civil estadual, dois municípios enviaram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), que se refere ao registro inicial do desastre e à estimativa da sua intensidade: Paim Filho e Itatiba do Sul. Não havia notificações de emergência.
Somente em São Valentim, a 391 km da capital gaúcha, 200 residências registraram danos. A situação obriga as autoridades a distribuir lonas a moradores. Já em Erechim, na região do Alto Uruguai, 90 casas foram danificadas pelo granizo. Além disso, o vento derrubou muros, placas e postes na cidade.
Segundo a Defesa Civil do RS, Santo Ângelo, Ijuí, Paim Filho, Venâncio Aires, Frederico Westphalen e Marcelino Ramos também figuram na lista dos municípios mais afetados pelos temporais. Algumas regiões registraram os ventos mais fortes dos últimos 60 anos. As rajadas chegaram ter velocidade superior a 100 km/h. Em Santo Augusto, ventos de até 111 km/h derrubaram árvores e bloquearam o entroncamento entre a BR-468 e a ERS-571.
Nesta tarde, a coordenação regional de Lajeado constatou 52 famílias desalojadas (em casas de amigos ou parentes) ou desabrigadas (em ginásios ou abrigos) nos municípios que fazem margem com o rio Taquari: Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Encantado, Venâncio Aires, Guaporé, Mariante, Santa Tereza e Arroio do Meio. Às 16h30, o rio continuava oscilando e se mantinha 12 m acima do nível normal, em Encantado, e 8 m acima em Lajeado.
O temporal cessou nas últimas horas no Rio Grande do Sul, mas a Defesa Civil segue em alerta, especialmente em função do risco de novos alagamentos. O nível do rio Caí, que era de 10,4 m durante a madrugada, já atingia a marca de 12,2 m por volta das 10h.
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário