z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Moradores do Centro-Oeste contam como enfrentam o tempo seco

Em Cuiabá, Otília Maria Ramos usa a sombrinha para se proteger do sol (Foto: Iara Vilela/G1)

Em Cuiabá, Otília Maria Ramos usa a sombrinha para se proteger do sol (Foto: Iara Vilela/G1)



Dez estados e o Distrito Federal estão em alerta por conta dos registros de baixa umidade do ar nesta terça-feira (16). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que a baixa umidade continue até sexta-feira (19), principalmente na região Centro-Oeste. Na segunda-feira (15), a baixa umidade do ar chegou a níveis semelhantes aos de deserto, que possui uma média entre 10% e 15% de umidade. Em Cuiabá, a umidade do ar caiu para 12%durante a tarde de segunda-feira e, em Brasília, a umidade chegou a 10%.


Baixa umidade
Segundo a escala usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa 'estado de atenção'. Abaixo de 20% representa 'estado de alerta'. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em 'estado de emergência'.
A baixa umidade pode causar problemas à saúde. Nesta condição, as pessoas ficam mais sujeitas a complicações alérgicas e doenças respiratórias, além de sofrer com sangramento de nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário