z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

São Paulo entra em estado de atenção por baixa umidade do ar


A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção na manhã desta quarta-feira por causa da baixa umidade relativa do ar. Foto: Reinaldo Marques/Terra
A baixa umidade relativa piora a qualidade do ar em São Paulo
Foto: Reinaldo Marques/Terra
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção na manhã desta quarta-feira por causa da baixa umidade relativa do ar. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o índice ficou abaixo de 30% entre 9h e 10h. Em Santana, zona norte da capital, a umidade do ar ficou em 20% por volta de 12h40. Quem passava pela região do aeroporto de Congonhas respirava um ar com umidade relativa de 24% - a cidade tinha média de 27% no horário. Segundo o CGE, o índice deve continuar caindo no início da tarde, e é provável que alguns pontos da cidade entrem em estado de alerta, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 20%.
O ar seco e a grande estabilidade atmosférica favorece a concentração dos poluentes próximo à superfície, bem como o elevado risco de incêndios e queimadas. O CGE recomenda que as pessoas mantenham arejados os ambientes internos. Além disso, aparelhos para purificação do ar também podem amenizar os efeitos da secura do ar.
A quarta-feira começou com céu claro e ar seco na capital e na Grande São Paulo. Por volta das 8h, a temperatura na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul, era de 19ºC e a umidade relativa do ar (UR%) de apenas 37%. No mesmo horário na estação meteorológica do aeroporto de Campo de Marte, na zona norte, os termômetros marcavam 21ºC com 33% de UR%. O sol brilha forte, a temperatura atinge a casa dos 30ºC durante a tarde e não há expectativa de chuva.
Entre a noite desta quarta-feira e a manhã de quinta, a passagem de uma fraca frente fria pelo oceano ao largo do litoral paulista muda a direção dos ventos e favorece a entrada da circulação marítima, o que contribui para o aumento gradual da umidade relativa do ar. Por conta disso, a quinta-feira terá o predomínio de céu nublado e temperaturas oscilando entre a mínima de 15ºC e a máxima de 27ºC. Também não há previsão de chuva
Fonte Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário