z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Com umidade abaixo de 30%, São Paulo entra em atenção

A cidade de São Paulo entrou na tarde desta quarta-feira em estado de atenção devido à baixa umidade relativa do ar. Por volta de 12h30, o índice estava em 29%, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. Cerca de uma hora depois, a umidade estava em 28%.
Na estação meteorológica do CGE em Pirituba, na zona norte, a temperatura estava em 32°C no início da tarde. A previsão do centro é que a nebulosidade aumente com o calor da tarde e a chegada da brisa marítima. Podem ocorrer chuvas rápidas e isoladas ainda hoje.
Para os próximos dias, o tempo não deve mudar muito, segundo o CGE. Os termômetros devem ficar entre 18°C e 33°C, com umidade baixa, em torno de 30%. Chuvas podem ocorrer apenas de forma rápida e isolada.
Cuidados
Com a redução na umidade, aumentam os níveis de dióxido de enxofre e material particulado no ar, o que pode agravar doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares. Para minimizar os efeitos do tempo seco no organismo, é recomendável evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, entre outros; permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas; e consumir bastante água.
A Defesa Civil alerta para sintomas que idosos, crianças e adultos com problemas cardíacos ou respiratórios podem apresentar em função da baixa umidade: ressecamento de mucosas do nariz e da garganta; nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma; aumento do risco de infecções respiratórias; piora das doenças respiratórias preexistentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema; ressecamento da pele; e rrritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.
Fonte Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário