Tremor de 8,9 graus na escala Richter provocou tsunamis em cidades do norte
Tóquio - Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão e provocou uma série de tsunamis em cidades situadas na costa norte do país. O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico, a 373 quilômetros da capital Tóquio, a uma profundidade de dez quilômetros. Dois dias atrás, a mesma região sofreu um terremoto de 7,3 graus, que não deixou maiores danos.
O sismo ocorreu às 14h46 do horário local (2h46 de Brasília) e alcançou 7 graus na escala japonesa - o nível máximo. Na cidade de Miyagi, uma das mais afetadas, a polícia informa que há "vários feridos" na região. De acordo com informações veiculadas na rede americana CNN, o governo japonês confirmou até o momento oito mortes.
Em pronunciamento oficial, o primeiro-ministro Naoto Kan afirmou que os estragos são grandes, mas que as usinas nucleares situadas no norte japonês não foram danificadas, descartando a possibilidade de um vazamento de radiação. Em seguida, o porta-voz do governo, Yukio Edano, pediu à população para que fique em terrenos altos e evite tomar decisões precipitadas.
Pelo menos cinco cidades japonesas receberam o alerta de tsunami e duas, Miyage e Iwaki, foram atingidas pelas ondas gigantes. Em Tóquio, a rede de televisão local NHK transmitiu imagens de prédios em chamas na ilha de Odaiba, próxima à capital. Também há relatos de um incêndio de grandes proporções em uma refinaria de óleo nos arredores de Tóquio.
Situado no "anel de fogo do Pacífico", o Japão é frequentemente atingido por terremotos, principalmente os de magnitude superior a 6 pontos. Após o tremor de dois dias atrás, a Agência Metereológica japonesa previu que novas réplicas aconteceriam nesta semana, mas não com intensidades menores.
De acordo com o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, ondas gigantes também podem atingir cidades na Rússia, Ilhas Mariana, Indonésia, Filipinas, Havaí e Taiwan nas próximas horas.
Fonte IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário