z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Vai a 287 o nº de mortos pela chuva na região serrana do Rio


12.01 - Teresópolis/RJ:  Casas ficaram completamente destruídas pelos deslizamentos. Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil
Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil


A madrugada foi de chuva fraca e sem registros de deslizamentos ou desabamentos em Teresópolis e Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Em Nova Friburgo, onde as buscas não pararam, o sistema de comunicação segue funcionando de forma precária. Na manhã desta quinta-feira, autoridades confirmam que o número oficial de mortos subiu para 287.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, os últimos 16 corpos foram encontrados em Teresópolis, que agora soma 146 vítimas. Em Nova Friburgo, as chuvas provocaram a morte de 107 pessoas e, em Petrópolis, de 34.
As buscas só foram interrompidas em Petrópolis, durante a madrugada, em decorrência da falta de energia elétrica. O Corpo de Bombeiros informou que os trabalhos serão retomados às 7h. Em Teresópolis e Nova Friburgo, os militares trabalharam sem interrupção.
De acordo com o 15º GBM (Petrópolis) o Vale do Cuiabá, um dos locais mais atingidos, teve as buscas interrompidas no trecho que liga Itaipava a Teresópolis, também em decorrência da falta de luz e da quantidade de lama. Os bombeiros voltam ao trabalho na manhã desta quinta-feira.
Em Teresópolis, a Defesa Civil informou que o trabalho de resgate das vítimas continua em nove dos 17 pontos atingidos pelas chuvas. As buscas serão intensificadas nos bairros de Barra de Imbuí e Espanhol, onde a situação é considerada crítica. A Secretaria de Meio Ambiente estima que ainda existam 25 desaparecidos.
Na tarde de quarta-feira, o governador Sérgio Cabral pediu ajuda à Marinha para o trabalho de resgate. Os militares colocaram à disposição um helicóptero Super Puma e outro Esquilo, que se juntam a cinco aeronaves do governo do Estado e que terão a missão de fazer o transporte de pessoal e equipamentos.
Em resposta ao pedido de ajuda do Rio e de São Paulo, também atingido pela chuva, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 780 milhões. Para ter a dimensão dos estragos, Dilma vai sobrevoar as áreas atingidas nesta quinta-feira.
Doações
A prefeitura de Teresópolis disponibilizou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Com o nome "SOS Teresópolis - Donativos", ela está disponível na agência 0741-2 do Banco do Brasil, com o número 110000-9.

Outras doações, como alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal - como sabonete, pasta de dentes, fralda descartável e absorvente higiênico podem ser entregues no Ginásio Pedrão, na rua Tenente Luiz Meirelles, número 211.
Tempo
Para a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Marlene Leal, os moradores têm motivos para se preocupar, já que as chuvas devem continuar atingindo a região até o próximo sábado. "Existe naturalmente um corredor de baixa pressão atmosférica vindo de Minas Gerais e que favorece a intensificação das chuvas na Região Serrana do Rio, na divisa com Minas. Uma frente fria vinda do Sudeste, que já atua em Minas, Goiás e São Paulo é a que agora está no Rio", disse.
Fonte Terra

Um comentário:

  1. É triste, mas a história se repete, é uma evidência
    Ver mortes e desabamentos sem poder tomar providência
    Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo embaixo de lama
    O estado do Rio de Janeiro pede ajuda, implora, clama

    No ano passado, a tragédia foi no réveillon, nas ilhas de Angra, belas
    Igual: deslizamentos nas encostas, perdas e inúmeras sequelas
    Mas parece que Cabral, o governador, não sabe ou se esqueceu
    De férias na Europa? Como pode? Não agora! Entendeu?

    É momento de usar o que sobrou e se tem em mãos
    Já que, mais uma vez, faltaram políticas de prevenção
    Defesa Civil precisa reforçar a ação e conscientização
    Residências irregulares tem destino certo: desabarão

    Com a tragédia anunciada, Dilma confirma sua chegada
    O governador, já de volta, mostra o que restou das estradas
    FGTS, muito bem, será liberado para quem precisar
    E para aqueles que não tem mais onde morar

    Do Governo Federal virá um bilhão para reparos
    Para as famílias de 500 vítimas é difícil o amparo
    A reconstrução terá apoio de todos, amigos e parentes
    E se possível, senhor, uma estiagem de políticos negligentes

    (http://noticiaemverso.blogspot.com)
    twitter: @noticiaemverso

    ResponderExcluir