Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter sacudiu neste domingo (horário local) o nordeste do Japão e obrigou a emissão de um alerta de tsunami no litoral das províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, informou a Agência Meteorológica japonesa. O terremoto aconteceu às 9h57 (21h57 deste sábado em Brasília) com epicentro a cerca de 10 km de profundidade no mar em frente ao litoral nordeste do Japão, o mais afetado pelo devastador terremoto do dia 11 de março.
Um tsunami de proporção pequena - 0,5 m - era esperado para a região. Comunidades na costa do Pacífico receberam alertas para se dirigirem a locais mais altos, mas nenhum dano foi reportado logo após o terremoto. Imagens de TV das regiões afetadas também não mostraram nenhum sinal visível de tsunami ou maiores alterações nas águas.
Na escala japonesa para terremotos, que vai até 7 e se concentra mais nas regiões afetadas do que na intensidade do tremor, este alcançou um nível de 4. O abalo também foi sentido com intensidade 3 nas províncias de Aomori, Akita e Yamagata, no norte.
A Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, não informou até o momento sobre anomalias na unidade por causa deste terremoto, embora tenha desalojado temporariamente os técnicos. Também não informou danos na central vizinha, paralisada após o terremoto e posterior tsunami de março, que causaram mais de 22 mil mortos e desaparecidos.
Com agências internacionais
Fonte Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário