O ar está muito seco em grande parte do país. Em Rio Claro, interior de São Paulo, foi registrado umidade igual a de deserto. A defesa civil da cidade registrou, nesta semana, umidade do ar de 11%. Está muito calor no local e só em regiões desérticas fica tão seco assim.
Por isso, as pessoas estão sendo orientadas a beber muita água, não fazer exercício físico entre 10h e 16h e evitar exposição ao sol. Quando possível, elas devem umidificar o ambiente. Isso pode ser feito com balde de água ou com toalha molhada.
A secura pode causar também o problema das queimadas, que são favorecidas pelo tempo seco. Os números são impressionantes. Do começo do ano até hoje, foram registrados mais de 5,4 mil focos de incêndio pelo país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.
Só nas últimas 24 horas, o corpo de bombeiros do Distrito Federal atendeu a 41 chamados. Nesta quarta-feira (13), faz 32 dias que não chove em Brasília e deve continuar seco por lá, pelo menos, até segunda-feira (18).
Em Guarapuava, no centro do Paraná, também está pegando fogo. Os bombeiros têm atendido até 20 chamados todos os dias. Nessa região, só deve voltar a chover no começo da próxima semana.
Nesta quarta-feira deve chover nas regiões Norte e Nordeste. No Sul do país, a chegada de uma frente fria pode provocar muita chuva também.
Previsão do tempo
O avanço de uma frente fria pelo Sul do país deixa as nuvens mais carregadas em parte da região. Há risco de temporais no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.
Há possibilidade de chuva o dia todo na faixa litorânea de Pernambuco até o Rio Grande do Norte. Do Recôncavo Baiano, ao oeste do Acre e em parte do Rio Grande Sul pode ocorrer pancadas de chuva.
Fonte G1/ Bom Dia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário