z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Costa Leste dos EUA tenta retomar rotina após supertempestade Sandy

A Costa Leste dos EUA tenta retomar sua rotina nesta quarta-feira (31), após a violenta passagem da supertempestade Sandy, que provocou destruição, inundações, blecautes e pelo menos 43 mortes. Vários espetáculos e musicais da Broadway serão retomados nesta quarta em Nova York, uma das cidades mais afetadas, com 18 mortos. Espetáculos de sucesso como 'Jersey Boys' e 'The Book of Mormon' voltarão a ser encenados, anunciou a Broadway League Industry.
A Bolsa de Valores de Nova York também retoma os negócios, após dois dias de paralisação.
Os transportes públicos também voltavam aos poucos ao normal, com ônibus já circulando. O metrô deve voltar em até três dias, segundo o prefeito Michael Bloomberg.
Os aeroportos John F. Kennedy International e Newark Liberty International, dois dos três principais terminais aéreos da região de Nova York, devem reabrir parcialmente nesta  manhã, informou a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey.
O aeroporto de LaGuardia permanecerá fechado, acrescentou a Autoridade Portuária em seu site.
Os organizadores da maratona de Nova York confirmaram que a famosa prova será disputada no próximo domingo, apesar da situação caótica.
Blecautes
Apesar da retomada gradual, a volta da energia elétrica ainda deve demorar em algumas localidades.
Mais de 8,2 milhões de lares e comércios, em 18 estados, ficaram sem eletricidade na Costa Leste dos Estados Unidos por causa da supertempestade, informou o governo federal. Os estados mais atingidos são Nova York (2 milhões) e Pensilvânia (1,3 milhão), segundo o Departamento de Energia.
Visita de Obama
O presidente americano, Barack Obama, que interrompeu sua campanha eleitoral desde a segunda-feira por conta da tempestade, vai visitar nesta quarta o estado de Nova Jersey, um dos mais duramente afetados, anunciou a Casa Branca.
saiba mais
O presidente disse ontem que a crise causada pela supertempestade ainda não acabou, afirmando que faria o que fosse preciso para lidar com um drama que, segundo ele, deixou os Estados Unidos de coração partido.
"Esta tempestade ainda não acabou", disse Obama durante uma visita ao quartel-general da Cruz Vermelha americana, em Washington.
O guia de Obama na visita será o governador republicano Chris Christie, um aliado expressivo de seu rival na disputa pela Casa Branca, Mitt Romney, mas que tem elogiado Obama e a resposta do governo federal à tempestade.
O governador Christie disse que o furacão provocou uma "devastação inimaginável" na costa e que os trabalhos para retirar moradores presos pelas inundações continuam.
A Guarda Nacional está ajudando nos trabalhos na região, onde muitas casas foram arrancadas de suas bases e arrastadas pelos ventos e pela água.
Rodovia à beira-mar em Rodanthe, Carolina do Norte, danificada nesta terça-feira (30) pela passagem de Sandy (Foto: AP) 
Rodovia à beira-mar em Rodanthe, Carolina
do Norte, danificada nesta terça-feira (30) pela
passagem de Sandy (Foto: AP)
Uma empresa de previsão de desastres estimou que as perdas econômicas poderiam chegar a US$ 20 bilhões, sendo apenas metade desse valor garantida por seguros.
Sandy tocou a terra na noite desta segunda pela costa de Nova Jersey, com ventos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h.
Nesta quarta-feira, Sandy avançou em direção ao interior e fez nevar nas montanhas do Apalache. A tempestade continua movendo-se devagar sobre a Pensilvânia, e deve seguir para o norte em direção ao oeste do Estado de Nova York e ao Canadá, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.
Foram emitidos alertas de nevascas e avisos de enchentes na costa para as margens dos Grandes Lagos.
Campanha interrompida
A passagem da tempestade interrompeu a campanha eleitoral americana, a uma semana das equilibradas eleições de 6 de novembro.
Tanto Obama como seu rival republicano, Mitt Romney, cancelaram eventos eleitorais.
Os dois candidatos têm consciência da importância política de dedicar toda a atenção às consequências da tragédia, pois lembram do que aconteceu com o furacão Katrina em 2005.
A resposta ao Katrina, que devastou Nova Orleans (Louisiana, centro-sul do país), foi encarada como um fracasso das autoridades, lideradas pelo então presidente republicano George W. Bush, o que marcou o restante de seu segundo mandato.
Em sua passagem pelo Caribe, na semana passada, Sandy deixou 67 mortos, milhares de desabrigados e muitos prejuízos. Só no Haiti, foram 51 mortos.
Fonte G1

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Número de mortos por tempestade Sandy passa de 25 em EUA e Canadá


Fonte G1

O número de mortos pela passagem da supertempestade Sandy pela Costa Leste dos EUA e do Canadá subiu de 16 a 25, segundo as autoridades.
O prefeito Michael Bloomberg anunciou que o número de mortos por Sandy na cidade é de 10, mas pode aumentar.
Mais de 8 milhões de lares e comércios, em 18 estados, se encontram sem eletricidade na Costa Leste dos Estados Unidos por causa da supertempestade Sandy, informou o governo federal.
Os estados mais atingidos são Nova York (2 milhões) e Pensilvânia (1,3 milhão), segundo o Departamento de Energia.
O governador de Nova Jersey, estado pelo qual Sandy chegou ao continente, disse que o furacão provocou uma "devastação inimaginável" na costa e que continuam os trabalhos de retirar moradores presos pelas inundações.
O presidente Barack Obama, declarou situação de emergência para todo o estado de Nova York após a passagem de Sandy.A Guarda Nacional está ajudando nos trabalhos na região, onde muitas casas foram arrancadas de suas bases e arrastadas pelos ventos e pela água.

Parte da ilha de Manhattan está inundada, e 500 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na cidade de Nova York.
Sandy perdia força nas primeiras horas da manhã desta terça, enquanto prosseguia seu trajeto pelo leste dos Estados Unidos, mas ainda pode provocar fortes ventos e inundações, alertam as autoridades meteorológicas.Entenda o fenômeno.
O Centro Nacional de Furacões informou às 9h GMT (7h do horário brasileiro de verão) que Sandy se deslocava ao sul do estado da Pensilvânia com ventos de 105 km/h e rajadas ainda mais fortes sobre grande parte da costa leste.

A supertempestade, rebaixada para tempestade extratropical pouco depois de tocar a terra na costa de Nova Jersey na segunda-feira à noite, mas a destruição provocada superou amplamente seu nível na escala Saffir-Simpson dos furacões.
Vítimas
Autoridades temem que o número de vítimas cresça, pois os serviços de resgate continuam em marcha.
No Estado de Nova York, Sandy matou 16 pessoas, incluindo um homem de 30 anos atingido pela queda de uma árvore no Queens, disse um porta-voz do governador Andrew Cuomo.
Resgatista carrega menina em rua alagada de Little Ferry, no estado americano de Nova Jersey, nesta terça-feira (30) (Foto: Reuters)Resgatista carrega menina em rua alagada de Little Ferry, no estado americano de Nova Jersey, nesta terça-feira (30) (Foto: Reuters)
‘Sandy’ provoca inundação nas obras do Marco Zero, em Nova York. (Foto: John Minchillo / AP Photo)‘Sandy’ provoca inundação nas obras do Marco Zero, em Nova York. (Foto: John Minchillo / AP Photo)
Em Nova Jersey, há três mortos, dois deles atingidos por uma árvore, que caiu sobre um carro no condado de Morris, segundo os serviços de emergência.
Duas pessoas morreram na Pensilvânia, uma atingida por árvore e outra no desabamento de uma casa, informaram as autoridades locais.
Na Virgínia Ocidental, outra mulher, de 48 anos, colidiu com um caminhão em meio a uma tempestade provocada por Sandy, informou a polícia.Em Maryland, uma mulher bateu com o carro em uma árvore e morreu.
No Atlântico, na Costa da Carolina do Norte, uma tripulante de um veleiro réplica do HMS Bounty morreu no hospital após ser resgatada no mar e levada a um hospital.
O capitão do barco permanece desaparecido.
Imagem de satélite mostra Sandy sobre a Costa Leste dos EUA nesta terça-feira (30) (Foto: AP)Imagem de satélite mostra Sandy sobre a Costa Leste dos EUA nesta terça-feira (30) (Foto: AP)
Na cidade canadense de Toronto, mais ao norte, uma mulher morreu ao ser atingida por uma placa de publicidade que se desprendeu com o forte vento.
 Uma empresa de previsão de desastres estimou que as perdas econômicas poderiam chegar a US$ 20 bilhões, sendo apenas metade desse valo garantida por seguros 
Sandy tocou a terra na noite desta segunda pela costa de Nova Jerseycomo tempestade extratropical, com ventos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h.
O olho do fenômeno atingiu as proximidades de Atlantic City, de acordo com o boletim do Centro Nacional de Furacões (CNF), com sede em Miami.
Tanto Obama como o rival republicano, Mitt Romney, cancelaram eventos eleitorais.As autoridades americanas haviam advertido riscos sem precedentes e ordenaram a saída de centenas de milhares de pessoas em cidades ao longo da faixa costeira da Nova Inglaterra (nordeste) até a Carolina do Norte (sudeste).

O presidente Barack Obama alertou os americanos sobre a ameaça representada por Sandy, ao citar uma "tempestade grande e poderosa' que poderia ter consequências desastrosas.

A passagem da tempestade interrompeu a campanha eleitoral americana a uma semana das equilibradas eleições de 6 de novembro.
Os dois candidatos têm consciência da importância política de dedicar toda a atenção às consequências da tragédia, pois lembram do que aconteceu com o furacão Katrina em 2005.
A resposta ao Katrina, que devastou Nova Orleans (Louisiana, centro-sul do país), foi encarada como um fracasso das autoridades, lideradas pelo então presidente republicano George W. Bush, o que marcou o restante de seu segundo mandato.
Em sua passagem pelo Caribe, na semana passada, Sandy deixou 67 mortos, milhares de desabrigados e muitos prejuízos. No Haiti, foram 51 mortos.
mapa furacao sandy 30/10 (Foto: AP)

Nova York levará dias para voltar à vida normal após tempestade, diz prefeito


O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, afirmou nesta terça-feira que levará dias para que a vida na cidade seja normalizada após a passagem da tempestade Sandy . De acordo com Bloomberg, o sistema de metrô, atingido por danos sem precedentes, continuará fechado por "quatro ou cinco dias" e as escolas não abrirão na quarta-feira. "Essa tempestade foi devastadora, talvez uma das piores que já vivemos", afirmou.
Sandy deixou ao menos 10 mortos apenas em Nova York, além de cortes de energia que ainda atingem pelo menos 750 mil moradores. O sistema de transporte público está fechado desde domingo e Bloomberg disse esperar que alguns ônibus possam voltar a circular ainda nesta terça-feira. Uma retomada completa do serviço, porém, está sendo estudada para quarta-feira.

AP
Danos causados por incêndio durante a passagem da tempestade Sandy por Breezy Point, Nova York (30/10)
De acordo com Bloomberg, mais de 6,1 mil pessoas estão em 76 abrigos. O incêndio que destruiu mais de 80 casas durante a noite em Breezy Point, no Queens, foi controlado. "Parecia um incêndio florestal no meio-oeste", comparou o prefeito, dizendo que outros 23 grandes focos de fogo foram registrados na cidade. 
Por causa da passagem de Sandy, o presidente dos EUA, Barack Obama, declarou zona de desastrenas regiões de Nova York e Nova Jersey. A medida permite que governos e comunidades locais solicitem com urgência recursos do governo federal para enfrentar as consequências da tempestade, que no total deixou mais de 20 mortos. No momento, o centro de Sandy se aproxima da Filadélfia.
De acordo com comunicado da Casa Branca, fundos federais estão disponíveis para os condados do Bronx, Kings, Nassau, Nova York, Richmond, Suffolk e Queens, todos na região de Nova York. Em Nova Jersey, a medida se refere aos condados de Atlantic, Cape May, Essex, Hudson, Middlesex, Monmouth, Ocean e Union.
A supertempestade Sandy chegou aos EUA na noite de segunda-feira com ventos de 130 km/h, tocando o solo em Nova Jersey, causando inundações e cortes de energia na região de Nova York. Sandy perdeu o status de furacão pouco antes de tocar a terra, mas a distinção é meramente técnica, definida com base na forma e na temperatura interna da tempestade.
A Bolsa de Nova York permaneceu fechada nesta terça-feira, na primeira vez em que o fechamento aconteceu por dois dias consecutivos desde 1888, quando uma nevasca atingiu a cidade. O nível do mar chegou a 4 metros em Manhattan, inundando o distrito financeiro e os túneis do metrô. Aeroportos estão fechados desde domingo e mais de 12 mil voos foram cancelados.
Mais de 200 pacientes - incluindo 30 recém-nascidos que estavam na UTI - tiveram de ser transferidos do Hospital da Universidade de Tisch em Nova York após a energia cair e o gerador falhar. Os pacientes, muitos usando respiradores que funcionavam a bateria, foram levados a outros hospitais.
A usina nuclear mais antiga dos EUA, Oyster Creek, em Nova Jersey, entrou em estado de alerta por causa da tempestade. A instalação estava fechada desde 22 de outubro por causa de uma troca de combustível programada com antecendência, mas o aumento das águas na instalação, que fica perto da Baía de Barnegar, levou as autoridades a declarar "evento incomum" por volta das 19h de segunda-feira (horário local). Cerca de duas horas depois, a situação foi elevada para "alerta", o segundo nível mais baixo no sistema de avisos, que tem quatro níveis.
Até agora, porém, não há nenhuma ameaça à saúde pública ou à segurança. A agência afirmou que a expectativa é que a água recue em questão de horas na usina, que foi inaugurada em 1969 e deve fechar em 2019.
Fonte iG

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EUA: furacão Sandy ganha força e coloca costa leste em alerta

Imagem de satélite exibe o furacão Sandy sobre o Oceano Atlântico e se aproximando da costa leste dos EUA. Foto: Reuters
Imagem de satélite exibe o furacão Sandy sobre o Oceano Atlântico e se aproximando da costa leste dos EUA
Foto: Reuters
O furacão Sandy, uma tempestade gigantesca que ameaça a Costa Leste dos Estados Unidos, ganhou força nesta segunda-feira, após forçar centenas de milhares de pessoas a procurar lugares elevados e provocar a interrupção do transporte público e o fechamento de Wall Street pela primeira vez em 27 anos em consequência de um fenômeno climático.
Cerca de 50 milhões de pessoas a partir do Meio-Atlântico ao Canadá estão no caminho da tempestade, que os meteorologistas dizem que pode ser a maior de todos os tempos a atingir os EUA continental. Espera-se que o furacão derrube árvores, danifique edifícios e cause quedas de energia generalizadas ao longo dos próximos dias.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) disse nesta segunda que a tempestade de categoria 1 na escala de 1 a 5 havia ganhado força, à medida que se dirigia em direção à costa a 24 km/h. Espera-se que Sandy provoque um aumento do nível das águas "com perigo para vidas", ventos de furacão na costa e uma nevasca nas montanhas do Apalache, informou o NHC.
Nove Estados declararam estado de emergência e o presidente Barack Obama alertou a nação para se preparar. "Esta é uma séria e grande tempestade", disse Obama, após uma reunião para se informar sobre o furacão no centro de reações a tempestades do governo federal, em Washington. "Nós ainda não sabemos onde irá atingir, onde nós veremos o maior impacto."
Sandy, que matou 66 pessoas no Caribe e provocou chuvas fortes em áreas costeiras e neve em altitudes mais elevadas, vai causar grandes inundações enquanto se dirige para o interior dos EUA, de acordo com os meteorologistas.Seus ventos aumentaram para uma máxima de 140 km/h, afirmou o centro nacional em um relatório às 5h do horário local (9h no horário de Brasília), subindo de ventos com velocidade de 120 km/h três horas antes. A agência afirmou que os ventos da tempestade tropical alcançavam até 780 km a partir do centro. Apesar de Sandy não ter a mesma força do furacão Katrina, que devastou Nova Orleans em 2005, seus ventos fazem dele um furacão gigantesco, disseram os meteorologistas.
Nova York e outras cidades suspenderam os sistemas de transporte e fecharam escolas. A população foi instruída a abandonar áreas de baixa altitude antes de uma elevação do nível do mar que poderia chegar a até 3,4 m.
Todos os mercados de ações dos EUA ficarão fechados nesta segunda-feira e, possivelmente, na terça, informou a operadora da bolsa de Nova York na noite de domingo, invertendo um plano anterior de manter a negociação eletrônica funcionando nesta segunda.
O furacão Sandy também forçou o presidente Barack Obama e o adversário republicano, Mitt Romney, a cancelarem alguns eventos de campanha, e há temores de que o furacão possa prejudicar a votação antecipada - algo incentivado pelos candidatos este ano mais do que nunca - antes da eleição em 6 de novembro.
A Organização das Nações Unidas (ONU), os teatros da Broadway, cassinos de Nova Jersey, escolas e vários eventos corporativos também estão sendo suspensos em consequência do furacão.
"Não sejam estúpidos"
Autoridades mandaram pessoas em cidades costeiras e regiões de baixa altitude abandonarem suas casas, dizendo com frequência que colocariam as vidas das equipes de emergência em risco caso ficassem. "Não sejam estúpidos, saiam, e vão para lugares mais altos e seguros", disse o governador de Nova Jersey, Chris Christie, durante uma coletiva de imprensa.
Meteorologistas disseram que o furacão Sandy é uma rara "super tempestade" híbrida, criada por uma corrente de vento do Ártico envolvendo-se em torno de uma tempestade tropical. Fornecedores de energia elétrica desde as Carolinas até Maine relataram na noite de domingo que um total de 14 mil clientes já estavam sem energia.
A segunda maior refinaria de petróleo da Costa Leste, a Bayway, da Phillips 66, em Linder, Nova Jersey, estava fechando e outras três refinarias estavam diminuindo a produção, conforme a tempestade afetava as operações em dois terços das instalações da região. Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira, com o tipo Brent chegando próximo dos US$ 109 o barril. "Com as refinarias diminuindo as operações, nós provavelmente iremos ver o crescimento nas ações de petróleo, que pode levar a uma depressão dos preços no momento", disse o economista do Banco Nacional da Austrália Michael Creed, em Melbourne.
Fonte Terra

Imagens de satélite mostram a evolução do furacão Sandy


O órgão americano Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) divulgou imagens de satélite da movimentação do furacão Sandy desde o dia 24. A sequência de fotos dá uma boa ideia de como o fenômeno se transformou em uma gigantesca tempestade que ameaça mais de 50 milhões de pessoas na costa leste dos Estados Unidos após deixar mais de 60 mortos no Caribe. Na imagem, o furacão é registrado logo após atingir Cuba e Jamaica, no dia 25 de outubro  Foto: NOAA/NASA/Reprodução
O órgão americano Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) divulgou imagens de satélite da movimentação do furacão Sandy desde o dia 24. A sequência de fotos dá uma boa ideia de como o fenômeno se transformou em uma gigantesca tempestade que ameaça mais de 50 milhões de pessoas na costa leste dos Estados Unidos após deixar mais de 60 mortos no Caribe. Na imagem, o furacão é registrado logo após atingir Cuba e Jamaica, no dia 25 de outubro

Foto: NOAA/NASA/Reprodução
Fonte Terra

domingo, 28 de outubro de 2012

Nuvem em formato de 'tsunami' muda o visual de praia em Santos

Dia ensolarado e com névoa na Praia do Gonzaga, em Santos (Foto: Marcela Pierotti/Tv Tribuna)Milhares de moradores e turistas de Santos, no litoral de São Paulo, aproveitaram o forte calor deste domingo (28) para curtir uma praia e colocar o bronzeado em dia. Por volta das 14h30, porém, uma cena inusitada chamou a atenção das pessoas que estavam na praia do Gonzaga. Uma enorme nuvem em baixa altitude se aproximou das areias, dando a impressão de que um tsunami atingiria a cidade. Dezenas de pessoas aproveitaram para sair das sombrinhas para registrar o fenômeno. (Foto: Marcela Pierotti/Tv Tribuna)
Fonte G1

Obama alerta população sobre riscos de furacão Sandy


O presidente Barack Obama alertou neste domingo (28) que o furacão Sandy é “uma grande e séria tempestade” e pediu aos moradores da Costa Leste do país que sigam as orientações das autoridades para se protegerem dos riscos do fenômeno, que deixou pelo menos 66 mortos na passagem pelo Caribe.

Em Washington, o presidente disse que as autoridades tinham assegurado ao governo federal que dispunham de recursos para lidar com o furacão. Obama também enfatizou que é importante ter “respostas rápidas e eficientes” à aproximação do furacão.

“Nós temos que cortar a burocracia e não nos atolarmos em um monte de regras”, disse Obama, que terá que se dividir em seus esforços na campanha, a nove dias da eleição, e o combate aos possíveis impactos do furacão.
Imagens divulgadas pela Nasa neste domingo mostram a intensificação do fenômeno ao se aproximar da costa leste dos EUA.
Obama fala durante visita ao centro de resposta a tempestades do governo federal, em Washington, neste domingo (28)  (Foto: Jacquelyn Martin / AFP)Obama fala durante visita ao centro de resposta a tempestades do governo federal, em Washington, neste domingo (28) (Foto: Jacquelyn Martin / AFP)
O governo Obama estimou que 50 milhões de pessoas serão atingidas pela passagem do furacão. Meteorogistas afirmaram neste domingo que Sandy vai afetar uma larga área da Costa Leste dos EUA, mas ainda é muito cedo para prever onde a tempestade vai atingir o solo.
A expectativa é que Sandy possa se tornar a maior tempestade da história do país, segundo a Direção Nacional Oceanográfica e Atmosférica (NOAA), com chuva forte, inundações e ventos violentos.

Retirada em Nova YorkO prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ordenou a retirada preventiva de 375 mil moradores das regiões costeiras da cidade, por conta da iminente chegada do furacão Sandy, que pode ser a maior tempestade já enfrentada pelos EUA, segundo meteorologistas.
A ordem vale para a chamada "zona A" da cidade, que inclui Coney Island, Red Hook (no Brooklyn), Rockaway Beach e quase toda a costa de Staten Island.
Ele também anunciou que as escolas da cidade devem ficar fechadas nesta segunda.
"É uma tempestade séria e perigosa", disse Bloomberg.

"Se ele virar e se afastar, excelente. Mas, se não, nós estaremos preparados para isso", disse o governador Andrew Cuomo.
Transportes suspensos

Mais cedo, o governo estadual havia anunciado que a cidade de Nova York vai suspender seus serviços de trem, metrô e ônibus na noite deste domingo por conta da expectativa dde Sandy.
A suspensão vai começar às 19h locais (21h do horário brasileiro de verão), e os serviços devem voltar cerca de 12 horas depois do fim da tempestade.
A rede de ônibus da cidade de 8 milhões de habitantes deve começar a ser desligada nas próximas duas horas.
As ferrovias de Long Island e Metro-North devem iniciar o trajeto de seus últimos trens às 19h.
As estações vão fechar após a passagem dos últimos trens.
Os aeroportos de Nova York devem ficar abertos nesto domingo, mas as autoridades já advertiram sobre possíveis atrasos e cancelamentos.Voos
Companhias aéreas também cancelaram centenas de voos na Costa Leste, em particular em Nova York e na capital Washington.
Morador de Nova York corre próximo à Ponte do Brooklyn neste domingo (28), com céu coberto de nuvens (Foto: Reuters)Morador de Nova York corre próximo à Ponte do Brooklyn neste domingo (28), com céu coberto de nuvens (Foto: Reuters)
"Espera-se que o Sandy traga uma tempestade perigosa que inclua inundações na costa dos estados do Atlântico Médio, incluindo Long Island e os portos de Nova York', advertiu o boletim das 12h GMT (10h de Brasília) do Centro Nacional de Furacões (CNH), a partir de sua sede em Miami.
O informe também destaca que os ventos alcançarão uma força de furacão quando tocarem terra.
"Só o tamanho dele, afetando uma área densamente povoada, fará história", disse Jeff Masters, especialista em furacões que escreve um blog no Weather Underground.
O impacto de Sandy já era sentido na costa, com fortes ventos e mar agitado.
Governos de vários estados no caminho de Sandy já preparam planos de emergência, incluindo retirada obrigatória de moradores em áreas vulneráveis da costa.
Moradores já armazenam comida antes da chegada de Sandy, prevista para a noite de segunda ou a madrugada de terça.
Com base no seu trajeto atual, Sandy deve chegar entre Delaware e a região de Nova York e Nova Jersey.
Mas o Centro de Furacões disse que ainda não é possível prever com exatidão em que ponto isso vai ocorrer.
Com ventos máximos de 120 km/h e se deslocando em direção ao nordeste a 17 km/h, o fenômeno deixa em suspense uma das zonas mais povoadas dos Estados Unidos, que em agosto do ano passado sofreu o golpe do furacão Irene, que deixou 47 mortos e cerca de US$ 10 bilhões em danos materiais no leste do país.
Vento levanta espuma do mar em píer de Nags Head, na Carolina do Norte, neste domingo (28) (Foto: AP)Vento levanta espuma do mar em píer de Nags Head, na Carolina do Norte, neste domingo (28) (Foto: AP)
Ainda que seja rebaixado para tempestade tropical, o medo das autoridades é que o Sandy se choque com uma frente fria e com um sistema de alta pressão proveniente do noroeste do país, provocando, assim, uma "tempestade perfeita" batizada de "Frankestorm", devido à proximidade da chegada do furacão com a celebração do Halloween, na terça-feira.

Durante a atual temporada de furacões, que começou no dia 1º de junho e termina em 30 de novembro, 18 tempestades tropicais foram formadas, e dez delas chegaram a se tornar furacões: Chris, Ernesto, Gordon, Isaac, Kirk, Leslie, Michael', Nadine, Rafael' e Sandy.
Caribe
A tempestade Sandy matou pelo menos 66 pessoas e provocou destruição em sua passagem pelo Caribe durante a semana.
Com 51 mortes, o Haiti foi o país mais afetado, alvo de enchentes e deslizamentos.
A Casa Branca informou que o presidente Barack Obama, candidato à reeleição, está monitorando a situação. O oposicionista Mitt Romney cancelou compromissos de campanha na região.Campanha eleitoral
Sandy chega à Costa Leste dos EUA a pouco mais de uma semana das eleições presidenciais de 6 de novembro, afetando a campanha eleitoral.
Fonte G1

Terremoto de 3,9 graus atinge a cidade de Los Angeles


Um terremoto de 3,9 graus na escala Richter, com epicentro no norte de Los Angeles (Califórnia), sacudiu neste domingo a cidade, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
O terremoto se fixou a 8 km de Santa Clarita, a 4 km de profundidade da superfície terrestre, e por isso foi sentido com relativa intensidade em edifícios de Los Angeles, West Hollywood e Santa Clarita Valley, segundo a imprensa local.
O tremor aconteceu às 13h24 de Brasília em uma área que está acostumada a este tipo de terremoto e que está preparada para tremores desta magnitude. Até o momento, as autoridades não informaram de danos ou vítimas devido ao tremor.
A Califórnia se encontra em uma zona de falhas e ao longo da linha de contato entre as placas tectônicas Americana e do Pacífico.
Na tarde de sábado (madrugada de domingo no Brasil), a costa noroeste do Canadá registrou um forte terremoto de 7,7 graus na escala Richter que provocou várias réplicas e motivou um alerta de tsunami no arquipélago do Havaí.
Fonte Terra

Domingo começa com predomínio de sol e sensação de calor na Capital paulista

O domingo, dia do segundo turno das eleições municipais, começou com variação de nuvens e termômetros oscilando em torno dos 20ºC na Grande São Paulo. No momento o sol predomina e favorece a rápida elevação das temperaturas com máximas que podem superar os 33ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e deve atingir valores próximos aos 30% nas horas mais quentes do dia. O calor e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas na forma de pancadas isoladas no final da tarde. Há condições para pontos passageiros de maior intensidade com trovoadas e algumas rajadas de vento, porém no geral o potencial para alagamentos permanece baixo na Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O tempo não muda muito no início da próxima semana e segue com sol, temperaturas elevadas e pancadas isoladas de chuva no final das tardes. 

A segunda-feira (29) deve ser de sol e calor na Capital paulista. A umidade relativa do ar pode atingir valores próximos aos 30% nas horas mais quentes do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 21ºC e máximas que podem superar os 33ºC. Entre o final da tarde e o início da noite a nebulosidade aumenta e ocorrem chuvas na forma de pancada isoladas na Grande São Paulo. 

Na terça-feira (30) persistem as condições de sol e temperaturas elevadas. As temperaturas devem variar entre mínimas de 21ºC e máximas de 33ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e pode atingir níveis próximos aos 30% no período da tarde. No final do dia retornam as condições de pancadas rápidas e isoladas de chuva.
Fonte CGE

Forte terremoto atinge litoral oeste do Canadá


Um terremoto de 7,7 graus de magnitude atingiu o litoral oeste do Canadá. O epicentro do tremor foi localizado a 139 km ao sul da cidade de Masset, na ilha Graham (Colúmbia Britânica), e seu epicentro, a 17,5 km de profundidade. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado às 3h04 no horário local (1h04 de Brasília).
O Centro de Alertas de Tsunami do litoral Oeste do Alasca emitiu um aviso regional para as costas próximas ao centro do tremor, no entanto, o órgão já anunciou que não espera complicações posteriores. Até o momento, não há registro de danos na região. 
AP
Moradores observam nesta madrugada o nível do mar no porto Ala Wai, em Honolulu, capital do Havaí
Havaí
O Centro de Advertências de Tsunami do Pacífico também emitiu um alerta para o Havaí (EUA) após o terremoto. "Um tsunami que poderia causar danos se gerou ao longo das costas de todas as ilhas do estado do Havaí", indicou o Centro em seu site, na qual chegou a recomendar que se realizasse "uma ação urgente" para "proteger as vidas e as propriedades" da região.
Nesta manhã, o reflexo do terremoto chegou ao arquipélago americano com ondas menores do que as previstas. A expectativa era de que as primeiras ondas que atingiriam o local fossem de 2 metros de altura, mas foram menores e não superaram às recebidas em março de 2011 após o terremoto do Japão, disse o porta-voz do Centro.
Os analistas esperam suspender nas próximas horas o alerta de evacuação e mantê-lo em aviso após medir repetidamente ondas abaixo dos 2 metros. O Centro lembra, no entanto, que ondas produzidas por tsunamis podem continuar chegando até sete horas depois da primeira frente.
Após o alerta emitido pelo PTWC, as autoridades tiveram pouco mais de uma hora para preparar a população perante a chegada das primeiras ondas. Os serviços de emergência se desdobraram e as sirenes de alarme começaram a soar no litoral para pedir aos residentes de áreas próximas ao nível do mar que se refugiassem em zonas altas.
Fonte iG

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sol aparece entre nuvens no decorrer do dia

A sexta-feira começou com nebulosidade, formação de neblina e termômetros oscilando em torno dos 17ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas com máximas que podem chegar aos 30ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e deve atingir valores próximos aos 40% nas horas mais quentes do dia. No final da tarde a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima e há condições para chuvas na forma de pancadas isoladas na Capital paulista. Podem ocorrer pontos de maior intensidade com trovoadas e algumas rajadas de vento, mas que tendem a ser passageiros, o que mantém baixo o potencial para alagamentos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O tempo não muda muito no fim de semana que segue com sol, temperaturas elevadas e pancadas isoladas de chuva no final das tardes.

No sábado (27) o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia. As temperaturas devem variar entre mínimas de 18ºC e máximas de 31ºC. No final da tarde retornam as condições de pancadas rápidas e isoladas de chuva.

O domingo (28) segue com sol entre nuvens e temperaturas em elevação na Capital paulista. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas de 31ºC. Entre o final da tarde e o início da noite a nebulosidade aumenta e ocorrem chuvas na forma de pancada isoladas na Grande São Paulo.
Fonte CGE

Terremoto de 5,3 graus causa pânico no sul da Itália

Um terremoto de 5,3 graus de magnitude atingiu a Itália na madrugada desta sexta-feira. O tremor foi registrado na região da Calábria, no sul, onde um homem de 84 anos morreu após ter um enfarte.
O tremor aconteceu às 21h05 (horário de Brasília), a seis quilômetros da cidade de Mormanno, na província de Cosenza, e a 3,8 quilômetros de profundidade. Depois do sismo houve cenas de pânico entre os habitantes da região, e muitos deles passaram a noite fora de suas casas por temer uma réplica.
Cerca de 50 pessoas foram atendidas em hospitais durante a noite, mas nenhuma delas teve ferimentos graves, informou a imprensa local. Em Mormanno, as autoridades decidiram esvaziar um hospital após comprovar que a estrutura sofrera grandes danos, pelo que os pacientes foram acomodados em outros centros médicos da região.
O mesmo aconteceu com um asilo na cidade de Laino Borgo. Segundo as primeiras informações, muitos edifícios sofreram danos, sobretudo na província de Cosenza (Calábria), especialmente nos centros históricos.
Trata-se do terremoto de maior magnitude registrado no último ano na região, que vive há 24 meses uma grande atividade sísmica e foi atingida por mais de 2,2 mil tremores neste período.
Fonte iG

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Após causar estragos em Cuba, furacão Sandy ameaça os EUA


O furacão Sandy se tornou nesta quinta-feira (25) uma grande ameaça para a Costa Leste dos Estados Unidos, depois de causar estragos na segunda maior cidade de Cuba e se dirigir para as Bahamas, segundo meteorologistas norte-americanos.
O sistema ganhou força rapidamente depois de atravessar a Jamaica, passando sobre as águas quentes do Caribe e em seguida atingindo o sudeste de Cuba com ventos de 169 quilômetros por hora, que provocaram um apagão e derrubaram árvores na importante cidade de Santiago de Cuba nesta quinta-feira.
Relatos vindos da cidade, que tem 500 mil habitantes e fica 750 quilômetros a sudeste de Havana, dão conta de danos significativos, com muitas casas danificadas ou destruídas. Uma rádio cubana disse que pelo menos uma pessoa morreu. Jamaica e Haiti também haviam registrado uma morte cada.
Nas Bahamas, Sandy provocou o fechamento de escolas, escritórios públicos e aeroportos.
"Estamos pedindo aos estabelecimentos, inclusive aos bancos, que permaneçam fechados nesta quinta e na sexta-feira", disse o premier das Bahamas Perry Christie, em declarações concedidas ao jornal local "Guardian Nassau".
Meteorologistas do governo norte-americano alertaram que grande parte da Costa Leste dos Estados Unidos deve ser varrida pelo Sandy, com inundações, temporais e ventos fortes a partir da quinta-feira à noite. No começo da semana que vem, ele deve atingir a mesma área da Nova Inglaterra que sofreu graves estragos por causa do furacão Irene no ano passado.
Ondam erguem-se sobre a orla no Malecón, em Havana, Cuba, nesta quinta-feira (25) (Foto: AFP)Ondam erguem-se sobre a orla no Malecón, em Havana, Cuba, nesta quinta-feira (25) (Foto: AFP)
A previsão é de transtornos numa área da costa que vai das Carolinas até o Maine, com Nova York e Boston também ameaçadas. "É provável que impactos significativos sejam sentidos em partes da Costa Leste durante o fim de semana e até o começo da semana que vem", disse o Centro Nacional de Furacões.
"Vai ser um fato de alto impacto", disse o meteorologista do Centro de Previsões Hidrometeorológicas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, Bob Oravec, em College Park, Maryland.
"Tem potencial para ser uma tempestade muito significativa em termos de inundação costeira, dependendo de exatamente onde ela chegue. Apagões são definitivamente uma grande ameaça", afirmou.
O especialista em furacões e blogueiro do instituto meteorológico Weather Underground, Jeff Masters, disse que a chegada da tempestade na segunda-feira, bem no meio da costa atlântica dos Estados Unidos, iria desencadear "um desastre de US$ 1 bilhão".
"Nesse cenário, Sandy poderia trazer ventos regulares com a força próxima à de um furacão para um amplo trecho de uma costa fortemente habitada", afirmou.
Outra hipótese prevista nos modelos climáticos por computador, segundo Masters, é que o Sandy cause "as mais intensas chuvas de outubro já registradas no nordeste do país, em Nova Scotia e New Brunswick".
Ao contrário do Irene, que causou bilhões de dólares em prejuízos no nordeste em agosto do ano passado, o Sandy deve chegar à costa norte-americana já com força inferior à de um furacão. Mas ele deve se deslocar mais lentamente do que o Irene, o que aumenta o potencial para causar danos, segundo meteorologistas.
Em Cuba, as comunicações ficaram prejudicadas depois da passagem do olho do perigoso furacão da categoria 2, logo a oeste de Santiago, causando ondas de até 9 metros, provocando apagões e inundações num amplo trecho de litoral, segundo o serviço meteorológico cubano.
A tempestade também causou inundações generalizadas no sudoeste do Haiti, com relatos de perigosos deslizamentos em algumas áreas.
Às 16h (hora de Brasília), o centro do furacão já estava 40 quilômetros a leste da ilha Great Exuma, nas Bahamas, com ventos máximos sustentados de até 169 quilômetros por hora.
Sandy ainda estava na categoria 2 na escala Saffir-Simpson, mas deve perder força nas próximas 48 horas ao cruzar o arquipélago das Bahamas.
A partir desta noite e por toda a sexta-feira, há previsão de ventos fortes, chuvas e mar agitado em parte da costa atlântica da Flórida.
Moradores observam estragos provocador pela tempestade Sandy nesta quinta-feira (25) em Santiago de Cuba (Foto: Miguel Rubiera/AIN/Reuters)Moradores observam estragos provocador pela tempestade Sandy nesta quinta-feira (25) em Santiago de Cuba (Foto: Miguel Rubiera/AIN/Reuters)
Homem recolhe pedaços de sua casa destruída em Santiago de Cuba (Foto: Ain-Miguel Rubiera Justiz/AFP)Homem recolhe pedaços de sua casa destruída em Santiago de Cuba (Foto: Miguel Rubiera Justiz/AFP)

Fonte G1

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Meteorologistas preveem 'chuva de sangue' no Reino Unido


Se os meteorologistas estiverem certos, os britânicos do sudeste podem ser testemunhas de um fenômeno raro e inusitado nesta semana: a chamada chuva vermelha, também conhecida como chuva de sangue.

O fenômeno ocorre quando a poeira de regiões desérticas se mistura com a umidade das nuvens, resultando em uma chuva de coloração avermelhada que deixa uma fina camada de pó sobre ruas, casas, árvores e outras superfícies.

Segundo especialistas, a poeira vermelha é proveniente de fortes tempestades de areia no deserto do Saara que, apesar de ocorrerem a 2 mil quilômetros de distância, levantam partículas minúsculas levadas pelo vento para outras regiões.

Philip Eden, especialista em clima, explica que a poeira - e, consequentemente, a chuva - também pode ser amarronzada ou cor de areia.

As nuvens que causariam a chuva vermelha chegaram à Grã-Bretanha com uma massa de ar quente vinda da África - que deve fazer as temperaturas no país atingirem 20 graus Celsius nos próximos dias, algo incomum para o meio de outono.

Diferentes cores

"Os montes de areia têm cores diferentes no Saara, o que significa que a cor da chuva e do revestimento que ela deixa também podem variar", diz Eden.

A chuva colorida é rara no Reino Unido sendo mais comum em países do sul da Europa, como Espanha, Itália, Portugal e sul da França, que estão mais próximos do Saara.

Ela também já foi registrada em países escandinavos.

Um incidente bem documentado desse fenômeno aconteceu em 2001, no sul do Estado indiano de Kerala, quando uma chuva de uma forte cor vermelha coloriu a região por semanas.
Naquela ocasião, o tom avermelhado foi tão intenso que até a roupa dos moradores ficou manchada.

Além disso, há relatos de "chuvas de sangue" em textos históricos. O fenômeno é mencionado na Ilíada, de Homero, escrita no século 8 a.C., e em textos do século 12 do escritor Geoffrey de Monmouth, que popularizou a lenda do Rei Arthur.

Antigamente, muitos acreditavam que a chuva era realmente de sangue e o fenômeno era considerado um mau presságio.

Segundo meteorologistas britânicos este ano o clima no país foi marcado por temperaturas e fenômenos meteorológicos atípicos, com um longo período de seca na primavera seguido de uma temporada de chuvas torrenciais.
Fonte UOL

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Noite com tempo instável e chuvas fracas em toda a Capital paulista

A noite de terça-feira (23) segue instável com céu encoberto e chuvas de fraca a moderada intensidade na Grande São Paulo. Áreas de instabilidade associadas a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista causa chuva de fraca intensidade nas regiões Norte e Sul da cidade de São Paulo. Nos municípios vizinhos chove moderado em Guarulhos e nas cidades de Mogi das Cruzes, Guararema e Santa Isabel. As condições de chuva fraca continuam durante as próximas horas.

Nas estações automáticas meteorológicas do CGE, a temperatura média na cidade de São Paulo é de 20ºC e a umidade relativa do ar está acima de 85%.
Os principais aeroportos da Capital paulista Congonhas e Campo de Marte observam variação de nuvens no céu com chuva de fraca intensidade.

A quarta-feira (24) começa com muita nebulosidade, chuvas fracas e chuviscos. No decorrer do dia as condições de chuva diminuem, e o sol pode até aparecer entre muitas nuvens, principalmente no período da tarde. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas de 24ºC.  

Na quinta-feira (25) o sol retorna entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 17ºC, enquanto as máximas podem chegar aos 26ºC.
Fonte CGE

Ciclone gera ventos superiores a 110 km/h no Rio Grande do Sul; ventania arrasta navio contra cais


  • Vento jogou um navio graneleiro contra o cais onde estava aportado, em São José do Norte (RS)
    Vento jogou um navio graneleiro contra o cais onde estava aportado, em São José do Norte (RS)
Ventos fortes originados por um ciclone extratropical atingiram nesta terça-feira o Rio Grande do Sul. As rajadas chegaram a ultrapassar os 110 km/h. Em Rio Grande, no sul do Estado, onde está situado um dos maiores portos do país, a Marinha suspendeu as operações. Na cidade vizinha de São José do Norte, por volta das 11h, um navio foi arrastado contra o cais, que ficou danificado. O acesso ao local foi isolado.

A ventania começou durante a manhã e teve origem no Uruguai, onde as rajadas chegaram a 109 km/h, em Punta del Este. No Rio Grande do Sul, além do sul do Estado, pontos das regiões central e metropolitana também tiveram ocorrência de fortes rajadas.
Em Porto Alegre, o vento alcançou 72 km/h. Os principais transtornos foram quedas de galhos e semáforos desligados.
Ao longo do dia, milhares de pessoas tiveram o abastecimento de energia elétrica interrompido. De acordo com a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), 62,8 mil consumidores ficaram sem luz, especialmente na regiões metropolitana e sul do Estado.

Já dentro da área de cobertura da AES Sul, 26 mil pontos ficaram sem energia. As cidades mais atingidas foram Canoas, na grande Porto Alegre, e Santa Maria, no centro gaúcho.

Até as 19h, a Defesa Civil do Estado não havia recebido nenhum comunicado de danos devido à ventania. Conforme a empresa de meteorologia MetSul, o ciclone já está se deslocando para alto mar.
Fonte UOL

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Frente fria se aproxima e deve chover na maior parte do Sudeste

Uma frente fria se aproxima de São Paulo e venta forte. No Estado e nas outras áreas do Sudeste, o dia será de sol, aumento de nuvens e chuva à tarde e à noite, segundo a Climatempo. A baixa pressão atmosférica, junto com o ar úmido e quente, gera nuvens carregadas entre o Paraguai, o norte da Argentina, o Sul do Brasil e sul de Mato Grosso do Sul, onde há risco de temporais. Estas áreas de instabilidade se intensificam na segunda-feira e formam uma frente fria com um ciclone extratropical. O alerta para temporais no Sul permanece. O ar quente úmido forma nuvens de chuva em áreas isoladas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O ar está muito seco no Nordeste e a região tem poucas nuvens. Confira a previsão por região:


Sudeste
Nesta segunda-feira, o sol predomina no norte e nordeste de Minas Gerais, no Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. Uma frente fria se aproxima de São Paulo e venta forte. Em São Paulo e nas outras áreas do Sudeste, dia com sol, aumento de nuvens e chuva à tarde e à noite.
Sul
As áreas de instabilidade se organizam como uma frente fria, com um ciclone extratropical forte no Uruguai. Alerta para temporais no Sul. No vale do Itajaí, centro-norte e leste do Paraná, chove principalmente à tarde e à noite.
Centro-Oeste
Áreas de instabilidade de uma frente fria provocam temporais no sul de Mato Grosso do Sul - as outras áreas do Estado têm pancadas de chuva fortes, mas com períodos de sol. Em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, o sol aparece o dia todo e chove a partir da tarde.
Nordeste
O ar seco e quente ainda predomina sobre o Nordeste. O sol aparece em todos os estados e a maior parte da Região continua sem chuva. No oeste do Maranhão, o calor e a umidade alta favorecem a formação de nuvens e chove de forma isolada à tarde.

Norte
Nesta segunda-feira, quase todo o Norte do Brasil tem outro dia com sol, calorão, aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. No Amapá, o tempo seca e não chove.
Fonte Terra

sábado, 20 de outubro de 2012

Rastro do cometa Halley cria chuva de meteoros na madrugada

Imagem em cores falsas mostra meteoro sobre Tullahoma, nos Estados Unidos. Foto: Nasa/Divulgação
Imagem em cores falsas mostra meteoro sobre Tullahoma, nos Estados Unidos
Foto: Nasa/Divulgação
Como ocorre nessa época do ano, a Terra passa pelo rastro de um cometa. Os detritos, ao entraram na atmosfera do planeta, causam um espetáculo à parte - a chuva de meteoros oriónidas, que tem seu momento de maior intensidade na madrugada de domingo.
"O pico ocorrerá de sábado para domingo (...) uma coisa interessante é que o cometa cujo rastro causa esse fenômeno é o Halley", afirma o O astrônomo Bruno Mendonça, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. O astrônomo diz, contudo, que a chuva deste ano não deve saltar aos olhos - a Nasa afirma que, normalmente, a oriónidas tem cerca de 20 meteoros por hora.
Mendonça explica que esses fenômenos ocorrem todos os anos e, de tempos em tempos (geralmente, de décadas em décadas) passam por uma chuva de maior intensidade, com frequência de vários meteoros por minuto. Mas não é o caso desta oriónidas.
Quem quiser ver o espetáculo, deverá olhar para a constelação de Órion (as famosas "Três Marias" - as estrelas Mintaka, Alnilan e Alnitaka - ficam no centro da constelação) na madrugada. É possível ver a chuva em grandes e iluminadas cidades, mas em locais com pouca iluminação fica mais fácil ver as estrelas cadentes menos intensas.
Fonte Terra

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Fim de tarde com céu nublado e sensação de frio na Capital paulista

A tarde desta quinta-feira (19) segue com tempo fechado e temperaturas mais baixas na Grande São Paulo. De acordo com os dados das estações meteorológicas automáticas do CGE, a máxima chegou a 25,5ºC nos bairros da Lapa, na Zona Oeste e de Santana, na Zona Norte. Durante todo o dia, a umidade do ar oscilou acima dos 55%.

Neste momento, os termômetros dos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul e Campo de Marte, na Zona Norte registram 18ºC e 19ºC, respectivamente. Entretanto, a sensação de frio é maior por conta dos ventos que sopram do mar. Os índices de umidade encontram-se acima dos 70%.

Nas próximas horas, o céu permanece encoberto e há condições para garoa e chuva leve de forma isolada durante a noite. A sensação de frio persiste.

Tendência para os próximos dias:

No sábado (20), o sol volta a aparecer com mais força e as temperaturas ficam mais elevadas. Por conta do calor e da entrada da brisa marítima, as nuvens aumentam à tarde e há condições para chuvas em forma de pancadas rápidas e isoladas. Os termômetros oscilam entre 17ºC e 30ºC.

No domingo (21), o sol aparece entre muitas nuvens e o ar fica abafado. O calor e a alta umidade do ar formam áreas de instabilidade que provocam chuvas acompanhadas de trovoadas entre a tarde e a noite. Há potencial para formação de alagamentos transitáveis. Mínima de 18ºC e máxima de 30ºC.
Fonte CGE