A capital paulista registrou nesta terça-feira (18) mais um recorde de temperatura máxima no inverno. Após os índices de domingo (16) e segunda-feira (17) terem sido os maiores da estação em 2012, o Instituto Nacional de Meteorologia (inmet) registrou, por voltas das 15h, na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, 34,1ºC.
A mesma estação já havia registrado 33,9°C nesta segunda-feira e 33,5°C na tarde de domingo. A maior temperatura já registrada em um inverno em São Paulo foi de 35,2ºC, em 20 de setembro de 1961. Além disso, os 34,1°C de hoje foi a segunda maior marca deste ano de 2012, perdendo apenas para os 34,3ºC de 1º de março. A máxima do dia ainda pode aumentar em novas medições.
Além do calor, os índices de umidade relativa do ar voltaram a entrar em declínio, condição que levou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) a decretar estado de atenção ainda no final da manhã. Os menores índices da cidade chegam a 25%.
Essas temperaturas elevadas estão relacionadas à formação de um ciclone extratropical no sul do País, o qual promoverá um rápido avanço de uma frente fria pelo Estado entre quarta e quinta-feira, quando a temperatura deve começar a cair e podem ocorrer chuvas significativas. Até lá, os dias devem ser de altas temperaturas.
Maiores temperaturas no País
Apesar de alta, a temperatura registrada nesta terça-feira na capital paulista não aparece na lista das mais altas do Estado. Segundo o Inmet, até as 15h, as maiores temperaturas do Estado foram em Votuporanga, com 36,7°C; em José Bonifácio, com 36,6°C; em Barretos, com 36,6°C; em Presidente Prudente, com 36,3°C; e Pradópolis, com 36,3 °C.
No Brasil, as cinco maiores temperaturas registradas pelo Inmet nesta tarde foram nas cidades sul-mato-grossenses de Porto Murtinho (39°C); Três Lagoas (38,9°C); Água Clara (38°C), Paranaíba (38°C); e Aquidauana (38°C).
Fonte iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário