z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

domingo, 18 de setembro de 2011

Terremoto atinge Índia e Nepal e deixa ao menos 18 mortes



Militares observam carro destruído ser guinchado após ser atingido por pedaços do muro da embaixada britânica em Katmandu

Militares observam carro destruído ser guinchado após ser atingido por pedaços do muro da embaixada britânica em Katmandu. Foto: Reuters



























Foto: Reuters
Um forte terremoto de magnitude 6,8 afetou neste domingo o Estado de Sikkim, no nordeste da Índia, informou o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). O epicentro do tremor, que aconteceu às 18h10 locais (9h40 de Brasília), foi localizado 60 km ao noroeste da capital do Estado, Gangtok, junto à fronteira com o Nepal.
De acordo informações da emissora NDTV, o terremoto causou ao menos 18 mortes: sete em no Estado indiano de Sikkim, duas mortes no Estado indiano de Bihar e quatro no Estado indiano de West Bengal, além de cinco no Nepal. Segundo a rede britânica BBC, três pessoas morreram na embaixada do Reino Unido da capital nepalesa, Katmandu.
As autoridades acreditam que os números possam aumentar nas próximas horas, à medida que os trabalhos de resgate às vítimas na região são realizados. O terremoto, que foi seguido por réplicas de 6,1 e 5,3 graus, provocou diversos deslizamentos, danificou muitos edifícios da região e foi sentido em Bangladesh e na capital indiana, Nova Délhi. Em Gangtok, as linhas de telefones fixos de Gangtok caíram e as redes de telefonia móvel ficaram rapidamente saturadas.
Segundo informações do Guardian, o premiê indiano, Manmohan Singh, ofereceu tropas e convocou a Autoridade Nacional de Antendimento de Disastres para uma reunião emergencial. A Força Aérea Indiana enviou cinco aviões para auxiliar nos resgates à região. Sikkim, encravado nas montanhas do Himalaia, é o Estado menos populoso da Índia.
"É muito cedo para calcular os prejuízos. Estamos tentando manter contato com o governo do Estado de Sikkim para saber se eles precisam da nossa ajuda", afirmou à Reuters a secretária da Autoridade de Gestão de Desastre Nacional Sujata Saunail, Sujata Saunail.
Fonte Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário