A Primavera começou às 6h04 desta sexta-feira (23) e promete dias mais quentes e mais úmidos em todo o país, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).
A estação marca a transição entre o inverno, mais seco, e o Verão, com muitas chuvas, principalmente no interior do país. “Os acumulados nesse período aumentam gradativamente, e as chuvas são mais frequentes e podem ser intensas, já que os dias são mais quentes e as noites não tão frias”, afirma a Priscila Farias, meteorologista do centro.
Quanto mais próximo ao Verão, mais intensas devem ser as pancadas de chuva. No início da estação, ainda há tempo seco e, na região Sul, ainda há passagem de sistemas que podem diminuir a temperatura. Pode haver ainda ocorrências como queda de granizo, principalmente no Sul e Sudeste.
A umidade relativa do ar, que deixou diversos estados em atenção neste inverno, começa aumentar entre outubro e dezembro. Um provável retorno do fenômeno La Niña pode reduzir as chuvas no Sul do Brasil e favorecer no Norte, onde a seca do Rio Negro foi uma das mais severas já registradas.
Nesta sexta-feira (23), estão previstas chuvas fortes localizadas sobre áreas da faixa centro-oeste de Santa Catarina, grande parte do Paraná, sul e centro-oeste de São Paulo e em grande parte de Mato Grosso do Sul.
As chuvas deverão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e ocasional queda de granizo. Poderão ocorrer ainda temporais localizados no oeste do Paraná e sul e oeste do Mato Grosso do Sul.
As temperaturas caem significativamente nos estados do Sul e no centro-sul de Mato Grosso do Sul. A maior parte do centro-sul do país terá dia encoberto e frio. No Rio Grande do Sul, há possibilidade de chuva fraca e isolada em algumas áreas.
No Acre, norte de Rondônia, Roraima e centro-oeste e norte do Amazonas, o dia será nublado e ocorrerão pancadas chuvas.
Há também pequena possibilidade de chuva entre o litoral norte da Bahia e o Rio Grande do Norte. O dia ficará com variação de nebulosidade no leste da região Nordeste, sul de Goiás e Triângulo Mineiro.
Nas demais áreas do país, sol e poucas nuvens. No centro do país, os valores de umidade relativa ainda continuam baixos.
Fonte g1
Nenhum comentário:
Postar um comentário