Foto: OAR/ERL/NSSL
Furacão de categoria 3 em Oklahoma
Pouca gente sabe, mas furacões e tufões são na verdade o mesmo fenômeno. Chama-se furacão quando acontece próximo ao Atlântico (Américas) e tufão no Pacífico (Ásia). Eles se formam sobre a água do oceano que foi rapidamente aquecida. O choque de ar quente e ar frio em alta velocidade gera o característico formato de funil. Já os ciclones são qualquer tempestade circular que tenha certa força, incluindo furacões e tufões.
Tornado também é uma tempestade de vento circular. Também é chamado de twister e protagonizou um famoso filme americano da década de 90. Ao contrário do furacão, que se forma no oceano e pode durar semanas devastando quilômetros, ele só ocorre em terra e é rápido. O tornado está sempre conectado numa ponta, ao solo e na outra, a uma nuvem.
Todos eles têm formato semelhante, circular e rotatório. Causam danos onde quer que passem.
Ciclones são muito mais perigosos que tornados. O ciclone de Bhola, que aconteceu em 1970, em Bangladesh, matou cerca de 500 mil pessoas. Já o tornado mais mortífero, também em Bangladesh, em 1989, vitimou cerca de mil e trezentas.
No Brasil, furacões são extremamente raros: só há registro de um. O furacão Catarina correu pela região sul e sudeste em 2004, atingindo a categoria 1 na escala Saffir-Simpson (entre 119 e 153 km/h).
Foto: NASA
O ciclone Catarina, em 26 de março
Já tornados são bem mais frequentes. De fato, a região do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul é a segunda maior rota de tornados do mundo, perdendo apenas para a região da Flórida, nos EUA. No entanto, os tornados brasileiros costumam ser muito fracos. Estima-se que algo em torno de 40 tornados atinjam o sul do Brasil todos os anos. Como causam poucos estragos ou atingem região inabitadas, não são documentados.
A maior rota de furacões fica nos Estados Unidos: A temporada acontece, geralmente, entre julho e novembro. Em 2005, o famoso furacão Katrina atingiu a categoria 5 e causou quase dois mil mortos. Este ano, há uma atípica quatindade de tornados destruindo, principalmente, o Estado do Alabama - até agora, mais de 300 foram registrados, sendo 131 num único dia. Talvez esta temporada atípica esteja relacionada ao aquecimento, que torna tempestades mais frequentes e intensas - a NASA ainda está estudando a questão.
Foto: Dr. Joseph Golden-NOAA
Tromba de água: um simples tornado que ocorre sobre as águas
Fonte IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário