A sequência de tornados e temporais devastores que atingiram o sul e sudeste dos Estados Unidos há mais de sete dias ainda provoca transtornos. Nesta sexta-feira, moradores seguiam empenhados para remover entulhos e desbloquear estradas alagadas. Entre os estados mais castigados está Vermont, onde a água oriunda do Lago Champlain, que transbordou, ainda alcança casas e estruturas de propriedade rurais.
As tempestades tiraram a vida de mais de 340 pessoas na onda de temporais, classificada como a segunda mais mortal da história do país em um panorama que lembrou o deixado pelo furacão Katrina em 2005. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia 288 tornados atingiram o sul e o leste do país na semana passada e deixaram um rastro de inundações, edifícios destruídos e centenas de desaparecidos, procurados sem descanso por familiares e equipes de emergência.
Antes da morte de Osama bin Laden, a agenda do presidente americano, Barack Obama, estava totalmente destinada ao trabalhava para inspecionar e projetar soluções diante dos estragos. A Casa Branca garantiu um "esforço de resposta robusta", especialmente no Alabama, que concetrou mais de 250 mortes, onde Obama pediu às autoridades que sejam "agressivas e abrangentes" em seus esforços.
Fonte Terra/ Foto AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário