terça-feira, 31 de maio de 2011
Quarta-feira de tempo ensolarado durante a tarde na Grande SP
A quarta-feira começa com tempo nublado, frio e neblina em vários pontos da Grande SP, ao longo do dia o sol aparece e favorece a elevação das temperaturas, com isso a tarde será um pouco mais agradável. A temperatura máxima será de 22ºC e a mínima de 12ºC.
Foto mostra onde termina a atmosfera terrestre e começa o espaço
A Nasa (agência espacial americana) divulgou nesta terça-feira a foto tirada por astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) que deixa claro onde termina a atmosfera do planeta Terra e começa o espaço.
A imagem foi tirada quando o ônibus espacial Endeavour ainda se encontrava acoplado à ISS. A nave atualmente faz o caminho de retorno à Terra.
O pouso será nesta quarta-feira (1º de junho), no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), e está previsto para a 1h35 (horário de Brasília).
Fonte: UOL
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Ressaca no mar do Rio deve continuar até amanhã
A ressaca que atinge a orla do Rio de Janeiro deve durar até a manhã de terça-feira. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, com o mar revoltado, as ondas podem atingir até quatro metros de altura.
Segundo o instituto Climatempo, o fenômeno é causado por um ciclone extratropical que passou pelo oceano combinado a uma frente fria presente no litoral da Região Sudeste. Esta associação provoca vento intenso em alto-mar, formando altas ondas e deixando o mar agitado.
Foto: AgênciaO Globo
Fonte IG
domingo, 29 de maio de 2011
Semana começa gelada na Grande SP
A segunda feira começa gelada e formação de nevoeiro em alguns pontos da Grande SP, ao longo do dia o sol predomina, as temperaturas se mantém baixa e não chove. A temperatura máxima será de 20ºC e a mínima de 09ºC. Na terça-feira o tempo não muda muito, será de tempo frio e predominio do sol durante o dia. A temperatura máxima será de 20ºC e a mínima de 10ºC.
Espaço: Prêmio levam Amadores a criarem Imagens Incríveis
O prêmio promovido Pelo The World at Night (www.twanight.org) e dos um que incentivam os Amadores astrônomos. O 1 º lugar da categoria beleza do céu noturno 2011 do International Earth and Sky Concurso de Fotografia sobre Dark Skies : a foto "Starry Night da Islândia" mostra o Arco da aurora boreal Sobre um lago glacial na Islandia.
Foto: The World at Night / Stephane Vetter / Divulgação |
Foto: The World at Night / Stephane Vetter / Divulgação |
FONTE TERRA
Ciclone extratropical provoca ondas de 3 m e ressaca em SC
O ciclone extratropical que atua no oceano trouxe ondas de 3 m e ressaca para grande parte do litoral de Santa Catarina neste domingo. Desde o final da noite de sábado, o mar ficou bastante agitado e preocupou moradores de regiões litorâneas. A Defesa Civil monitora a costa desde a última sexta-feira, quando meteorologistas emitiram o alerta de ressaca.
Na praia da Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis, um deck de madeira construído há cerca de um mês chegou a ficar parcialmente submerso na madrugada. Pela manhã, várias pedras lançadas pela força da água ainda estavam sobre a estrutura.
As ondas chegaram a ultrapassar o muro de pedras construído para conter o avanço do mar. Apesar disso, a Defesa Civil não contabilizou prejuízos em residências. Para evitar maiores estragos, os pescadores removeram os barcos para áreas mais seguras.
Nas praias do Campeche e Morro das Pedras, as ondas altas chamaram a atenção e atraíram muitos curiosos. Nem mesmo surfistas encararam a água. "O mar está alto e a formação (das ondas) não está boa. Hoje é perigoso", disse Rodrigo Canãa, 31 anos.
De acordo com as informações da Defesa Civil, o mar deve continuar muito agitado neste domingo e segunda-feira, com riscos de ressaca e estragos na região. Em 2010, Florianópolis decretou situação de emergência depois que uma ressaca destruiu casas e tomou boa parte da orla nas praias da Armação e Barra da Lagoa.
Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para TerraFONTE TERRA
Imagens da erupção do vulcão Grimsvotn - Tempestade Suja
Raio ilumina a fumaça lançada pelo vulcão Grimsvotn, no sudeste da Islândia.
Foto: Getty Images | Islândia
Fonte Terra
A fumaça negra lançada pelo vulcão Grimsvotn cobre o céu.
Foto: Getty Images | IslândiaFonte Terra
sábado, 28 de maio de 2011
Previsão do tempo para este final de semana na Grande SP
O sábado começa frio, nublado e chuviscos em alguns pontos da Grande SP, ao longo do dia o sol aparece poucas vezes e chove a qualquer hora do dia. Por causa de uma massa de origem polar o a temperatura será de 19ºC. No domingo o o tempo segue com muitas nuvens, e frio, porém, o sol aparece um pouco mais durante o dia. A temperatura será de 20ºC.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
“Sexta de cinzas” pode atrapalhar viagem de torcedores a Londres para a final da Liga dos Campeões
De acordo com previsões da agência britânica de meteorologia, as cinzas provocadas pela erupção do vulcão islandês Grimsvotn cobrirão todo o território do Reino Unido nesta sexta-feira, a uma altura estimada de 10 mil quilômetros. Embora as companhias aéreas aleguem que o cenário negativo foi superestimado pela agência e que decolagens e pousos podem ser feitos com segurança nessas condições, ainda persiste em Londres o temor de que o eventual cancelamento de vôos prejudique a viagem de torcedores – espanhóis, principalmente – que viriam assistir à final da Liga dos Campeões, neste sábado.
Fonte Ig
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Sexta-feira com tempo frio na Grande SP
A sexta-feira começa com tempo nublado e frio em alguns pontos da Grande SP, ao longo do dia o sol aparece poucas vezes e chove moderado a fraco a qualquer hora do dia o tempo também segue com tempo instável. A temperatura será de 20ºC.
Qual a região do mundo com maior incidência de tornados?
Foto: AP
Não é o acaso que tem provocado essa temporada incessante de tornados nos Estados Unidos, e muito menos é resultado de uma onda de má sorte dos americanos.
O meteorologista Fernando de Almeida Tavares afirma que a região central do país é o local com maior incidência do fenômeno. O motivo? Essa localidade possui os principais ingredientes para a formação de um tornado. “Acontece bastante devido ao encontro de massas de ar frio, vindas do norte dos Estados Unidos, com massas quentes e úmidas do golfo do México. Além disso, a dinâmica da atmosfera é favorável, pois ali ocorre um aumento da velocidade do vento, o que forma as condições ideais para formação de tempestades”, explica o estudioso.
O meteorologista Fernando de Almeida Tavares afirma que a região central do país é o local com maior incidência do fenômeno. O motivo? Essa localidade possui os principais ingredientes para a formação de um tornado. “Acontece bastante devido ao encontro de massas de ar frio, vindas do norte dos Estados Unidos, com massas quentes e úmidas do golfo do México. Além disso, a dinâmica da atmosfera é favorável, pois ali ocorre um aumento da velocidade do vento, o que forma as condições ideais para formação de tempestades”, explica o estudioso.
Fonte TERRA
Qual o furacão que fez mais vítimas?
Foto: Nasa
Foi o furacão Mitch, em outubro de 1998. O fenômeno começou com ventos tropicais na África, depois se moveu pelo Atlântico, nas Ilhas do Caribe, depois Jamaica, e então atingiu 290 km/h e devastou áreas como Honduras, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Península de Yucatán e sul da Flórida. O furacão considerado de categoria 5 na Escala de Furacões Saffir – Simpson, deixou um total de 18 mil mortes e um prejuízo em torno de US$ 7 bilhões.
Fonte Terra
Pode ocorrer um tornado ou um furacão no Brasil?
Foto: Nasa
Não só pode como já ocorreu. Fernando Tavares afirma que em março de 2004 o primeiro ciclone tropical registrado no Atlântico Sul, o Catarina, atingiu o sul do Brasil com ventos de 176 km/h. As regiões atingidas foram o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. No total, pelo menos três pessoas morreram, 75 se feriram e 2 mil ficaram desabrigadas.
Já os tornados são mais comuns, conforme diz o pesquisador. Segundo ele, o fenômeno ocorre praticamente todo ano no Estado de São Paulo. Porém, não ouvimos notícias sobre isso pelo fato de não provocarem danos e destruição. “Os tornados atingem com maior frequência as áreas rurais, que têm bastante espaço e acaba não fazendo vítimas”, diz.
Já os tornados são mais comuns, conforme diz o pesquisador. Segundo ele, o fenômeno ocorre praticamente todo ano no Estado de São Paulo. Porém, não ouvimos notícias sobre isso pelo fato de não provocarem danos e destruição. “Os tornados atingem com maior frequência as áreas rurais, que têm bastante espaço e acaba não fazendo vítimas”, diz.
Fonte Terra
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Vulcão islandês Grimsvotn deixa de expulsar cinzas à atmosfera
O vulcão islandês Grimsvotn, em erupção desde o sábado, deixou de expulsar cinzas à atmosfera, informou nesta quarta-feira o Escritório Meteorológico da Islândia.
Desde a madrugada, o Grimsvotn não registrou nenhuma atividade vulcânica importante, só lançou à superfície vapor de água com enxofre, flúor e cloro. Para os analistas islandeses ainda é cedo, no entanto, para garantir que a erupção parou totalmente.
A atividade do Grimsvotn já recuou consideravelmente na terça-feira e a altura da coluna de cinza procedente da cratera desceu aos 3 mil m, frente aos 20 mil metros que alcançou nas horas posteriores à erupção.
O Grimsvotn, o vulcão mais ativo da Islândia, entrou pela última vez em erupção em 2004. Naquela ocasião, a atividade se prolongou por poucos dias, afetando o tráfego aéreo islandês por um curto período de tempo.
Os geólogos já haviam anunciado que o Grimsvotn, que costuma entrar em atividade a cada meia década, voltaria a sofrer uma erupção ao longo deste ano.
A erupção de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajökull, paralisou o tráfego aéreo europeu por várias semanas no ano passado com a expansão da nuvem de cinza por todo o continente.
No caso do Grimsvotn só ocorreram restrições parciais no Reino Unido, Alemanha e Escandinávia, além da própria Islândia.
Aeroportos alemães reabrirão ainda nesta quarta, diz ministro
Os terminais aéreos do norte da Alemanha fechados nesta quarta-feira devido à nuvem de cinzas liberada por um vulcão islandês serão reabertos ainda na tarde de hoje, afirmou o ministro alemão dos transportes, Peter Ramsauer.
"A nuvem está se movendo para o nordeste, e os aeroportos voltarão a operar mais cedo do que o esperado", indicou o ministro à imprensa.
A autoridade de segurança aérea informaram que o aeroporto de Bremen (norte) foi reaberto às 11h (6h de Brasília), enquanto o terminal de Hamburgo (norte) deve voltar a funcionar ao meio-dia (7h de Brasília).
Os dois aeroportos de Berlim, Tegel e Schonefeld, que foram fechados às 11h, devem ser liberados para operações às 14h (9h de Brasília).
Foto: AFP
FONTE TERRA
FONTE TERRA
Tornado nos EUA deixa 124 mortos e 750 feridos
As autoridades da cidade de Joplin, no estado americano do Missouri, elevaram nesta terça-feira para 124 o número de mortos e para 750 o de feridos do devastador tornado que destruiu boa parte da região no domingo. O gerente municipal de Joplin, Mark Rohr, disse em entrevista coletiva que os trabalhos de resgate vão continuar. A passagem do tornado deixou um rastro de aproximadamente dez quilômetros de comprimento e quase um quilômetro de largura na cidade.
A empresa de classificação de riscos Eqecat informou que o prejuízo material causado pela catástrofe pode chegar a US$ 3 bilhões. A força do fenômeno atingiu casas e edifícios do centro da cidade, de 50 mil habitantes, entre eles um hospital, que ficou praticamente em ruínas. As autoridades federais informaram que mais de 8 mil construções foram danificadas.
O Serviço Nacional de Meteorologia classificou o fenômeno na categoria EF-5, a mais alta de sua escala, com ventos de mais de 320 km/h. Segundo a Guarda Costeira e a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês), trata-se do tornado mais mortífero nos Estados Unidos desde 1953.
Foto: Getty Images
FONTE TERRA
FONTE TERRA
terça-feira, 24 de maio de 2011
Erupção do Vulcão Grimsvötn
A erupção do vulcão Grimsvötn, ocorrida na Islândia em 21 de maio de 2011, provocou o lançamento de toneladas de cinzas na região e interditou o espaço aéreo local e em partes da Escócia. A previsão é que o fenômeno atinja também o norte da Inglaterra, Irlanda do Norte e provoque o cancelamento de até 500 voos. Esta é a mais poderosa erupção na região desde 1873, superando inclusive a erupção do vulcão Eyjafjallajokull que ocorreu no ano passado.
Fonte Ig
Foto: REUTERS/Olafur Sigurjonsson
Terça-feira de sol e umidade baixa na Grande SP
Desde cedo o sol já predomina e dessa forma, favorece a elevação das temperaturas, ao longo do dia o sol predomina entre poucas nuvens e não chove, alerta-se apenas com a baixa umidade, com isso a recomendação é beber muita água e evitar fazer exercícios físicos ao ar livre. A temperatura será de 26ºC.
Equipes de resgate buscam sobreviventes após tornado nos EUA
Equipes de resgate mantinham as buscas por sobreviventes nesta terça-feira na cidade de Joplin, Missouri, no centro dos Estados Unidos, arrasada por um tornado que deixou pelo menos 116 mortos, em meio a alertas de mais tempestades.
O presidente Barack Obama, em viagem pela Europa, manifestou nesta terça-feira a sua tristeza com a devastação provocada no final de semana dizendo-se "inconsolável" e anunciou que visitará a área afetada no domingo.
"Nossos pensamentos e nossas orações estão com as famílias que estão sofrendo neste momento", disse Obama aos jornalistas em Londres, depois de prometer auxílio federal para os trabalhos de reconstrução.
"Tudo o que podemos fazer é fazê-los saber que os Estados Unidos estão profundamente preocupados com eles e vamos fazer absolutamente tudo para nos assegurarmos de que podem se recuperar", acrescentou.
Os moradores de Joplin, situada a poucos quilômetros do Kansas e de Oklahoma, removiam os escombros de suas casas, destruídas pelo tornado mais violento no país em quase 60 anos.
"Isto é tudo o que resta", disse Roger Dedick na segunda-feira, enquanto observava os restos de sua casa de 17 anos, de onde conseguiu sair com a ajuda de uma barra de metal.
Na mesma rua, Carolyn Hall tentava conter as lágrimas ao vasculhar sua casa destruída junto com seus filhos adolescentes na esperança de encontrar roupas e o gato da família, que finalmente deixou seu esconderijo embaixo de uma cama.
Na esquina de uma rua, um casal encontrou dezenas de fotos e álbuns de recordações que resistiram ao enorme tornado com ventos de até 320 quilômetros por hora que atingiram a região na noite de domingo.
"Nunca mais vou ignorar os alertas", disse a mulher. Observando com tristeza a destruição ao seu redor, seu marido disse que sua casa de 32 anos vai ser reconstruída.
Mais de 2 mil construções - um terço desta cidade de 50 mil habitantes - foram danificadas ou destruídas quando o tornado de vários quilômetros atingiu a localidade após um alerta emitido apenas 24 minutos antes.
O tornado de Joplin pode se tornar o mais mortífero nos Estados Unidos desde o começo dos registros modernos, em 1950. Um tornado em Flint, Michigan, em 1953 também deixou 116 mortos.
Os moradores de Joplin foram advertidos para a possibilidade novas tempestades mais fortes depois do tornado de domingo, que assolou uma área de 6,4 km de extensão e mais de um quilômetro de largura.
As chamas e a fumaça das tubulações de gás rompidas saíam das casas destruídas e das lojas reduzidas a escombros e de automóveis transformados em montes de ferro retorcido.
Os centenas de feridos tiveram de ser retirados da cidade porque o tornado destruiu o hospital principal, o Centro Médico Regional Saint John's. Um helicóptero médico estava entre os veículos esmagados, vidros estilhaçados e registros médicos espalhados.
As previsões meteorológicas alertam para o mau tempo em Oklahoma, Kansas, no extremo norte do Texas e no sudoeste do Missouri.
"É possível, se não provável, que passemos para nosso estado de alerta mais alto em algum momento nas próximas 12 a 24 horas enquanto reunimos mais informações", disse Russel Schneider, diretor do Centro de Previsão de Tempestades em Normam, Oklahoma, citado pela assessoria de imprensa McClatchy.
Ao norte das áreas mais afetadas, o campus da universidade estadual de Missouri Southern State foi transformado em abrigo para mais de 100 pessoas sem teto nem comida.
O tornado em Joplin foi o mais violento dos 73 que assolaram nove estados do centro do país no final de semana, informou o Serviço Meteorológico Nacional, e ocorre depois que uma onda de fenômenos similares que deixou 361 mortos em abril em vários estados americanos.
Fonte: Terra
Europa tem 250 voos cancelados por cinzas do vulcão islandês
Brian Flynn, responsável de operações da agência, explicou através do Twitter que as cinzas cobrem nesta terça-feira a maior parte da Escócia e da Irlanda do Norte e que se deslocarão ao longo do dia para afetar o sul da Escandinávia, a Dinamarca e, provavelmente, o norte da Alemanha.As autoridades norueguesas anunciaram nesta terça-feira o fechamento parcial de seu espaço aéreo a partir das 3h de Brasília devido à concentração cinza. Flynn indicou que a nuvem vulcânica pode seguir seu curso em direção ao sul conforme avança a semana, aproximando-se de França e Espanha, embora tenha advertido que as previsões ainda não são precisas.
Segundo a Eurocontrol, o vulcão islandês continua em erupção, mas de forma menos intensa que em dias anteriores, pelo que a concentração de cinzas no ar é menor. Os baixos níveis de concentração não impedem que os aviões voem, segundo lembrou Flynn, enquanto em casos de alta concentração depende do tipo de aeronave e de outras circunstâncias.
O Grimsvötn, o vulcão mais ativo da Islândia, entrou em erupção no sábado. Esta erupção acontece cerca de um ano depois de um fenômeno similar no Eyjafjallajökull, outro vulcão islandês, ter paralisado o tráfego aéreo europeu durante várias semanas.
A União Europeia ativou ontem uma célula de coordenação de crise para responder com rapidez e de maneira ordenada ao possível impacto da nuvem vulcânica. O grupo, que reúne a Comissão Europeia (CE), as companhias aéreas europeias, os aeroportos, as autoridades nacionais de aviação e o Eurocontrol, emitirá diretrizes para esclarecer em que condições se poderá voar.
Fonte Ig / Foto AP
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Sobe para 116 o número de mortos por tornado nos EUA
Subiu para 116 o número de pessoas mortas pela passagem de um tornado que atingiu neste domingo (22) a cidade de Joplin, em Missouri, nos Estados Unidos, devastando casas, departamentos comerciais e um hospital, informaram autoridades da cidade em novo balanço.
O Instituto de Meteorologia norte-americano disse que o tornado que devastou a cidade de 50 mil habitantes à noite foi o mais mortal a atingir o país desde 1953.
Autoridades dos serviços de emergência disseram que 116 pessoas morreram e cerca de 400 ficaram feridas. De acordo com autoridades locais, diversas pessoas apresentavam lesões internas muito sérias.
Sete pessoas foram resgatadas, disse o governador do Missouri, Jay Nixon, em entrevista coletiva em Joplin. Equipes dos serviços de emergência fizeram buscas por sobreviventes durante a noite e na segunda-feira enquanto chovia e trovoava.
Fonte G1
Cinzas vulcânicas devem chegar ao céu da Grã-Bretanha na terça
Uma nuvem de cinzas provocada pela erupção de um vulcão na Islândia no final de semana deve atingir o norte da Grã-Bretanha e do Oceano Atlântico na manhã de terça-feira, de acordo com informações do centro de meteorologia britânico.
O Met Office alerta que isso não significa que o espaço aéreo será fechado, mas existe a possibilidade de atrasos e transtornos. A nuvem também deve atingir Escócia, Irlanda do Norte e Irlanda. No final da semana, acredita-se que ela possa alcançar a França e a Espanha.
O vulcão entrou em erupção no sábado. As cinzas chegaram a atingir 20 quilômetros de altitude no auge da erupção, mas baixaram para 13 quilômetros.
O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, disse em encontro da União Europeia que ele não espera que o espaço aéreo britânico seja fechado.
"Acho que estamos muito mais preparados e teremos informações e inteligência muito melhores que nos permitirão ajustar as coisas sem necessariamente a proibição geral de voos que houve no ano passado, mas é claro que isso depende de como a situação evoluir", disse.
Um comitê britânico de gestão de crises aéreas está se reunindo a cada seis horas para avaliar a situação.
Prejuízo na Islândia
Na Islândia, o espaço aéreo foi fechado nas regiões perto do vulcão e todos os voos domésticos foram cancelados. O principal aeroporto do país, Keflavik, foi fechado. O país foi fortemente afetado pela erupção. Cinzas chegaram à capital Reykjavik, e turistas tiveram de ser retirados de parques nacionais. A agricultura do país também foi atingida.
O vulcão fica na geleira inóspita de Vatnajokull, no sudeste da ilha. A erupção de sábado foi a mais forte do vulcão registrada nos últimos cem anos.
Fonte Ig / Foto Reuters
Assinar:
Postagens (Atom)