A Capital registra nebulosidade e sensação de tempo abafado. Dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) apontam temperaturas entre os 27ºC e os 29ºC, e índices de umidade relativa do ar por volta de 63%. Nos dois aeroportos da Cidade, Congonhas e Campo de Marte, os termômetros registram 27ºC e taxas de umidade de 51% e 58%, respectivamente.
A terça-feira (18) começou com tempo nublado e temperaturas por volta dos 20ºC. Entre as 8h30 e 10h foi observada garoa em localidades isoladas, principalmente entre a Zona Norte e a região central. Após isso, o sol apareceu entre muitas nuvens, e as temperaturas subiram lentamente, com sensação de abafamento por conta da umidade, que ficou acima de 50% neste período. A temperatura máxima alcançou os 30,3ºC na estação do CGE em Pirituba, localizada na Zona Norte.
De acordo com os meteorologistas do CGE, entre o final da tarde e o início da noite a combinação entre as altas temperaturas e a umidade deve provocar pancadas de chuva rápidas e de curta duração. Imagens mais recentes de radar já indicam chuvas na região de Sorocaba, com deslocamento em direção à faixa leste do Estado.
A Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), sistema que causou grande volume de chuva nas últimas 72 horas, começa a dar sinais de enfraquecimento. Por conta disso, os próximos dias devem apresentar características de verão, com predomínio de sol na maior parte do período.
A combinação entre calor e umidade proporciona condições para a formação de pancadas isoladas de chuva no fim da tarde. As temperaturas se elevam gradualmente, e as máximas ficam próximas dos 30ºC. Já as mínimas permanecem em torno do 19ºC durante as madrugadas. As simulações mais recentes apontam para a passagem de mais uma frente fria por São Paulo no próximo final de semana.
Fonte CGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário