z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

terça-feira, 21 de maio de 2013

Oklahoma busca sobreviventes e revisa número de mortos para 24


O departamento médico revisou nesta terça-feira (21) o número de mortos no tornado em um subúrbio de Oklahoma City , nos EUA, para 24, incluindo nove crianças.
A porta-voz Amy Elliot afirmou nesta terça-feira que algumas das vítimas foram contadas duas vezes durante o caos provocado pelo tornado.

AP
Tornado atravessa sul de Oklahoma City, nos EUA (20/5)

Autoridades afirmaram inicialmente que o desastre havia deixado 51 mortos, incluindo 20 crianças. Havia estimativas de que o número de mortos passaria de 90.
As equipes de resgate continuam realizando buscas nos destroços em Moore, ao sul de Oklahoma City, depois que os ventos com velocidade de até 320 km/h arrasaram o subúrbio na tarde de segunda-feira (20).
"Enquanto estivermos aqui, vamos continuar com a esperança de encontrar sobreviventes", disse Trooper Betsy Randolph, porta-voz da patrulha rodoviária de Oklahoma, que ajudava nas operações de resgate.
Segundo autoridades, pelo menos duas escolas estavam no caminho do tornado e mais de 120 vítimas estavam sendo atendidas em hospitais, incluindo 50 crianças.
O tornado destruiu dezenas de edifícios na tarde de ontem em Moore, onde vivem 41 mil habitante. Bairros inteiros ficaram em ruínas. Casas viraram pilhas de madeira destroçada. Carros e caminhões foram abandonados revirados nas estradas.
Na escola primária Plaza Towers, onde as buscas se concentram na manhã desta terça-feira, o tornado destruiu o teto e fez com que as paredes desabassem, tranformando o parque infantil em uma montanha de plástico e metal. Crianças dessa escola estavam entre os mortos, mas alguns estudantes foram retirados com vida dos destroços. Outra escola primária, Briarwood, também ficou destruída.
O Serviço Nacional de Meteorologia classificou preliminarmente o tornado como EF4, na Escala Enhanced Fujita, a segunda maior categoria, com ventos de até 320 km/h.
As famílias aguardavam ansiosamente perto de igrejas para saber se seus entes queridos estava bem. Um homem com um megafone passou a noite de segunda-feira perto da Igreja Metodista St. Andrews chamando pelos nomes das crianças sobreviventes. Pais ficaram nos arredores, esperando ouvir os nomes de seus filhos e filhas.
O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois. Em áreas de quatro outros Estados - Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa - a chance é de 5%.
A temporada de tornados nos Estados Unidos estava excepcionalmente tranquila até a semana passada, quando um deles atingiu Granbury , no Texas, matando seis pessoas.
Testemunhas disseram que o tornado desta segunda-feira parecia mais feroz do que o gigante que rasgou a região em 3 de maio de 1999, deixando mais de 40 mortos e destruindo milhares de casas. Aquele tornado foi classificado como categoria EF5, o que significa que teve ventos acima de 320 km/h.
Pronunciamento de Obama
Em pronunciamento nesta terça-feira, o presidente Barack Obama afirmou estar instruindo sua equipe de resposta a desastres para ajudar as vítimas de Oklahoma com tudo que eles precisarem. 
Obama caracterizou o fenômeno como "um dos mais destrutivos tornados da história", embora tenha acrescentado que a extensão do estrago ainda é desconhecida.
Obama fez o pronunciamento depois de ser informado em uma reunião sobre os mais recentes desdobramentos da tragédia, enquanto o diretor da Agência Federal de Emergências Craig Furgate estava em trânsito, em direção a Oklahoma.
O presidente americano declarou zona de desastre em Oklahoma e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de resgate do Estado e do município.
Obama afirmou que há ainda um longo caminho de recuperação a ser percorrido. Mas disse que as vítimas não estarão sozinhas e terão todos os recursos que precisarem.
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário