z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

sábado, 31 de dezembro de 2011

Inundações na Tailândia deixaram mais de 800 mortos, diz governo

O balanço das inundações históricas que afetam a Tailândia há alguns meses superou 800 mortes, no momento em que as águas estão controladas na maior parte do país, anunciou o governo.
Tailândia sofreu com as inundações mais graves em meio século. (Foto: Reuters)Tailândia sofreu com as inundações mais graves em meio século. (Foto: Reuters)
Um total de 813 pessoas morreram e três são consideradas desaparecidas nas províncias do norte e centro do país, afetadas por fortes chuvas desde o fim de julho.
No momento, as inundações, as mais graves em meio século, afetam apenas cinco das 77 províncias do país e dois milhões de pessoas.
Na pior semana da crise, 65 províncias e 13 milhões de pessoas foram afetadas pelas inundações.
Fonte G1

Chuva e tempo nublado na maior parte do país

O tempo deve ficar nublado e com possibilidade de chuva em boa parte do país neste sábado (31) e no domingo (1º), segundo a previsão de meteorologistas.

No começo desta manhã, São Paulo registrou uma pancade de chuva de moderada intensidade, enquanto o Rio de Janeiro o dia amanheceu estável e sem chuva.  Nas duas capitais há possibilidade de chover na hora da virada.
Em Minas Gerais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta a população para chuvas fortes durante todo o fim de semana em Belo Horizonte e Região Metropolitana. No período deve chover cerca de 100 milímetros, o que representa um terço do esperado para todo o mês.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec), do Ministério de Ciência e Tecnologia, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil podem ter chuva forte em algumas cidades, enquanto  a chuva forte deve se concentrar em grande parte do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e Paraná (PR). Nestas áreas haverá risco de temporais localizados que poderão vir acompanhados de  queda de granizo em algumas localidades.

Confira a previsão por regiões:

Centro-Oeste
Em todas as áreas da região ficará nublado, com pancadas de chuva e temperatura estável neste sábado (31). A tendência é de que, no domingo (1º), chova no sul de Mato Grosso do Sul e o tempo permaneça nublado nas demais áreas.
 Nordeste
No último dia do ano, pode chover no litoral nordeste da região. Nas demais áreas há variação de nuvens e pancadas de chuva.
Norte
No noroeste do Pará há possibilidade de pancadas de chuva no sábado e no domingo. Nas demais áreas da região há nebulosidade variável e pancadas de chuva isoladas.

A temperatura fica estável. As máximas chegam a 37ºC no norte do Pará, enquanto que a mínima, de 18ºC, será registrada no noroeste de Roraima.
Sudeste
Muitas nuvens e chuva neste sábado no sul e centro-leste de Minas Gerais. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta a população para chuvas fortes em Belo Horizonte e Região Metropolitana. De acordo com o coronel Alexandre Lucas, deve chover um terço do esperado para todo o mês durante a virada do ano.
Na hora da virada, pode chover no Rio de Janeiro. Segundo o meteorologista Olívio Baía. Para ele, as áreas mais críticas em relação às chuvas são as regiões do extremo Norte Fluminense e da Região Serrana.
Segundo os meteorologistas, pode chover à meia-noite em toda a Grande São Paulo. Durante todo o dia, podem ocorrer pancadas de chuva, inclusive trovoadas. No litoral, o tempo deve variar bastante de uma região para a outra. No litoral norte, deve começar a chover a partir da tarde.
Na Baixada Santista, as pancadas de chuva podem vir a qualquer hora e, no litoral sul, fica encoberto o dia todo e com chuva. Na hora da virada, pode chover em todo o litoral.

Região Sul
Sol e poucas nuvens no sul do Rio Grande do Sul durante o fim de semana. Tempo nublado no nordeste do RS, leste do Paraná e de Santa Catarina na sexta-feira.
Pode chover nos dois últimos dias do ano no leste do Paraná e de Santa Catarina, e também em pontos isolados da região.
Já no réveillon, chuvas isoladas no leste do Paraná e de Santa Catarina e também no sul do Rio Grande do Sul. A previsão é de que a semana comece com poucas nuvens na região e chuva no nordeste de Santa Catarina e leste do Paraná.
Fonte G1

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Chuva deixa mais de 40 municípios mineiros em estado de emergência

A ventania derrubou árvores e postes na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Contagem foi a cidade mais atingida e os moradores tentam reconstruir suas casas. Em João Monlevade, uma enxurrada se formou no centro da cidade.
Fonte G1

Satélite fotografa vulcão no Chile

Foto do Puyehue-Cordon foi tomada em 23 de dezembro a partir do EO-1.
Imagem mostra cinzas saindo da cratera, coberta de neve.

Imagem divulgada pela Nasa a partir do Land Imager, que está no satélite EO-1, feita em 23 de dezembro, mostra a fissura noroeste do vulcão Puyehue-Cordon, no Chile. Fumaça e vapor saem da cratera, em direção ao oeste e ao norte. A imagem também mostra neve na superfície do vulcão, que provocou transtornos na aviação civil do cone sul da América do Sul ao longo de 2011. (Foto: Nasa/AP)Imagem divulgada pela Nasa a partir do Land Imager, que está no satélite EO-1, feita em 23 de dezembro, mostra a fissura noroeste do vulcão Puyehue-Cordón, no Chile. Fumaça, cinzas e vapor saem da cratera, em direção ao oeste e ao norte. A imagem também mostra neve na superfície do vulcão, que provocou transtornos na aviação civil do cone sul da América do Sul ao longo de 2011. (Foto: Nasa/AP Fonte G1 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mais rápida estrela giratória é encontrada em galáxia vizinha

VFTS 102 roda a 1,6 milhão de km/h, cem vezes mais rápido que o Sol.
Astro fica a 160 mil anos-luz da Terra, na Grande Nuvem de Magalhães

Estrela giratória (Foto: Imagem simula a mais rápida estrela giratória encontrada até hoje. Esse astro maciço, brilhante e jovem é chamado de VFTS 102 e gira a 1,6 milhão de km/h, ou cem vezes mais rápido que o Sol.  A estrela está girando 160 mil anos-luz de distância, na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia-satélite da Via Láctea.  Forças centrífugas causadas por essa alta taxa de rotação achataram a estrela nos polos e formaram um disco de plasma quente no meio dela, que é mostrada na imagem junto de um planeta hipotético.  A estrela pode ter incorporado material de uma estrela binária. Essa companheira depois teria evoluído rapidamente e explodido como uma supernova. Foto: NASA, ESA, e G. Bacon (STScI))
Imagem simula a mais rápida estrela giratória encontrada até hoje. Esse astro maciço, brilhante e jovem é chamado de VFTS 102 e gira a 1,6 milhão de km/h, cem vezes mais rápido que o Sol. Forças centrífugas causadas por essa alta taxa de rotação achataram a estrela nos polos e formaram um disco de plasma quente no meio dela. A VFTS 102, que é mostrada no desenho junto de um planeta hipotético, pode ter incorporado material de uma estrela binária, e essa companheira teria evoluído rapidamente depois e explodido como uma supernova. A estrela giratória fica a 160 mil anos-luz de distância da Terra, na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia-satélite da Via Láctea. Foto: NASA, ESA, e G. Bacon (STScI)Fonte G1

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Quinta-feira com variação de nuvens na Grande SP

A quinta-feira segue com muita variação de nuvens na Grande SP com períodos de melhorias. A temperatura máxima será de 25ºC e mínima de 17ºC.

Satélite da Nasa capta formação de ilha no Mar Vermelho, perto do Iêmen

No dia 23, ilha surgiu após erupção vulcânica na região das Ilhas Zubair.
Região faz parte de falha onde placas da Arábia e África se separam.

Fonte  G1, em São Paulo

Vulcão (Foto: Uma combinação de duas imagens divulgadas pelo satélite Earth Observing-1 da agência espacial americana (Nasa) mostra atividade vulcânica no Mar Vermelho, com mais de uma erupção. No dia 23 de dezembro, aparecia mais uma ilha na região de Zubair Group, um conjunto de pequenas ilhas na costa oeste do Iêmen. A região faz parte da fenda do Mar Vermelho, onde as placas tectônicas da Arábia e da África se separam e novas crostas oceânicas se formam regularmente. (Foto: ANASA EARTH OBSERVATORY/AFP))Uma combinação de duas imagens divulgadas pelo satélite Earth Observing-1 da agência espacial americana (Nasa) mostra atividade vulcânica no Mar Vermelho, com mais de uma erupção. No dia 23 de dezembro, apareceu uma nova ilha na região das Ilhas Zubair, conjunto de pequenas ilhas na costa oeste do Iêmen. A região faz parte da falha do Mar Vermelho, onde as placas tectônicas da Arábia e da África se separam e novas crostas oceânicas se formam regularmente. (Foto: NASA EARTH OBSERVATORY/AFP)

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Chuva forte provoca transtornos mais uma vez em BH e região

 chuva forte mais uma vez causa transtornos a moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana.  Na noite desta terça-feira (27), o nível do Ribeirão Arrudas, próximo ao viaduto Leste, na região central de BH, ficou acima do normal. O Corpo de Bombeiros informou, por volta das 22h, que registrou chamados por causa de inundação no bairro Santa Terezinha, na região da Pampulha, e no bairro Dom Bosco, na região Noroeste.

Em Betim, na Região Metropolitana, duas faixas de BR-381, ficaram interditadas após um deslizamento de terra. De acordo com Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio afetou o trânsito no sentido São Paulo, na altura do km 485.

De acordo com o órgão, até as 21h30, os maiores índices de precipitação foram registrados na região Noroeste (44,2 mm), na Pampulha (43,6 mm)  e no Barreiro (41,4 mm). Anteriormente, o órgão havia emitido alerta de chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas para a madrugada desta quarta-feira (28).

Em Minas Gerais, 31 municípios já decretaram situação de emergência desde o início do período chuvoso em 2011. Prefeitos dessas cidades se reúnem, nesta terça (27) e nesta quarta (28), com técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional (Sedec). O objetivo dos encontros é estudar formas de apoio e parcerias entre as defesas civis municipais e a nacional.
Fonte G1

Enchente faz trem descarrilar sobre ponte na Austrália

Enchente faz trem de carga descarrilar
Um trem de carga descarrilou sobre uma ponte atingida por uma enchente no norte da Austrália. Os dois condutores da composição foram resgatados e levados a um hospital na cidade de Katherine.
Perto dali, um casal que andava de carro tentou escapar das águas e acabou em cima de uma árvore. Os dois foram encontrados pela polícia e passam bem. A forte chuva no norte da Austrália foi causada pelo ciclone Grant, que foi rebaixado para tempestade tropical na segunda-feira.
Fonte Ig

Chuva deixa famílias desabrigadas no litoral de São Paulo

A chuva que vem atingindo o litoral do Estado de São Paulo nos últimos dias deixou ao menos 65 famílias desalojadas ou desabrigadas, segundo dados da Defesa Civil estadual. Em Ubatuba, litoral norte do estado, as chuvas dos últimos três dias elevaram o acumulado do índice pluviométrico a 229 mm, provocando o transbordamento de rios e deslizamentos de terra nos bairros Estufa I e Parque Mirim. O abastecimento de água foi parcialmente danificado. Não houve registro de pessoas feridas, mortas ou desaparecidas.

Foram contabilizadas 15 famílias desalojadas (aproximadamente 55 pessoas) e 45 famílias desabrigadas (aproximadamente 180 pessoas), que foram removidas para o Ginásio Municipal de Esporte "Tubas", localizado na rua Professor Thomas Calhardo, no centro da cidade. 
Os Rios Grande, Tavares, Acaraú, Indaiá, Ubatumirim, Pro-Mirim, Itamambuca e Arariba da Prata transbordaram. Os locais mais atingidos pelas águas foram os Bairros Perequê-Açu, Parque Guarani, Núcleo, Botafogo, Maranduba, Sertão da Quina, Rio Escuro, Lazaro, Saco do Ribeira, Perequê Mirim, Sertão do Perequê Mirim, Toninhas, Praia Grande, Seis Marias, Estufa I, Estufa II, Itaguá, Mato Dentro, Sinopé, Centro, Sumaré, Mão Funda, Ipiranguinha,Horto, Ressaca, Taquaral, Barra Seca, Casanga, Ubatumirim, Sertão do Ubatumirim e Pincinguaba. As áreas rurais dos Bairros Pincinguaba, Estufa I e II e Ipiranguinha também foram afetadas. 
No Guarujá, litoral sul de São Paulo, quatro famílias foram removidas de suas casas preventivamente, por conta das constantes chuvas que assolaram o município nos últimos três dias, que elevaram os índices pluviométricas a 129,5 mm. Aproximadamente 20 pessoas ficaram desalojadas. Os locais atingidos foram os bairros Vila Cachoeira e Vila Jatobá. 
Fonte Ig

Sobe para 31 o número de municípios mineiros em situação de emergência

Os municípios de Setubinha, São João do Oriente, Raposos, Vespasiano e Conceição do Pará decretaram situação de emergência nesta terça-feira após sofrerem com inundações, enchentes, deslizamentos e vendaval por conta do mau tempo que atinge o Estado neste fim de ano.

Os dados atualizados da Defesa Civil de Minas Gerais indicam que 93 cidades já foram atingidas pelas chuvas de dezembro e 31 deles decretaram situação de emergência. Ao todo, 7.759 pessoas estão desalojadas e 335, desabrigadas. Segundo o órgão, 31 pessoas ficaram feridas e duas morreram em razão dos alagamentos e deslizamentos de terra.
Na cidade de Perdões, as fortes chuvas que atingiram a região centro-oeste na tarde desta segunda-feira provocaram elevação do nível do córrego Carapinas na junção com o córrego Estrelas, causando inundações em alguns pontos da cidade. Ficaram desalojadas 59 pessoas.
Segundo a previão do tempo, a presença de uma frente fria sobre o litoral do Rio de Janeiro e São Paulo nesta terça-feira volta a criar condição favorável à ocorrência de chuvas em grande parte de Minas Gerais. Os modelos de previsão indicam que durante esta semana poderão ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte, especialmente no centro, sul, sudeste, Triângulo Mineiro e norte do Estado.
Fonte Ig

Turistas viram 'caçadores' de aurora boreal em países no Ártico

Enquanto nos Estados Unidos os chamados 'caçadores de tempestades' tentam perseguir tornados e furacões, na região do Polo Norte existem grupos que 'caçam' auroras boreais, ou luzes do Norte.
Estes grupos percorrem regiões da Finlândia e da Noruega atrás das melhores chances de registros do fenômeno de luzes. Muitos contam com a ajuda de empresas de turismo especializadas em aurora boreal.
Este foi o caso de Andy Keen, que há cinco anos deixou o emprego na Grã-Bretanha, onde dirigia uma instituição de caridade, e se mudou para Ivalo, um vilarejo remoto no norte da Lapônia, Finlândia, a 68 graus de latitude, dois graus acima da linha do Círculo Ártico.
'Vi um documentário na televisão a respeito das luzes do Norte. Então fui até lá para ver. Agora, estou viciado', disse.
Keen fundou a Aurorahunters ('Caçadores de Aurora', em tradução livre), que leva sete turistas por semana para viagens em partes mais remotas da região, em busca de auroras boreais.
'A razão de eu ter escolhido este lugar é que a população é muito baixa, há pouca luz ou poluição sonora e é um território perfeito para a aurora', disse.
Turistas viram 'caçadores' de aurora boreal em países no Ártico   (Foto: © Andy Keen www.aurorahunters.com)Turistas viram 'caçadores' de aurora boreal em países no Ártico (Foto: © Andy Keen www.aurorahunters.com)Fonte G1

Vulcão Lokon entra em erupção na Indonésia

O vulcão indonésio Lokon, situado no norte das Ilhas Célebes, entrou em erupção nesta terça-feira (27) ao expelir nuvem de fumaça e pó, informou a Agência de Gestão de Desastres da Indonésia.
As autoridades não consideram necessário, ao menos por enquanto, promover a retirada das pessoas que vivem perto do vulcão, que entrou em erupção pela última vez em novembro.
"A população não precisa se refugiar, mas tem de estar preparada", afirmou o porta-voz da agência, Sutopo Purwo, em comunicado no qual aponta que a erupção corresponde ao nível de alerta três, de quatro existentes.
O arquipélago indonésio está assentado dentro do Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica, e abriga cerca de 500 vulcões, dos quais 129 estão ativos.
Fonte G1

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dois terremotos de 5,8 graus provocam pânico na Nova Zelândia

Foto: ReutersAmpliar
Carro fica preso em cratera provocada por tremor
Dois terremotos de 5,8 graus de magnitude sacudiram nesta sexta-feira a Nova Zelândia com menos de duas horas de diferença e causaram pânico entre a população da cidade de Christchurch, a segunda maior do país. Por enquanto as autoridades não forneceram detalhes sobre vítimas ou danos materiais, embora a televisão estatal tenha divulgado que os sismos, sobretudo o segundo, causaram rachaduras em edifícios.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos localizou o epicentro do primeiro tremor 26 quilômetros ao nordeste de Christchurch e 287 ao sudoeste de Wellington, a capital. Este terremoto foi seguido por uma réplica de 5,3 graus de magnitude, e uma hora e 20 minutos depois do primeiro tremor ocorreu outro de 5,8 graus 16 quilômetros ao nordeste de Christchurch e 293 ao sudoeste de Wellington.
A Polícia indicou à televisão neozelandesa que o aeroporto de Christchurch e os principais shoppings foram evacuados e fechados por causa do terremoto, que teve várias réplicas, uma delas de 5,3 graus. Também foi informado que uma pessoa ficou ferida e precisou ser levada a um hospital. Em 22 de fevereiro deste ano, a mesma cidade foi sacudida por um terremoto de 6,3 graus de magnitude que deixou 181 mortos e destruiu milhares de casas. 
Fonte Ig

Menina levada por tsunami se reencontra com família após 7 anos


Wati, 15 anos, se reencontrou com o pai (esq.) e o restante da família após ficar desaparecida por sete anos. Foto: AFP
Wati, 15 anos, se reencontrou com o pai (esq.) e o restante da família após ficar desaparecida por sete anos
Foto: AFP

    Uma família de Aceh, no norte da ilha indonésia de Sumatra, se reencontrou com sua filha sete anos depois de a menina ter desaparecido ao ser arrastada pela água durante o tsunami que atingiu a região em 2004.
    Wati, 15 anos, reapareceu na quarta-feira em um café da localidade de Meulaboh, aonde chegou de ônibus vinda da capital provincial, Banda Aceh, segundo explicaram os clientes do local à agência Antara.
    A jovem, que a princípio era considerada uma mendiga, disse que tentava voltar para casa mas que não lembrava o caminho nem o nome de seus familiares, exceto o de Ibrahim, que descobriram ser seu avô. Os pais da menina foram avisados e a reconheceram por uma pequena mancha no quadril e uma cicatriz na sobrancelha.
    Wati desapareceu da aldeia de Ujong Baroh quando a água a arrancou do braço de sua mãe, Yusniar, que tentava colocá-la a salvo da onda gigante junto a seus dois irmãos. Por enquanto não se sabe onde a menina viveu durante todo este tempo.
    Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus causou um tsunami que destruiu localidades litorâneas de várias nações banhadas pelo Oceano Índico, em tragédia que matou 226 mil pessoas. Aceh foi a zona mais afetada pelo maremoto, registrando 164 mil vítimas.
    Fonte Terra

    quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

    Quinta-feira terá mais um dia de verão.

    A quinta-feira começa com sol e temperaturas em elevação na Grande SP, ao longo do dia o sol predomina entre poucas nuvens. Visto que o tempo está seco há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas na cidade. A temperatura máxima será de 34ºC e mínima de 18ºC.

    Com umidade abaixo de 30%, São Paulo entra em atenção

    A cidade de São Paulo entrou na tarde desta quarta-feira em estado de atenção devido à baixa umidade relativa do ar. Por volta de 12h30, o índice estava em 29%, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. Cerca de uma hora depois, a umidade estava em 28%.
    Na estação meteorológica do CGE em Pirituba, na zona norte, a temperatura estava em 32°C no início da tarde. A previsão do centro é que a nebulosidade aumente com o calor da tarde e a chegada da brisa marítima. Podem ocorrer chuvas rápidas e isoladas ainda hoje.
    Para os próximos dias, o tempo não deve mudar muito, segundo o CGE. Os termômetros devem ficar entre 18°C e 33°C, com umidade baixa, em torno de 30%. Chuvas podem ocorrer apenas de forma rápida e isolada.
    Cuidados
    Com a redução na umidade, aumentam os níveis de dióxido de enxofre e material particulado no ar, o que pode agravar doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares. Para minimizar os efeitos do tempo seco no organismo, é recomendável evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, entre outros; permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas; e consumir bastante água.
    A Defesa Civil alerta para sintomas que idosos, crianças e adultos com problemas cardíacos ou respiratórios podem apresentar em função da baixa umidade: ressecamento de mucosas do nariz e da garganta; nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma; aumento do risco de infecções respiratórias; piora das doenças respiratórias preexistentes, como asma, bronquite, rinite e enfisema; ressecamento da pele; e rrritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos, coceira e aumento das conjuntivites alérgicas.
    Fonte Terra

    terça-feira, 20 de dezembro de 2011

    Chuva de dezembro bate recorde dos últimos cem anos em BH

    A cidade de Belo Horizonte atingiu, nesta terça-feira (20), o recorde de volume de chuva em dezembro dos últimos cem anos de medição pluviométrica, com 606,4 milímetros de precipitação, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior era de 601,3 milímetros, registrado em dezembro de 2008.

    Ainda segundo o instituto, o índice de 606,4 milímetros representa 90% de aumento em relação à média esperada para o mês, que é de 319,4 mm. As medições realizadas pelo 5º Distrito do Inmet, na capital mineira, mostram que o maior volume de água registrado em 24 horas foi de 91,4 milímetros no dia 14 de dezembro. Apenas entre os dias 13 e 20, foram registrados 465 milímetros de chuva.
    Nesta terça-feira (20), os municípios de Itumirim, na Região Sul de Minas Gerais, e Jacinto, no Vale do Jequitinhonha entraram para a lista de cidades que decretaram estado de emergência por causa das chuvas. Em Minas Gerais, já são 21 municípios ao todo. Nesta segunda-feira (19), a Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em Belo Horizonte, devido aos danos provocados por enchentes e inundações.
    Segundo a Defesa Civil Estadual, a previsão é que continue a chover em grande parte do estado nesta terça-feira (20).
    Em Betim, na Região Metropolitana de BH, mais de 90 casas, em dois bairros da cidade foram atingidas após a Represa Várzea das Flores transbordar. Cerca de 60 famílias tiveram que sair das residências. Barcos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram o transporte de moradores.
    Fonte G1

    halo solar é visto no céu de Dourados, no MS

    Um morador do município Dourados, localizado a cerca de 230 km da capital do Mato Grosso do Sul, registrou, na tarde desta sexta-feira, um fenômeno conhecido como halo solar  Foto: Ricardo de Lucia/vc repórter
    Um morador do município Dourados, localizado a cerca de 230 km da capital do Mato Grosso do Sul, registrou, na tarde desta sexta-feira, um fenômeno conhecido como halo solar
    Foto: Ricardo de Lucia/vc repórterFonte Terra

    Calor bate recorde em Fortaleza e faz praias lotarem

    A estimativa da Secretaria de Turismo do Estado é que 975 mil turistas visitem o Ceará entre dezembro e fevereiro do ano que vem  Foto: Omar Jacob/Especial para Terra
    A estimativa da Secretaria de Turismo do Estado é que 975 mil turistas visitem o Ceará entre dezembro e fevereiro do ano que vem
    Foto: Omar Jacob/Especial para TerraFonte Terra

    Onda de calor faz temperatura passar dos 37°C em SC

    segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

    Segunda feira com sol pela manhã e pancadas de chuva a tarde e a noite na Grande SP.

    A segunda-feira começa com sol entre algumas nuvens na Grande SP, ao longo do dia o sol brilha forte, só que entre o fim da tarde e inicio da noite há possibilidade de chuva em pontos isolados da cidade. A temperatura máxima será de 31ºC e minima de 19ºC. Na terça-feira o sol continua brilhando forte com previsão de pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite na Grande SP. A temperatura máxima será de 30ºC e minima de 19ºC.

    domingo, 18 de dezembro de 2011

    Domingo segue com sol e calor na Grande SP.

    O sol brilha forte na tarde deste domingo, ao longo da tarde e inicio da noite há previsão de pancadas de isoladas de chuva por conta da entrada da brisa marítima. A temperatura máxima será de 31ºC.

    quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

    Quinta-feira com previsão de pancadas de chuva a tarde na Grande SP

    A quinta-feira começa com céu entre nuvens na Grande SP, ao longo do dia as nuvens aumenta por conta de uma frente fria, com isso há previsão de pancadas de chuva moderada a forte entre a tarde e a noite. A temperatura máxima será de 26ºC e mínima de 18ºC.

    ESO descobre 'jantar' de buraco negro a 8 mi de km/h

    Representação mostra como seria a nuvem de gás ao ser devorada por buraco negro supermassivo. A linha vermelha mostra a órbita esperada para a nuvem .... Foto: ESO/MPE/Marc Schartmann/Divulgação
    Representação mostra como seria a nuvem de gás ao ser "devorada" por buraco negro supermassivo. A linha vermelha mostra a órbita esperada para a nuvem de gás e as azuis para as estrelas próximas no ano 2021
    Foto: ESO/MPE/Marc Schartmann/Divulgação
    Astrônomos descobriram uma nuvem de gás com cerca de três vezes a massa da Terra que se direciona ao buraco negro do centro da Via Láctea. É a primeira vez que uma nuvem "condenada" a ser "devorada" por um buraco negro supermassivo é registrada. Os resultados da pesquisa serão publicados no dia 5 de janeiro na revista especializada Nature.
    A descoberta foi feita com o uso do telescópio VLT (sigla em inglês para Telescópio Muito Grande), do Observatório Europeu do Sul (ESO), instalado no Chile. Segundo o ESO, um programa de 20 anos de duração monitora as estrelas que ficam próximas do buraco negro do centro da nossa galáxia. Uma equipe liderada por Reinhard Genzel, do Instituto Max Planck para Física Extraterrestre (Alemanha), e que faz parte do programa descobriu um objeto que se direciona ao buraco negro.

    Após sete anos de observações, a velocidade do objeto praticamente duplicou e agora chega a 8 milhões de km/h. Em 2013, a nuvem passará a 40 bilhões de km (36 horas-luz) do horizonte de eventos do buraco negro (região de onde nada consegue escapar da sua força gravitacional). Segundo o ESO, é considerado um encontro extremamente próximo em termos astronômicos.

    Conforme se aproxima, a pressão vai comprimir a nuvem e a força gravitacional do buraco negro (4 milhões de vezes maior que a do Sol) continuará a acelerar o movimento do gás e esticar a nuvem ao longo de sua órbita. "A imagem de um astronauta, próximo de um buraco negro, a ser esticado até ficar como espaguete é bastante comum em ficção científica. Mas agora podemos efetivamente ver isso acontecer à nova nuvem descoberta, que não vai sobreviver à experiência", explica Stefan Gillesseen, autor principal do artigo científico que descreve os resultados.
    O processo deve fazer com o gás aumente de temperatura e, por causa disso, comece a emitir raios-X a partir de 2013. Durante alguns anos, esse material deve servir de "alimento" para o buraco negro. "Os próximos dois anos serão muito interessantes e deverão trazer-nos informação extremamente valiosa sobre o comportamento da matéria em torno destes objetos massivos tão extraordinários", diz Genzel.
    Fonte TERRA