z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Isaac ameaça romper barragem no Mississippi e força retirada de moradores


Apesar de osistema de defesa contra enchentes de Nova Orleans ter, até agora, resistido bem contra a tempestade tropical Isaac , milhares de moradores do norte e do sul da cidade tiveram de ser retirados ou resgatados com a chegada de ventos fortes e chuva constante.
AP
Veículo do xerife boia em inundação causada pela Isaac perto do Lago Ponchartrain, no norte de Nova Orleans
A tempestade alagou bairros inteiros na parte rural do Estado de Louisiana, cuja metade ficou sem energia, e também no vizinho Mississippi. A água continua a subir mesmo com a Isaac tendendo ao norte em direção ao vizinho Arkansas.
De acordo com o vice-governador de Louisiana, Jay Dardenne, o nível da água aumentava de forma surpreendentemente rápida. “Todos foram pegos de surpresa”, explicou sobre os moradores.
O presidente americano, Barack Obama, declarou estado de emergência em ambos os Estados, segundo um comunicado da Casa Branca, dando aval para liberar ajuda federal para as áreas afetadas.Nesta quinta-feira, autoridades de Louisiana ordenaram a retirada de moradores de áreas de baixa altitude e regiões pouco povoadas, com a barragem do Rio Tangipahoa correndo risco de romper. Funcionários temiam aumento substancial do nível da água e consequente inundação de áreas perto da fronteira com o Mississippi. Autoridades do Mississippi, no entanto, não acreditam que o volume da água possa ameaçar comunidades na região entorno do rio.
Ao longo das margens do Lago Ponchartrain, no norte de Nova Orleans, foram enviados veículos para ajudar a retirar cerca de 3 mil pessoas, conforme a água invadia casas. Em alguns bairros, a água chegou na altura da cintura de algumas pessoas, e as autoridade trabalham para resgatar aqueles que ficaram presos em suas casas.
A Isaac chega a Nova Orleans sete anos depois da devastação do furacão Katrina, passando pelo oeste da cidade, onde o novo sistema contra enchentes, que custou mais de uS$ 14 bilhões, lidou com a tempestade. Áreas em altitudes baixas ao redor da cidade, no entanto, foram inundadas.
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário