z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Temperaturas caem e frio causa mais mortes na Europa

Foto: AFPAmpliar
Menina olha pela janela de ônibus em Lviv, na Ucrânia (30/01)
O número de mortes causadas pelo frio na Europa subiu para 71 nesta quarta-feira, quando as temperaturas chegaram abaixo dos 30 graus negativos em várias regiões, causando cortes de energia, caos no trânsito e o fechamento de escolas e creches.
Até agora, seis países europeus registraram mortes por causa da onda de frio: Ucrânia, Romênia, Polônia, Sérvia, Bulgária e Rússia.
A situação mais grave é a da Ucrânia. De acordo com o Ministério de Emergências, o frio deixou 43 mortos, sendo que 28 foram encontrados nas ruas, oito morreram em hospitais e sete em casa.
Mais de 720 foram hospitalizados para tratar hipotermia ou ferimentos causados pelo frio. As autoridades abriram mais de 1.730 abrigos para oferecer aquecimento, comida, chá e café para moradores de rua. O governo pediu que os hospitais não liberem moradores de rua, mesmo que seu tratamento tenha sido finalizado.
“Infelizmente as pessoas continuam morrendo, mas estamos tomando todas as providências para impedir que isso aconteça’, disse a porta-voz do Ministério da Saúde, Svitlana Tikhonenko.
Analistas sugeriram que o alto número de mortos indica a incapacidade das autoridades de resolver a situação dos moradores de rua.
Em entrevista à Associated Press, Pavlo Rozenko, especialista em políticas sociais do centro Razumkov, em Kiev, disse que as autoridades ucranianas mantêm o legado soviético que vê moradores de rua como alcoólatras e viciados em drogas, que devem ser banidos da sociedade.
“Esse país ainda não sabe cuidar de seus mendigos’, afirmou.
Japão
O Japão também sofre com um rigoroso inverno. De acordo com autoridades, mais de 50 mortes foram causadas na última semana, após fortes nevascas no norte e no centro do país.
A previsão é que a nevasca continue em todo o país nos próximos dias.
Fonte Ig

Um comentário: