z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Queda de temperatura e neve no Sul podem ser questões de prova



Frio no Sul do país, temperaturas amenas no Centro, chuvas abundantes no Norte. Assim é o Brasil, que abriga sete diferentes tipos de clima em seu território. Com o registro de neve neste início de inverno, as diferenças climáticas do país têm grande possibilidade de pontuar as provas de geografia dos vestibulares do país.

Alberto Tahan, professor de geografia do Colégio Decisão, de Goiânia (GO), explica que a distância latitudinal do Brasil - que é a distância em graus, em direção ao norte ou ao sul do Equador a um lugar qualquer da superfície terrestre - é a principal responsável pelas diferenças climáticas no território nacional.

“A temperatura diminui com o aumento da latitude. Quanto mais nos afastamos da linha do Equador, em direção aos polos, menor será a incidência dos raios solares”. Dentre os demais elementos que influenciam a formação de diferentes climas, estão a altitude, as massas de ar, a disposição do relevo e da vegetação, as correntes marítimas e a proximidade das cidades com o litoral.

A influência do homem no clima também é uma questão que pode cair nas provas. Mas é preciso entender as diferenças entre mudanças climáticas naturais e aquelas provocadas pela ação humana. “Várias regiões da Terra por séculos e séculos passaram por mudanças climáticas. Se as mudanças que ocorreram no tempo durante o ano naquele determinado lugar se repetirem por pelo menos 30 anos consecutivos, daí diremos que o clima mudou”, esclarece o professor. As provas podem cobrar as alterações climáticas ocorridas nas últimas décadas e tentar apontar aí qual é a verdadeira participação do homem nessas mudanças.

Conheça os climas do Brasil e suas características:

Equatorial Úmido - temperaturas elevadas durante quase todo o ano, com média térmica acima dos 24ºC. Com chuvas abundantes no ano inteiro e índices pluviométricos acima de 2.500mm anuais. É o clima predominante na Região Amazônica. Exemplo: Manaus (AM)

Equatorial Semi-úmido - temperaturas elevadas durante quase todo o ano, com média térmica acima dos 24ºC. Com chuvas o ano todo. É o clima encontrado na região norte. Exemplo: Machado (RR).

Tropical Semi-úmido - temperaturas elevadas durante o ano. Possui duas estações bem definidas, com índice pluviométrico em torno de 1.500mm anuais e chuvas concentradas no verão. O inverno é caracterizado pela seca. É o clima predominante no Brasil: abrange grande parte do Centro-Oeste, parte do Nordeste e faixas do Sudeste e Norte. Exemplo: Goiânia (GO)

Tropical Úmido - (Tropical Atlântico) – clima característico do litoral sudeste e nordeste do Brasil. Apresenta elevadas temperaturas durante o ano com pluviosidade média anual acima de 1.500mm e chuvas concentradas no inverno. Exemplo: Salvador (BA).

Tropical de Altitude - clima predominante nas áreas de maior altitude do sudeste brasileiro, ocasionando temperaturas amenas com médias térmicas em torno de 20ºC. Possui duas estações bem definidas, verão chuvoso e inverno seco com influência das massas de ar frias, vindas do Oceano Atlântico. Exemplo: Ouro Preto (MG).

Semi-árido - clima quente com médias térmicas elevadas e baixo índice pluviométrico inferior a 800mm anuais, concentradas no inverno. Clima que caracteriza o interior nordestino. Exemplo: Juazeiro (BA).

Subtropical - possui as quatro estações do ano bem definidas, com temperatura média em torno de 18ºC e chuvas bem distribuídas durante o ano sendo mais abundantes no verão. Este clima registra as maiores amplitudes térmicas do país e abrange a Região Sul. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida. Exemplo: Blumenau (SC).
Fonte Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário