z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Descoberta de nova estrela obriga astrônomos a rever teorias


Cientistas dizem que esta estrela nunca deveria ter se formado. Foto: ESO/Divulgação
Cientistas dizem que esta estrela nunca deveria ter se formado
Foto: ESO/Divulgação

    Uma equipe de astrônomos europeus utilizou o Very Large Telescope (telescópio muito grande, em tradução livre) do ESO - o VLT - para descobrir uma estrela na Via Láctea que muitos pensavam não poder existir. Os astrônomos descobriram que esta estrela é composta quase inteiramente por hidrogênio e hélio, com quantidades minúsculas de outros elementos químicos. Esta intrigante composição química coloca a estrela na chamada "zona proibida" dentro da teoria de formação estelar mais aceita, o que significa que esta estrela nunca deveria ter se formado. Os resultados serão publicados na revista Nature na quinta-feira.
    Uma estrela de baixa luminosidade situada na constelação de Leão mostrou possuir a menor quantidade de elementos mais pesados que o hélio do que todas as estrelas estudadas até hoje. Este objeto possui uma massa menor que a do Sol e tem provavelmente mais de 13 bilhões de anos de idade.
    "Uma teoria muito aceita prediz que estrelas como esta, com pequena massa e quantidades de metais extremamente baixas, não deveriam existir porque as nuvens de material a partir das quais tais objetos se formariam nunca poderiam ter se condensado", disse Elisabetta Caffau, autora principal do artigo científico que descreve estes resultados. "É surpreendente encontrar pela primeira vez uma estrela na 'zona proibida'. Isto significa que teremos que verificar alguns dos modelos de formação estelar".
    A estrela é tênua e tão pobre em metais que um único elemento mais pesado que o hélio - o cálcio - foi identificado nas primeiras observações. Os cosmólogos acreditam que os elementos químicos mais leves (hidrogênio e hélio) foram criados pouco depois do Big Bang, juntamente com um pouco de lítio, enquanto que a maioria dos outros elementos foram posteriormente formados nas estrelas.
    As explosões de supernovas espalharam o material estelar para o meio interestelar, tornando-o rico em metais. As novas estrelas que se formam a partir deste meio enriquecido possuem por isso maiores quantidades de metais na sua composição do que as estrelas mais velhas. Por conseguinte, a proporção de metais numa estrela nos dá informação sobre a sua idade. "A estrela que estudamos é extremamente pobre em metais, o que significa que é muito primitiva. Pode ser uma das estrelas mais velhas já encontradas", acrescenta o chileno Lorenzo Monaco, que também participou do estudo.
    É igualmente surpreendente a falta de lítio na estrela. Uma estrela tão velha deveria ter uma composição semelhante àquela do universo pouco depois do Big Bang, com apenas um pouco mais de metais. É um mistério como o lítio foi destruído neste astro. Os investigadores também apontam para o fato do corpo provavelmente não ser o único do tipo.
    Fonte Terra

    Com ajuda do Hubble, astrônomos 'filmam' jatos de estrelas jovens


    Um grupo de cientistas da Universidade Rice em Houston, nos Estados Unidos, conseguiu montar um filme com imagens coletadas pelo Telescópio Espacial Hubble de jatos de gás lançados por estrelas jovens.
    O instrumento das agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA, na sigla em inglês) permitiu que Patrick Hartigan e sua equipe reunissem 14 anos de imagens da atividade de três estrelas. Durante décadas os cientistas puderam analisar esses jatos de gases brilhantes somente por meio de fotos.

    Essas imagens mostram os últimos momentos do nascimento de estrelas e mostram como deve ter ocorrido a criação do próprio Sol há 4,5 bilhões de anos. Ao contrário de outros fenômenos no espaço, que demoram mais do que uma vida humana, o lançamento desses jatos muda em apenas poucos anos.
    Os filmes ajudam os cientistas a estudarem esses jatos com mais detalhes, notando a interação entre os materiais em alta e baixa velocidade. A análise poderá fornecer mais pistas sobre como os jatos influenciam no espaço ao redor. Antes, este tipo de estudo só era possível por meio de simulações em computadores e experiências em laboratório.
    Ao todo, os jatos costumam durar por 100 mil anos em estrelas jovens. Estudadas desde 1950, os astrônomos ainda não conhecem o papel desses fenômenos no processo de formação estelar ou mesmo como as estrelas os liberam.
    Mas agora os cientistas podem dizer, por exemplo, qual a frequência dos lançamentos. Os jatos não são liberados como água em uma mangueira de jardim. Segundo os astrônomos, esses disparos de matéria acontecem com intervalos.
    Os jatos estudados possuem uma extensão 10 vezes maior que o Sistema Solar inteiro e se expandem a velocidades de até 700 mil quilômetros por hora. Os fenômenos ocorreram a uma distância de 1.350 anos-luz, na direção das constelações de Órion e Vela.
    Imagens mostram jatos de matéria lançados por estrelas 'bebês'. (Foto: P. Hartigan / Rice University / Nasa / ESA)
    Imagens mostram jatos de matéria lançados por estrelas. (Foto: P. Hartigan / Rice University / Nasa / ESA)

    10 cidades decretam emergência por chuvas em SC, diz Defesa Civil


    Subiu para 10 nesta quarta-feira (31) o número de municípios de Santa Catarina que decretaram situação de emergência devido aos temporais e à chuva de granizo que atingiram parte do estado na madrugada de terça-feira (30), segundo a Defesa Civil.
    Outras duas cidades decretaram situação de calamidade pública: Anchieta, onde o granizo prejudicou mais de 600 pessoas e deixou 400 desabrigados; e Formosa do Sul, onde 560 casas foram afetadas pelo granizo, prejudicando mais de 2 mil pessoas, segundo a Defesa Civil.
    A última cidade a publicar o decreto foi Bom Jesus, onde há 240 desabrigados pela tempestade. As outras cidades que decretaram situação de emergência são Brunópolis, Campos Novos, Erval Velho, Irati, Jaguaruna, Ponte Serrada, São Domingos, Tigrinhos (devido à grande quantidade de granizo) e Urubici.

    Ao todo, 58 cidades do estado informaram estragos devido aos temporais. Balanço divulgado nesta manhã pela secretaria aponta que mais de 234,9 mil pessoas no estado foram afetadas pelo vendaval. Há 3.108 desalojados, 634 desabrigados e uma pessoa ficou ferida.

    A previsão é de que o tempo melhore no estado e não deve chover até a segunda-feira (5), segundo a Defesa Civil, permitindo reformas em casas. A pasta está distribuindo lonas para a população cobrir imóveis que foram danificados pelo granizo.
    chuva sc (Foto: Gilmar de Souza/Agência RBS)Em Blumenau, rio Itajaí-Açu subiu e invadiu ruas durante as chuvas (Foto: Gilmar de Souza/Agência RBS)Fonte G1

    Após quase 4h, São Paulo deixa estado de atenção


    Foto: AE
    Termômetro registra 16ºC no centro de São Paulo nesta quarta-feira
    Chuvas atingem São Paulo desde a madrugada desta quarta-feira, devido a uma virada de tempo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CEG), toda a capital paulista ficou em estado de atenção das 6h às 9h30. Ainda segundo o órgão, às 10h15, a cidade apresentava 19 pontos de alagamento e um ponto é considerado intransitável na região da Sé, no centro.
    Uma frente fria continua atuando na cidade e provocando chuvas de intensidade moderada com pontos fortes nas zonas sudeste, leste e centro, principalmente nos bairros da Vila Prudente, Mooca, São Mateus, Iguatemi, Ipiranga, Vila Mariana, Bela Vista e Sé. Nos demais bairros, a chuva é moderada com pontos fracos.
    Fonte Ig

    Onda de 20 metros de altura atinge repórter de TV na China



    Uma onda de 20 metros de altura atingiu uma jornalista de tevê na cidade chinesa de Haining, na Província de Zhejiang. A repórter foi atingida enquanto fazia uma reportagem sobre a tempestade tropical Nanmadol. A jornalista estava em um ponto turístico de Haining no momento em que a onda quebrou.
    A tempestade tropical Nanmadol era originalmente um tufão, que foi rebaixado de categoria. A previsão dos meteorologistas é que a Nanmadol atinja a China nesta quarta-feira. Autoridades emitiram um alerta para que os moradores de áreas costeiras busquem locais mais seguros.
    Fonte IG

    Após 3h30, SP sai de estado de atenção por causa da chuva


    A chuva que cai em São Paulo desde a madrugada provocava diversos pontos de alagamento e complicava o trânsito na capital  Foto: Aloísio Maurício/Terra

    Foto: Aloísio Maurício/Terra
    Fonte Terra

    China - Turistas tentam escapar de uma onda gigante que ultrapassou a barreira de proteção no rio Qiangtang, em Haining



    China - 9h20 -Turistas tentam escapar de uma onda gigante que ultrapassou a barreira de proteção no rio Qiangtang, em Haining 
    Fonte Terra

    segunda-feira, 29 de agosto de 2011

    Passagem do furacão Irene matou pelo menos 29 nos EUA


    A passagem do furacão Irene por nove estados do leste dos Estados Unidos deixou pelo menos 29 mortos, informaram nesta segunda-feira (29) fontes dos serviços de emergência e a imprensa local. Balanço anterior falava de 18 mortos.
    As mortes ocorreram em Nova York (6), Carolina do Norte (6), Pensilvânia (6), Virgínia (4), Connecticut (2), Flórida (2), Maryland (1), Nova Yersey (1) e Vermont (1), segundo um levantamento da France Presse.

    A maioria das mortes ocorreu por quedas de árvores, acidentes de trânsito e inundações.
     Carro virado durante inundação em Waterbury, no estado americano de Vermont, nesta segunda-feira (29) (Foto: AP)
    Carro virado durante inundação em Waterbury, no estado americano de Vermont, nesta segunda-feira (29) (Foto: AP)
    A Costa Leste tentava retomar a rotina após a passagem de Irene, que também prejudicou 5 milhões de pessoas com blecautes.
    A cidade de Nova York, que tomou medidas sem precedentes para se preparar para a tempestade, passou quase ilesa.
    Fonte G1

    Tufão Nanmadol causa destruição na Ásia


    Equipes de resgate procuram por vítima fatal de avalanche em lixão provocada pela passagem do tufão Nanmadol pelo país, na cidade de Baguio. Pelo menos 16 pessoas morreram nas Filipinas devido ao fenômeno   Foto: AFP
    Equipes de resgate procuram por vítima fatal de avalanche em lixão provocada pela passagem do tufão Nanmadol pelo país, na cidade de Baguio. Pelo menos 16 pessoas morreram nas Filipinas devido ao fenômeno.
    Fonte Terra/  Foto AFP

    sábado, 27 de agosto de 2011

    Furacão Irene causa chuva e ventos forte em Nova York

    Forte chuva causada pelo furacão Irene deixa o nordeste dos estados unidos em estado de alerta.

    Fonte: Canal do Tempo

    Furacão Irene começa a castigar o litoral da Carolina do Norte, nos EUA


    O furacão Irene, que deixou pelo menos seis mortos em sua passagem pelo Caribe, começou a castigar nesta sexta-feira (26) o litoral da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com fortes ventos, chuvas torrenciais e ressaca., informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA.
    As condições do clima devem piorar durante a madrugada. O olho (centro da tormenta) do furacão deve chegar neste sábado (27) a Morehead City e ilhas próximas.
    Irene, com ventos máximos sustentados de 160 km/h, mantém em alerta de furacão grandes centros urbanos do litoral dos EUA, incluindo Nova York. Segundo o NHC, Irene ainda é um ciclone de categoria 2 na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco.
    Está vigente um aviso de furacão (passagem do sistema em 36 horas) desde Nova Jersey e Nova York até a costa de Massachusetts, incluindo as ilhas de Martha's Vineyard e Nantucket. Permanece em vigor uma vigilância de furacão (passagem em 48 horas) para o norte de Sandy Hook, em Nova Jersey, até a desembocadura do rio Merrimack, em Massachusetts.
    Os meteorologistas recomendaram aos moradores que tomem precauções porque Irene causará ressaca extremamente perigosa, que deve elevar o nível de água entre dois e três metros acima da média normal.
    Após passar pela Carolina do Norte, Irene se deslocará ao longo da costa nordeste dos EUA e afetará muitas cidades que se encontram na área, informou o meteorologista Félix García, do NHC.
    Embora classificado na categoria 2, segundo o NHC, Irene tem perdido força durante sua aproximação à costa leste norte-americana.
    No domingo, segundo o NHC, o fenômeno deve atingir o estado da Nova Inglaterra.
    Morador se prepara para a chegada do furacão Irene (Foto: AP)Morador se prepara para a chegada do furacão Irene (Foto: AP)Fonte G1

    Evacuada por furacão Irene, NY 'está um caos', diz brasileira


    Moradores fazem fila em mercado para comprar suprimentos antes da chegada do furacão Irene, em Nova York. Foto: Reuters
    Moradores fazem fila em mercado para comprar suprimentos antes da chegada do furacão Irene, em Nova York
    Foto: Reuters

    A cidade de Nova York, que recebeu ordens de evacuação nas regiões mais baixas devido à aproximação do furacão Irene, está caótica devido ao grande número de pessoas que se deslocam para comprar suprimentos e fugir das áreas de risco. A definição foi feita pela brasileira Sandra Oksman, 33 anos, produtora de cinema que mora na cidade há um ano. "Vim do Brooklyn agora e os metrôs estavam lotados às 15h", algo que raramente acontece, segundo a paulistana. O Brooklyn é um dos bairros que devem ser evacuados até sábado por ordens da prefeitura.
    De acordo com Sandra, os supermercados têm filas "gigantes". "Parece fim de Copa do Mundo no Brasil", comparou ela. Sandra mora em Williamsburg, "na fronteira entre o 'tá tudo bem' e o 'pode acontecer alguma coisa'", como ela mesma define. Entretanto, a brasileira planejou passar a noite na casa de amigos. "É a festa do furacão", brincou Sandra.
    Para a produtora de cinema, as autoridades "estão exagerando" com tantos alertas antes do furacão Irene, que agora está na categoria dois em uma escala que vai até cinco. "Quando teve a tempestade de neve (no ano passado), a cidade não deu conta", lembrou Sandra. "A cidade ficou parada por três dias. Não passou caminhão de lixo por 10 dias. Eles estão se precavendo", afirmou ela, que é otimista em relação ao furacão. "Não vai acontecer nada, só uma chuva forte e vento", apostou Sandra.
    Furacão Irene se dirige aos EUA
    Nesta sexta-feira, várias cidades da costa leste dos Estados Unidos se prepararam para a chegada do furacão Irene, prevista para a manhã de sábado. Nova York deve ser atingida no domingo. O prefeito da cidade, Michael Bloomberg, ordenou que cerca de 250 mil moradores que vivem no sul de Manhattan, no Queens, em Brooklyn, em Staten Island e Coney Island devem deixar esses lugares antes das 17h (horário local, 18h de Brasília) de sábado.
    O presidente americano, Barack Obama, decretou estado de emergência em Nova York. Irene atingiu o Caribe e deixou ao menos cinco mortos, mas caiu para a categoria dois, com ventos de 175 km/h. O Centro Americano e Furacões (NHC), no entanto, prevê o aumento da sua força até sábado.
    Fonte Terra

    quinta-feira, 25 de agosto de 2011

    Satélite da Nasa 'flagra' buraco negro engolindo estrela


    Um buraco negro dentro de uma galáxia a 3,9 bilhões de anos-luz de distância da Terra foi "flagrado" por um telescópio da Nasa ao engolir uma estrela que se aproximou demais. Dois estudos sobre o fenômenro foram publicados na edição desta semana da revista "Nature".
    O "acidente" cósmico tem causado o envio de raios X à Terra desde março de 2011. A galáxia está localizada na direção da constelação do Dragão. Os gases da estrela acabam sendo "engolidos" e ficam girando na região do buraco negro. Um feixe de partículas é formado no local e um dos lados do feixe está virado em direção da Terra, permitindo que o satélite Swift detecte o fenômeno.
    Segundo os astrônomos, os centros da maioria das galáxias possuem buracos negros gigantes - com milhões de vezes a massa do Sol. No caso da Via Láctea, o buraco negro tem uma massa igual a de 4 milhões de sóis. Os dados do Swift mostram que o buraco negro pesquisado é duas vezes maior do que o da nossa galáxia.
    Ilustrações mostram buraco negro devorando estrela. (Foto: Nasa)Ilustrações mostram buraco negro devorando estrela. (Foto: Nasa)

    Furacão Irene atingirá costa leste dos EUA no sábado, diz centro americano


    O furacão Irene vai atingir o leste do estado americano da Carolina do Norte neste sábado (27), segundo informou nesta quinta (25) o diretor do Centro Nacional de Furacões dos EUA.
    "Não será apenas uma tempestade na costa, Prevemos impactos também dentro do continente", disse o administrador da Agência Federal de Administração de Emergências dos EUA, Craig Fugate.
    "O restante da costa leste também está no percurso previsto da tempestade", afirmou o diretor, Bill Read.
    Bill Read afirmou ainda que o furacão vai ter ventos com velocidades correspondentes à categoria 2 na escala Saffir-Simpson quando se aproximar dos estados de Delaware, Maryland, Virgínia e o sul de Nova Jersey, após passar pela Carolina do Norte.
    A escala de medição de intensidade de furacões tem cinco graus de intensidade.
    Um alerta de furacão para a costa da Carolina do Norte foi emitido, desde o norte de Surf City até a divisa com a Virginia, incluindo Pamlico, Albemarle e Currituck Sounds. Várias famílias e até navios da Marinha americana começaram a abandonar a região.
    Segundo Craig Fugate, espera-se que novos alertas sejam emitidos em outros estados da costa leste americana.
    Com um aviso mandatório de evacuação de visitantes em cidades da costa da Carolina do Norte, famílias americanas começam a se retirar de Pea Island nesta quinta (25) (Foto: Charles Dharapak/AP)Com um aviso mandatório de evacuação de visitantes em cidades da costa da Carolina do Norte, famílias americanas começam a se retirar de Pea Island nesta quinta (25) (Foto: Charles Dharapak/AP)Fonte G1

    Ressaca perde força, mas ondas ainda chegam a 2,5 m no RJ


    Apesar de redução da intensidade da ressaca, mar ainda avança sobre praias cariocas . Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
    Apesar de redução da intensidade da ressaca, mar ainda avança sobre praias cariocas
    Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

      O Rio de Janeiro ainda é atingido nesta quinta-feira por uma ressaca, mas o fenômeno, registrado no litoral, perdeu força nas últimas horas. O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) informou que ondas de 2 m a 2,5 m podiam ser visualizadas até o início desta tarde. Ontem, as ondas chegaram a ter 3,5 m.
      O CHM emite alertas desde domingo sobre a passagem de um ciclone extratropical, com ventos fortes, elevando as ondas desde o Rio Grande do Sul até o sul da Bahia. O centro informou ainda que as ondas devem seguir diminuindo e, por enquanto, a população deve evitar banhos na orla. Comandantes de embarcações e pescadores também são orientados a evitar o mar.
      Em Copacabana, na zona sul do Rio, parte da areia foi tomada pelas águas, e no bairro de Ipanema o mar esteve bastante agitado. Outras praias cariocas, como a Barra da Tijuca, na zona oeste, e São Conrado, na zona sul, também foram atingidas pela ressaca. Na praia das Flechas, em Niterói, região metropolitana do Rio, a força da água destruiu parte do calçadão na orla, alagando as garagens de alguns prédios.
      Por causa do mar agitado, os catamarãs que fazem a travessia Rio-Niterói pela Baía de Guanabara navegavam com velocidade reduzida, mas não havia registro de incidentes.
      Fonte Terra