z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tempo fechado e garoa na Capital paulista

A propagação de uma frente fria pelo oceano mudou o tempo na Capital paulista. Desta forma, a manhã desta quinta-feira tem céu encoberto, garoa e termômetros em torno dos 17ºC. No decorrer do dia, o tempo fechado persiste com chuviscos e chuvas fracas de forma ocasional. Por conta da entrada do vento que sopra do quadrante sul, o ar frio que acompanha o sistema frontal não deixa a temperatura subir. A máxima alcança os 20ºC. A umidade relativa do ar deve apresentar valores acima dos 70%.

Tendência:

Os próximos dias continuam com tempo instável na região metropolitana. A presença de áreas de instabilidade associada a uma nova frente fria que vai se formar entre Santa Catarina e o Paraná vai manter o tempo úmido nos próximos dias. As precipitações ocorrem com intensidade fraca a moderada. Por conta do tempo fechado as temperaturas máximas não devem passar dos 22ºC, enquanto que as mínimas ficam estáveis em torno dos 15ºC. A entrada do ar mais frio causa maior sensação de frio no sábado (22).
Fonte CGE

Tromba-d'água é fotografada na costa dos EUA


Um empresário flagrou uma tromba-d'água nesta quarta-feira (19) em Grand Isle, ilha na costa do estado americano da Louisiana.
A tromba-d'água provocou apenas pequenos danos, segundo o serviço meteorológico dos EUA.
Um empresário flagrou uma tromba-d'água nesta quarta-feira (19) em Grand Isle, ilha na costa do estado americano da Louisiana.  A tromba-d'água provocou apenas pequenos danos, segundo o serviço meteorológico dos EUA. (Foto: Buggie Vegas/AP) 
Um empresário flagrou uma tromba-d'água nesta quarta-feira (19) em Grand Isle, ilha na costa do estado americano da Louisiana. A tromba-d'água provocou apenas pequenos danos, segundo o serviço meteorológico dos EUA. (Foto: Buggie Vegas/AP)
Fonte G1

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Noite registro de névoa úmida e queda das temperaturas em SP

A noite apresenta névoa úmida e termômetros em declínio na Capital. As estações meteorológicas do CGE apontam temperaturas entre 17ºC e 18ºC, mas em Parelheiros, no extremo sul, há registro de somente 14ºC. Os índices de umidade relativa do ar oscilam em 85%.

No aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, a estação meteorológica afere 17ºc, mas por conta dos ventos, a sensação térmica chega aos 13ºC. Em Campo de Marte, na Zona Norte, e em Cumbica, no município de Guarulhos, os termômetros indicam 19ºc e 18ºC, respectivamente, mas ambos com sensação de 16ºC. Nas três localidades, as taxas de umidade do ar alcançam valores próximos aos 80%.

De acordo com os meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem com temperaturas em diminuição e aumento de nebulosidade. Até o final da noite, a temperatura fica em torno dos 16ºC. durante a madrugada, a mínima chega aos 14ºC. Não há previsão de chuvas.

No sábado (15) o dia começa com formação de nevoeiro, mas o sol aparece entre nuvens até o final do período da manhã. As temperaturas variam entre mínimas de 15ºC e máximas de 24ºC. No final do dia a nebulosidade aumenta, entretanto não há condição para chuvas na Grande São Paulo.

O início da manhã do domingo (16) terá céu nublado e temperatura em torno dos 16ºC. A propagação de áreas de instabilidade provoca chuva com maior potencial já no final da manhã e que podem se estender até a noite. Por conta da grande quantidade de nuvens e da precipitação, a temperatura máxima não deve passar dos 23ºC. 
Fonte CGE

Hubble pode ter descoberto planeta que "não deveria existir"

Imagem mostra a distância da falha ("gap"), onde estaria o planeta, de sua estrela, no centro Foto: Nasa/ESA / Divulgação
Imagem mostra a distância da falha ("gap"), onde estaria o planeta, de sua estrela, no centro
Foto: Nasa/ESA / Divulgação
Astrônomos descobriram com o uso do telescópio Hubble evidências da formação de um planeta a 12 bilhões de quilômetros de sua estrela, o que desafia uma das teorias mais aceitas, afirma a Nasa - a agência espacial americana. O estudo foi divulgado na publicação especializada The Astrophysical Journal nesta sexta-feira.
á foram descobertos mais de 900 planetas fora do Sistema Solar, mas este é o primeiro encontrado tão distante de sua estrela. Para se ter ideia, ele orbita a anã vermelha TW Hydrae, que fica a 176 anos-luz da Terra, a cerca do dobro da distância de Plutão em relação ao Sol.
Já foram descobertos mais de 900 planetas fora do Sistema Solar, mas este é o primeiro encontrado tão distante de sua estrela. Para se ter ideia, ele orbita a anã vermelha TW Hydrae, que fica a 176 anos-luz da Terra, a cerca do dobro da distância de Plutão em relação ao Sol.
Com o uso do Hubble, os astrônomos encontraram uma falha de 1,9 bilhão de quilômetros de diâmetro no disco protoplanetário de gás e poeira que fica ao redor da estrela e tem cerca de 66 bilhões de quilômetros. É esse buraco que indica que existe um planeta ali e que teria se formado pela aglutinação do material ao seu redor, o que deixou o vazio no disco.
Conforme uma das teorias mais aceitas, um planeta a 12 bilhões de quilômetros de seu sol deveria levar 2 bilhões de anos para se formar. O problema é que TW Hydrae tem apenas 8 milhões de anos - ele dificilmente teria planetas, segundo essa proposição. Complica ainda mais o dado que indica que essa estrela tem apenas 55% da massa do nosso Sol.
"É tão intrigante ver um sistema como esse", diz John Debes, do Instituto Space Telescope Science, nos Estados Unidos, e líder do estudo. "Esta é a estrela com menor massa que observamos a ter esse tipo de falha."
Uma teoria alternativa pode explicar o que acontece no sistema. O disco poderia se tornar gravitacionalmente instável e colapsar, o que, segundo este cenário, levaria a uma formação rápida de um planeta - em "apenas" milhares de anos.
"Se conseguirmos realmente confirmar que há um planeta ali, nós poderíamos conectar suas características com as propriedades da falha", diz Debes. "Isso pode adicionar teorias de formação planetária para (entendermos) como realmente um planeta se forma a uma longa distância (de sua estrela)."
Fonte Terra

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sol e temperaturas em elevação na Capital paulista

A segunda-feira começou com nebulosidade, formação de neblina e sensação de frio, já que os termômetros oscilaram em torno dos 14ºC nas primeiras horas da manhã. No decorrer do dia o sol volta a predominar e favorece a elevação das temperaturas com máximas que podem superar os 25ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e deve atingir valores próximos aos 45% nas horas mais quentes. No final da tarde a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, mas não há previsão de chuva para a Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A massa de ar seco que predomina sobre o centro do país mantém o tempo estável na maior parte do Estado de São Paulo. Na quarta-feira a aproximação de uma frente fria de fraca atividade causa aumento de nebulosidade e chuvas isoladas.

Na terça-feira (11) segue com sol e variação de nuvens na Capital paulista. A madrugada ainda deve ser fria com formação de neblina e termômetros oscilando em torno dos 15ºC, enquanto que as máximas chegam aos 25ºC. No final do dia a nebulosidade aumenta, mas não são poucas as condições de chuva.

A quarta-feira (12) ainda começa com sol e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 15ºC e máximas de 24ºC. Entre o final da tarde e o início da noite a aproximação de uma frente fria causa aumento de nebulosidade e chuvas isoladas na Grande São Paulo.
Fonte CGE

sábado, 8 de junho de 2013

Asteroide do tamanho de um caminhão passa pela Terra

Um asteroide do tamanho de um pequeno caminhão passou pela Terra em distância quatro vezes mais próxima que a Lua neste sábado, o último de uma sequência de objetos celestiais que passaram pelo planeta, e que aumentou a consciência sobre impactos potencialmente perigosos no planeta.
Segundo a Agência Espacial norte-americana (Nasa, na sigla em inglês) o asteroide 2013 LR6 foi descoberto cerca de um dia antes de sua aproximação à Terra, que ocorreu à 1h42 (horário de Brasília) deste sábado a cerca de 105 mil quilômetros sobre o Oceano Antártico, ao sul da Tasmânia, na Austrália. O asteroide de 10 metros de largura não representava nenhuma ameaça.
Há uma semana, o enorme asteroide QE2, de 2,7 quilômetros de largura, completo com suaprópria lua a reboque, passou a 5,8 milhões de quilômetros da Terra.
Em 15 de fevereiro, um pequeno asteroide explodiu na atmosfera sobre Chelyabinsk, na Rússia, e deixou mais de 1,5 mil pessoas feridas por conta de destroços e pedaços de vidro. No mesmo dia, um asteroide não relacionado passou a cerca de 27,7 mil quilômetros da Terra,mais perto do que os satélites de comunicação que cercam o planeta.
"Teoricamente, há uma possibilidade de colisão entre asteroides e o planeta Terra", disse o astrônomo do projeto Telescópio Virtual, Gianluca Masi, durante uma transmissão do Google+ que mostrou imagens ao vivo da aproximação de um asteroide.
A Nasa diz que já encontrou cerca de 95% dos asteroides maiores, aqueles com diâmetro de 1 quilômetros ou mais, com órbitas que os levam relativamente perto da Terra.
Um objeto deste tamanho atingiu o planeta há cerca de 65 milhões de anos onde hoje é península de Yucatán, no México, provocando uma mudança climática global que se acredita ser responsável pela extinção dos dinossauros e muitas outras formas de vida na Terra.
A agência espacial dos EUA e outras organizações de pesquisa, além de empresas privadas, estão trabalhando no rastreamento de objetos menores que voam perto da Terra.
Fonte Terra

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mais um dia com predomínio de sol entre poucas nuvens em SP

A manhã desta quinta-feira (06) começou com sol entre poucas nuvens. A neblina e os bancos de nevoeiros já não foram tão densos como nos dias anteriores. Os termômetros ao amanhecer registravam em média 13ºC, porém nos bairros mais extremos da Cidade as temperaturas ficaram pelo menos 2ºC abaixo.

Hoje será mais um dia com predomínio de sol entre poucas nuvens. A temperatura chega aos 25ºC, enquanto que os menores percentuais de umidade relativa do ar por volta dos 40%. O tempo seco vai garantir mais um dia sem chuvas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Na sexta-feira (07) o quadro sinótico se repete. Manhã com sensação de frio e temperatura na casa dos 13ºC. Durante a tarde com presença constante do sol os termômetros chegam facilmente aos 25ºC. As menores taxas de umidade relativa do ar ficam próximas dos 45%. O dia termina sem previsão de chuvas.

O final de semana promete ser ensolarado e agradável para os paulistanos. Há risco de formação de neblina e nevoeiros localizados nas rodovias e aeroportos da Capital. Essa condição reduz a visibilidade entre o fim da madrugada e as primeiras horas da manhã. As temperaturas variam entre mínima de 14ºC e máxima de 23ºC.

As simulações mais recentes continuam indicando que não são previstas mudanças significativas nas condições atmosféricas, pelo menos até o fim da segunda semana do mês.
Fonte CGE