z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Céu encoberto e temperaturas baixas no início da manhã

Na Capital paulista a manhã inicia com céu encoberto e temperaturas baixas, mas que entram em lenta elevação nas próximas horas, com máximas que ficarão em por volta dos 23°C. De acordo com a observação dos dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerencia de Emergências (CGE) da Prefeitura a temperatura média é de 14°C e a umidade relativa do ar alcança os 90%. Não são esperadas chuvas para essa manhã. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (31) o sistema frontal se afasta do Estado de São Paulo e o tempo melhora gradativamente. Ainda podem ocorrer chuviscos durante a madrugada, porém o sol retorna entre nuvens no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 14ºC, enquanto que as máximas não devem superar os 23ºC.

O sábado (01) segue com sol entre nuvens e temperaturas em gradativa elevação no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 14ºC e máximas que podem chegar aos 25ºC. Não há previsão de chuvas para a Grande São Paulo.
Fonte CGE

Asteroide passa perto da Terra nesta sexta-feira

O asteroide 1998 QE2, de 2,7 quilômetros de comprimento, vai passar perto da Terra nesta sexta-feira (31). Às 17h59 (horário de Brasília), momento da aproximação máxima, o asteroide vai ficar a apenas 5,8 milhões de quilômetros da Terra, ou cerca de 15 vezes a distância da Terra à Lua. Astrônomos da Nasa afirmam que o objeto não representa perigo para o planeta e poderá ser visto em telescópios de 70 metros de diâmetro.
Esta será a maior aproximação em dois séculos do asteroide 1998 QE2, descoberto em agosto de 1998 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (na sigla em inglês, MIT), dos Estados Unidos. Em fevereiro deste ano, outro asteroide, o 2012 DA14 passou ainda mais perto da Terra – a 27,7 mil quilômetros de distância, ou um décimo dos 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua. No mesmo dia, coincidentemente , um meteorito atingiu a região dos Montes Urais , na Rússia, provocando grande estrago.
“O asteroide 1998 QE2 será um interessante alvo para os telescópios Goldstone e Arecibo. Podemos conseguir uma série de imagens em alta resolução que mostrarão detalhes interessantes de sua superfície”, disse em comunicado Lance Benner, astrônomo do telescópio Goldstone, da Nasa. "Sempre que um asteroide se aproxima da Terra, ele fornece uma importante oportunidade para estudá-lo em detalhe e assim poder entender o seu tamanho, forma, rotação, características da superfície e o que eles podem nos dizer sobre sua origem."
O asteroide vai viajar pelo céu com uma velocidade média de 10,58 km por segundo, que é cerca de 15 vezes a velocidade de uma bala de fuzil. Astrônomos afirmam que, por causa do tamanho e velocidade, seria uma catástrofe caso o asteroide 1998 QE2 atingisse a Terra.
A passagem do asteroide próximo a Terra será transmitido ao vivo pelo site Slooh.com a partir das 17h30.
Fonte iG

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sol aparece entre nuvens na Capital paulista

A quarta-feira começou com nebulosidade, chuviscos e termômetros oscilando em torno dos 14ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens e diminui um pouco a sensação de frio, com máximas que podem chegar aos 24ºC. No decorrer da tarde a nebulosidade volta a aumentar e ocorrem chuvas isoladas com trovoadas e algumas rajadas de vento na Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista mantém o tempo instável com muita nebulosidade, rajadas de vento e chuvas, alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 14ºC e máximas que não devem superar os 22ºC. A continuidade das chuvas eleva o risco para formação de alagamentos e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.

Na sexta-feira (31) o sistema frontal se afasta do Estado de São Paulo e o tempo melhora gradativamente. Com isso o sol retorna entre nuvens no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 15ºC, enquanto que as máximas não devem superar os 23ºC. Não há previsão de chuvas significativas para a Capital paulista.
Fonte CGE

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Segunda-feira com tempo instável na Grande São Paulo

A segunda-feira (27) começou com formação de névoa úmida e termômetros em torno dos 13ºC na Grande São Paulo. Nas próximas horas e no decorrer de todo o dia, a propagação de áreas de instabilidade provoca chuva fraca por vezes moderada. Por conta disso, a temperatura máxima não supera os 20ºC e a umidade relativa do ar permanece elevada, acima dos 70%.

Tendência:

Nos próximos dias, o tempo permanece instável na Capital paulista. Na terça-feira (28), o dia começa com céu nublado e as pancadas de chuva retornam com moderada intensidade durante a tarde, podendo se estender até a noite. Os termômetros oscilam entre 15ºC e 23ºC.

A quarta-feira (29) terá muitas nuvens e aberturas de sol. No final da tarde as pancadas de chuva acontecem de forma mais isolada e com intensidade fraca. Mínima de 16ºC e máxima de 24ºC.
Fonte CGE

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Tempo fechado e com temperaturas em gradual declínio em SP

Desde as primeiras horas da manhã a sexta-feira (24) permaneceu com céu encoberto e com garoa isolada em vários bairros da Capital paulista. A grande quantidade de nuvens impediu que as temperaturas se elevassem significativamente. A máxima não superou os 18ºC, enquanto que as menores taxas de umidade relativa do ar giraram em torno dos 70%. 

Até o fim da noite não são previstas mudanças nas condições do tempo. As temperaturas declinam lentamente a partir de agora, enquanto que a umidade relativa do ar sobe. 

Com o afastamento das instabilidades próximas do litoral paulista, a quantidade de nuvens diminui a partir da próxima madrugada. O ar mais frio ganha força e a temperatura cai sensivelmente devendo atingir 11ºC nos bairros mais extremos da Cidade.  

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Sábado (25) e domingo (26) terão predomínio de sol entre nuvens. A temperatura máxima sobe um pouco mais em relação aos últimos dias e pode atingir 24ºC no domingo (26). Entretanto, as mínimas voltam a cair e a expectativa é de termômetros na marca dos 12ºC nas madrugadas e inícios das manhãs. Não há previsão de chuvas para este final de semana.

As simulações mais recentes indicam que volta a chover no início da próxima semana. A segunda-feira (27) será marcada por pancadas de chuva no período da tarde em função da formação de áreas de instabilidade que se deslocarão do interior do Estado paulista em direção à Grande São Paulo. As temperaturas mínimas voltam a se elevar um pouco mais e ficam em torno dos 15ºC.
Fonte CGE

Terremoto de magnitude 8,2 atinge extremo leste da Rússia

MOSCOU, 24 Mai (Reuters) - Um terremoto de magnitude 8,2 atingiu a costa leste da Rússia na sexta-feira, provocando um breve de temor tsunami, mas sem causar vítimas ou danos consideráveis​​, disseram autoridades dos serviços de emergência russos.
O epicentro do tremor foi localizado a uma profundidade de 620 km no mar de Okhotsk, 390 km a oeste da cidade mais próxima, Petropavlovsk-Kamchatsky, afirmou o Serviço Geológico dos EUA.
O terremoto foi sentido em Petropavlovsk-Kamchatsky, a principal cidade na península de Kamchatka e onde fica uma base de submarinos nucleares, e na ilha de Sakhalin, onde está localizado o maior projeto de gás natural liquefeito da Rússia.
Autoridades de emergência regionais emitiram um alerta de tsunami para as ilhas Sakhalin e Kurilas, aconselhando os moradores de áreas perigosas a buscar terreno elevado, mas o aviso foi suspenso alguns minutos mais tarde.
Moradores do norte do Japão também sentiram o tremor, mas não houve alerta de tsunami da agência meteorológica japonesa.
(Reportagem de Steve Gutterman)
Fonte Yahoo

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vulcão perto da Cidade do México registra nova explosão

 O vulcão Popocatepétl vem registrando pequenas explosões desde 1994, mas há duas semanas a atividade aumentou consideravelmente Foto: EFE
O vulcão Popocatepétl vem registrando pequenas explosões desde 1994, mas há duas semanas a atividade aumentou consideravelmente
Foto: EFE















O vulcão mexicano Popocatéptl registou nesta quinta-feira uma forte explosão que gerou uma coluna de cinzas de 2,5 quilômetros de altura. De acordo com o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred), o alerta amarelo está mantido para três comunidades próximas.
Fonte Terra

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sol aparece entre nuvens na Grande São Paulo

A quarta-feira começou com nebulosidade, chuviscos em pontos isolados e termômetros oscilando em torno dos 16ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 24ºC. Entre o final da tarde e a noite a nebulosidade volta a aumentar e podem ocorrer chuvas isoladas e chuviscos na Capital paulista.


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A quinta-feira (23) segue com muita nebulosidade, chuvas fracas e chuviscos, especialmente durante a madrugada e no final do dia. O sol aparece no decorrer do dia, mas devido à maior cobertura de nuvens as temperaturas não sobem muito. As mínimas oscilam em torno dos 16ºC, enquanto que as máximas devem permanecer abaixo dos 22ºC.

Na sexta-feira (24) o tempo não muda muito e segue com nebulosidade e chuviscos, alternados com períodos de sol ao longo do dia. Os termômetros devem variar entre mínimas de 15ºC e máximas de 20ºC.
Fonte CGE

terça-feira, 21 de maio de 2013

Entenda o que os cientistas já sabem sobre a formação de tornados

O estado de Oklahoma, atingido por um tornado nesta segunda-feira (20), faz parte de uma região conhecida como “corredor dos tornados”, que tem uma das maiores incidências globais do fenômeno. Os Estados Unidos são o país onde esses ventos são mais comuns – são cerca de 1,2 mil por ano.

Um tornado é uma coluna de ar que gira em redemoinho em uma velocidade que pode ultrapassar os 400 km/h – o que faz dele o fenômeno natural com maior capacidade de destruição local.
Embora os tornados possam ocorrer em qualquer época do ano, os meses de maio e junho – primavera no hemisfério Norte – são os que têm mais ocorrências na região. É quando a massa de ar frio que vem do Canadá se encontra com a massa de ar quente que vem do Caribe sobre as planícies do centro do país, onde está Oklahoma.
Essas nuvens – chamadas de cumulonimbus – puxam ar de áreas mais baixas, como as planícies. Dentro delas, o ar circula muito, adquire grande velocidade e forma colunas de ar. Quando essa coluna desce até o solo, forma um tornado.Os cientistas ainda não conseguiram desvendar todos os mistérios por trás dos tornados, mas conhecem algumas das condições necessárias para que eles se formem. A principal delas é a presença de nuvens muito carregadas, o que ocorre quando essas massas de ar se encontram.
As informações do infográfico abaixo foram obtidas junto à Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).
infográfico tornado CIÊNCIA (Foto: 1)

Fonte G1

Tornado que atingiu Oklahoma tem classificação elevada para maior nível


O tornado que atingiu na segunda-feira (20) a cidade de Moore, no subúrbio de Oklahoma City, foi uma rara tempestade de escala EF5, a mais alta usada pelo Serviço Meteorológico dos Estados Unidos para classificar esses fenômenos naturais. A avaliação anterior era de EF4.
Um tornado EF5 pode ter ventos superiores a 320 km/h e causar danos devastadores, informou o serviço. Na medição da intensidade dos tornados, meteorologistas e outros estudiosos avaliam os estragos causados no solo, bem como a velocidade dos ventos e outros dados para retear o fenômeno entre EF0 (mais fraco) e EF5 (mais intenso). Tornados da classe EF5 são raros nos Estados Unidos.
Equipes que avaliam os danos deixados pelo tornado também determinaram que a tempestade passou por uma área de 27 km com uma largura de 2 Km.
A tempestade em Joplin, no Missouri, em 22 de maio de 2011, que matou 161 pessoas, tinha classificação EF5.
As autoridades médicas de Oklahoma City confirmaram, na manhã desta terça-feira (21), que 24 corpos foram recuperados após a passagem de um devastador tornado na região. Inicialmente, as autoridades falaram em 51 e depois em até 91 mortos.
Fonte G1

Temperaturas em elevação e umidade relativa do ar confortável para os paulistanos

O fim da manhã desta terça-feira (21) segue com céu nublado e temperaturas em elevação na Cidade. Nas estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros marcam 22ºC em média. A umidade relativa do ar oscila em torno de 75%. A temperatura máxima prevista para hoje é de 24ºC. A presença dos ventos úmidos que sopram do oceano, favorecem a formação de nuvens que provocam chuviscos e chuva leve de maneira isolada, no final do dia.

Tendência para os próximos dias:

Na quarta-feira (22), o tempo não muda muito. O vento úmido que vem do mar mantém o céu com muitas nuvens e chuviscos, principalmente no início e no final do dia. As temperaturas oscilam entre a mínima de 17ºC e a máxima de 23ºC.

Na quinta-feira (23), instabilidades associadas a uma frente fria em alto mar provocam chuvas fracas. Por conta do avanço de uma massa de ar frio, as temperaturas começam a cair na Grande São Paulo. Mínima de 17ºC e máxima de 21ºC.
Fonte CGE

Oklahoma busca sobreviventes e revisa número de mortos para 24


O departamento médico revisou nesta terça-feira (21) o número de mortos no tornado em um subúrbio de Oklahoma City , nos EUA, para 24, incluindo nove crianças.
A porta-voz Amy Elliot afirmou nesta terça-feira que algumas das vítimas foram contadas duas vezes durante o caos provocado pelo tornado.

AP
Tornado atravessa sul de Oklahoma City, nos EUA (20/5)

Autoridades afirmaram inicialmente que o desastre havia deixado 51 mortos, incluindo 20 crianças. Havia estimativas de que o número de mortos passaria de 90.
As equipes de resgate continuam realizando buscas nos destroços em Moore, ao sul de Oklahoma City, depois que os ventos com velocidade de até 320 km/h arrasaram o subúrbio na tarde de segunda-feira (20).
"Enquanto estivermos aqui, vamos continuar com a esperança de encontrar sobreviventes", disse Trooper Betsy Randolph, porta-voz da patrulha rodoviária de Oklahoma, que ajudava nas operações de resgate.
Segundo autoridades, pelo menos duas escolas estavam no caminho do tornado e mais de 120 vítimas estavam sendo atendidas em hospitais, incluindo 50 crianças.
O tornado destruiu dezenas de edifícios na tarde de ontem em Moore, onde vivem 41 mil habitante. Bairros inteiros ficaram em ruínas. Casas viraram pilhas de madeira destroçada. Carros e caminhões foram abandonados revirados nas estradas.
Na escola primária Plaza Towers, onde as buscas se concentram na manhã desta terça-feira, o tornado destruiu o teto e fez com que as paredes desabassem, tranformando o parque infantil em uma montanha de plástico e metal. Crianças dessa escola estavam entre os mortos, mas alguns estudantes foram retirados com vida dos destroços. Outra escola primária, Briarwood, também ficou destruída.
O Serviço Nacional de Meteorologia classificou preliminarmente o tornado como EF4, na Escala Enhanced Fujita, a segunda maior categoria, com ventos de até 320 km/h.
As famílias aguardavam ansiosamente perto de igrejas para saber se seus entes queridos estava bem. Um homem com um megafone passou a noite de segunda-feira perto da Igreja Metodista St. Andrews chamando pelos nomes das crianças sobreviventes. Pais ficaram nos arredores, esperando ouvir os nomes de seus filhos e filhas.
O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois. Em áreas de quatro outros Estados - Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa - a chance é de 5%.
A temporada de tornados nos Estados Unidos estava excepcionalmente tranquila até a semana passada, quando um deles atingiu Granbury , no Texas, matando seis pessoas.
Testemunhas disseram que o tornado desta segunda-feira parecia mais feroz do que o gigante que rasgou a região em 3 de maio de 1999, deixando mais de 40 mortos e destruindo milhares de casas. Aquele tornado foi classificado como categoria EF5, o que significa que teve ventos acima de 320 km/h.
Pronunciamento de Obama
Em pronunciamento nesta terça-feira, o presidente Barack Obama afirmou estar instruindo sua equipe de resposta a desastres para ajudar as vítimas de Oklahoma com tudo que eles precisarem. 
Obama caracterizou o fenômeno como "um dos mais destrutivos tornados da história", embora tenha acrescentado que a extensão do estrago ainda é desconhecida.
Obama fez o pronunciamento depois de ser informado em uma reunião sobre os mais recentes desdobramentos da tragédia, enquanto o diretor da Agência Federal de Emergências Craig Furgate estava em trânsito, em direção a Oklahoma.
O presidente americano declarou zona de desastre em Oklahoma e ordenou ajuda federal para complementar os esforços de resgate do Estado e do município.
Obama afirmou que há ainda um longo caminho de recuperação a ser percorrido. Mas disse que as vítimas não estarão sozinhas e terão todos os recursos que precisarem.
Fonte iG

Tempestade solar 'extrema' pode causar apagões generalizados na Terra


Explosão de material solar é registrada nesta erupção proeminente, em imagem divulgada pela Nasa neste mês Foto: Nasa / Divulgação
Explosão de material solar é registrada nesta erupção proeminente, em imagem divulgada pela Nasa neste mês
Foto: Nasa / Divulgação














"O que (uma tempestade solar) pode fazer - ainda que não cause uma queda de energia em escala continental - é causar um apagão regional", afirmou o pesquisador Daniel Baker. "Imagine algo como, por exemplo, a supertempestade Sandy. Imagine aquele tipo de tempestade severa - porém causando apagões regionais por semanas. Viver sem energia elétrica realmente afeta toda a nossa sociedade de forma notável."Se uma tempestade solar "extrema" a caminho da Terra atingi-la de determinada maneira, é possível que coloque em risco redes elétricas interconectadas ao redor do mundo. Além de criar auroras - austrais e boreais -, esses fenômenos podem provocar a interrupção ou mau funcionamento de uma ampla gama de serviços que utilizam a fundamental energia elétrica, de acordo com especialistas ouvidos na edição deste ano da Electrical Infrastructure Security Summit (Cúpula sobre Segurança na Infraestrutura Elétrica, em tradução livre). As informações são do portal Space.com.
Quando o Sol atingir o ápice de seu ciclo de 11 anos em 2013, os cientistas esperam que áreas ativas da estrela - conhecidas como manchas solares - entrem em erupção, arremessando fluxos de partículas carregadas no Sistema Solar. Tempestades relativamente menores também podem criar blecautes temporários em rádios e perturbar a navegação GPS.
Isso não significa, porém, que todas as erupções solares vão impactar a Terra. A maior parte das chamadas ejeções de massa coronal não são voltadas ao nosso planeta; em vez disso, são disparadas sem causar danos a outras partes do Sistema Solar. Ainda assim, aproximadamente uma vez por século, de acordo com Baker, uma tempestade solar extrema causa impacto terrestre.
Fonte Terra

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Forte tornado mata 37 pessoas e devasta Oklahoma, nos EUA


Mulher carrega criança em região próxima a escola atingida por tornado em Moore, Oklahoma (Foto: AP)Mulher carrega criança em região próxima a escola atingida por tornado em Moore, Oklahoma (Foto: AP)
Um enorme tornado com ventos de até 320 km/h atingiu nesta segunda-feira (20) a localidade de Moore, nos arredores de Oklahoma City, nos Estados Unidos, deixando ao menos 37 mortos, informou a agência de notícias 
Reuters. Segundo a reportagem, que cita uma fonte médica local, o número de mortos deve aumentar.
O tornado devastou pelo menos duas escolas e deixou um rastro de destroços. De acordo com a agência de notícias Associated Press, os hospitais atendem ao menos 60 feridos - dos quais 12 são crianças.
Pelo menos duas escolas estavam no caminho do tornado, afirmaram emissoras de televisão, e imagens de vídeo mostraram casas destruídas, carros jogados e pelo menos um edifício em chamas.
"Eu nunca vi nada como isso em meus 18 anos cobrindo tornados aqui em Oklahoma City. Este é sem dúvida o mais horrível", disse o repórter Lance Oeste, da rede de TV KFOR.
"O tornado sobre o terreno neste momento é enorme e atingiu áreas populosas", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, à CNN. Ela afirmou que é cedo para avaliar os estragos, mas as TVs mostraram ao vivo uma vasta destruição.
Brynn Kerr, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que um alerta de tornado foi emitido para dois condados na região central de Oklahoma. A recomendação para os moradores é de buscar abrigo imediatamente. "Parece que o nosso pior medo se materializou hoje", disse o meteorologista Bill Bunting, em Norman, Oklahoma.
No domingo, tornados já haviam deixado 2 mortos e pelo menos 39 feridos em Oklahoma. Vários outros estados também registraram esse tipo de fenômeno.
O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois. Em áreas de quatro outros Estados - Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa - a chance é de 5 por cento.
A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, que na quarta-feira marca os dois anos de um violento tornado que matou 161 pessoas.
A tempestade de domingo causou danos a centenas de imóveis, e aproximadamente 7.000 clientes estavam sem energia em Oklahoma. A governadora Fallin decretou estado de calamidade em 16 condados.
A temporada de tornados nos Estados Unidos estava excepcionalmente tranquila até a semana passada, quando um deles atingiu Granbury, no Texas, matando seis pessoas.
Pneu pega fogo em Moore, Oklahoma, após um tornado nesta segunda-feira (20) (Foto: Sue Ogrocki/AP)Pneu pega fogo em Moore, Oklahoma, após um tornado nesta segunda-feira (20) (Foto: Sue Ogrocki/AP)

Fonte G1

Enorme tornado causa destruição em Oklahoma e mata pelo menos 10 pessoas



GENE BLEVINS/REUTERS/Newscom
No domingo (19), tornados já haviam deixado 2 mortos e pelo menos 39 feridos em Oklahoma
Um enorme tornado atingiu os arredores de Oklahoma City nesta segunda-feira (20) e matou pelo menos dez pessoas de acordo com a rede CNN. A agência de notícias Associated Press (AP), no entanto, diz que o número de vítimas fatais já está em 37. Além disso, meteorologistas orientaram moradores a se abrigarem imediatamente contra uma gigantesca tempestade que ameaça até dez Estados na parte central dos Estados Unidos. 
Ainda de acordo com a AP, oficiais em dois hospitais próximos ao local da tragédia disseram estar com 60 pacientes, incluindo mais de uma dezena de crianças. Pelo menos 10 pessoas estariam em estado grave.
Pelo menos duas escolas estavam no caminho do tornado, afirmaram emissoras de televisão, e imagens de vídeo mostraram casas destruídas, carros jogados e pelo menos um edifício em chamas. Não havia relatos imediatos de mortos ou feridos pelo tornado, que atingiu os arredores de Moore, na região metropolitana de Oklahoma City, no meio da tarde.
"O tornado sobre o terreno neste momento é enorme e atingiu áreas populosas", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, à CNN. Ela afirmou que é cedo para avaliar os estragos, mas as TVs mostraram ao vivo uma vasta destruição.
Brynn Kerr, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que um alerta de tornado foi emitido para dois condados na região central de Oklahoma. A recomendação para os moradores é de buscar abrigo imediatamente. No domingo (19), tornados já haviam deixado 2 mortos e pelo menos 39 feridos em Oklahoma. Vários outros Estados também registraram esse tipo de fenômeno.
O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois. Em áreas de quatro outros Estados - Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa - a chance é de 5%.
A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, que na quarta-feira (15) marca os dois anos de um violento tornado que matou 161 pessoas. A tempestade de domingo causou danos a centenas de imóveis, e aproximadamente 7.000 clientes estavam sem energia em Oklahoma. A governadora Fallin decretou estado de calamidade em 16 condados.
A temporada de tornados nos Estados Unidos estava excepcionalmente tranquila até a semana passada, quando um deles atingiu Granbury, no Texas, matando seis pessoas. 

*Com informações da Reuters e AP
Fonte iG

Tornados provocam devastação na região central dos EUA

Ao menos uma pessoa morreu e outras 21 ficaram feridas com a passagem de vários tornados nos estados do Kansas, Oklahoma, Iowa e Illinois, nos Estados Unidos, informou nesta segunda-feira (20) o canal FOX News.

Meteorologistas alertam para o risco de ventos fortes e tempestades no Centro Oeste do país e o Serviço Meteorológico Nacional (NOAA, na sigla em inglês) mantém em seu site um alerta para a ocorrência de novos tornados.
A vítima morreu na região leste de Oklahoma City, onde a passagem de tornados e o poder dos ventos provocou devastação, segundo a imprensa local.
Em alguns locais houve interrupção dos serviços básicos como eletricidade, levando a decretação de estado de emergência pelas autoridades locais.
Tornado Kansas, EUA (Foto: Gene Blevins/Reuters)Tornado é registrado no Kansas, nos Estados Unidos, neste domingo (19) (Foto: Gene Blevins/Reuters)
Tornado no Kansas, nos EUA (Foto: Gene Blevins/Reuters)Tornados estão causando destruição na região central dos Estados Unidos. (Foto: Gene Blevins/Reuters)
 
Fonte G1

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sexta-feira com temperatura baixa e chuviscos na Grande SP

A frente fria de fraca atividade já se afastou do litoral paulista rumo ao Rio de Janeiro. Desta forma, a entrada do ar frio de origem polar provoca queda significativa de temperatura em toda a Grande São Paulo. Por conta do vento úmido que sopra do oceano em direção à faixa leste paulista, a sexta-feira (17) segue com céu encoberto, garoa ocasional e sensação de frio ao longo de todo o dia. A temperatura permanece em declínio. A máxima de 19ºC foi registrada logo nas primeiras horas da madrugada, enquanto que a mínima será observada durante a noite, quando os termômetros oscilam por volta dos 14ºC, mas com sensação térmica de 2ºC a 4ºC menor.

Tendência para os próximos dias:

O sábado (18) começa com chuviscos e formação de névoa úmida. No decorrer do dia, o vento que sopra do quadrante sul favorece a formação de muitas nuvens, deixando o céu predominantemente nublado. Entre o final da tarde e a noite, a sensação de frio aumenta e pode garoar em alguns pontos. Os termômetros oscilam entre a mínima de 14ºC e a máxima de 21ºC.

No domingo (19), o sol aparece entre nuvens e a temperatura entra em elevação. A chegada da brisa marítima no final da tarde aumenta a nebulosidade, entretanto não há expectativa de chuva para a Capital paulista. Mínima de 15ºC e máxima de 24ºC.
Fonte CGE

Serra de Santa Catarina registra -5,2°C no amanhecer desta sexta

Urupema registrou -7ºC nesta quarta (8), menor temperatura do ano até o momento (Foto: Larissa Vier/RBS TV) 
Na última semana, fez -6,8ºC em Urupema, menor
temperatura do ano até o momento
(Foto: Larissa Vier/RBS TV)
Esta sexta-feira (17) amanheceu com temperaturas baixas em em Santa Catarina. Uma massa de ar frio polar fez com que fosse registrado temperaturas negativas na Serra catarinense. De acordo com as estações meteorológicas da Epagri/Ciram e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi registrado -5,2ºC em Urupema, por volta das 7h, -4,4ºC em Bom Jardim da Serra e -4,3ºC em São Joaquim.
No município de Campo Belo do Sul, os termômetros marcaram -1,3ºC. Na Grande Florianópolis, fez 2,6ºC na cidade de São Bonifácio, conforme os institutos Epagri/Ciram e Inmet.
Ao longo do dia, o tempo se manterá seco com predomínio do sol no estado. A temperatura pode chegar até 20ºC no Oeste catarinense, segundo a Epagri/Ciram. No Norte, os termômetros devem marcar 19ºC, enquanto no Sul e Grande Florianópolis, a máxima deve ser de 18ºC. Na Serra, ela não deve ultrapassar os 15ºC.
O vento ficará no sentido sul/sudeste, mas deve varuar nordeste no Oeste catarinense. A intensidade será enter fraca e moderada.
Fonte G1

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mais um dia de sol, calor e ar seco em São Paulo

A manhã desta quarta-feira (15) começou com poucas nuvens e termômetros em torno dos 17ºC na Capital paulista. O predomínio do sol e do ar seco favorece o ligeiro aumento das temperaturas. Por conta disso, a umidade do ar entra em declínio, oscilando próximo dos 30% nas horas mais quentes do dia. Essa condição de estabilidade atmosférica dificulta a dispersão dos poluentes e compromete a qualidade do ar em toda a região metropolitana. A sensação de calor aumenta à tarde, com a máxima alcançando os 29ºC. Não há expectativa de chuva.

Tendência para os próximos dias:

No decorrer quinta-feira (16), uma frente fria de fraca atividade consegue avançar pelo litoral paulista, mudando o tempo na Capital. A nebulosidade aumenta e as chuvas acontecem entre a tarde e a noite. As precipitações terão fraca intensidade e baixo potencial para a formação de alagamentos. A passagem desse sistema vai ajudar a melhorar a qualidade do ar e a elevar os índices de umidade. A máxima não passa dos 25ºC.

O sistema frontal se afasta e a entrada de ventos de quadrante sul derruba a temperatura na sexta-feira (17). Desta forma, o dia terá céu encoberto, garoa ocasional e sensação de frio. Os termômetros oscilam entre a mínima de 15ºC e a máxima de 20ºC.
Fonte CGE

terça-feira, 7 de maio de 2013

Erupção do vulcão Mayon deixa cinco mortos nas Filipinas


Pelo menos cinco montanhistas morreram nesta terça-feira (7) após a erupção do vulcão Mayon, um dos mais ativos das Filipinas. Equipes de resgate foram enviadas para socorrer outros sobreviventes.


AP
Fumaça de cinzas sobe após erupção do vulcão Mayon, nas Filipinas

Segundo autoridades, dez outros montanhistas ficaram presos em local próximo à cratera. O vulcão Mayon não apresentava nenhuma atividade desde 2010.
Os alpinistas que morreram foram atingidos por rochas enormes, segundo informou o guia Kenneth Jesalva a TV ABS-CBN. Entre eles estão um alemão, um austríaco e um filipino.
Entre os feridos estão estrangeiros e guias filipinos. Alguns estavam em estado crítico, segundo o chefe da agência nacional de desastres, Eduardo del Rosario.
Jesalva acrescentou que ele estava no grupo que passou a noite na pitoresca montanha, conhecida por suas formações rochosas semelhantes a um cone eprfeito, quando o vulcão retomou sua atividade no início da manhã e pedras "grandes como uma sala de estar" começaram a cair sobre eles. Ele correu para a base do acampamento para pedir ajuda.
Segundo o chefe do Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas, Renato Solidum, a erupção desta terça-feira foi normal para o Mayon. Ele entrou em atividade 40 vezes nos últimos 400 anos.
Fonte iG

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Rio tem rajadas de vento de 93 km/h e queda de árvores durante temporal

O temporal que atingiu o Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (6) provocou a morte de um motorista de van, a queda de cerca de 100 árvores, problemas no transporte público e transtornos nos trânsito, além de deixar 15 bairros e municípios da Baixada Fluminense sem energia elétrica.
De acordo com o Alerta Rio, foram registradas rajadas de vento de 93 km/h, por volta de 8h10, na Estação do Forte de Copacabana do Instituto Nacional de Meteorologia, na Zona Sul. Todo o município está estágio de atenção desde as 6h05.


O temporal que atingiu a cidade do Rio de Janeiro foi provocado pela chegada de uma frente fria, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura. O estado de atenção é o segundo estágio de cuidados em uma escala de quatro.
A Rocinha foi a região que registrou mais chuva entre 6h45 e 7h, com 12 milímetros, muito próximo do nível considerado "chuva muito forte", que tem início em 12,5 milímetros.
O motorista de van Ronaldo Gonçalves Fontinhas morreu depois que o veículo foi atingido por uma árvore na Avenida Marechal Floriano, no Centro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ele sofreu fraturas no fêmur e na bacia e chegou a ser submetido a uma cirurgia no Hospital Souza Aguiar.
A via ficou interditada até 11h15 entre a Rua Visconde da Gávea e a Rua Tomé de Souza. No horário, apenas o sentido Central do Brasil seguia parcialmente bloqueado.
Problemas no trânsito
Outra árvore caiu sobre um ponto de ônibus na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, na altura do clube Monte Líbano. Não havia informações sobre feridos.
O mesmo problema ocorreu na Avenida 28 de Setembro, em Vila Isabel, na Zona Norte, que estava com a pista da direita interditada, na altura da Rua Duque de Caxias, devido a queda de duas árvores.
No sentido Linha Amarela da Avenida Ayrton Senna, duas faixas estavam interditadas, por volta de 7h15, também devido à queda de uma árvore. O problema ocorreu na altura do Barra Music, e o trânsito apresentava retenções. Por volta de 12h, a via tinha sido liberada, mas apresentava lentidão no Senac e no acesso à via expressa.
Confira os trechos cujo tráfego foi afetado pela chuva, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, e que apresentavam problemas em torno de 10h50:
- Interditada uma faixa da Praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio, na altura da Oswaldo Cruz, no sentido Centro.
- Interditada a Rua Bolívar, entre Leopoldo Miguel e Barata Ribeiro, em Copacabana, também na Zona Sul.
- Interditada Rua México, altura da Rua Santa Luzia. Desvio pela Avenida Presidente Wilson, no Centro.
- Interditada a Avenida Marechal Floriano, entre a Visconde da Gávea e a Tomé de Souza, em ambos os sentidos, também no Centro.
- Pista da direita do Boulevard 28 de Setembro, altura da Rua Duque de Caxias, em Vila Isabel, na Zona Norte.
- Estrada de Furnas, altura do nº 2650 tem uma faixa interditada, no Alto da Boa Vista.
- Avenida Niemeyer, sentido São Conrado, estava com a faixa da esquerda ocupada, em sistema pare e siga. Devido a esta ocorrência, a reversível em direção ao Leblon foi estendida pela CET-Rio.
- Avenida Abelardo Bueno, sentido Recreio, altura do nº 3100, na Zona Oeste.
- Rua Rodolfo Dantas, nº 6, uma faixa interditada, em Copacabana.
- Duas árvores interditam parcialmente o sentido Jacarepaguá da Grajaú-Jacarepaguá, uma na altura do km 3,5 e a outra na altura do Cabana da Serra, na Zona Oeste.
- Viaduto Engenheiro Noronha, via que liga o túnel Santa Bárbara à Rua Pinheiro Machado, na Zona Sul, estava interditada parcialmente.
- Rua Pinheiro Machado com Rua das Laranjeiras, sentido Catumbi estava interditada parcialmente.
- Rua Xavier Marques, sentido Bangu, altura do nº 848, em Campo Grande.
Para mais informações sobre o trânsito no Rio de Janeiro, você pode acompanhar as câmeras do G1 e consultar a tabela com as condições das principais vias. Tenha o Radar RJ também no seu celular. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado na Apple Store e no Google Play.
Queda de 100 árvores
A
Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou, por volta de 12h desta segunda-feira (6), que trabalha desde a manhã na retirada das árvores que caíram por consequência das chuvas que atingiram o Rio de Janeiro. De acordo com o órgão, em torno deste horário, foram registradas a queda de 59 árvores na Zona Sul, 30 na Zona Norte e 10 na Zona Oeste.
15 bairros sem energia elétrica
De acordo com a empresa Light, mais de quinze bairros ficaram sem luz pela manhã: Jardim Botânico, Gávea, Laranjeiras e Botafogo, na Zona Sul; Jacarepaguá, Campo Grande, Bangu e Barra da Tijuca, na Zona Oeste; e Méier, Irajá, Tijuca, Guadalupe, Olaria, Penha e Pavuna, na Zona Norte.
Além desses locais, trechos de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita e Queimados, na Baixada Fluminese, também ficaram sem energia. Ainda segundo a concessionária, funcionários trabalhavam para restabelecer a energia nos bairros em torno de 8h desta segunda.
Teleférico do Alemão e trens parados
O Teleférico do Alemão parou as operações por volta de 7h devido às más condições do tempo. De acordo com a SuperVia, no entanto, todos ramais funcionavam normalmente às 11h30, com exceção do teleférico do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte, que estava parado depois que a chuva danificou um cabo de transmissão entre os morros da Baiana e do Adeus.
De acordo com a SuperVia, os trens que partem da Central do Brasil para Belford Roxo circulavam às 7h20 com 20 minutos de atraso. Os outros ramais funcionavam normalmente.
O metrô da Linha 2 ficou interrompido por 20 minutos devido a queda de uma árvore entre as estações de Acari e Coelho Neto, no subúrbio, por volta de 7h. O problema já foi resolvido e a linha operava normalmente às 11h45, de acordo com a concessionária responsável.
Estações do BRT ficam sem energia
O sistema do BRT Transoeste também foi afetado pela forte chuva. As estações Cesarão I, Cesarão II, Magarça, Ilha de Guaratiba, Recreio Shopping e Gláucio Gil estavam sem energia, por volta de 9h20, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes.
A falta de energia atingiu também alguns semáforos na via no Recreio dos Bandeirantes e na Barra da Tijuca. Agentes de trânsito auxiliavam os motoristas no local. Os coletivos circulavam com velocidade reduzida nesses trechos.
Aeroportos operam por instrumentos
O Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste, estava fechado para pousos e decolagens de aeronaves de grande porte por volta de 11h15, segundo a Infraero. De acordo com o órgão, somente helicópteros podiam utilizar o terminal nesse horário.
Já o aeroporto Santos Dumont, no Centro, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, estavam abertos e funcionando por meio de instrumentos. Segundo a Infraero, porém, três vôos foram transferidos do Santos Dumont para o Galeão devido a fortes rajadas de vento.
Barcas viajam com lentidão
A concessionária que opera as barcas informou que os catamarãs que atendem a linha seletiva Praça XV-Charitas operaram com velocidade reduzida durante boa parte da manhã, mas, às 11h55, havia sido regularizado. Todas as linhas operavam normalmente nesse horário.
Fonte G1

Sol entre nuvens e sensação de frio nesta manhã de segunda-feira

A sexta-feira começou com muita nebulosidade, chuvas leves e temperaturas em declínio, já que as mínimas oscilaram em torno dos 12ºC entre a madrugada e o início desta manhã. Esta mudança no tempo foi provocada pela chegada de uma frente fria, que finalmente conseguiu romper o bloqueio atmosférico que persistia desde o dia 15 de abril. Este sistema provocou mais nebulosidade e rajadas de vento do que chuva, porém serviu para melhorar a qualidade do ar e acabar com o calor dos últimos dias. Nas próximas horas ainda podem ocorrer chuvas fracas e passageiras, mas no geral o tempo melhora e o sol aparece entre muitas nuvens na Capital paulista. Mesmo assim a sensação ainda deve ser de frio com já que as máximas não devem superar os 21ºC, enquanto que a umidade relativa do ar permanece acima dos 60%. No final da tarde o céu continua com muita variação de nuvens, entretanto não há previsão de chuvas significativas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A frente fria de fraca atividade afasta-se para o oceano e a chegada de uma massa de ar polar na retaguarda deste sistema causa declínio das temperaturas. O tempo volta a ficar estável e o sol volta a predominar nos próximos dias. As madrugadas devem ser frias e não há previsão de chuva.

A terça-feira (07) começa gelada com mínimas em torno dos 11ºC na Capital paulista. No decorrer do dia o sol espanta um pouco a sensação de frio, entretanto as máximas não devem superar os 23ºC. A umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo dos 50% e não há previsão de chuva.

Na quarta-feira (08) o sol predomina com temperaturas baixas durante a madrugada e em gradativa elevação no decorrer do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 10ºC e máximas de 24ºC.
Fonte CGE