z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 27 de março de 2013

Tarde registra pequenas aberturas de sol na Capital paulista

O céu da Capital paulista registra muitas nuvens e pequenas aberturas de sol, na tarde desta quarta-feira (27). A temperatura média nas estações meteorológicas automáticas do CGE, é de 25ºC. O mesmo valor é observado no aeroporto do Campo de Marte, ZOna Norte. Já no aeródromo de Congonhas, Zona Sul, os termômetros informam 24ºC. A máxima prevista é de 26ºC.

Já a umidade relativa do ar oscila em torno de 60%. O estado é de observação na Capital paulista. Nas próximas horas, áreas de instabilidade trazem chuvas fracas e garoa para a Cidade. Imagens de radar não mostram precipitação significativa.

Tendência:

Nos próximos dias, toda a faixa leste do estado de São Paulo será influenciada pelos ventos de quadrante sul que favorecem a entrada de umidade e a formação de muitas nuvens. Na quinta-feira (28), o predomínio será de céu nublado e há condições para chuviscos, principalmente no início e no fim do dia. A temperatura entra em declínio. Mínima de 16ºC e a máxima de 24ºC.

A sexta-feira (29) terá céu encoberto com chuvas fracas e garoa ocasional. Por conta do tempo fechado e úmido, as temperaturas ficam um pouco mais baixas e a sensação de frio aumenta por conta dos ventos. Os termômetros variam entre 15ºC e 22ºC.
Fonte CGE

Forte terremoto deixa 1 morto e mais de 80 feridos em Taiwan


Um forte terremoto deixou uma pessoa morta e ao menos outras 86 feridas em Taiwan nesta quarta-feira (27), danificando edifícios e provocando dois incêndios, informaram autoridades dos serviços de urgência.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto teve uma magnitude de 6 e ocorreu às 10h03 locais (23h03 de terça-feira em Brasília), a 48 quilômetros a leste de Nantou, no centro de Taiwan, a uma profundidade de 20,7 quilômetros.
mapa terremoto taiwan 27/3 (Foto: 1)
O centro de meteorologia de Taiwan contabilizou, por sua vez, a magnitude do tremor em 6,1, informando que foi o maior terremoto deste ano e que foi sentido em toda a ilha.
Cinco réplicas de 3,7 a 4,3 graus foram registradas nas duas horas seguintes ao tremor principal.
A agência nacional de incêndios informou que uma mulher de 72 anos faleceu em um templo de Nantou após o desabamento de um muro.
Outras 86 pessoas ficaram levemente feridas principalmente devido à queda de pedras e de outros objetos durante o tremor no mesmo distrito e nas áreas próximas de Changhua e Taichung.
O terremoto também provocou incêndios em duas casas em Nantou e Taichung, que feriram uma pessoa e que foram extintos rapidamente.
As câmeras de uma emissora de TV local registraram o momento em que o tremor atingiu a capital, Taipei. Outras câmeras também registram o terremoto.
No condado de Nantou foi situado o epicentro do terremoto de 7,6 de magnitude que em setembro de 1999 deixou 2.400 mortos em Taiwan, na maior catástrofe natural da história da Ilha.
Fonte G1

terça-feira, 26 de março de 2013

Sol pode aparecer rapidamente no decorrer do dia

A terça-feira começou com muita nebulosidade, chuviscos e termômetros oscilando em torno dos 19ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria e o sol pode aparecer rapidamente, mas as temperaturas máximas não devem superar os 26ºC. A umidade relativa do ar deve permanecer acima dos 55%. No período da tarde as chuvas retornam com intensidade entre fraca e moderada. Podem ocorrer pontos isolados de maior intensidade com trovoadas e rajadas de vento, porém o potencial para alagamentos permanece baixo na Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O tempo não muda muito nos próximos dias que seguem com sol entre nuvens na Capital paulista. Os ventos úmidos que sopram do oceano ainda devem causar chuvas leves, especialmente no final das tardes.

Na quarta-feira (27) o sol aparece entre nuvens com temperaturas variando entre mínimas de 18ºC e máximas de 25ºC. As chuvas devem ocorrer com intensidade entre fraca e moderada, concentrando-se no período da tarde.

A quinta-feira (28) segue com sol entre nuvens na Capital paulista. Os termômetros variam entre mínimas de 17ºC e máximas de 24ºC. Ainda há condições para chuvas fracas e chuviscos, principalmente nos períodos da madrugada e da noite.
Fonte CGE

segunda-feira, 25 de março de 2013

Mulher é flagrada esquiando em rua coberta de neve na Ucrânia


Após uma nevasca, uma mulher foi flagrada esquiando em uma rua coberta de neve em Kiev, na Ucrânia, nesta segunda-feira (25). Outro foi fotografado praticando snowboarding. A temperatura na capital ucraniana caiu para menos 3º C nesta segunda.
Mulher foi flagrada esquiando em rua coberta de neve na Ucrânia (Foto: Sergei Chuzavkov/AP)Mulher foi flagrada esquiando em rua coberta de neve na Ucrânia (Foto: Sergei Chuzavkov/AP)
Outro foi fotografado praticando snowboarding (Foto: Sergei Chuzavkov/AP)Outro foi fotografado praticando snowboarding (Foto: Sergei Chuzavkov/AP)

Fonte G1

sexta-feira, 22 de março de 2013

Volta a chover forte em Petrópolis, RJ


Bairro Coronel Veiga já registra grande alagamento (Foto: Rayanne de Paula/Arquivo Pessoal)Bairro Coronel Veiga já registra grande alagamento (Foto: Rayanne de Paula/Arquivo Pessoal)
Voltou a chover forte em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (22). A cidade foi atingida por um temporal na madrugada da última segunda-feira (18), que ocasionou 21 pontos de deslizamentos e deixou 33 mortos. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) colocou o Rio Quitandinha em estado de alerta máximo. O bairro Coronel Veiga já registra alagamento.
Em uma hora, um dos pontos do bairro Quitandinha, o mais atingido pelo temporal no início da semana, registrou um índice pluviométrico de 223 milímetros. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de chuva forte para sexta e sábado (23).
Sirenes são acionadas
De acordo com a prefeitura de Petrópolis, todas as 18 sirenes de alerta do primeiro distrito foram acionadas. Os moradores de áreas de risco estão sendo orientadas a deixarem suas casas. Ainda de acordo com a administração municipal, nenhuma ocorrência até o momento foi registrada.
Rio Quitandinha, em alerta máximo, já transbordou (Foto: Rayanne de Paula/Arquivo Pessoal)Rio Quitandinha, em alerta máximo, já transbordou (Foto: Rayanne de Paula/Arquivo Pessoal)
Dois corpos foram encontrados nesta sexta-feira
Equipes do Corpo de Bombeiros e Exército de Petrópolis, que trabalham na busca por desaparecidos do temporal do último domingo (17), encontraram mais dois corpos em uma área da BR-040 por volta das 11h05 desta sexta. De acordo com os bombeiros, os corpos podem ser das crianças Richardson, 14 anos, e Chayene, 9 anos, moradores do Quitandinha, desaparecidas desde a forte chuve do fim de semana, mas a confimação só poderá ser feita no IML. Desta forma, subiu para 33 o número oficial de mortos na cidade.
De quarta-feira (20) até esta sexta, as equipes dos bombeiros localizaram oito corpos na cidade, mas ainda não há informação precisa se existem ou não outros desaparecidos. " Até o momento, não temos informações sobre a possibilidade de mais corpos que poderiam estar nesta área da BR-040. Dependemos de dados da Defesa Civil", disse o bombeiro, José Carlos, que trabalha com as equipes no local.
Segundo a prefeitura de Petrópolis, nesta sexta-feira 1.090 pessoas continuam desabrigadas ou desalojadas e continuam atendidas em abrigos da cidade. Uma frente de trabalho foi montada para acelerar as vistorias nos imóveis afetados pela chuva para uma definição de quem poderá retornar para casa e quantas pessoas vão precisar do aluguel social.
Fonte G1

quinta-feira, 21 de março de 2013

Mais um corpo é achado e número de mortos em Petrópolis chega a 31

Equipes dos Bombeiros trabalham na busca de desaparecidos no bairro Quitandinha (Foto: Maria Valente)Equipes dos Bombeiros trabalham na busca de desaparecidos no Quitandinha (Foto: Maria Valente/Inter TV)
Equipes do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, Região Serrana do Rio,  encontraram mais um corpo na tarde desta quinta-feira (21) e o número de vítimas confirmadas da chuva de domingo (17) na cidade chegou a 31. As informações foram divulgadas por meio de nota enviada às 16h30.
O jardineiro José Fernandes tenta encontrar o corpo do irmão (Foto: Maria Valente)O jardineiro José Fernandes tenta encontrar
o corpo do irmão (Foto: Maria Valente/Inter TV)
Familiares de desaparecidos acompanham de perto o trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Exército. Por volta das 8h45, os bombeiros encontraram o primeiro corpo desta quinta, a 29ª vítima, o de um homem adulto, dentro de um córrego no bairro Quitandinha. Por volta das 11h, outro corpo, ainda não identificado, foi achado.
O jardineiro José Ventura Fernandes espera que um dos corpos encontrados seja o do irmão, Pedro Ventura Fernandes, que morava na Vila São Joaquim, na Rua Espírito Santo. "Estou sem dormir desde domingo. Já enterrei dois sobrinhos e uma cunhada, vítimas do desamento na Vila São Joaquim. Agora tento achar meu irmão", declarou, emocionado.
Segundo o jardineiro, ele já havia conversado com o irmão sobre o local que ele morava com a namorada, de nome Cristina, também deseparecida. "Falei com o Pedro que aquele local era de risco, que ele devia sair de lá, porque sempre quando chove há desabamentos naquela área. Mas não adiantou. Ele gostava de morar lá e acabou morrendo onde gostava".
Três vítimas enterradas
Os corpos dos irmãos João Vitor, de 2 anos, e Rodrigo de Oliveira Vargas, de 4, foram sepultados às 10h desta quinta-feira, no Cemitério Municipal de Petrópolis, junto com a mãe,  Drucilaine Alves Luminato, de 31 anos, a 28ª vítima, que morreu na quarta-feira (20), no hospital onde estava internada desde o temporal. O marido dela e pai das crianças segue na unidade.
Fonte G1

quarta-feira, 20 de março de 2013

Sobe para 28 o número de mortos em Petrópolis, Região Serrana


Subiu para 28 o número de mortos em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Drucilaine Alves Luminato, 31 anos, estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Teresa e faleceu na manhã desta quarta-feira (20). Ela era mãe dos pequenos João Vitor, de 2 anos, e Rodrigo, de 4 anos,  que morreram soterrados no desabamento que destruiu a casa da família no bairro Alto Independência.  Os corpos das crianças foram encontrados na manhã de terça-feira (19), provocando grande comoção entre os moradores do bairro. O pai das crianças continua internado no Santa Teresa.
Equipes do Corpo de Bombeiros  recomeçaram, por volta das 7h da manhã desta quarta-feira, as buscas por desaparecidos. A ação está concentrada na Vila São Joaquim, na Rua Espírito Santo, no bairro Quitandinha, onde pelo menos quatro pessoas ainda estão desaparecidas.
A procura por vítimas da tempestade acontece desde a madrugada de domingo (17), e, até o momento, 27 mortes foram confirmadas. Soldados do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada começaram a ajudar os bombeiros nas buscas. Cães farejadores também foram utilizados, mas já foram deslocados para outras áreas da cidade.
Ao todo, 27 abrigos recebem pessoas que tiveram que deixar suas casas. Os locais precisam, de acordo com a administração municipal, de material de limpeza e higiene, como sabonete, papel higiênico, desinfetante, sabão em pó, além de colchonetes. O local para a entrega de doações é na rua Doutor Sá Earp, no Centro da cidade.De acordo com a Defesa Civil, mais de 1.400 pessoas estão desabrigadas. A prefeitura de Petrópolis contratou mais 100 pessoas para ajudar no trabalho de limpeza e recuperação da cidade.
Na noite de terça-feira (19), o Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) retirou Petrópolis do estado de atenção, mas manteve o estado de vigilância.
Fonte G1

Começa o outono no Brasil

O outono começou no Brasil às 8h02 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A estação vai até 21 de junho, quando começa o inverno.
A previsão dos meteorologistas é que o início da  estação seja marcada por chuvas em boa parte do país, principalmente na Região Norteste. Também há risco de chuva forte no Triângulo Mineiro e Goiás.

Mas o tempo continua seco nos estados da Bahia e Alagoas. Tempo nublado, com menor risco de chuvas, apenas na região Sudeste, em especial São Paulo e Rio de Janeiro.

Conforme o Inmet, há risco de rajadas de vento fortes em Pernambuco, Ceará, Mato Grosso do Sul e Piauí, com chuvas de moderadas a fortes.
Em Brasília, o dia será marcado por tempo encoberto e pancadas de chuvas fracas. O frio continua sobre o Sul e Sudeste nesta quarta-feira.
Fonte G1

terça-feira, 19 de março de 2013

Corpo de 27ª vítima das chuvas é encontrado em Petrópolis




Deslizamento atingiu dezenas de residências em Petrópolis Foto: Tania Rego / Agência Brasil
Deslizamento atingiu dezenas de residências em Petrópolis
Foto: Tania Rego / Agência Brasil
O corpo da 27ª vitíma da tragédia das chuvas em Petrópolis foi localizado nesta terça-feira, de acordo com o secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, que revelou que se trata de um homem que ajudava no resgate de atingidos por um deslizamento. Segundo Simões, o corpo de um homem foi localizado no bairro Lopes Trovão. A vítima teria parado o carro nas proximidades de uma encosta, quando houve um novo incidente, que o atingiu.
Ontem, de acordo com boletim emitido pela prefeitura de Petrópolis, na localidade não havia sido registrada nenhuma morte, apenas oito feridos, devido a um deslizamento na rua Rocha Miranda. Nesta terça-feira, nove corpos foram localizados, sendo que todos os outros oitos foram encontrados nos bairros Quitandinha e Alto Independência, os mais atingidos dentre os 21 pontos de escorregamento ou alagamento na cidade.
A chuva em Petrópolis durou do fim da tarde de domingo até o início da tarde de segunda-feira. O índice pluviométrico do Quitandinha, chegou a 499 milímetros em 36 horas, o dobro do esperado para o mês inteiro. Ainda de acordo com Sérgio Simões, não há número preciso de desaparecidos, mas as equipes de resgate trabalham com quatro a oito pessoas a serem encontradas, todas no Quitandinha.
De acordo com o Sistema de Alertas de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), nas últimas quatro horas foram registradas chuvas leves em pontos isolados da cidade, tanto é que Petrópolis já deixou o estado de alerta passando para o de vigilância.
A Secretaria de Defesa Civil continua atuando com cerca de 250 militares e agentes em apoio à cidade. O Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad) segue monitorando as condições do tempo e ocorrências causadas pelas chuvas.
Desde ontem, cerca de 100 pessoas foram contratadas para uma frente emergencial de trabalho. A ideia é que o reforço ainda receba mais 400 homens. Outras 180 pessoas, entre funcionários da Defesa Civil, de diversas secretarias e voluntários especializados também estão pelas ruas auxiliando nas vistorias das ocorrências. Além disso, cerca de 250 bombeiros reforçaram o efetivo da cidade.
Entre as vítimas fatais, estão dois membros da Defesa Civil municipal, Fernando Fernandes de Lima, 44 anos, e Paulo Roberto Filgueiras, 37, que atendiam uma ocorrência na localidade Espírito Santo, no Quitandinha, na noite de domingo, quando foram atingidos por um deslizamento.
Fonte Terra

Frio e garoa na Capital paulista

O vento que sopra do oceano continua favorecendo a entrada de umidade e a formação de muitas nuvens sobre a Grande São Paulo. Dessa maneira, a tarde desta terça-feira (19) prossegue com céu encoberto, chuviscos e temperaturas baixas. Neste momento, de acordo com a rede de estações meteorológicas automáticas do CGE, os termômetros apontam 20ºC na Lapa, na Zona Oeste e 19ºC em Itaquera, na Zona Leste. Por conta da intensidade dos ventos, a sensação térmica gira em torno dos 17ºC.

Nas próximas horas, a garoa continua de forma intermitente e a propagação de áreas de instabilidade provoca chuva fraca entre a região metropolitana e o Vale do Paraíba. A sensação de frio persiste.

Tendência para os próximos dias:
O outono começa oficialmente às 8h02 da quarta-feira (20). O primeiro dia da nova estação terá sol entre nuvens e temperatura em ligeira elevação. Não há previsão de chuva significativa. Os termômetros oscilam entre a mínima de 17ºC e a máxima de 26ºC. Na quinta-feira (21) a propagação de uma área de baixa pressão atmosférica (cavado) vai gerar aumento de nebulosidade e precipitação na forma de pancadas com trovoadas a partir da tarde. Há potencial para a formação de alagamentos. Mínima de 18ºC e máxima de 27ºC.
Fonte CGE

Mais 3 corpos são achados e número de mortos em Petrópolis chega a 24

Local onde os corpos das três crianças foram encontrados nesta terça-feira (Foto: Tássia Thum / G1)Equipe trabalha próximo ao córrego onde os corpos das três crianças foram achados (Foto: Tássia Thum/G1)

Subiu para 24 o número de mortos em consequência da chuva em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, segundo informou na tarde desta terça-feira (19) a assessoria da Secretaria de Estado de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Até as 15h30, horário do envio da nota do Governo do estado, não havia informações sobre a identificação dos mortos.
Mais cedo, três corpos – de dois meninos e uma menina – foram encontrados em um córrego na altura do km 82 da BR-040, no bairro Bingen. Segundo os bombeiros, os corpos percorreram cerca de um quilômetro desde o local do deslizamento que atingiu as crianças.
A chuva que atinge a região desde a noite de domingo (17) e que se intensificou na madrugada de segunda (18) já deixou outras 18 pessoas feridas e 1.466 desalojadas e desabrigadas.
A Prefeitura de Petrópolis contratou mais 100 pessoas para ajudar no trabalho de limpeza e recuperação da cidade.
Ao todo, 18 abrigos recebem pessoas que tiveram que deixar suas casas. Os locais precisam, de acordo com a administração municipal, de material de limpeza e higiene, como sabonete, papel higiênico, desinfetante, sabão em pó, além de colchonetes. O local para a entrega de doações é na rua Doutor Sá Earp, no Centro da cidade.

Por volta das 6h desta terça, os bombeiros retomaram as buscas pelos desaparecidos nos pontos mais críticos atingidos pelo temporal. Durante a madrugada, 18 sirenes foram acionadas nas comunidades como alerta.
Durante as 24 horas anteriores de chuva, o índice pluviométrico do bairro Quitandinha, o mais atingido pelo temporal, chegou a 428 milímetros, quase o dobro do esperado para todo o mês de março. Pelo menos quatro pessoas morreram nessa área. No bairro Independência foram confirmadas três mortes.
"Desde o início da operação, fizemos 37 ações de busca e resgate. Resgatamos 39 feridos e, lamentavelmente, na noite de ontem, computamos a décima sétima vítima fatal", informou o secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, no início da manhã, antes da confirmação do aumento do número de mortos.
Presidente Dilma Rousseff dá entrevista em Roma, depois de participar da missa de inauguração do Papa (Foto: Juliana Cardilli)Presidente Dilma Rousseff dá entrevista em Roma
e fala sobre as chuvas no RJ (Foto: Juliana Cardilli)
Não deixar construir. Não pode deixar construir. Em uma questão de emergência, a pessoa tem que sair. Tem que ter essa consciência"
Dilma Rousseff


Dilma havia afirmado ontem que "vão ter de ser tomadas medidas um pouco mais drásticas para que as pessoas não fiquem nas regiões que não podem ficar, porque aí não tem prevenção que dê conta".
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (19), ao ser perguntada por jornalistas sobre quais seriam as medidas "um pouco mais drásticas", defendidas por ela na segunda, para evitar desastres causados pela chuva, que não se pode "deixar construir" em áreas de risco.
Nesta terça, ela voltou a comentar sobre o assunto, pouco antes de participar de uma reunião com o presidente da Eslovênia, Borut Pahor, em Roma. "Não deixar construir. Não pode deixar construir. Em uma questão de emergência, a pessoa tem que sair. Tem que ter essa consciência", afirmou a presidente.
Na manhã desta segunda, Dilma ligou para o governador Sérgio Cabral oferecendo ajuda. No Brasil, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi mobilizada para, segundo a presidente, prover "todos os recursos necessários para que não haja mais vítimas".
Na tarde de segunda, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, recebeu o governador Sergio Cabral, parte do secretariado estadual (Defesa Civil, Obras, Assistência Social, Educação, Cultura, Agricultura, Transportes e Governo) e mais a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, com três representantes do órgão, para dar início às ações conjuntas.
Junto com os R$ 200 mil liberados por Bomtempo para a realização de compras emergenciais de colchões, cobertores, alimentos, água potável e produtos de higiene pessoal, por meio do Fundo de Assistência Social, o governo do Estado afirmou que vai destinar mais R$ 3 milhões para dar continuidade às ações.
Chuva matou mais de 900 em 2011
Em janeiro de 2011, as chuvas fortes que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro a partir da noite do dia 11 provocaram deslizamentos de morros e enxurradas com velocidade de até 180 km/h, de acordo com especialistas. Estradas e pontes foram destruídas, e bairros inteiros ficaram isolados.
Mais de 900 pessoas morreram, e cerca de 400 mil moradores ficaram desabrigados. Nova Friburgo teve mais de 420 vítimas, e Teresópolis registrou mais de 380 mortos. Em Petrópolis, mais de 70 corpos foram encontrados.
Bairros alagados em Duque de Caxias
Sem chuva desde a madrugada desta terça-feira (19), moradores das áreas mais atingidas do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, começam a tentar limpar suas casas e contabilizar os prejuízos. A forte chuva que caiu no final da noite de domingo (17) até a noite de segunda-feira (18), deixou até as 9h da manhã desta terça-feira 115 pessoas de 32  famílias desalojadas no município. As informações são do major Vilson Santos, da Defesa Civil municipal.
Embora o nível da água nas ruas já tenha baixado bastante, ainda havia inúmeras áreas alagadas e trechos onde o Corpo de Bombeiros utiliza até um barco para chegar aos moradores. Segundo a Defesa Civil, a situação ainda é crítica em bairros como Parque Paulista, Jardim Anhangá, Santa Cruz da Serra, Bossa Nova, Chácara do Arcano e Parada Morabi. Em Xerém, segundo o major, a situação é bem mais tranquila, mas os rios Roncador e Capivari ainda estão em alerta máximo, quando há risco de transbordamento.
A União aprovou a destinação de R$ 12 milhões para os trabalhos da Defesa Civil de Duque de Caxias, para as obras de reconstrução e recuperação da cidade. O dinheiro será usado para a recuperação de algumas ruas e de uma ponte.
Fonte G1



segunda-feira, 18 de março de 2013

Sobe para 16 o número de mortos em Petrópolis; 560 estão em abrigos


Subiu para 16 o número de mortos e para 18 o de feridos em decorrência da chuva em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrópolis informou por volta das 18h30 desta segunda-feira (18). A contabilidade anterior, divulgada às 10h pelo secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, dava conta de 13 mortos.
O número de ocorrências registradas pela Defesa Civil subiu para 368. Os rios Piabanha e Quitandinha também continuam em alerta máximo, sob risco de transbordamento em alguns pontos do Centro Histórico. Já o número de pessoas alojadas nos 18 pontos de apoio soma 560 ou cerca de 140 famílias. O índice pluviométrico do bairro Quitandinha, o mais atingido, chegou a 428 milímetros nas últimas 24 horas, quase que o dobro do esperado para o mês inteiro.

O prefeito Rubens Bomtempo decretou três dias de luto oficial no município, além da suspensão das aulas da rede municipal de educação pelo mesmo prazo. Bomtempo garantiu, no entanto, que essa é uma emergência e que as aulas serão repostas em momento oportuno, sem prejuízos para o calendário escolar.
Dois técnicos da Defesa Civil estão entre as vítimas. Eles trabalhavam no resgate de desaparecidos na Vila São Joaquim, próximo à Rua Espirito Santo, no bairro Quitandinha, e acabaram soterrados. São eles: Fernando Fernandes de Lima, 44 anos, era especialista na área e já foi subcoordenador de Defesa Civil;  e Paulo Roberto Filgueiras, 37 anos, técnico em enfermagem também especialista em resgates, presidente do grupo de voluntários Anjos da Serra.  Ambos possuíam vários cursos de especialização em Defesa Civil e já prestaram serviço como voluntários. “Eles representam uma multidão de pessoas que entregam suas vidas ao resgate de vítimas, eram líderes em suas tarefas. Sofremos por cada vida que se perdeu hoje”, lamentou o secretário chefe da Defesa Civil, tenente coronel Rafael Simão.

Deslizamento de terra em bairro de Petrópolis (Foto: Isabela Marinho/G1)Deslizamento de terra em bairro de Petrópolis (Foto: Isabela Marinho/G1)
Noventa e uma pessoas, entre voluntários e funcionários da Defesa Civil, estão pelas ruas auxiliando nas vistorias das ocorrências. Além disso, cerca de 250 bombeiros do Estado estão na cidade. O prefeito também determinou, desde a madrugada desta segunda-feira (18), a criação de uma força tarefa com a contratação de mais 500 pessoas para uma frente emergencial de trabalho.
O maquinário utilizado pelo INEA no desassoreamento dos rios também já está a serviço da Prefeitura. “A Ministra Gleisi Hoffmann foi designada pela presidente Dilma Roussef a acompanhar a situação de Petrópolis”, disse Cabral, “e vai estudar a chamada compra assistida para soluções mais rápidas na área de habitação”.Por volta de 12h30 desta segunda-feira, o prefeito Bomtempo recebeu o governador Sergio Cabral, parte de seu secretariado (Defesa Civil, Obras, Assistência Social, Educação, Cultura, Agricultura, Transportes e Governo) e mais a presidente do INEA, Marilene Ramos, com três representantes do órgão, para dar início às ações conjuntas. Junto com os R$ 200 mil liberados por Bomtempo para a realização de compras emergenciais de colchões, cobertores, alimentos, água potável e produtos de higiene pessoal, por meio do Fundo de Assistência Social, o governo do Estado afirmou que vai destinar mais R$ 3 milhões para dar continuidade às ações.
Fonte G1

sexta-feira, 15 de março de 2013

Fim da manhã com sol e temperaturas em elevação

A manhã desta sexta-feira (15) segue com sol e temperaturas em elevação. Nas estações meteorologistas automáticas do CGE, os termômetros marcam 25ºC em média. A umidade relativa do ar oscila em torno de 60%. O estado é de observação na Cidade.

Imagens de radar não mostram chuvas na Capital paulista. Porém no período da tarde são esperadas chuvas que podem variar entre leve e moderada. Não há condição para temporais, mas devido ao solo ainda úmido podem ocorrer a formação de alagamentos transitáveis em São Paulo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O fim de semana segue instável, devido a propagação de uma área de baixa pressão pelo Estado de São Paulo. O sol aparece entre nuvens e as temperaturas entram em elevação, porém retornam as chuvas na forma de pancadas mais generalizadas no final das tardes.

No sábado (16) o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 19ºC, enquanto que as máximas podem superar os 27ºC. No final do dia a nebulosidade aumenta e ocorrem chuvas na forma de pancadas com trovoadas, rajadas de vento e potencial para a formação de alagamentos.

O domingo (17) segue com tempo instável na Grande São Paulo. O sol aparece entre nuvens e os termômetros devem variar entre mínimas de 20ºC e máximas de 26ºC. As chuvas na forma de pancadas devem se concentrar no período da tarde com descargas elétricas e rajadas de vento, o que eleva os riscos para formação de alagamentos e deslizamentos de terra na Capital paulista.
Fonte CGE

terça-feira, 12 de março de 2013

Combinação calor e umidade alta provoca pancadas de chuva nas próximas horas

A tarde da terça-feira (12) prossegue com sol entre nuvens e termômetros em torno dos 30ºC na Capital paulista. Neste momento, de acordo com imagens de radar não há chuva na região metropolitana. Segundo informações da rede de estações meteorológicas do CGE, a umidade relativa do ar está acima dos 50%. 

Nas próximas horas, áreas de instabilidade que se deslocam do interior para a Grande São Paulo provocam pancadas de chuva em pontos isolados e com até forte intensidade. Há potencial para rajadas de vento, descargas elétricas e ocorrências de alagamento. 

Tendência para os próximos dias:
A intensificação de uma área de baixa pressão sobre a Região Sul vai formar uma frente fria entre os estados do Paraná e de São Paulo. Por conta disso, no decorrer da quarta-feira (13), o vento que sopra do quadrante noroeste terá moderada a forte intensidade com rajadas em torno dos 50Km/h. A partir da tarde, o sistema frontal se aproxima e acontecem pancadas de chuva com forte intensidade. As precipitações serão mais generalizadas, aumentando o potencial para formação de alagamentos. O ar continua abafado. Os termômetros oscilam entre a mínima de 20ºC e a máxima de 28ºC. 

Na quinta-feira (14), a frente fria se afasta, porém o vento úmido que passa a soprar do oceano favorece a formação de muitas nuvens baixas e chuva ocasional na região metropolitana. Não há previsão de novos temporais. A temperatura cai e no final do dia a sensação será de frio. Mínima 18ºC e máxima de 23ºC.
Fonte CGE

segunda-feira, 11 de março de 2013

Terremoto de 5.2 na escala Ritcher atinge Indian Wells e assusta jogadores


Estádio central de Indian Wells - Foto: Victor Decolongon / AFP
Um terremoto de 5.2 na escala Ritcher atingiu na manhã desta terça-feira a cidade de Indian Wells, na Califórnia. Embora os efeitos tenham sido brandos, sem danos ao local, imediatamemte os tenistas que disputam o Masters 1000 de Indian Wells se manifestaram através das redes sociais para comentarem a experiência.

- Acabo de sentir um terremoto em Indian Wells... Espero que todos estejam bem - escreveu o suíço Roger Federer no Facebook.

- Incrível, há minutos houve um tremor de 5.2 em Indian Wells. Por sorto não houve maiores danos onde estamos - relatou o argentino Carlos Berlocq no Twitter.

O duplista brasileiro Marcelo Melo também usou o Twitter para comentar:

- Acabou de ter um terremoto aqui em Indian Wells. Estávamos no quarto, não foi muito forte, mas deu para sentir a cama mexendo.

A dinamarquesa Caroline Wozniacki foi outra a se expressar pelo Twitter:

- Tive a experiência de um grande terremoto agora..Uau...nervosa.

Sem danos à estrutura do torneio, o Masters 1000 de Indian Wells prossegue normalmente nesta quarta-feira.
Fonte iG

sexta-feira, 8 de março de 2013

SP registra nebulosidade e temperatura amena

A noite na cidade de São Paulo transcorre com temperatura amena e sem chuvas. Conforme dados das estações meteorológicas automáticas do CGE, a temperatura média nos bairros paulistanos oscila em torno dos 22ºC. Apesar da grande quantidade de nuvens, não há previsão de chuva para as próximas horas.

O final de semana promete ser típico de verão, com tempo quente e ensolarado, temperaturas que ultrapassam facilmente os 30ºC e umidade relativa do ar entre 30% e 40%. As chuvas ocorrem preferencialmente entre a tarde e a noite, associadas ao calor e à entrada do ar mais frio do mar em direção à faixa leste do Estado paulista.

Os temporais nesta época do ano são caracterizados por chuvas fortes e sempre acompanhados de muitos raios e rajadas de vento. Portanto, alerta-se para o elevado risco de formação de alagamentos, assim como transbordamento de pequenos córregos e rios.
Fonte CGE

Chuva alaga e causa trânsito recorde


Futura Press
Rua Juca Mulato, região do Ibirapuera em São Paulo (SP), é uma das regiões alagadas pela chuva na sexta-feira
(O Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura encerrou o estado de atenção em São Paulo às 17h15, após a chuva forte que caiu por toda a cidade nesta sexta-feira (8). O estado de atenção começou na Zona Leste às 13h50 e às 15h50 já atingia todas as regiões da cidade. 

A capital paulista teve no início da noite de hoje (8) o maior congestionamento do ano, com 261 quilômetros de vias engarrafadas. Ainda há problemas em muitos semáforos da cidade. 

O sistema de trens também enfrentou problemas. Na Linha 12 Safira, que passa pela zona leste da capital, parte dos passageiros foi transportado em ônibus devido aos danos causados por um raio à rede de alimentação elétrica dos trens. Na Linha 9 Esmeralda, que liga a zona oeste a zona sul, o sistema de sinalização foi danificado, também por um raio. Com isso, os trens tiveram de trafegar com velocidade reduzida. 

A tempestade também causou falta de luz em pelo menos três bairros da capital: Moema, na Zona Sul e Vila Madalena e Sumaré, na Zona Oeste. Em Moema, o Corpo de Bombeiros enviou duas viaturas para socorrer pessoas ilhadas em um prédio de dois andares, que teve o piso térreo tomado pela água. 
A chuva também causou o fechamento do aeroporto de Congonhas às 15h08, por quase uma hora. Às 16h as decolagens foram permitidas e às 16h27 o aeroporto foi aberto também para pousos. Às 20h, o terminal tinha 29,7% dos 212 voos de hoje atrasados e 6,6% de cancelamentos.
Evaldo Fortunato/Futura Press
Imagem mostra nuvens carregadas e raios na tarde desta sexta-feira (8), na zona leste da cidade de São Paulo
Segundo os meteorologistas do CGE, o final de semana promete ser típico de verão, com tempo quente e ensolarado, temperaturas que ultrapassam facilmente os 30ºC e umidade relativa do ar entre 30% e 40%. As chuvas ocorrem preferencialmente entre a tarde e a noite, associadas ao calor e à entrada do ar mais frio do mar em direção à faixa leste do Estado paulista. 
J. Duran Machfee/Futura Press
Chuva forte atingiu a cidade de São Paulo nesta sexta-feira (8)

Fonte iG

terça-feira, 5 de março de 2013


O vulcão Plosky Tolbachik, no leste da Rússia, expele lava desde novembro depois de ficar 30 anos inativo , criando rios de lava em meio à neve. As autoridades lançaram um alerta na região para que as pessoas fiquem longe do local. Mas, apesar do perigo, a beleza da erupção já atraiu muitos turistas .
O vulcão fica na Península de Kamchatka, uma das regiões vulcânicas mais ativa do mundo. E, nestes meses de erupção, expeliu gás e cinza a uma altura de até quatro quilômetros. Ainda não se sabe quanto tempo essa última erupção do Plosky Tolbachik vai durar.
Fonte iG


Temporal deixa Rio em alerta


A Prefeitura do Rio recomendou à população que evite sair às ruas na noite desta terça-feira (5), já que temporal atingiu a cidade a partir das 19h, deixando várias locais sem energia elétrica, com pontos de alagamento e tráfego caótico. Próximo das 21h, os acessos à Praça da Bandeira, na Zona Norte, estavam fechados por medida de precaução. Por volta das 21h30, a chuva começou a enfraquecer, de acordo com o Centro de Operações.
O Aeroporto Santos Dumont chegou a ficar fechado para pousos e decolagens das 20h07 às 20h45. Desde então, opera por instrumentos, assim como o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
Raios na Tijuca durante o temporal (Foto: Marcos Estrella/ TV Globo)Raios na Tijuca durante o temporal (Foto: Marcos Estrella/ TV Globo)











O motorista encontrou dificuldades na Avenida Brasil, em ambos os sentidos, na altura do Canal do Cunha, por causa de acúmulo de água na pista. Um bolsão d'água também prejudicou a passagem dos carros frente ao Engenhão, no Subúrbio.Por volta das 20h, houve registro de chuva muito forte na Grota Funda, no Méier,  na Penha, Tijuca, São Cristóvão, Barra da Tijuca, Recreio, Laranjeiras  e em Guaratiba.
Interdições
Em Realengo, na Zona Oeste, uma queda de árvore interditou uma faixa da Rua Bernardo de Vasconcelos, por volta de 19h. Equipes da Comlurb estiveram no local e o trânsito ficou lento na região.
A Rua Arquias Cordeiro, no Méier, Subúrbio, ficou interditada por volta das 20h30, na altura do Engenhão, devido a um ponto de alagamento. A Rua 24 de Maio também foi interditada na altura da estação do Engenho Novo. A Rua Conde de Bonfim, na altura da rua Uruguai, na Tijuca, Zona Norte, também foi interditada devido a um acúmulo de água na via.
Temporal alagou ruas e deixou moradores ilhados (Foto: Rodrigo Gorosito/ Arquivo pessoal)Temporal alagou ruas e deixou moradores ilhados (Foto: Rodrigo Gorosito/ Arquivo pessoal)
Por medida de precaução, operadores da prefeitura iniciaram o processo de fechamento dos acessos à Praça da Bandeira. O Túnel Santa Bárbara foi interditado, às 20h40, no sentido Santo Cristo, devido a uma queda de árvore na via. Já uma faixa no sentido Catumbi, que também estava fechada, já foi liberada. A Ponte Rio Niterói ficou sem luz.
Sirenes acionadas
Sirenes foram acionadas pela prefeitura na noite desta terça-feira de forma preventiva no Morro do Adeus, Arrelia, no Andaraí, Jamelão 1, Jamelão 2, Nova Maracá, Piancó e Vila Cruzeiro.
Até as 21h20, 30 sirenes haviam sido acionadas pela Prefeitura do Rio, de forma preventiva. São elas: Chacrinha 1, Liberdade 1 e 2, Matinha 1, Santos Rodrigues 2 / Azevedo Lima, Sumaré 1 e 2, São Carlos 1, Borel 1 e 2, São Carlos 1, Borel 1 e 2, Formiga 1 e 3, Andaraí 1, Arrelia 1, Parque Nova Maracá 1 e 2, Matriz 1, São João 3 e 4, Vila Cabuçu 1 / Barro Preto, Santa Alexandrina / Paula Ramos, Santa Teresa 1, Piancó 1, Parque João Paulo 1 e 2, Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu.
De acordo com o Alerta Rio, houve registro de rajadas de vento moderadas a forte na cidade do Rio. O Aeroporto Campos dos Afonsos registrou rajada forte de 52,0 km/h às 19h40.
Rua próxima ao estádio do Maracanã fica alagada por causa da chuva na Zona Norte do Rio (Foto: Natália da Costa Couto/VC no G1)Rua próxima ao estádio do Maracanã fica alagada por causa da chuva na Zona Norte do Rio (Foto: Natália da Costa Couto/VC no G1)
De acordo com a prefeitura, a chegada de uma frente fria pode provocar pancadas isoladas de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. O estágio de alerta é o terceiro  nível em uma escala de quatro e significa a ocorrência de chuva forte.
Há acúmulo de água em Santa Cruz, na Zona Oeste, no cruzamento da Avenida Cesário de Melo com a Rua Felipe Cardoso, onde choveu cerca de 26,4 mm em apenas 15 minutos.
Trens e metrô
A Supervia informou que por causa da intensa chuva que caiu sobre o Rio de Janeiro na noite desta terça-feira, os trens da Supervia aguardavam liberação para seguir viagem às 21h.
Já o Metrô Rio informou que a circulação de trens na Linha 2 foi comprometida por causa de objetos pelo vento na área próxima aos trens. Às 21h30, a operação das composições era realizada da Pavuna ao Estácio, como nos fins de semana.
As três estações da Tijuca (Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña) foram fechadas por medida de segurança, por volta das 21h30, pois estavam sendo invadidas pela água da chuva.
Energia
A assessoria da Light informou que a empresa está fazendo avaliação dos locais atingidos, mas adiantou que já há técnicos fazendo reparos na Barra da Tijuca, na Zona Oeste; Andaraí e Vila Isabel, na Zona Norte; e em Santa Teresa, no Centro.
Ainda de acordo com a assessoria da companhia, não é possível precisar que tipos de danos ocorreram nestes locais. No entanto, em situações de chuva intensa, as causas mais comuns são a incidência de raios que desarmam os circuitos, além da queda de árvores e objetos levados pelo vento, que atingem as redes.
Segundo o Centro de Operações, o prefeito Eduardo Paes acompanhava os trabalhos das equipes por volta das 21h.
Centro de Operações mapeou as regiões da cidade por volta das 20h (Foto: Reprodução / Prefeitura do Rio)Centro de Operações mapeou as regiões da cidade por volta das 20h (Foto: Reprodução / Prefeitura do Rio)

Fonte G1

Manhã de sol e temperaturas em rápida elevação na Capital paulista

A terça-feira começou com poucas nuvens e termômetros oscilando em torno dos 21ºC na Grande São Paulo. O predomínio de sol favorece a rápida elevação das temperaturas com máximas que podem superar os 32ºC. Os valores mínimos de umidade relativa do ar podem chegar aos 40% nas horas mais quentes do dia. O calor e a aproximação de uma frente fria devem provocar chuvas na forma de pancadas entre o final da tarde e o início da noite. Podem ocorrer pontos de maior intensidade com raios, rajadas de vento e potencial para alagamentos na Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A propagação da frente fria pelo litoral paulista muda o tempo nos próximos dias, causando maior cobertura de nuvens e chuvas, além de amenizar um pouco o calor dos últimos dias.

Na quarta-feira (06) o sistema frontal provoca chuvas alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. O sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas devem variar entre mínimas de 20ºC e máximas que não superam os 28ºC. No decorrer da tarde as chuvas ganham força, o que eleva o risco para formação de alagamentos e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.

A quinta-feira (07) deve apresentar sol entre nuvens com temperaturas em elevação no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 19ºC, enquanto que as máximas podem superar os 30ºC. Entre o final da tarde e o início da noite a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, entretanto as chuvas ocorrem na forma de pancadas mais isoladas.
Fonte CGE