z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

domingo, 30 de setembro de 2012

Tufão 'Jelawat' leva chuva forte e tempestade elétrica ao Japão


Grandes ondas chegam à província de Wakayama, no centro do Japão. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)Grandes ondas chegam à província de Wakayama, no centro do Japão. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)
O poderoso tufão "Jelawat", o 17º da temporada, ameaça tocar terra na ilha de Honshu, a maior do Japão, nas próximas horas, informou neste domingo (30) a Agência Meteorológica do país.
A Agência Meteorológica previu que Jelawat atravessará depois a região de Tokai, e mais tarde a de Kanto, onde fica Tóquio.Às 12h (horário local, 0h de Brasília), Jelawat estava a cerca de 125 km ao sudoeste do Cabo Shiono, no sul da província de Wakayama, região onde se espera que ele toque terra.
Ventos do tufão ‘Jelawat’ já andam derrubando árvores e provocando estragos em Okinawa. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)Ventos do tufão ‘Jelawat’ já andam derrubando árvores e provocando estragos em Okinawa. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)
O Jelawat deixou 50 feridos e causou blecautes em sua passagem no sábado (29) pelas ilhas de Okinawa, as mais ao sul do arquipélago japonês.
A agência advertiu sobre fortes chuvas, tempestades elétricas e fortes marés em boa parte do país, e previu um volume de precipitações de até 500 milímetros na região de Tokai e de 400 milímetros em Kanto durante entre este domingo e a manhã da segunda-feira (1º).
A Agência Meteorológica do Japão ativou o alerta vermelho em 15 províncias do centro e sudoeste do país, e o alerta amarelo em quase todas as regiões restantes do arquipélago.
As principais empresas aéreas japonesas informaram de atrasos e do cancelamento de alguns voos nos aeroportos de Narita e Haneda (Tóquio), de Itami e Kansai (ambos em Osaka), no de Nagoia (centro), no de Kobe (centro), nos de Tokushima, Kochi e Matsuyama (sul), e no de Miyazaki (sudoeste).
Fonte G1

Terremoto de magnitude 7,1 é registrado na Colômbia


Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a Cordilheira dos Andes, no sul da Colômbia, neste domingo, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos. Não houve alerta de tsunami e não há registro de vítimas ou danos sérios na área afetada.
O tremor ocorreu às 11h31 do horário local (13h31 de Brasília), a 61 km ao sul da cidade colombiana de Popayán e a 345 km ao norte de Quito (Equador).
O USGS inicialmente informou uma magnitude de 7,4, mas depois atualizou para 7,1. O tremor foi sentido nas províncias de Cauca, Huila, Valle, Risaralda, Quindio, Antioquia, Caldas, Tolima, Chocó e Cundinamarca.
"Até agora não há relatos de danos em nenhuma parte do país, somente do que foi sentido", disse Jaime Raigosa, coordenador do National Seismological Network. "Felizmente, o terremoto foi profundo."
Fonte Terra

Tufão atinge o Japão, deixa dezenas de feridos e milhares sem energia elétrica


Um forte tufão atingiu o Japão neste domingo (30), deixando ao menos 50 pessoas feridas e milhares de pessoas sem energia elétrica. Os ventos provocados pelo tufão Jelawat chegaram a 144 quilômetros por hora, segundo a agência meteorológica do Japão.
Na ilha de Okinawa, no sul do país, imagens captadas por um cinegrafista amador na base militar americana mostram um carro sendo arrastado em um estacionamento pela força do vento.
AP
Tufão chega com força ao Japão e provoca transtornos; expectativa é de que Tóquio seja atingida
Dezenas de trens foram suspensos em regiões costeiras próximas a Tóquio e cerca de 300 voos domésticos foram cancelados.
A previsão era de que o tufão chegasse à região de Tóquio ainda neste domingo. Até 50 centímetros de chuvas são esperados na região central do Japão nesta segunda-feira (1º).
Fonte iG

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sol deve espantar um pouco a sensação de frio no decorrer do dia

A massa de ar polar permanece sobre o estado e dessa forma a sexta-feira começou com poucas nuvens e termômetros oscilando em torno dos 9ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o sol predomina e espanta um pouco a sensação de frio, porém os ventos gelados impedem que as temperaturas subam muito e as máximas não devem superar os 20ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e podem atingir valores próximos aos 45% nas horas mais quentes do dia. No final da tarde a nebulosidade aumenta, entretanto não há previsão de chuva para a Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A massa de ar polar perde força e as temperaturas entram em gradativa elevação no fim de semana, entretanto as próximas madrugadas ainda devem ser frias na Grande São Paulo.

No sábado (29) o sol predomina com temperaturas baixas na madrugada e em elevação no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 10ºC, enquanto que as máximas podem chegar aos 24ºC. Não há previsão de chuva e a umidade relativa do ar pode chegar aos 40% no período da tarde.

O tempo não muda muito no domingo (30) que segue com sol e poucas nuvens na Capital paulista. A madrugada ainda deve ser fria com mínimas em torno dos 11ºC, enquanto que as máximas podem atingir os 26ºC. Os índices de umidade relativa do ar entram em declínio, atingido valores próximos aos 35% no período da tarde.
Fonte CGE

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

São Paulo registra mínima de 8,7ºC e bate novo recorde de frio


A madrugada desta quinta-feira teve novo recorde de frio na capital paulista. A temperatura mínima foi de 8,7ºC no Mirante de Santana, na zona norte, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde anterior havia sido de 8,8ºC, em 15 de julho. No ano passado, a temperatura chegou a 8,5ºC, em 2 de setembro, ainda no inverno. A temperatura mais baixa registrada no local foi de 2,3ºc, em setembro de 1943.
Segundo a Climatempo, hoje o tempo segue com muitas nuvens, períodos de sol, mas ainda pode chover fraco a qualquer hora do dia. As temperaturas continuam baixas. Na próxima sexta-feira, o dia amanhece gelado com nevoeiro em boa parte do Estado, inclusive na capital. Ao longo da manhã, a névoa se dissipa e o sol aparece. Além das poucas possibilidades de chuva, a temperatura entrará em ligeira elevação, principalmente no interior.
O fim de semana amanhecerá frio com nevoeiro na faixa leste paulista, litoral, Grande São Paulo e ABC. Ao longo do dia o sol aparece e durante a tarde esquenta um pouco mais. De acordo com a Climatempo, não há previsão de chuva pelo menos até o dia 2 de outubro.
Fonte Terra

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Frente fria fica no Rio de Janeiro até sexta-feira, diz Inmet


Alessandro Costa / Agência O Dia
Frente fria deixou o mar agita em toda a orla do Rio de Janeiro, como na Praia do Arpoador
A frente fria que chegou ao Rio de Janeiro na noite passada vai permanecer até a próxima sexta-feira (28), informou hoje (26) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o órgão, nos próximos dois dias, a temperatura máxima ficará em torno dos 27°C e a mínima por volta dos 12°C durante a madrugada. Já os ventos devem atingir 50 quilômetros por hora (km/h) na capital fluminense.
O Inmet registrou ventos de 60km/h a 80km/h na noite passada, além de pancadas de chuvas e trovoadas. Em Copacabana, na zona sul da cidade, os ventos chegaram a 75,6 km/h e na Restinga de Marambaia, no litoral do estado, a 74,8 km/h.
Alessandro Costa / Agência O Dia
Ondas podem chegar a 3 metros de altura em Ipanema e Copacabana, alertou a Marinha
A meteorologista do Inmet Marlene Leal de Almeida Souza explicou que durante os meses de agosto e setembro uma massa de ar quente predominou em grande parte do País, impedindo que as frentes frias atingissem a Região Sudeste.
Ela destacou que as quedas de temperatura são constantes nos períodos de transição das estações. "A umidade relativa alta e muito vapor d'água na atmosfera fazem com que essas chuvas sejam mais intensas", disse.
Segundo Marlene Leal, a chuva continua até o fim do dia de hoje, mas, a partir de amanhã, a intensidade começa a diminuir. Mesmo com a trégua da chuva no próximo fim de semana, as temperaturas devem continuar baixas. 
"Hoje nós devemos ficar com uma temperatura em torno de 25°C e 26°C. Algumas áreas na zona oeste podem registrar um pouco mais, mas a tendência é que a temperatura fique por volta de 22°C. Durante a madrugada dos próximos dias, as temperaturas vão caindo aqui na cidade e na região serrana", destacou.
Alessandro Costa / Agência O Dia
Mesmo com o tempo frio, algumas pessoas não deixaram de praticar atividades físicas na orla do Arpoador

Em relação a possíveis ressacas nas praias do Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil informou que em Copacabana e Ipanema, na zona sul, as ondas podem chegar a 3 metros (m). De acordo com o capitão de corveta, Walid Seba, na Baía de Guanabara, as ondas podem atingir 1,5 m, o que é considerado elevado para a área.
"Na Baía de Guanabara pode haver algum transtorno. Em maio do ano passado, as ondas alcançaram 1,5 m e causaram destruição na orla de Icaraí [em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro]", lembrou.
Devido às altas temperaturas registradas no inverno deste ano, que chegaram a 41°C, o presidente do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL), Aldo Gonçalves, acredita que as roupas de frio não terão tanta procura no comércio. "Este ano, o inverno foi atípico e fez muito calor. Isso não aconteceu no ano passado", destacou.
Fonte iG

A tarde desta quarta-feira (26) começa com temperaturas baixas e ventos moderados por vezes fortes.

A tarde desta quarta-feira (26) começa com temperaturas baixas e ventos moderados por vezes fortes. As estações meteorológicas do CGE registram temperaturas em torno dos 9°C e umidade relativa próximo dos 85%. O aeroporto de Congonhas,na Zona Sul, registrou ao meio dia rajada de vento de 50km/h e temperatura de 9°C. Por conta dessa rajada a sensação térmica é de -4°C, no aeroportos de Campo de Marte, Zona Norte, e Cumbica, município de Guarulhos, registram temperaturas de 9°C e 10°C e sensação térmica de 7°C.

O tempo na Capital paulista permanece com céu encoberto e com possibilidade de chuviscos isolados.

Tendência:

O ar frio e mais seco predomina nos próximos dias.

Na quinta-feira (27), a manhã começa com céu nublado e temperaturas baixas, em torno dos 9ºC. O sol aparece entre muitas nuvens no período da tarde. A máxima não deve passar dos 18ºC. Não há expectativa de chuva significativa.

Na sexta-feira (28), os maiores períodos de sol favorecem a elevação das temperaturas e a diminuição da sensação de frio. Não há previsão de chuva. Os termômetros variam entre a mínima de 9ºC e máxima de 20ºC.
Fonte CGE

Santa Catarina registra -5,6°C e tem neve em plena primavera

Os moradores da cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, presenciaram queda de neve no quarto dia de primavera na noite desta terça-feira (25). O fenômeno começou fraco, às 21h10, de ontem (25). As cidades Bom Jardim da Serra e São Joaquim registraram as temperaturas mais baixas de todo o Estado, com -5,6°C e -3,1°C, respectivamente.


AE
Neve pode ser vista na cidade de São Joaquim (SC) e durou cerca de 20 minutos
Nesta manhã, a neve continuou sobre a cidade de São Joaquim. Com sensação térmica próxima aos -9ºC, os flocos de neve começaram por volta das 6h e pararam. O fenômeno foi curto e durou cerca de 20 minutos. Após 7h, voltou a nevar na região.
 
Dionata Costa/São Joaquim Online
Neve acumulou em parques, casas e ruas de São Joaquim
De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Ciram), a presença de neve durante a estação da primavera não é algo novo na região. Tal fenômeno já foi registrado pelo menos três vezes pelo instituto. O registro mais recente de neve nesse período ocorreu em setembro de 2008.
Segundo o Climatempo, a previsão para a próxima madrugada ainda será muito fria em toda a região Sul. Uma forte massa de ar polar avançou sobre a região Sul do País e derrubou a temperatura. O frio intenso associado a alta umidade favoreceu a ocorrência de neve na serra catarinense.
Veja as cidades que registraram temperaturas mínimas nesta madrugada: Clevelândia (PR) -2,4°C, São José dos Ausentes (RS) -1,7°C, Curitibanos (SC) -1,4°C, Inácio Martins (PR) -1,3°C, São Mateus do Sul (PR) -0,8°C, Vacaria (RS) -0,6°C, Erechim (RS) -0,4°C.
 
Alessandro Buzas/Futura Press
Cariocas enfrentam forte chuva nesta manhã. Aeroporto ficou fechado por 2h
Madrugada foi gelada também em todo o Rio Grande do Sul, a temperatura foi negativa em pelo menos três municípios gaúchos: fez -1,7°C, em São José dos Ausentes, -0,6°C, em Vacaria, e -0,4°C, em Erechim. No entanto, a presença do vento produziu uma sensação de frio ainda mais intenso. Das 35 estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Estado, 22 registraram sensações térmicas abaixo dos 0°C.
Frio no Sudeste
A região Sudeste registra tempo nublado a encoberto com trovoadas em Minas Gerais, Espírito Sanro e Rio. Já na região de São Paulo há pancadas isoladas no norte e leste. A tendência, segundo o Inmet, é declínio da temperatura. Nesta quarta-feira, por exemplo, temperaturas oscilam entre 9°C e 14°C na capital paulista.
Ainda em São Paulo, com base no monitoramento do Centro de Gerenciamente de Emergências (CGE), foi decretado estado de alerta por baixas temperaturas a partir das 7h25. A sensação térmica era apenas 6ºC, no início da manhã. O frio persiste durante todo o dia.
Já no Rio de Janeiro, a forte chuva e a neblina fecharam o Aeroporto Santos Dumont por quase 3h . Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, por volta das 8h, na estação do Inmet, instalada em Copacabana, foram registrados ventos de 75 Km/h.
Fonte iG

Sensação térmica chegou a 30°C negativos na serra catarinense

São Joaquim voltou a registrar neve na manhã desta quarta-feira. Foto: Dionata Costa/Agência de Notícias São Joaquim Online/Divulgação São Joaquim voltou a registrar neve na manhã desta quarta-feira
Foto: Dionata Costa/Agência de Notícias São Joaquim Online/Divulgação

A onda de frio que atingiu o Sul do País nesta semana levou, além de neve, uma sensação térmica de -30ºC à região serrana de Santa Catarina.
De acordo com as informações do Centro de Recursos Ambientais do Estado (Ciram) os termômetros chegaram a marcar 7,8ºC em Florianópolis, temperatura considerada atípica para esta época do ano. Na serra, a neve foi observada durante a noite de terça e a manhã desta quarta-feira nos municípios de Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
O frio intenso e o vento ainda provocaram uma sensação térmica de -21°C às 5h em São Joaquim e -30°C às 4h no Morro da Igreja, de acordo com aviso divulgado pelo órgão.
O chamado gradiente (diferença) de pressão entre a frente fria e a chegada da massa de ar polar provocou vento forte em boa parte de Santa Catarina. As rajadas chegaram aos 106 km/h na serra e 64,8 km/h em Florianópolis.
A informação oficial do Ciram, divulgada nesta quarta-feira, indica que a última neve que ocorreu em setembro foi registrada em 2008, no dia 7, em Urubici e São Joaquim. Já na primavera, a última ocorrência, segundo o mesmo órgão, foi no ano 2000, porém, em um uma área isolada. A última neve nesta estação, segundo os institutos Climaterra e Metsul, em uma área urbana, foi no ano de 1995.
Fonte Terra

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Temperatura em SP pode chegar a 9°C na quinta-feira, diz CGE


A entrada de uma frente fria na capital paulista deve derrubar as temperaturas nos próximos dias. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a previsão é que os termômetros marquem até 9°C na quinta-feira (27), não ultrapassando os 18°C ao longo do dia.
Esta terça-feira (25) amanheceu com aumento de nuvens e com temperaturas em torno dos 18°C na capital paulista. No decorrer do dia, a expansão da frente fria deve gerar instabilidades e provocar chuvas de moderada a forte intensidade. De acordo com o CGE, há potencial para alagamentos, rajadas de vento e queda de granizo. A temperatura máxima não deve passar dos 24°C.
Já na quarta (26), o vento frio e úmido que vem do oceano deve favorecer a formação de nuvens baixas. Com isso, o tempo deve continuar fechado e com garoa ocasional na região da Grande São Paulo. Os termômetros devem oscilar entre 10°C e 17°C.
Na quinta, a mínima deve cair na madrugada e no início da manhã. As primeiras horas do dia devem apresentar céu nublado e névoa úmida. O sol deve aparecer entre nuvens no decorrer do dia, mas as temperaturas permanecem baixas. A previsão é que o vento aumente a sensação de frio, especialmente no início e no final do dia.
Fonte CGE

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Pancadas de chuva na Capital e Grande São Paulo

A tarde desta segunda-feira (25) prossegue com céu nublado na Capital paulista. Neste momento, os termômetros apontam 26ºC no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul e 25ºC no Campo de Marte, na Zona Norte. 

De acordo com imagens de radar, ocorrem pancadas de chuva com intensidade fraca com pontos moderados na região central da Capital e nos municípios de Guarulhos, Arujá e Santa Isabel, todos na Grande São Paulo. As chuvas tendem a ser passageiras e por conta disso o potencial para formação de alagamentos permanece baixo.

Nas próximas horas, a propagação de áreas de instabilidade, vindas da região de Sorocaba provocam chuva na forma de pancadas isoladas com possíveis trovoadas. 

Tendência para os próximos dias:

Na terça-feira (25), áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. Há potencial para a formação de alagamentos. Entre a tarde e a noite, as temperaturas entram em ligeiro declínio. Os termômetros oscilam entre a mínima de 16ºC e a máxima de 26ºC.

Na quarta-feira (26), o dia começa com chuviscos e formação de neblina, o que causa restrição de visibilidade nos aeroportos e rodovias que cortam a região metropolitana. A entrada de uma forte massa de ar frio derruba as temperaturas. O vento passa a soprar do quadrante sul, aumentando a sensação de frio. Mínima de 10ºC e máxima de 18ºC.
Fonte CGE

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Manhã termina com chuvas leves na Capital

A manhã de sexta-feira (21) termina com vários pontos de chuva na cidade de São Paulo. Neste momento os termômetros oscilam em 19°C e há registro de precipitação fraca principalmente na Zona Sul da Capital. Nas próximas horas novas áreas de chuva devem atingir a Capital, porém não devem ser fortes.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A frente fria se afasta e o tempo melhora gradativamente no fim de semana, entretanto a chegada de uma massa de ar mais frio causa declínio das temperaturas na Grande São Paulo.

O sábado (21) marca a chegada da primavera às 11h49 e ainda deve começar com nebulosidade, chuviscos e termômetros oscilando em torno dos 15ºC. No decorrer do dia o sol retorna entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas, porém as máximas não devem superar os 23ºC.

No domingo (22) o sol volta a predominar com temperaturas variando entre mínimas de 13ºC e máximas de 22ºC na Capital paulista.
Fonte CGE

Primavera 2012

No dia 22 de setembro, exatamente às 11:49 no horário de Brasília, começa oficialmente a Primavera no hemisfério Sul. Na média, a estação marca o retorno gradativo da chuva e à maior parte do país, com exceção do Nordeste, onde normalmente a chuva diminui. No entanto estamos bem longe da normalidade este ano.

Começamos 2012 sob domínio do fenômeno La Niña e a expectativa é da entrada do El Niño exatamente durante o começo do novo fenômeno.

Com a entrada do El Niño o clima de outubro deve ser mais chuvoso do que o normal no Sul, com chuvas mais fortes e constante no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No sul do Paraná também deve chover forte. Por outro lado, devemos ter menos chuva no Norte e na maior parte do Nordeste. No Sudeste e no Centro-Oeste o calor continua, mas a chuva volta. Como em anos de El Niño a previsão é de mais calor do que o normal a chuva irregular.
Fonte Climatempo

Saiba por que o inverno de 2012 foi o mais quente dos últimos cinco anos

O inverno brasileiro de 2012 foi o mais quente desde 2007, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), em Cachoeira Paulista (SP).
A partir de medições feitas na cidade de São Paulo, foi possível verificar que a temperatura máxima nesta estação foi de 34,1º C, enquanto que em 2007 a máxima foi de 34,5º C. Os dois registros só perdem para 1961 (35,2º C).
Segundo o Cptec, o forte calor foi consequência de um fenômeno climático chamado de sistema de alta pressão, que impediu a chegada de frentes frias. O sistema bloqueou por meses a chegada do frio e fez com que massas de ar quente permanecessem sobre o continente, causando o calor intenso, a falta de chuvas e o tempo seco.
Segundo a meteorologista do Cptec, Ludmila Tochnann, o evento climático durante o inverno não é algo extraordinário. “É difícil prever quando isso vai acontecer novamente”, explica Ludmila.
Chuva atingiu região da Marginal Pinheiros, na Zona Sul (Foto: Diogo Moreira/ Frame/ AE)Após 64 dias, choveu em São Paulo nesta quarta-
feira (19). (Foto: Diogo Moreira/ Frame/ AE)
Em 18 de setembro a temperatura na capital paulista foi de 34,1º C, terceira maior desde o início das medições e a cidade enfrentou o segundo maior período consecutivo sem chuvas (64 dias), perdendo apenas para os 78 dias registrados em 1985.
Em Cuiabá (MT), o recorde registrado pelo Inmet foi de 41º C, no dia 5 de setembro. Nesta quarta (19), o Inmet registrou 41,2º C no Rio de Janeiro, considerada a maior temperatura do ano na cidade.
A medição das temperaturas do inverno é feita principalmente na região de São Paulo devido à passagem do trópico de Capricórnio. De acordo com a meteorologista, é comum o registro de temperaturas altas em áreas que estão acima desta linha.
Regime de chuvas pode ser afetado na primavera
Previsão climática realizada por meteorologistas do Cptec/Inpe para os próximos três meses afirma que a possível formação de um moderado fenômeno El Niño pode afetar o regime de chuvas no país. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico perto dos trópicos. A primavera começa neste sábado (22).
Com isso, entre outubro e dezembro poderá chover mais no Sudeste, Sul e no centro de Mato Grosso do Sul, enquanto que as regiões Norte e Nordeste poderão sofrer com a escassez de precipitações.
Quanto às temperaturas, o Sul do país poderá registrar temperaturas entre 10º C e 31º C, e o Sudeste entre 12º C e 33º C. No Centro-Oeste, Nordeste e Norte, as máximas podem ultrapassar os 35º C.
"A princípio, a primavera estará dentro do normal. Mas, se o El Niño vingar, teremos certamente uma estação com mais chuvas em algumas regiões. A tendência agora é de umidade mais alta, mas ainda poderemos ter dias consecutivos sem chuvas", explica Neide Oliveira, meteorologista do Inmet.
Fonte G1

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Noite com nebulosidade e possibilidade de chuviscos em SP

A noite apresenta tempo nublado e temperaturas agradáveis na Capital. Conforme dados do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, os termômetros apontam 20ºC. Já no Campo de Marte, na Zona Norte, as temperaturas alcançam os 22ºC. Nos dois aeródromos, os índices de umidade relativa do ar encontram-se por volta de 78%.

Nas estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a temperatura média registrada é de 19ºC. Entretanto, por conta da entrada da brisa marítima, no bairro de Santo Amaro, na Zona Sul, observa-se 17ºC, com sensação de 14ºC. Na maioria dos bairros, os índices de umidade superam os 85%.

Conforme os meteorologistas do CGE, nas próximas horas o tempo continua com nebulosidade e possibilidade de chuviscos. As temperaturas diminuem gradualmente, e entre o final da madrugada e o início da sexta-feira (21) mantêm-se em 17ºC.  

A frente fria começa a se afastar do Estado de São Paulo, mas ainda deve influenciar o tempo na Capital paulista durante a sexta-feira (21). O sol aparece entre nuvens, mas ainda ocorrem chuvas fracas e chuviscos, principalmente durante a madrugada e no final da tarde. Os termômetros variam entre mínimas de 17ºC e máximas de 24ºC. 

No fim de semana o tempo melhora gradativamente e o sol volta a predominar, favorecendo a elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 16ºC, enquanto as máximas podem superar os 25ºC. Os meteorologistas do CGE alertam que as chuvas ocorridas nas últimas horas trouxeram um grande alívio para o tempo seco, porém ainda foram insuficientes para reverter a estiagem prolongada e repôr a capacidade hídrica do solo.
Fonte CGE

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

RS: ciclone deixa 344 mil sem luz e 3 cidades em emergência


Em Encantado (RS), as chuvas causaram deslizamentos e uma casa foi carregada para dentro do rio Taquari. Foto: Juremir Verseti/Agência Freelancer/Especial para Terra
Em Encantado (RS), as chuvas causaram deslizamentos e uma casa foi carregada para dentro do rio Taquari
Foto: Juremir Verseti/Agência Freelancer/Especial para Terra
Grande do Sul, decretaram situação de emergência nesta quarta-feira em decorrência do temporal de ontem. Também nesta quarta, rajadas de ventos que chegaram a 120 km/h em Santo Augusto, no noroeste, atingiram o Estado. Elas são ocasionadas por um ciclone que está localizado próximo ao Uruguai. Em função do acúmulo de situações, cerca de 344 mil pontos de falta de energia eram registrados no Estado às 17h30.
De acordo com o major Ari Ferreira, da Defesa Civil, as maiores preocupações em decorrência do temporal agora se concentram nos municípios de Porto Lucena e Porto Xavier, onde "muitas pessoas foram atingidas e estão passando dificuldades", explica. As cidades mais atingidas pelo temporal estão localizadas nas regiões noroeste e sul. Pelo menos mais seis - Giruá, Cerro Grande do Sul, Soledade, Constantina, Porto Vera Cruz e São Jerônimo - também notificaram a Defesa Civil do Estado, se mantendo em atenção.
"A chuva foi avançando aos poucos, começou no sul do Estado, atingiu o centro e o leste e quando chegou ao noroeste, houve o temporal com vento e granizo", disse. Moradores das situações mais atingidas estão ganhando lonas para cobrir as casas que foram destelhadas.
"Agora estamos monitorando os níveis dos rios, sobretudo o Caí e o dos Sinos, pois eles devem receber, nas próximas horas, um grande volume de água oriundo das chuvas nas regiões de suas cabeceiras", diz o major.
Região metropolitana
De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, entre as 8h de terça-feira e as 15h de hoje, a entidade atendeu diretamente ou indicou encaminhamentos originados em 150 telefonemas de fontes diversas. Foram triadas 71 situações para visitação, de alagamentos de vias e moradias, desabamento de muros e partes de edificações e quedas de árvores. No total, 20 interdições por risco local fora realizadas. Ainda de acordo coma Defesa Civil, o nível do lago Guaíba subiu 82 cm até a manhã de hoje, em medição feita com régua na Ilha da Pintada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que entre as 9h do último sábado e as 9h desta quarta-feira, foi registrado aproximadamente 215 mm de chuva em Porto Alegre. O valor normal para todo o mês de setembro é de 127 mm.
Fortes rajadas de vento
Desde o final da manhã desta quarta, fortes ventos atingem o Estado. De acordo com a Capitania dos Portos, foi emitido aviso de mau tempo e a ventania é intensa em Rio Grande e São José do Norte, no litoral sul do Estado. A travessia entre as duas cidades está suspensa.
De acordo com a Climatempo, as rajadas de vento mais fortes foram registradas em Santo Augusto: 120km/h por volta das 16h. Em Soledade, os ventos chegaram a 118 km/h. A velocidade também passou de 100km/h em Canguçu, Santa Rosa e Bagé.
A Climatempo previa para hoje a passagem de um ciclone extratropical, oriundo do norte da Argentina, região do rio da Prata. O ciclone já atingiu o Uruguai no final da manhã.
Fornecimento de energia
De acordo com a distribuidora Rio Grande Energia (RGE), cerca de 78 mil pontos sem luz ainda eram registrados por volta das 16h desta quarta-feira. A maioria deles em decorrência do temporal da noite de terça-feira, porém alguns - na serra e região metropolitana - por conta da ventania desta tarde.
Já a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou que, às 17h15, havia 75,5 mil pontos sem energia na região metropolitana, além de 81,3 mil na região sul, 29,3 mil na centro-sul, 29,5 mil no litoral norte, 6,3 mil na campanha e 5,5 mil no litoral sul do Estado. Os cortes também são ocasionados em parte pelas chuvas dos últimos dias, e em parte pelas fortes rajadas de vento.
A AES Sul registrava, por volta das 17h30, 40 mil pontos sem energia em toda a sua área de concessão.
Fonte Terra

A tarde de quarta-feira (19) começa com temperaturas altas e rajadas de vento ao longo do dia

A tarde de quarta-feira (19) começa com temperaturas altas e rajadas de vento ao longo do dia. As estações meteorológicas do aeroporto de Congonhas (Zona Sul), Campo de Marte (Zona Norte) e Cumbica (Municipio de Guarulhos) registram temperaturas de 32°C, a umidade relativa do ar permanece abaixo de 30% tendo o seu menor valor registrado no aeroporto de Congonhas com 23%. Ao longo do dia as rajadas de vento permanecem, as 09h00 o aeroporto de congonhas registrou rajadas de 55km/h e as 12h00 Cumbica registrou 51km/h. A temperatura máxima hoje pode chegar aos 35°C.

Nas próximas horas não há previsão de chuvas significativas.

Tendência para os próximos dias:
Na quinta-feira (20) o sistema frontal finalmente avança e consegue romper o bloqueio atmosférico. São esperadas pancadas de chuva com trovoadas durante a madrugada e no início da manhã. Essas precipitações tendem a ser passageiras e não devem acumular grandes volumes de água. O calor diminui e os índices de umidade ficam mais elevados. Mínima de 20ºC e máxima de 28ºC.

Na sexta-feira (21) a frente fria começa a se afastar, porém ainda deixa instabilidades sobre a Grande São Paulo. O dia fica encoberto e com chuvas de intensidade fraca por vezes moderada. As temperaturas caem um pouco mais, oscilando entre a mínima de 17ºC e a máxima de 24ºC.
Fonte CGE

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Fenômenos raros da natureza as nuvens mammatus

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA), as nuvens mammatus, além de raras, costumam ser associadas a tempestades - mas nem sempre têm relação com tempo ruim. A instituição afirma que elas são, basicamente, nuvens de cabeça para baixo  Foto: Noaa/Divulgação

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA), as nuvens mammatus, além de raras, costumam ser associadas a tempestades - mas nem sempre têm relação com tempo ruim. A instituição afirma que elas são, basicamente, nuvens "de cabeça para baixo"

Foto: Noaa/Divulgação
Fonte Terra

Pelo 3º dia seguido, São Paulo tem dia mais quente do inverno


A capital paulista registrou nesta terça-feira (18) mais um recorde de temperatura máxima no inverno. Após os índices de domingo (16) e segunda-feira (17) terem sido os maiores da estação em 2012, o Instituto Nacional de Meteorologia (inmet) registrou, por voltas das 15h, na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, 34,1ºC. 
AE
Termômetro de rua marca sensação térmica de 36°C na avenida Luiz Carlos Berrini, zona sul de São Paulo
A mesma estação já havia registrado 33,9°C nesta segunda-feira e 33,5°C na tarde de domingo. A maior temperatura já registrada em um inverno em São Paulo foi de 35,2ºC, em 20 de setembro de 1961. Além disso, os 34,1°C de hoje foi a segunda maior marca deste ano de 2012, perdendo apenas para os 34,3ºC de 1º de março. A máxima do dia ainda pode aumentar em novas medições.
Além do calor, os índices de umidade relativa do ar voltaram a entrar em declínio, condição que levou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) a decretar estado de atenção ainda no final da manhã. Os menores índices da cidade chegam a 25%.
Essas temperaturas elevadas estão relacionadas à formação de um ciclone extratropical no sul do País, o qual promoverá um rápido avanço de uma frente fria pelo Estado entre quarta e quinta-feira, quando a temperatura deve começar a cair  e podem ocorrer chuvas significativas. Até lá, os dias devem ser de altas temperaturas.
Maiores temperaturas no País
Apesar de alta, a temperatura registrada nesta terça-feira na capital paulista não aparece na lista das mais altas do Estado. Segundo o Inmet, até as 15h, as maiores temperaturas do Estado foram em Votuporanga, com 36,7°C; em José Bonifácio, com 36,6°C; em Barretos, com 36,6°C; em Presidente Prudente, com 36,3°C; e Pradópolis, com 36,3 °C.
No Brasil, as cinco maiores temperaturas registradas pelo Inmet nesta tarde foram nas cidades sul-mato-grossenses de Porto Murtinho (39°C); Três Lagoas (38,9°C); Água Clara (38°C), Paranaíba (38°C); e Aquidauana (38°C).
Fonte iG

São Paulo entra em estado de atenção devido à baixa umidade


A Defesa Civil municipal de São Paulo informa que toda a cidade está em estado de atenção desde as 10h40 desta terça-feira. A umidade relativa do ar estava encontra-se em torno de 29% durante a manhã, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) - órgão da Prefeitura responsável pela previsão meteorológica.
Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.
A Defesa Civil destaca algumas recomendações quando a umidade do ar está abaixo de 30%. Entre elas, evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, entre outros; sempre que possível, ficar em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas; e consumir bastante água.
Sem medidas preventivas, algumas pessoas, principalmente idosos, crianças e com problemas cardíacos ou respiratórios, podem sofrer com ressecamento de mucosas do nariz e da garganta; nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma; aumento do risco de infecções respiratórias, entre outros.
Fonte Terra

Céu claro e temperaturas elevadas na tarde da Capital paulista

A tarde de terça-feira (18) inicia com céu claro e temperaturas elevadas na Capital paulista. Neste momento os termômetros do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, registram 33°C e umidade relativa do ar oscilando em torno dos 23%. No Campo de Marte, na Zona Norte, a temperatura é de 32°C e a umidade relativa do ar encontra-se por volta dos 27%. De acordo com o monitoramento realizado pelo CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou, a partir das 10h45, em toda a cidade de São Paulo, estado de atenção por baixa umidade do ar, com média de 29%. Mais informações e dicas de como enfrentar o tempo seco estão no nosso site. Basta clicar em "O CGE" e em seguida em " Umidade do Ar". Nas próximas horas, a temperatura sobe ainda mais e há a expectativa de um novo recorde de calor. A máxima prevista é de 35°C. Não há condições para chuvas.

Tendência para os próximos dias:

A quarta-feira (19) será mais um dia com muito sol, calor e baixa umidade do ar. A aproximação de uma frente fria provoca rajadas de vento e ligeiro aumento de nuvens entre a tarde e a noite. Não há expectativa de chuva. Os termômetros variam entre 21ºC e 35ºC.

Na quinta-feira (20) finalmente o sistema frontal consegue romper o bloqueio atmosférico, aumentando as condições de chuva ao longo do dia. As pancadas de chuva ocorrem principalmente no período da tarde e estas podem vir com intensidade forte e acompanhadas de trovoadas. Por conta do aumento da nebulosidade e da precipitação, o calor diminui. Mínimas em torno dos 18ºC e máximas de até 28ºC.
Fonte CGE

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Austrália: homem registra tornado de fogo de 30 m

Um homem registrou um raro tornado de fogo na Austrália. O cineasta Chris Tangey procurava uma locação para um novo filme quando viu o fenômeno  Foto: SWNS/The Grosby Group

Um homem registrou um raro tornado de fogo na Austrália. O cineasta Chris Tangey procurava uma locação para um novo filme quando viu o fenômeno

Foto: SWNS/The Grosby Group
Fonte Terra

Chuva forte escurece Porto Alegre RS

17 de setembro Anoiteceu em Porto Alegre, onde cai temporal com muitos raios  Foto: Alexandro Auler/Agência Estado


Anoiteceu em Porto Alegre, onde cai temporal com muitos raios
Foto: Alexandro Auler/Agência Estado
Fonte Terra

Tufão Sanba provoca ondas gigantes na Coreia do Sul


Ondas gigantes formadas pelo tufão Sanba atingem a costa de Yesou, na Coreia do Sul, nesta segunda-feira (17). Voos foram cancelados, e diversos serviçoes precisaram ser interrompidos na área devido a força do vento e às fortes chuvas. (Foto: Hyong Min-woo/Yonhap/Reuters)Ondas gigantes formadas pelo tufão Sanba atingem a costa de Yesou, na Coreia do Sul, nesta segunda-feira (17). Voos foram cancelados, e diversos serviços precisaram ser interrompidos na área devido a força do vento e às fortes chuvas. (Foto: Hyong Min-woo/Yonhap/Reuters)
Milhares de pessoas precisaram ser evacuadas da região por risco de enchentes. Ao passar pelo Japão, no domingo, Sanba deixou uma pessoa morta e outra desaparecida. (Foto: Hyong Min-woo/Yonhap/Reuters)Milhares de pessoas precisaram ser retiradas da região por risco de enchentes. Ao passar pelo Japão, no domingo (16), Sanba deixou uma pessoa morta e outra desaparecida. (Foto: Hyong Min-woo/Yonhap/Reuters)
Fonte  G1

Mais um dia quente, seco e ensolarado na Capital paulista

A segunda-feira começou com poucas nuvens, formação de neblina e termômetros oscilando em torno dos 18ºC na Grande São Paulo. No momento o sol já predomina e favorece a rápida elevação das temperaturas com máximas que podem superar os 33ºC. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar que no período da tarde devem atingir valores críticos, ou seja, abaixo dos 30%. Alerta-se ainda que as condições atmosféricas dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde. Para maiores informações e dicas sobre como enfrentar o tempo seco, acesse o link "O CGE" em nosso site, depois clique em "Umidade relativa".

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na terça-feira o tempo permanece seco com predomínio de sol e temperaturas elevadas para a época do ano. As mínimas oscilam em torno dos 18ºC, enquanto que as máximas podem superar os 33ºC. A quarta-feira ainda começa com sol e calor na Capital paulista. Os termômetros devem variar entre mínimas de 19ºC e máximas de 31ºC. No decorrer da tarde a aproximação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e provoca chuvas na forma de pancadas isoladas. Os modelos de previsão do tempo indicam que finalmente ocorrem chuvas mais significativas, já que esse sistema frontal ainda deve influenciar o tempo na Grande São Paulo até o final da semana. Assim esperam-se dias com maior quantidade de nuvens e chuvas, alternadas com períodos de melhoria na segunda metade da semana. As temperaturas também entram em declínio, amenizando a onda de calor dos últimos dias. Apesar disso, estas chuvas ainda podem ser insuficientes para reverter a estiagem prolongada, entretanto devem trazer um grande alívio para o tempo seco, elevando os índices de umidade e melhorando a qualidade do ar.
Fonte CGE

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Asteroide 'perigoso' vai passar perto da Terra na noite desta quinta (13)


Asteroide (Foto: Remanzacco Observatory/Divulgação) 
Asteroide é o ponto no centro da imagem
(Foto: Remanzacco Observatory/Divulgação)
Um asteroide potencialmente perigoso, do tamanho de um prédio de 14 andares, vai passar "perto" da Terra por volta das 20 horas (horário de Brasília) desta quinta-feira (13).
Apesar de a distância ser considerada pequena em termos espaciais, o objeto fica a 2,8 milhões de quilômetros do nosso planeta – 7,5 vezes o espaço daqui até a Lua.
Já o termo "potencialmente perigoso" refere-se ao fato de que o asteroide poderia colidir com a Terra em um futuro distante.
Chamado de 2012 QG42, esse corpo celeste tem entre 190 e 430 metros de diâmetro e foi descoberto no dia 26 de agosto, pelo programa de monitoramento Catalina Sky Survey, no Arizona, EUA.
O site Slooh.com deve fazer uma transmissão ao vivo nesta noite, aberta para o público por computador e celulares iPhone e Android.
No dia 16 de junho, outro asteroide recém-descoberto – chamado 2012 LZ1 – passou próximo à Terra.
Fonte G1

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sol e temperaturas em elevação na Capital paulista

A quarta-feira começou com poucas nuvens e termômetros oscilando em torno dos 16ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o sol predomina e favorece a rápida elevação das temperaturas com máximas que podem chegar aos 28ºC. Os índices de umidade relativa do ar entram em declínio e devem atingir valores próximos aos 40% nas horas mais quentes do dia. Estas condições dificultam a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde. Para maiores informações e dicas sobre como enfrentar o tempo seco, acesse o link "O CGE" em nosso site, depois clique em "Umidade relativa". No final do dia a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, entretanto são poucas as condições de chuva para a Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O tempo não muda muito nos próximos dias e segue seco e estável com sol e calor para a época do ano. Dessa forma devem persistir os problemas com os baixos índices de umidade, concentração de poluentes e formação de queimadas nos próximos dias. A quinta-feira começa com sol e temperaturas em elevação. Os termômetros oscilam entre mínimas de 16ºC e máximas de 27ºC. No final do dia a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, porém podem ocorrer apenas chuviscos isolados, especialmente nas proximidades de regiões serranas. Na sexta-feira ocorre variação de nuvens nas primeiras horas da manhã, entretanto no decorrer do dia o sol favorece a rápida elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 15ºC, enquanto as máximas podem superar os 28ºC. Os modelos de previsão do tempo indicam a possibilidade de chuvas mais significativas apenas para o decorrer da próxima semana.
Fonte CGE

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Fotógrafo clica raio dando 'looping' no céu de cidade alemã


Raio é visto dando volta no céu de Munique, Alemanha (Foto: AFP/Peter Kneffel/DPA)Raio é visto dando volta no céu de Munique, Alemanha (Foto: AFP/Peter Kneffel/DPA)
Um fotógrafo registrou nesta semana uma cena impressionante no céu de Munique, na Alemanha. Em uma fotografia de longa exposição, Peter Kneffel registrou vários raios cruzando o céu, enquanto o mais forte deles dá um "looping" voltando para cima antes de atingir o solo.
Feita no domingo (9), a imagem só foi divulgada na noite do dia seguinte.
Imagem aproximada mostra o 'looping' da descarga elétrica (Foto: AFP/Peter Kneffel/DPA)Imagem aproximada mostra o 'looping' da descarga elétrica (Foto: AFP/Peter Kneffel/DPA)Fonte G1

Chuva fraca melhora qualidade do ar em bairros de São Paulo


Um dia depois da capital paulista entrar novamente em estado de atenção por causa do tempo seco , voltou a chover em algumas regiões de São Paulo. Por volta das 6h30 desta terça-feira, a umidade relativa do ar em todos os bairros da cidade estava acima de 88%, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). 
No aeroporto de Congonhas, a umidade oscila em torno dos 78%, e em Guarulhos já está nos 94%, bem diferente dos 21% da segunda-feira. A temperatura por volta das 6h30 era de 18º na cidade.
A tendência, segundo o instituto, é deslocamento de uma frente fria pelo litoral paulista favorecendo o aumento de nebulosidade na faixa leste do Estado. A partir da tarde algumas nuvens carregadas podem provocar pancadas de chuva de forma isolada e passageira.
Desde o dia 19 de julho, a capital paulista enfrenta uma estiagem prolongada. Foram 53 dias com baixos índices de umidade relativa do ar. O incômodo do ar seco deve ser interrompido, mas a atual garoa que cai sobre a cidade não deve reverter a estiagem. Hoje, os termômetros oscilam entre a mínima de 17ºC e a máxima de 30ºC.
Trânsito
Apesar de fraca, a chuva foi suficiente para o motorista reduzir a velocidade nesta manhã. Já na primeira hora de medição, às 10h10, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) contabilizou pelo menos 130 km de vias congestionadas na capital. O índice é considerado acima da média para o horário.
O pior trecho no momento, segundo o órgão, é a Marginal Tietê. Entre a ponte Jânio Quadros e o acesso da rodovia Castello Branco, motorista enfrenta fila com mais de 16 km. 
Fonte iG

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Segunda-feira (10) com sol forte e tempo seco na Grande São Paulo

A manhã desta segunda-feira (10) começou com muitas nuvens e termômetros em torno dos 18ºC na Capital paulista. No decorrer do dia o sol brilha forte, favorecendo a rápida elevação das temperaturas. Atenção para os baixos índices de umidade, em torno dos 30% durante a tarde. Essas condições atmosféricas dificultam a dispersão dos poluentes e facilitam a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e a saúde da população. Mais informações e dicas de como enfrentar o tempo seco estão no nosso site. Basta clicar em "O CGE" e logo em seguida em "Umidade do Ar". Entre o final da tarde e a noite, a entrada da brisa marítima alivia o calor e aumenta a umidade relativa do ar. A máxima atinge os 32ºC e não há expectativa de chuva.

Tendência para os próximos dias:

Na terça-feira (11), o deslocamento de uma frente fria pelo litoral paulista favorece o aumento de nebulosidade na faixa leste do Estado. A partir da tarde algumas nuvens carregadas podem provocar pancadas de chuva de forma isolada e passageira. Essa situação não reverte o atual quadro de estiagem prolongada, apenas serve para melhorar a qualidade do ar na Grande São Paulo. Os termômetros oscilam entre a mínima de 17ºC e a máxima de 30ºC.

Na quarta-feira (12), o dia começa com formação de névoa que logo se dissipa. O sol aparece com mais força e a temperatura rapidamente se eleva. Não há expectativa de chuva. As temperaturas permanecem elevadas para a época do ano, com mínimas em torno dos 17ºC e máximas de até 29ºC.
Fonte CGE

sábado, 8 de setembro de 2012

Moradores fogem após vulcão entrar em erupção na Nicarágua

O vulcão Sán Cristóbal entra em erupção e solta fumaça a 4 km de altura, a 150 km de Manágua, na Nicarágua. A nuvem de cinzas fez centenas de moradores deixarem a região do vulcão, que é o mais alto do país  Foto: AFP

O vulcão Sán Cristóbal entra em erupção e solta fumaça a 4 km de altura, a 150 km de Manágua, na Nicarágua. A nuvem de cinzas fez centenas de moradores deixarem a região do vulcão, que é o mais alto do país.

Foto Afp
Fonte Terra

Tornado derruba postes e vira carros no Queens, em Nova York


O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos informou que um tornado ser a causa dos forte ventos que atingiram neste sábado (8) o Queens, em Nova York, derrubando postes, virando carros e destruindo imóveis.
Segundo o boletim, o tornado pode ter tocado Breezy Point, uma área de Rockaway Peninsula, no Queens.
Tornados são muito raros na maior e mais densamente populosa cidade dos Estados Unidos.
Imagem mostra a formação de um tornado em Breezy Point, no Queens neste sábado (8) (Foto: Joey Mure / AP)Imagem mostra a formação de um tornado em Breezy Point, no Queens neste sábado (8) (Foto: Joey Mure / AP)
O tempo extremamente ruim obrigou a transferir de sábado para domingo a final feminina do Aberto de Tênis.
Autoridades norte-americanas alertaram para o risco de mais tempestades e possíveis tornados neste sábado em outras partes dos Estados Unidos, como Nova Jersey, Connecticut, Maryland, New Hampshire, Massachusetts e Pensilvânia.
Um porta-voz do Corpo de Bombeiros de Nova York afirmou que havia estragos na cidade, mas não confirmou os relatos.
Ele disse que no Brooklyn havia árvores arrancadas, postes quebrados e uma casa sem parte do telhado.
Fonte G1

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Rápido derretimento do Ártico em 2012 impressiona cientistas


Getty Images
Urso Polar no território de Svalbard, no Ártico: recuo da cobertura de gelo da região este ano foi recorde
Cientistas da Noruega estão alertando para o fato de que o gelo no Ártico está derretendo a uma velocidade maior do que a média. 

Pesquisadores afirmam que o mar de gelo está ficando cada vez mais fino e vulnerável no norte do planeta. No mês passado, o derretimento deixou o gelo do Ártico no seu menor nível em mais de 30 anos, desde que começaram as medições via satélite. 

Os cientistas acreditam que isso possa influenciar até mesmo o clima na Europa. O derretimento deve continuar por pelo menos mais uma semana, atingindo o seu auge na metade de setembro, quando as temperaturas ainda permanecem acima do ponto de congelamento. 
O diretor do Instituto Polar Norueguês, Kim Holmen, disse à BBC que a velocidade do derretimento é maior do que o esperado. "Isso é uma mudança maior do que nós imaginávamos há 20 anos, ou mesmo há dez anos", diz Holmen. 
O instituto está enviando um navio quebra-gelo para pesquisar as condições entre a Groenlândia e a ilha de Svalbard - a principal rota por onde passa o gelo que sai do Oceano Ártico. 
Durante uma visita ao porto, um dos cientistas, Edmond Hansen, disse que estava "impressionado" com o tamanho e a velocidade do degelo. "Como cientista, eu sei que isso é algo sem precedentes em pelo menos 1,5 mil anos. É realmente impressionante - é uma mudança enorme e dramática no sistema", diz Hansen. "Isso não é um fenômeno de curta duração - isso é uma tendência contínua. Você perde mais e mais gelo e está se acelerando - é só olhar os gráficos, as observações, e você pode ver o que está acontecendo." 

Gelo fino 
Dados importantes são registrados não só pelos satélites como também por uma série de técnicas diferentes. Uma equipe foi enviada ao gelo para perfurar buracos e coletar dados que possam revelar a origem do gelo. 

Desde os anos 1990, boias especiais ligadas ao leito do mar usam sonares que captam dados constantes sobre a superfície do gelo. Um equipamento eletromagnético conhecido como EM-Bird é suspenso de um helicóptero, sobrevoando o gelo. 

O instrumento capta dados sobre a espessura da camada do gelo na superfície. Os dados mais recentes ainda estão sendo analisados, mas o cientista Sebastian Gerland disse que já é possível perceber um padrão recorrente a cada ano. "Na região onde trabalhamos, nós vemos uma tendência geral de gelo mais fino", afirma. 

Onde o gelo desaparece por completo, a superfície perde a sua coloração branca que reflete a radiação solar. A coloração escura absorve a radiação, aumentando ainda mais a temperatura. 

Algumas previsões indicam que o Ártico pode não ter mais gelo nos verões de 2080. No entanto, alguns cientistas acreditam que isso possa acontecer ainda antes. 

Ventos 
Kim Holmen levanta a possibilidade de as mudanças climáticas afetarem o clima na Europa. 

Segundo ele, o trajeto e a velocidade do vento são determinados pela diferença de temperatura entre os trópicos e o Ártico. Uma mudança climática no polo poderia provocar mudanças nos ventos que sopram pela Europa. 

"Quando não houver gelo no Ártico, a região não será mais branca e absorverá mais luz do sol, e essa mudança poderá influenciar sistemas de ventos e onde a precipitação ocorre. No norte da Europa, isso pode significar precipitação maior, enquanto o sul da Europa pode se tornar mais seco", afirma Holmen. 

Essa opinião é compartilhada pelo Centro Europeu de Previsão do Tempo de Médio Alcance, entidade baseada em Reading, na Grã-Bretanha. O diretor da entidade, Alan Thorpe, acredita que ainda é preciso evoluir na pesquisa sobre o impacto que as mudanças no Ártico terão no clima europeu.
Fonte iG