z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fenômeno raro, Lua Azul ocorrerá na noite desta sexta-feira


Fenômeno acontece a cada dois ou três anos. Foto: Arquivo/Getty Images
Fenômeno acontece a cada dois ou três anos
Foto: Arquivo/Getty Images

Um fenômeno raro no céu ocorrerá na noite desta sexta-feira, chamado de Lua Azul. Segundo definição popular, uma Lua Azul é a segunda lua cheia em um mesmo mês, que acontece com a frequência de uma vez a cada dois ou três anos. De acordo com o físico do Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) Jorge Honel, agosto terá a segunda lua cheia por que a primeira ocorreu no primeiro dia do mês, dando uma diferença de 29,53 dias entre uma e outra, ideal para o fenômeno ocorrer.
Segundo ele, por causa dessa diferença de tempo para o fenômeno acontecer, fevereiro é o único mês do ano que não tem possibilidade de ocorrer a Lua Azul. Esse nome surgiu a partir do anuário astronômico americano do século XIX, quando um astrônomo deu o nome de Blue Moon para a segunda lua cheia que aconteceria em um mesmo mês. O nome, portanto, não está relacionado diretamente à cor do corpo celeste. Na língua inglesa, a expressão "a cada Lua Azul" é utilizada para indicar eventos possivelmente raros.
Diferente do que o nome indica, o fenômeno não apresenta um brilho mais intenso, não tem uma coloração azulada e não sofrerá nenhuma mudança de fato. Para o astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro Naelton Mendes de Araújo, o fenômeno é mais cultural do que astronômico. Ela poderá ser vista de qualquer lugar do mundo e é uma lua cheia normal. A próxima Lua Azul está prevista para ocorrer em julho de 2015.
A última vez que o fenômeno apareceu no céu foi no dia 31 de dezembro de 2009, o tipo mais raro de ocorrência. Segundo Honel, o dia é considerado difícil de ocorrer por coincidir com a véspera de Ano Novo. "Todos os meses que têm 31 dias estão sujeitos a ter a Lua Azul, e por causa do período lunissolar (calendário baseado nos movimentos da Lua e do Sol), em determinados meses o fenômeno pode ocorrer mais facilmente", explica.
Fonte Terra

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Fenômeno Lua Azul ocorrerá na próxima sexta-feira (31-08-2012)


Lua Azul normalmente ocorre a cada dois anos

Na próxima sexta-feira (31) ocorrerá um fenômeno denominado Lua Azul.

“Não, a Lua não nos parecerá azulada! Lua Azul é o nome que recebe a segunda Lua Cheia num mesmo mês. Houve uma Lua Cheia em 2 de agosto e, portanto, no próximo dia 31 ocorrerá a segunda Lua Cheia neste mês”, diz a professora Telma Couto, da UFMT, doutora em Astronomia. 

Segundo ela, normalmente ocorre uma Lua Azul a cada dois anos e alguns meses, que variam entre seis e onze. Mas, em ocasiões mais raras, uma Lua Azul pode ser observada duas vezes num ano, ocorrendo uma em janeiro e a outra em março, num intervalo de 19 anos.

A Lua Azul anterior ocorreu em dezembro de 2009, há dois anos e oito meses, e a próxima, ocorrerá em julho de 2015, daqui a dois anos e onze meses. As últimas luas azuis duplas ocorreram em janeiro e março de 1999 e as próximas ocorrerão nesses meses, em 2018.

A professora explica que esse fenômeno ocorre porque o período de fases da Lua dura 29,5 dias, enquanto o nosso mês, exceto em fevereiro, dura 30 ou 31 dias. Por isso pode ser que, de vez em quando, possa haver duas fases cheias num mês. Esse fenômeno só não ocorre em fevereiro, mesmo em anos bissextos.

“Mas, a observação da Lua com uma coloração azulada ocorre muito raramente, devido a efeitos atmosféricos, quando a atmosfera contém partículas em suspensão maiores que o comprimento de onda da luz vermelha na alta atmosfera. Erupções vulcânicas e imensos incêndios florestais podem produzir essas partículas, que fazem com que a luz vermelha seja completamente absorvida deixando passar a luz azul.”

Em agosto de 1883 uma forte erupção no vulcão Krakatoa, na Indonésia, fez com que, quando observada próxima ao horizonte, a Lua parecesse azulada, lembra. Os relatos indicam que o fenômeno durou aproximadamente dois anos e foi observado em todo o planeta.

Um enorme incêndio em florestas canadenses em setembro de 1950 também produziu uma Lua azulada, observada apenas na região leste da América do Norte. Também há relatos de que em diversas partes do mundo a Lua foi observada azulada em junho de 1991, após a erupção do vulcão no Monte Pinatubo nas Filipinas.

“O fenômeno Lua Azul nos propicia apenas outra oportunidade para observar novamente a Lua Cheia no mesmo mês. Para os amantes de uma noite iluminada, é mais um motivo para alegria e festa”, considera Telma Couto, que faz apenas uma ressalva: “A observação da Lua com a coloração azulada está associada a algum triste evento na Terra. Que fiquemos longe de observá-la!” (Foto: sydneyobservatory.com.au)
Fonte Midia News

Arco-íris surpreende cariocas na tarde desta quinta-feira


Diego Padilha
Arco-íris que foi a sensação desta tarde carioca

A paisagem na cidade do Rio de Janeiro mudou na tarde desta quinta-feira (30). Após uma manhã ensolarada, o tempo ficou nublado com sol e chuva ao mesmo tempo,
Uma das consequências disso foi a formação de um arco-íris, que pode ser visto de perto nos bairros da Cidade Nova e Centro, na região central da cidade.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a previsão para as próximas horas é de céu nublado, com possibilidade de chuva fraca isolada.
O transporte de umidade do oceano para o continente ocasionou nebulosidade e chuvisco/chuva fraca em pontos isolados da cidade do Rio de Janeiro ao longo do dia de hoje.
Assim, o dia foi de céu parcialmente nublado passando a nublado, com rajadas de vento moderado a forte e temperaturas estáveis: São Cristóvão (Máxima: 23,8°C e Mínima: 19,0°C); Guaratiba (Máxima: 22,4°C e Mínima: 16,4°C); Alto da Boa Vista (Máxima: 20,5°C e Mínima: 14,4°C).
Luisa Girão
Arco-íris visto do bairro da Cidade Nova, na região central do Rio
Fonte iG

Isaac ameaça romper barragem no Mississippi e força retirada de moradores


Apesar de osistema de defesa contra enchentes de Nova Orleans ter, até agora, resistido bem contra a tempestade tropical Isaac , milhares de moradores do norte e do sul da cidade tiveram de ser retirados ou resgatados com a chegada de ventos fortes e chuva constante.
AP
Veículo do xerife boia em inundação causada pela Isaac perto do Lago Ponchartrain, no norte de Nova Orleans
A tempestade alagou bairros inteiros na parte rural do Estado de Louisiana, cuja metade ficou sem energia, e também no vizinho Mississippi. A água continua a subir mesmo com a Isaac tendendo ao norte em direção ao vizinho Arkansas.
De acordo com o vice-governador de Louisiana, Jay Dardenne, o nível da água aumentava de forma surpreendentemente rápida. “Todos foram pegos de surpresa”, explicou sobre os moradores.
O presidente americano, Barack Obama, declarou estado de emergência em ambos os Estados, segundo um comunicado da Casa Branca, dando aval para liberar ajuda federal para as áreas afetadas.Nesta quinta-feira, autoridades de Louisiana ordenaram a retirada de moradores de áreas de baixa altitude e regiões pouco povoadas, com a barragem do Rio Tangipahoa correndo risco de romper. Funcionários temiam aumento substancial do nível da água e consequente inundação de áreas perto da fronteira com o Mississippi. Autoridades do Mississippi, no entanto, não acreditam que o volume da água possa ameaçar comunidades na região entorno do rio.
Ao longo das margens do Lago Ponchartrain, no norte de Nova Orleans, foram enviados veículos para ajudar a retirar cerca de 3 mil pessoas, conforme a água invadia casas. Em alguns bairros, a água chegou na altura da cintura de algumas pessoas, e as autoridade trabalham para resgatar aqueles que ficaram presos em suas casas.
A Isaac chega a Nova Orleans sete anos depois da devastação do furacão Katrina, passando pelo oeste da cidade, onde o novo sistema contra enchentes, que custou mais de uS$ 14 bilhões, lidou com a tempestade. Áreas em altitudes baixas ao redor da cidade, no entanto, foram inundadas.
Fonte iG

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Furacão Isaac tem intensidade reduzida ao avançar pelos EUA

Semáforo foi derrubado pela força dos ventos em Nova Orleans, no estado de Louisiana (Foto: AFP/Mario Tama/Getty Images) 
Semáforo foi derrubado pela força dos ventos
em Nova Orleans, no estado de Louisiana (Foto:
AFP/Mario Tama/Getty Images)
O furacão de categoria 1 Isaac teve sua intensidade ligeiramente reduzida nesta quarta-feira (29) conforme se movia lentamente avançando pelo território dos Estados Unidos, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) do país.
O Isaac tocou a terra nesta terça-feira (28) no sudeste da Louisiana, que se encontra em estado de emergência, a uma velocidade de 128 km/h.
A tempestade tropical Isaac se fortaleceu e virou um furacão de categoria 1 perto da costa sul dos Estados Unidos nesta terça, enquanto rumava em direção à terra firme.
Por volta das 10h no horário local, o centro do furacão estava a 8 km a leste da cidade de Houma, e cerca de 80 km de Nova Orleans.
O Isaac se move na direção nordeste a cerca de 9 km/h, com ventos máximos sustentados de 120 km/h, o que leva a crer que seu centro permanecerá sobre a Louisiana nesta quarta e na quinta (30).
O serviço meteorológico informou sobre um aumento do nível do mar de três metros em algumas áreas da Louisiana, e advertiu que as fortes chuvas podem provocar "inundações significativas em áreas baixas" da Louisiana, no sul do Mississippi e no sudoeste do Alabama.
Em Nova Orleans, as ruas estavam quase vazias, inclusive no velho bairro francês onde poucas pessoas permaneciam em alguns bares ainda abertos na cidade, que foi o berço do jazz.
Sob trombas d'água e fortes ventos que anunciam a proximidade do furacão, muitos de seus habitantes protegeram as janelas de suas casas e armazenaram alimentos.
Isaac causa inundações em Mississippi (Foto: Rogelio V. Solis/AP) 
Isaac causa inundações em Mississippi (Foto: Rogelio V. Solis/AP)
Após a ruptura de linhas de transmissão provocada por rajadas de vento, cerca de 300 mil moradores da Louisiana estavam sem energia elétrica na manhã desta quarta-feira, informou a companhia Energy Louisiana.
"Isto nos traz lembranças", afirmou Melody Barkum, de 56 anos, que passou vários dias presa em um teto à espera da chegada das equipes de resgate após a passagem do Katrina, que inundou 80% da cidade.
No entanto, as autoridades mostram-se otimistas, assegurando que desta vez Nova Orleans escapará do pior graças aos bilhões de dólares destinados a trabalhos que foram realizados nos últimos sete anos com o objetivo de reforçar os diques e os sistemas de bombeamento.
Fonte G1

Sol entre muitas nuvens na Capital paulista nesta manhã de quarta-feira (29)

A frente fria se encontra sobre o oceano atlântico na altura do litoral do sudeste do País. Hoje o dia amanheceu com muitas nuvens sobre a Capital paulista, com termômetros na casa dos 14,0ºC. O vento predominante é do quadrante sul, e por conta disso, o ar mais gelado que chega do mar traz sensação de frio, principalmente nas primeiras horas da manhã e ao anoitecer.

Nesta quarta-feira (29) o sol aparece entre variação de nuvens com temperatura máxima prevista de 22,0ºC. Os percentuais de umidade relativa se mantêm em níveis confortáveis e oscilam em torno dos 60%.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A partir da quinta-feira (30) o predomínio será do sistema de alta pressão atmosférica, que irá deixar o tempo estável e sem chuvas na Capital paulista. O dia terá poucas nuvens com predomínio de sol e temperaturas que variam entre mínima de 14,0ºC e máxima de 23,0ºC.

Na sexta-feira (31) o dia será marcado por poucas nuvens à céu claro, com termômetros ao amanhecer na casa dos 12,0ºC em função do ar mais frio e da circulação marítima na faixa leste do Estado paulista. No período da tarde a temperatura chega aos 26,0ºC, enquanto que as menores taxas de umidade relativa do ar ficam por volta dos 48%.
Fonte CGE

Furacão se aproxima de Nova Orleans com ventos de 130 km/h

Com ventos de 130 km/h, o furacão Isaac se aproxima da cidade americana de Nova Orleans nesta quarta-feira, sete anos depois da devastadora passagem do Katrina. O Isaac atingiu o sudeste do Estado de Louisiana na noite de terça-feira, causando fortes chuvas e fazendo um dique transbordar.


 

Reuters

Imagem de satélite mostra furacão Isaac avançando pelo Golfo do México (28/08)

A tempestade, um furacão de categoria um na escala Saffir Simpson de cinco níveis, se desloca para oeste/noroeste a 13 km/h, o que leva a crer que seu centro permanecerá sobre a Louisiana nesta quarta-feira e na quinta-feira.
O serviço meteorológico informou sobre um aumento de três metros no nível do mar em algumas áreas da Louisiana, e advertiu que as fortes chuvas podem provocar "inundações significativas em áreas baixas" do Estado, bem como no sul do Mississippi e no sudoeste do Alabama.
Em Nova Orleans as ruas estavam quase vazias. Muitos de seus habitantes protegeram as janelas de suas casas e armazenaram alimentos.
No entanto, as autoridades mostram-se otimistas, assegurando que desta vez Nova Orleans escapará do pior graças aos bilhões de dólares destinados a trabalhos que foram realizados nos últimos sete anos com o objetivo de reforçar os diques e os sistemas de bombeamento.
Após a ruptura de linhas de transmissão provocada por rajadas de vento, cerca de 300 mil moradores da Louisiana estavam sem energia elétrica na manhã desta quarta-feira, informou a companhia Energy Louisiana.
A água ultrapassou o limite de um dique contra enchentes em Plaquemines Parish. "Isso vai resultar em alagamentos de profundidade significativa nessa área", disse o Serviço Meteorológico Nacional, de acordo com o site do The Weather Channel.
Billy Nungesser, presidente do distrito Plaquemines Parish, cerca de 90 quilômetros a sudeste de Nova Orleans, disse que os diques não se romperam, mas que a água está passando por cima deles.
"Os diques estão transbordando em vários locais e estamos tentando tirar as poucas pessoas que ficaram para trás", disse Nungesser à CNN.
Apesar de uma ordem de retirada da região, disse ele, muitos moradores permaneciam no local. "As estradas estão totalmente intransponíveis, há algumas pessoas presas nas estradas. Temos uma situação séria lá."
Fonte iG

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Após mortes no Haiti, Isaac provoca evacuação no sul dos EUA

Moradores armam proteção nas janelas contra os ventos de Isaac, que se aproxima de Nova Orleans; milhares evacuaram seus lares como medida de segurança  Foto: AP

Moradores armam proteção nas janelas contra os ventos de Isaac, que se aproxima de Nova Orleans; milhares evacuaram seus lares como medida de segurança
Foto: AP
Fonte Terra

Fim da manhã sem chuvas e com alta na umidade relativa do ar na Capital paulista

O fim da manhã desta terça-feira (28) segue com céu com poucas nuvens e termômetros em 21,0ºC. A umidade relativa do ar segue em índices confotáveis para os palistanos. Neste momento o valor oscila em torno de 60% na maioria das estações meteorológicas automáticas do CGE, espalhadas pela Cidade. Este valor é considerado adequado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para o período da tarde e da noite a previsão é de garoa e chuva fraca de forma isolada na Grande São Paulo e Capital. Esta condição se deve a atuação de uma frente fria de fraca atividade que se desloca em toda a faixa leste do Estado.

Tendência para os próximos dias:

Na quarta-feira (29), os ventos que sopram do mar e atingem a região metropolitana de São Paulo favorecem a formação de muitas nuvens baixas e condições para chuviscos e maior sensação de frio nas primeiras horas e no final do dia. As temperaturas oscilam entre a mínima de 13ºC e a máxima de 21ºC. Na quinta-feira (30), o dia começa nublado e com névoa úmida. O sistema frontal se afasta e ocorrem maiores períodos de sol que elevam as temperaturas durante a tarde. Não há expectativa de chuva. Mínima de 13ºC e máxima de 23ºC.
Fonte CGE

Pescadores chineses morrem em águas sul-coreanas após tufão


Quatro marinheiros chineses morreram e 12 permanecem desaparecidos depois que as duas embarcações nas quais trabalhavam a poucos quilômetros da ilha sul-coreana de Jeju, no sul do país, afundaram pela força do tufão Bolaven.
AP
Pescador chinês é resgatado na região litorânea de Jeju, na Coreia do Sul
Até o momento, 17 dos 33 pescadores que formavam a tripulação foram resgatados com vida de águas próximas a Jeju, onde as fortes ondas e os ventos do tufão tombaram as embarcações, detalhou uma fonte da Guarda Litorânea sul-coreana à agência Yonhap.
O acidente aconteceu a 1,8 quilômetro do porto de Hwasun em Jeju, por volta das 2h40 locais de terça-feira (14h40 de segunda em Brasília). As autoridades foram informadas do acidente por dois membros da tripulação, que conseguiram chegar ao porto. Ambos os pescadores foram levados a um hospital próximo, um deles com ferimentos graves e o outro com dificuldades para respirar, detalhou a Yonhap.
Pouco depois, a Guarda Litorânea resgatou outros dez membros da tripulação acidentada, enquanto já localizou mais cinco pescadores no interior de uma das embarcações atingidas. O outro pesqueiro, que se partiu em dois e no qual viajavam os 12 marinheiros ainda desaparecidos, se encontra encalhado em águas próximas ao porto de Hwasun, em Jeju.
Após sua passagem pelo Japão, onde deixou sete feridos, o tufão Bolaven"se encontra agora no sudoeste da Coreia do Sul, local em que há diversas casas sem eletricidade. A Coreia do Sul decretou o alerta por fortes ventos e chuvas que poderiam alcançar os 50/100 milímetros na capital, Seul, ao tempo que fechou ao tráfego em uma das duas pontes que liga a cidade ao aeroporto internacional de Incheon.
Além disso, as autoridades sul-coreanas reiteraram às administrações locais a necessidade de tomarem todas as medidas de prevenção e se prepararem para o pior cenário possível por se tratar de um tufão "extremamente forte".
Fonte iG 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sol aparece entre nuvens na Capital paulista

A segunda-feira começou com nebulosidade, formação de neblina e termômetros oscilando em torno dos 13ºC na Grande São Paulo. Uma frente fria de fraca atividade desloca-se pelo oceano nas proximidades do litoral paulista, o que muda um pouco o tempo em relação à semana passada. O sol aparece entre nuvens e as temperaturas já não sobem tanto, com máximas que podem chegar aos 25ºC. Os índices de umidade relativa do ar melhoraram e apesar de entrar em declínio, não devem atingir valores abaixo dos 50% nas horas mais quentes do dia. As condições meteorológicas também estão menos críticas para a concentração de poluentes e formação de queimadas, o que ajuda na melhora da qualidade do ar. No final da tarde a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, porém são poucas as condições de chuva para a Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Apesar de fraca a frente fria finalmente consegue passar pelo “bloqueio atmosférico” e deixa o tempo instável nos próximos dias na Grande São Paulo. Na terça-feira (28) ocorrem chuvas isoladas alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. Os termômetros devem oscilar entre mínimas de 14ºC e máximas de 23ºC. A quarta-feira (29) ainda deve começar com nebulosidade e chuviscos, entretanto o tempo melhora e o sol retorna no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 13ºC, enquanto que as máximas não devem passar dos 22ºC. No geral estas chuvas ocorrem de forma fraca e isolada, sendo insuficientes para reverter os efeitos da estiagem prolongada no Estado de São Paulo.
Fonte CGE

Tufão se dirige para península coreana após ferir 7 no Japão

O poderoso tufão "Bolaven" se dirige nesta segunda-feira (27) em direção à península coreana após atravessar o sudoeste do Japão onde deixou sete feridos, cortes de energia em milhares de lares, voos cancelados e interrupções no transporte, informou a televisão local "NHK".
A Agência de Meteorologia japonesa mantém hoje o alerta máximo nas ilhas de Okinawa e Kyushu (sudoeste japonês) após a passagem na noite de domingo do tufão, um dos mais fortes dos últimos 50 anos, que percorreu as ilhas com ventos de cerca de 160 km/h, fortes chuvas e marés.
No domingo (26), 780 pessoas foram evacuadas nas províncias sulinas de Okinawa e Kagoshima, enquanto cerca de 75 mil casas permaneciam no começo desta segunda-feira ainda sem eletricidade, segundo a "NHK".
Fortes ondas atingem a costa de Seogwipo, na ilha de Jeju, na Coreia do Sul, durante a passagem do tufão Bolaven (Foto: Kim Ho-cheon/Yonhap/Reuters) 
Fortes ondas atingem a costa de Seogwipo, na ilha de Jeju, na Coreia do Sul, durante a passagem do tufão Bolaven (Foto: Kim Ho-cheon/Yonhap/Reuters)
Sul-coreanos amarram barcos pesqueiros em Seul para protegê-los da tempestade Bolaven nesta segunda-feira (27) (Foto: Reuters) 
Sul-coreanos amarram barcos pesqueiros em Seul para protegê-los da tempestade Bolaven nesta segunda-feira (27) (Foto: Reuters)
As escolas, institutos e universidades de Okinawa fecharam suas portas perante o alerta de chuvas previstas também para hoje, já que a agência meteorológica previu até 400 milímetros de precipitações nas ilhas e tempestades que poderiam causar inundações.
Após sua passagem pelo Japão, o "Bolaven", que avança a uma velocidade de 20 km/h, continua seu rumo através do Mar da China Oriental e se espera que atinja a península coreana nas próximas horas.
As autoridades sul-coreanas pediram aos governos locais que tomem todas as medidas de prevenção possíveis e se preparem para o pior cenário possível, ao tratar-se de um tufão "extremamente forte" capaz de movimentar rochas muito grandes, informou a agência sul-coreana "Yonhap".
Ondas altas atingem Yonabarucho, em Okinawa, Japão neste domingo (26) (Foto: Reuters) 
Ondas altas atingem Yonabarucho, em Okinawa, Japão neste domingo (26) (Foto: Reuters)
Fonte G1
 

Terremoto de 5 graus afeta norte do Chile

Um terremoto de cinco graus de magnitude na escala aberta de Richter estremeceu neste domingo a região de Antofagasta, no norte do Chile, sem que se informasse de perdas pessoais ou materiais.
Segundo o Instituto de Geofísica da Universidad de Chile, o terremoto aconteceu às 20h40 (horário local, 21h40 de Brasília), a 70 km a noroeste de Antofagasta, 1.430 km ao norte da capital chilena e a 99,9 km de profundidade.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha assegurou que as características do tremor de terra não reuniam as condições necessárias para gerar um tsunami no litoral do Chile.
Posteriormente, outro tremor, desta vez de 4,2 graus de magnitude na escala aberta de Richter afetou a região de Coquimbo, a 460 km ao norte de Santiago.
A Sismologia informou que o epicentro deste segundo terremoto foi localizado a 315 km ao leste de Combarbalá, perto da cordilheira dos Andes, e a 107 km de profundidade.
Fonte Terra

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mais um dia sem previsão de chuvas e baixos índices de umidade relativa do ar

Céu claro desde as primeiras horas da manhã nesta quinta-feira (23) na região metropolitana de São Paulo. Os termômetros registraram temperatura em torno dos 14,0ºC na maior parte dos bairros da Capital paulista. Ao longo do dia o predomínio de sol favorece a elevação rápida da temperatura, que deve chegar aos 27,0ºC. Mais uma vez os índices de umidade relativa do ar ficam baixos, em torno dos 30% ou ligeiramente abaixo.

As condições meteorológicas seguem dificultando a dispersão de poluentes, além de facilitar a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde. Para maiores informações e dicas sobre como enfrentar o tempo seco, acesse o link "O CGE" em nosso site, depois clique em "Umidade relativa".

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O sistema de alta pressão atmosférica mantém o predomínio da massa de ar quente e seca sobre boa parte do País bloqueando o avanço de frentes frias pelo Estado de São Paulo. Por conta desse sistema, as condições do tempo seguem inalteradas nos próximos dias. As tardes continuam quentes para a época do ano com temperaturas que ficam em torno dos 27,0ºC. As taxas de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia atingem valores críticos, muito próximo dos 30% ou ligeiramente abaixo.

As simulações mais recentes dos modelos de previsão indicam uma melhora na qualidade do ar e elevação dos índices de umidade relativa apenas no início da próxima semana, quando uma frente fria se propaga pelo litoral de São Paulo.
Fonte CGE

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tempo seco e ensolarado na Capital paulista

A quarta-feira começou com céu claro e termômetros oscilando em torno dos 14ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o predomínio de sol favorece a rápida elevação das temperaturas com máximas que podem chegar aos 27ºC. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar que novamente devem atingir valores críticos, abaixo dos 30%, nas horas mais quentes do dia. Alerta-se ainda que as condições meteorológicas seguem dificultando a dispersão de poluentes, além de facilitar a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde. Para maiores informações e dicas sobre como enfrentar o tempo seco, acesse o link "O CGE" em nosso site, depois clique em "Umidade relativa".

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A grande massa de ar seco e quente que predomina sobre o interior do Brasil continua dificultando a propagação de sistemas frontais pelo Estado de São Paulo, formando um fenômeno conhecido como “bloqueio atmosférico”. Dessa forma o tempo não muda muito nos próximos dias, que devem ser de sol, tardes com temperaturas elevadas para a época do ano e baixos índices de umidade relativa do ar. As mínimas oscilam em torno dos 14ºC, enquanto que as máximas podem superar os 27ºC. Dessa forma, devem persistir os problemas com o tempo seco, concentração de poluentes e propagação de queimadas, já que os modelos de previsão do tempo não indicam chuva para a Capital paulista pelo menos até o fim de semana.

Fonte CGE

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Baixa umidade do ar aumenta número de atendimentos em hospitais de SP


Há mais de um mês sem chuvas significativas e com baixa umidade relativa do ar, a capital paulista registra este mês aumento no número de atendimentos em hospitais. Na tarde de segunda-feira (20), a umidade relativa do ar chegou a 32% e a capital ficou em estado de observação, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
O ideal para a saúde é que a umidade fique acima dos 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as consequências do tempo seco estão o agravamento de doenças respiratórias, infecções das vias aéreas e viroses e ardência e ressecamento nos olhos, boca e nariz.
No Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, a procura por atendimento aumentou quase 40%. Segundo o diretor da unidade, Antônio Carlos Madeira, enquanto em dias comuns são atendidas cerca de 130 crianças, em dias de baixa umidade esse número passa para 180.
“Em períodos com muitos dias sem chover e em que a umidade do ar cai muito, o movimento cresce em função de doenças respiratórias. De um mês para cá, o movimento tem sido maior do que o habitual. O que as crianças têm nessa época são gripes, resfriados, dores de garganta e ouvido, bronquite, sinusite, pneumonia e broncopneumonia”.
O pneumologista Fábio Pereira Muchão, do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do bairro de Heliópolis, zona sul da capital, ressalta que a baixa umidade do ar dificulta a dispersão de poluentes, que acabam inalados pelas pessoas e provocam problemas respiratórios e infecções. “As vias aéreas são diretamente afetadas, facilitando a entrada de vírus e bactérias”. Ele ressalta que as crianças e idosos são os mais vulneráveis e os que sofrem mais com o tempo seco.
Para tentar prevenir as crises, as dicas são ingerir bastante líquido, não fazer exercícios físicos entre as 10h e 17h, período em que a umidade do ar fica mais baixa, deixar um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir, lavar as narinas com soro fisiológico ou fazer inalações com o produto, manter os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira, evitar frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas.
Fonte iG

Mais um dia com sol e tempo seco na Grande SP

A terça-feira (21) começou com céu claro e termômetros em torno dos 13,0ºC na Capital paulista. No decorrer do dia, o sol predomina entre poucas nuvens provocando a rápida elevação das temperaturas. Por conta disso, a umidade relativa do ar entra em ligeiro declínio e atinge níveis críticos, abaixo dos 30% durante a tarde. Para maiores informações e dicas de como enfrentar o tempo seco vá até o link "O CGE" e depois clique em "Umidade do Ar". O ar seco e a estiagem prolongada dificultam a dispersão dos poluentes, além de favorecer a formação e a propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e a saúde da população. A máxima atinge os 27ºC e não há expectativa de chuva.

Tendência:
Nos próximos dias, a massa de ar seco e quente continua atuando sobre todo estado de São Paulo, mantendo o tempo estável. O sol predomina e não há previsão de chuva. Os índices de umidade do ar ficam baixos durante as tardes, oscilando em torno dos 30%. As temperaturas variam entre a mínima de 14ºC e a máxima de 27ºC.
Fonte CGE

Vulcão expele lava e grandes nuvens de cinzas no Equador

O vulcão Tungurahua expele lava na madrugada desta terça-feira em Tungurahua, no Equador. As autoridades equatorianas encorajaram os moradores de localidades vizinhas a deixarem suas casas devido ao incremento da atividade vulcânica. O Tungurahua está em estado ativo desde outubro de 1999.
Fonte Terra

domingo, 19 de agosto de 2012

Atividade do vulcão Tungurahua faz Equador aumentar estado de alerta


A atividade do vulcão equatoriano Tungurahua aumentou neste domingo (19) com emissões de cinzas, explosões e intensos 'rugidos', informou o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional. As autoridades locais decretaram alerta laranja.
O vulcão Tungurahua em imagem registrada neste domingo (19). Autoridades locais decretaram alerta laranja em áreas próximas (Foto: Carlos Campana/AFP)O vulcão Tungurahua em imagem registrada neste domingo (19). Autoridades locais decretaram alerta laranja em áreas próximas (Foto: Carlos Campana/AFP)
Após precisar que não é possível prever este tipo de fenômeno, o IG sugeriu aos povoados próximos ao vulcão que produzam 'ações preventivas' para garantir sua segurança.
O Tungurahua, de 5.016 metros de altitude e situado no centro da parcela equatoriana da Cordilheira dos Andes, 80 quilômetros ao sul de Quito, começou seu atual processo eruptivo em 1999 e desde então intercalou períodos de alta atividade com lapsos de relativa calma.
Desde as 21h de sexta-feira (23h de Brasília), o vulcão registrou 'um aumento na energia e amplitude do sinal sísmico de tremor, associado a emissões de gases, cinzas e várias explosões de diversa intensidade', precisa um relatório especial emitido pelo IG.
Além disso, há o registro de fortes 'rugidos', os mesmos que foram ouvidos a mais de 30 quilômetros de distância e que causaram a vibração do solo e das janelas de casas em zonas próximas.
Apesar de a região estar coberta de nuvens, os cientistas que vigiam o vulcão no observatório do IG, situado a dez quilômetros de distância, conseguiram notar um 'intenso' brilho de lava incandescente na cratera.
O IG não descarta também a possibilidade de haver 'fluxos piroclásticos', pela expulsão de rochas candentes que saem da cratera e são lançadas a várias centenas de metros.
Fonte G1

sábado, 18 de agosto de 2012

Cinegrafista amador mostra tornado com cor avermelhada no Tocantins


Um motorista que trafegava pela rodovia que liga a cidade de Palmas à Porto Nacional, registrou a formação de um tornado. As cores avermelhadas do fenômemo chamam atenção. De acordo com os moradores, esse foi o maior tornado já registrado na cidade.
Fonte iG

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sol e temperaturas em elevação na Capital paulista

A sexta-feira começou com variação de nuvens e termômetros oscilando em torno dos 15ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o sol favorece a rápida elevação das temperaturas com máximas que podem chegar aos 26ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e pode atingir valores em torno dos 35% nas horas mais quentes do dia. As condições meteorológicas dificultam a dispersão dos poluentes, além de facilitar a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde. Para maiores informações e dicas sobre como enfrentar o tempo seco, acesse o link "O CGE" em nosso site, depois clique em "Umidade relativa".

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Uma grande massa de ar seco e quente continua predominando sobre o interior do Brasil e dificulta a propagação de sistemas frontais pelo Estado de São Paulo, formando um fenômeno conhecido como “bloqueio atmosférico”. Dessa forma o tempo não muda muito nos próximos dias, que devem ser de sol, temperaturas elevadas para a época do ano e baixos índices de umidade relativa do ar. As mínimas oscilam em torno dos 14ºC, enquanto que as máximas podem superar os 27ºC. No final da tarde do domingo a nebulosidade aumenta, entretanto não há previsão de chuva. Dessa forma, devem persistir os problemas com o tempo seco, concentração de poluentes e propagação de queimadas. Os modelos de previsão do tempo não indicam chuva para a Capital paulista pelo menos até a metade da próxima semana.
Fonte CGE

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Início de tarde com sol e céu claro na Capital paulista

Após uma manhã com muitas nuvens e termômetros em 16,0ºC, a tarde desta quarta-feira (15) começa com sol e céu claro na Capital paulista. Neste momento a temperatura oscila em 24,0ºC, a máxima prevista para hoje é de 27,0ºC.

A umidade relativa do ar gira em torno de 44%, mas nas próximas horas este valor pode
chegar aos 30%. Por enquanto o estado é apenas de observação na Cidade. No fim da
tarde a entrada da brisa marítima aumenta a umidade relativa do ar e a quantidade de
nuvens, porém, de acordo com previsão dos meteorologistas do CGE, este será mais um
dia sem precipitação.
Tendência:
Nos próximos dias, a forte massa de ar seco e quente continua atuando sobre a região metropolitana de São Paulo, mantendo o predomínio de sol e o tempo estável. A umidade relativa do ar continua baixa, especialmente no início das tardes, com índices em torno dos 30%. As temperaturas oscilam entre 14ºC e 27ºC. A qualidade do ar segue prejudicada pelo acúmulo de poluentes. Nesta próxima sexta-feira (17), a Capital paulista completa um mês sem chuvas significativas. Os modelos numéricos não prognosticam chuva para os próximos dez dias.
Fonte CGE

Raio ascendente é registrado em São Paulo durante o inverno


  • O raio partiu de uma das torres de telecomunicações instaladas no Pico do Jaraguá
    O raio partiu de uma das torres de telecomunicações instaladas no Pico do Jaraguá
Pesquisadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram um raio ascendente em São Paulo durante uma tempestade de inverno, conforme divulgado nesta quarta-feira (15).
No início do ano, os pesquisadores do Elat registraram pela primeira vez imagens desse tipo de raio no Brasil que, em vez de descer das nuvens e atingir o solo – como ocorre com a maioria das descargas atmosféricas –, parte de algo na superfície e se propaga em direção à nuvem.
No dia 15 de julho, durante uma tempestade de inverno, mais um raio ascendente foi registrado - ele partiu de uma das torres de telecomunicações instaladas no Pico do Jaraguá, em São Paulo. O que chamou a atenção dos pesquisadores foi a quase total ausência de raios durante a tempestade.
“Foi uma sorte registrar esse raio ascendente, pois não havia nenhum indício de atividade elétrica na nuvem”, disse Marcelo Saba, pesquisador do Elat e responsável pelas observações.
De acordo com Saba, a constatação revelou, de forma inédita, que, mesmo na ausência de raios descendentes – que descem das nuvens e atingem o solo –, os raios ascendentes podem acontecer.
Fonte UOL

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mais um dia de tempo seco e estável na Capital paulista

A segunda-feira começou com poucas nuvens e termômetros oscilando em torno dos 12ºC na Grande São Paulo. No momento o sol já predomina e favorece a rápida elevação das temperaturas com máximas que podem chegar aos 28ºC. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar que no período da tarde podem atingir níveis críticos, abaixo dos 30%, na Capital paulista. Alerta-se ainda que estas condições meteorológicas dificultam a dispersão dos poluentes, além de facilitar a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde. Para maiores informações e dicas sobre como enfrentar o tempo seco, acesse o link "O CGE" em nosso site, depois clique em "Umidade relativa".

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Uma grande massa de ar seco e quente predomina sobre o interior do Brasil, dificultando a propagação de sistemas frontais pelo Estado de São Paulo. Dessa forma o tempo não muda muito nos próximos dias, que devem ser de sol com temperaturas baixas nas madrugadas e em rápida elevação ao longo do dia. As mínimas oscilam em torno dos 12ºC, enquanto que as máximas podem superar os 28ºC ao longo da semana. No final da tarde de terça-feira a nebulosidade aumenta, entretanto não há previsão de chuva. Com isso alerta-se que devem persistir os problemas com os baixos índices de umidade relativa do ar, concentração de poluentes e propagação de queimadas. Os modelos de previsão do tempo não indicam chuva para a Capital paulista até o final da semana.
Fonte CGE

domingo, 12 de agosto de 2012

Terremoto de magnitude 6.3 atinge oeste da China

Um terremoto de magnitude 6.3 foi registrado neste domingo (12) no oeste da China, na fronteira entre Xinjiang e o Tibete, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do terremoto, registrado a uma profundidade de 9 km, foi localizado nesta remota região fronteiriça cerca de 280 km a leste da cidade de Hotan, indicou o USGS. Não foram indicados vítimas ou danos materiais até o momento.

O tremor ocorreu às 18h45 (7h45 de Brasília).

O Centro de Redes Sismológicas da China indicou uma magnitude de 6,2, segundo a agência estatal de notícias Nova China (Xinhua).

Um sismo de magnitude 6.3 sacudiu Xinjiang no dia 30 de junho e deixou ao menos 24 feridos, de acordo com meios estatais.

Xinjiang é uma vasta região com uma população de cerca de 20 milhões de pessoas, das quais cerca nove milhões são uigures, de língua turca, pertencentes principalmente à minoria étnica muçulmana.
Fonte G1

Irã encerra resgate após terremotos e revisa mortos para 227, diz TV estatal


As equipes de resgate iranianas encerraram neste domingo (12) as operações de resgate nas áreas devastadas pelos dois terremotos de sábado, que deixaram pelo menos 227 mortos e 1.380 feridos no noroeste do país, segundo um balanço revisado que foi divulgado pela TV estatal.
"Infelizmente, temos 227 mortos e 1.380 feridos", declarou o ministro do Interior, Mostapha Najar, ao canal estatal.
Algumas horas antes, as autoridades iranianas haviam divulgado um balanço de 250 mortos e 2.000 feridos.
Homem fica no meio de destroços de casa destruída na vila de Baje-Baj, no Irã (Foto: AFP)Homem fica no meio de destroços de casa destruída na vila de Baje-Baj, no Irã (Foto: AFP)






"Os feridos estão sendo transferidos para os hospitais de Tabriz e da região", disse.
"As operações de resgate terminaram. Não há ninguém entre os escombros", afirmou Hasan Ghadami, diretor da célula de crise do ministério do Interior.
mapa Irã (Foto: Editoria de Arte / G1)
IntensidadeOs terremotos de sábado aconteceram com apenas 10 minutos de intervalo na região de Varzeghan, a 60 km de Tabriz, noroeste do Irã.
De acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos, o primeiro terremoto, de magnitude 6.4, foi registrado a 60 km da cidade de Tabriz e a 9,9 km de profundidade.
O segundo terremoto, que aconteceu apenas 11 minutos após o primeiro, atingiu magnitude 6.3 a 49 km da mesma cidade e em uma profundidade similar.
Desde então, mais de 80 tremores secundários foram registrados na região, que tem mais de 16.000 desabrigados.
A área da catástrofe tem uma população de 128.500 pessoas, a grande maioria vivendo em pouco mais de 530 vilarejos.
Em Bajeh-Bakh, com pouco mais de 400 habitantes, 33 pessoas morreram, a maioria crianças e mulheres. Os moradores procuravam sobreviventes em meio ao desespero.

As equipes de resgate e o Crescente Vermelho distribuíram barracas, cobertores, roupas, alimentos e água aos afetados.
O ministro do Interior, Mohamad Najar, visitou a área devastada neste domingo com a ministra da Saúde e o diretor do Crescente Vermelho por ordem do presidente Mahmud Ahmadinejad "para avaliar a situação e organizar as operações", segundo a agência Mehr.
A maioria dos homens trabalhava no campo no momento da catástrofe, mas as mulheres e crianças estavam dentro de casa e foram as grandes vítimas da tragédia.
Em Tabriz, uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, os danos foram apenas materiais, de acordo com as autoridades.
O Irã está situado sobre falhas geológicas importantes e sofreu terremotos devastadores ao longo de sua história. O mais importante dos últimos anos, em dezembro de 2003, matou 31.000 pessoas em Bam (sul), 25% da população da cidade.
Fonte G1

Curiosos passam a noite em parque espanhol para ver chuva de meteoros


Uma chuva de meteoros foi observada na madrugada deste domingo (12) na reserva natural El Torcal, localizada na cidade de Antequera, no sul da Espanha.
O fenômeno, chamado de Perseidas – porque fica na constelação de Perseu, no Hemisfério Norte –, pode ser visto sempre em agosto, quando a Terra cruza o cometa Swift-Tuttle e "varre" os pedaços deixados por ele.
Chuva de meteoros (Foto: Jon Nazca/Reuters)Chuva de meteoros foi vista em reserva no sul da Espanha nesta madrugada (Foto: Jon Nazca/Reuters)





As imagens foram registradas após uma longa exposição fotográfica. Algumas pessoas passaram a noite no parque espanhol.
Meteoro espera (Foto: Jon Nazca/Reuters)Curiosos dormiram no parque El Torcal, após a observação do fenômeno no céu (Foto: Jon Nazca/Reuters)













A Lua atrapalhou um pouco a visualização, pois a Terra está na fase minguante e apenas os meteoros mais brilhantes se tornam evidentes. Além disso, como a constelação de Perseu está muito ao norte, fica mais fácil observá-la da Europa, por exemplo.
A chuva atingiu seu ponto máximo neste domingo, mas ainda na madrugada desta segunda (13) será possível ver alguma coisa.
Na imagem abaixo, um homem e uma mulher oferecem água para uma raposa selvagem, enquanto aguardavam a observação dos meteoros, por meio de um telescópio.
Raposa (Foto: Jon Nazca/Reuters)Homem e mulher dão água para uma raposa selvagem no parque espanhol (Foto: Jon Nazca/Reuters)
Nesta outra foto abaixo, um meteoro corta o céu noturno (à direita) sobre túmulos medievais na cidade de Radmilje, 180 km ao sul de Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, leste europeu.
Meteoro 2 (Foto: Dado Ruvic/Reuters)Meteoros Perseidas também apareceram no leste europeu, ao sul de Sarajevo (Foto: Dado Ruvic/Reuters)Fonte G1

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sol e temperaturas em elevação na Capital paulista

A quinta-feira começou com variação de nuvens, formação de neblina e termômetros oscilando em torno dos 13ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o sol predomina e favorece a elevação das temperaturas com máximas que podem chegar aos 27ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e pode atingir valores críticos, abaixo de 30%, nas horas mais quentes do dia. Entre o final da tarde e o início da noite a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, entretanto não há previsão de chuva para a Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O tempo segue seco e estável com predomínio de sol e temperaturas em elevação nos próximos dias. Ainda faz frio nas madrugadas com mínimas em torno dos 13ºC, enquanto que durante as tardes as máximas podem superar os 27ºC.  Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar que no período das tardes devem atingir níveis críticos, abaixo dos 30%. Alerta-se ainda que estas condições meteorológicas dificultam a dispersão dos poluentes, além de facilitar a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde. Para maiores informações e dicas sobre como enfrentar o tempo seco, acesse o link "O CGE" em nosso site, depois clique em "Umidade relativa". Os modelos de previsão do tempo não indicam chuva para a Capital paulista até o início da próxima semana.
Fonte CGE

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Furacão 'Ernesto' chega à costa do México com ventos de até 165 km/h

O furacão "Ernesto" chegou nesta terça-feira (7) à costa do México com ventos de até 165 km/h e se localiza nas imediações de Majahual, no estado de Quintana Roo, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).
Em seu boletim das 22h30 locais (0h30 de Brasília), o SMN indicou que o fenômeno, de nível 1 na escala de Saffir-Simpson (com máximo de 5) e cujo índice de periculosidade é considerado forte, desenvolve ventos sustentados de 140 km/h e sequências de 165 km/h.
Ernesto, que está 65 km ao leste-nordeste de Chetumal, capital de Quintana Roo, se desloca em direção oeste a 24 km/h.
Imagem de satélite mostra furacão ‘Ernesto’ na Península de Yucatán. (Foto: AP Photo) 
Imagem de satélite mostra furacão ‘Ernesto’ na Península de Yucatán. (Foto: AP Photo)
A dependência federal estabeleceu a zona de alerta desde Chetumal até Cabo Catoche, em Quintana Roo; de Celestún, em Iucatã, até Chilitepec, em Tabasco; e desde Punta Lagarto até Tuxpan, em Veracruz.
As autoridades de Quintana Roo decretaram alerta vermelho (risco máximo) nos municípios de Othón P. Blanco, Bacalar, José María Morelos, Felipe Carrillo Puerto e Tulum.
Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, existe um plano de emergência para atender cerca de 1.700 turistas se a região for seriamente afetada, e indicou que já estão prontos 237 abrigos temporários com capacidade para 82.975 pessoas.
A dependência detalhou que desde a noite de segunda-feira (6) foi iniciada a retirada de moradores das vilas de pescadores no sul de Quintana Roo.
Até o meio-dia desta terça, cerca de mil pessoas já haviam sido transferidas a abrigos temporários como medida preventiva. Além disso, foram suspensas as operações no aeroporto de Chetumal desde as 17h locais (19h de Brasília), e a medida será mantida até novo aviso.
Durante a tarde, o Sistema Nacional de Defesa Civil manteve alerta laranja (risco alto) para o resto do estado, assim como para Iucatã e o leste de Campeche.
Em alerta amarelo (risco moderado) está o restante de Campeche, assim como os estados de Chiapas e Tabasco. Por fim, o centro e o sul de Veracruz e o oriente de Oaxaca mantêm nível verde (risco baixo).
Os estados que podem ser mais castigados por chuvas intensas ou torrenciais devido à passagem de Ernesto são Quintana Roo, Iucatã, Campeche, Chiapas e Tabasco, enquanto Quintana Roo pode ver a chegada de ondas elevadas.
Fonte G1

Tufão com ventos de 150 km/h provoca destruição na China

O tufão "Haikui" atingiu a costa leste da China nesta quarta-feira (8), derrubou edifícios e provocou um apagão que afetou 400 mil residências, informou a imprensa local.
Tufão, com ventos de 150km/h, provoca inundações (Foto: AP) 
Tufão, com ventos de 150km/h, provoca inundações (Foto: AP)
Fortes ventos do ‘Haikui’ atingem Xangai. (Foto: Pei Xin / Xinhua / AP Photo) 
Fortes ventos do ‘Haikui’ atingem Xangai. (Foto: Pei Xin / Xinhua / AP Photo)
As autoridades ordenaram a saída de mais de 1,5 milhão de moradores - o número estimado anterioremente era de 1,2 milhão de pessoas - , segundo a agência oficial "Xinhua". Haikui também forçou a retirada de mais de 467 mil pessoas na província de Zhejiang e de 74 mil em Jiangsu.
Socorristas ajudar a retirar moradores de suas casas em Zhoushan, na província de Zhejiang, leste do país. (Foto: AFP Photo) 
Socorristas ajudar a retirar moradores de suas casas em Zhoushan, na província de Zhejiang, leste do país. (Foto: AFP Photo)
O tufão, com fortes chuvas e ventos de até 150 km/h, entrou no litoral chinês pela aldeia de Hepu, às 3h20 locais (16h20 de Brasília). Sua chegada também começou a causar inundações.
Até o momento, o governo não informou sobre vítimas provocadas pela passagem do fenômeno.
Na cidade de Ningbo, dois prédios desabaram, incluindo um edifício residencial. Os bombeiros conseguiram resgatar todos os moradores, segundo as autoridades locais.
Fonte G1

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Fim da manhã com céu claro e sem chuvas na Cidade

A manhã desta terça-feira (07), termina com céu claro e sol na capital paulista. A temperatura oscila neste momento em 19,0ºC, a máxima pode atingir os 23,0ºC.

A umidade relativa do ar por enquanto oscila em valores confortáveis para os paulistanos, em torno de 60%. Classificando apenas estado de observação na Cidade. Nas próximas horas esse índice pode cair para 35%.

De acordo com previsão dos meteorologistas do CGE, não há previsão de chuvas para a Capital nesta terça-feira.

Tendência:

Nos próximos dias a atuação de uma massa de ar seco garante tempo estável e com grande amplitude térmica. As manhãs começam com formação de neblina e temperaturas típicas da estação, porém o sol brilha forte e faz calor durante as tardes. Atenção especial para os índices de umidade relativa do ar que entram em acentuado declínio, oscilando próximo dos 30%. Mais informações de como enfrentar a baixa umidade no nosso site. Clique no link "O CGE" e depois em "Umidade do Ar". Essas condições atmosféricas dificultam a dispersão dos poluentes e facilitam a formação e propagação de queimadas. Não há previsão de chuva e os termômetros  variam entre a minima de 12ºC e a máxima de 27ºC.
Fonte CGE

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tempestade com raios deixa um morto e 9 feridos em prova da Nascar

Prova foi interrompida na metade devido à forte chuva. Foto: AP Prova foi interrompida na metade devido à forte chuva
Foto: AP
Um fato triste e inusitado marcou a etapa de Pocono da Sprint Cup, principal categoria da Nascar, disputada neste domingo. Uma forte tempestade de raios caiu sobre o local, após o fim da prova, e deixou um torcedor morto e mais nove feridos.
Os espectadores deixavam o circuito quando uma série de raios caiu em torno da pista, no momento em que os presentes deixavam as arquibancadas. O porta-voz do circuito de Pocono, Bob Pleban, disse que nove torcedores, incluindo o que morreu, foram atingidos no estacionamento. Já um outro raio que caiu na saída entre as curvas 1 e 2 feriu outro fã.
O espectador foi declarado morto na chegada ao hospital Pocono Mountain, na cidade de Stroudburg. Outra vítima da tempestade está em estado crítico no hospital Lehigh, em Allentown. Os outros oito estão com lesões leves e estão sendo tratados.
A corrida acabou sendo encerrada com apenas 98 das 160 voltas previstas e terminou com vitória de Jeff Gordon. "Estávamos andando na área dos boxes e os guardas-chuvas não estavam adiantando muito. Houve um enorme trovão e foi muito perto", disse o vencedor da prova, antes de saber da fatalidade.
"É muito triste porque eles são muito leais e vêm sempre aqui, então você odeia ouvir algo como isso. Certamente nossos pensamentos estão com eles. Espero que fique tudo bem", finalizou Gordon.
Fonte Terra

Sol aparece entre nuvens na Capital paulista

A segunda-feira começou com nebulosidade, formação de neblina nos trechos de serra e termômetros oscilando em torno dos 12ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o sol retorna entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas com máximas que podem superar os 22ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e pode atingir valores em torno dos 40% nas horas mais quentes do dia. Entre o final da tarde e o início da noite a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, entretanto não há previsão de chuva para a Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O tempo segue seco e estável com predomínio de sol e temperaturas em gradativa elevação ao longo da semana. As madrugadas devem ser frias com mínimas de até 10ºC, enquanto que durante as tardes as máximas devem voltar a superar os 26ºC a partir da quarta-feira.  A umidade relativa do ar também pode voltar a atingir níveis críticos, abaixo dos 30%, nos próximos dias. Alerta-se ainda que estas condições meteorológicas dificultam a dispersão dos poluentes, além de facilitar a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde. Para maiores informações e dicas sobre como enfrentar o tempo seco, acesse o link "O CGE" em nosso site, depois clique em "Umidade relativa". Os modelos de previsão do tempo não indicam chuva para a Capital paulista até o final da semana.
Fonte CGE

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Predomíno de sol entre poucas nuvens nesta quinta-feira

A Cidade de São Paulo amanheceu com termômetros na casa dos 14,0ºC e formação de nevoeiro e neblina em alguns bairros. O predomínio de sol ainda nesta manhã vai provocar a elevação da temperatura, que chega aos 26,0ºC no início da tarde. A condição de tempo seco e ensolarado ao longo do dia favorece a queda dos índices de umidade relativa do ar, que hoje deve oscilar por volta dos 40% nas horas mais quentes do dia.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A sexta-feira (03) não sofre alteração nas condições meteorológicas. O amanhecer deve registrar neblina e nevoeiro em algumas regiões da Cidade e termômetros na casa dos 15,0ºC. O dia ensolarado eleva a temperatura, e a máxima prevista fica em torno dos 27,0ºC. As taxas de umidade relativa do ar caem um pouco mais e ficam próximas dos 32%.

No sábado (04), não são previstas mudanças significativas nas condições do tempo. O dia amanhece com termômetros em torno dos 15,0ºC e a máxima prevista fica por volta dos 27,0ºC. Entretanto, os índices de umidade continuam baixos nas horas mais quentes do dia, e oscilam em torno dos 30%. No fim da noite a quantidade de nuvens aumenta um pouco mais, porém não há previsão de chuvas para a grande São Paulo e Capital.

A umidade relativa do ar nesta época do ano afeta significativamente a saúde das pessoas. Essa condição meteorológica dificulta a dispersão dos poluentes, além de facilitar a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde. Para maiores informações e dicas de como enfrentar o tempo seco, acesse o link "O CGE" em nosso site, depois clique em "Umidade relativa"
Fonte CGE