z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

terça-feira, 31 de julho de 2012

Céu encoberto com baixa amplitude térmica na Capital paulista

As imagens mais recentes de satélite mostram uma frente fria atuando no oceano na altura do litoral do Sudeste. O sistema está associado a áreas de instabilidade principalmente sobre os Estados de Santa Catarina e Paraná, onde as chuvas são mais constantes.

Hoje a Capital paulista amanheceu com céu encoberto, temperatura na casa dos 14,0ºC, garoa fina de forma isolada e névoa úmida. Essa condição meteorológica provoca redução de visibilidade tanto nos aeroportos como nas rodovias que dão acesso à Capital paulista.

O tempo fechado se mantém ao longo do dia e por conta disso a temperatura máxima não supera os 20,0ºC. O vento úmido que sopra do mar em direção a faixa leste do Estado provoca sensação de frio para os paulistanos nesta terça-feira (31).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Na quarta-feira (01), o sistema frontal e as instabilidades se afastam do Estado e o ar quente e seco volta a ganhar força sobre a região metropolitana de São Paulo. O vento volta a soprar do quadrante norte, que associado ao tempo mais aberto e com predomínio de sol vai provocar ligeira elevação da temperatura.  A máxima chega aos 24,0ºC. A umidade relativa do ar aos poucos volta a diminuir, sem, contudo atingir níveis críticos, ou seja, abaixo dos 30%.

Na quinta-feira (02), a estabilidade atmosférica volta a predominar sobre a região metropolitana de São Paulo. O dia deve amanhecer com termômetros em torno dos 14,0ºC e probabilidade de formação de neblina e nevoeiro localizado nas primeiras horas da manhã. O sol predomina ao longo dia entre poucas nuvens, com temperatura máxima prevista de 26,0ºC e sem previsão de chuvas.
Fonte CGE

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Segunda-feira (30) com céu encoberto e garoa na Grande São Paulo

A segunda-feira (30) começou com céu encoberto e chuviscos em pontos isolados da Capital paulista. Nas últimas horas, uma frente fria se deslocou rapidamente pelo Oceano, na altura do litoral paulista, o que mudou a direção dos ventos na Grande São Paulo. Este sistema provocou a mudança repentina na direção dos ventos, bem como o aumento gradual na quantidade de nuvens e dos índices de umidade do ar. Por conta disso, o céu fica fechado ao longo do dia e há condições para garoa e chuva leve em pontos isolados. A temperatura cai e os ventos que sopram de quadrante sul aumentam a sensação de frio. A máxima não deve passar dos 20ºC.

Tendência para os próximos dias:

A terça-feira (31) terá formação de névoa e chuviscos ao amanhecer. No decorrer do dia o céu nublado predomina e não há previsão de chuva significativa. As temperaturas oscilam entre a mínima de 15ºC e a máxima de 22ºC.

Na quarta-feira (01), o ar quente e seco volta a ganhar força na região metropolitana. O vento passa a soprar do quadrante norte facilitando a ligeira elevação das temperaturas e consequentemente diminuindo a umidade relativa do ar. Não há expectativa de chuva. A mínima fica em torno dos 15ºC, enquanto que a máxima pode ultrapassar os 25ºC
Fonte CGE

Tempestade tropical faz barco invadir favela nas Filipinas


Pelo menos uma pessoas morreu e milhões estão sem energia elétrica nas Filipinas, nesta segunda-feira (30), com as fortes chuvas e ventos com a aproximação da tempestade tropical Saola, segundo autoridades locais.
Moradores tentaram salvar seus pertences em meio à destruição provocada em favelas da capital Manila. As fortes tempestades fizeram com que barcos invadissem uma das comunidades de palafitas.
Barco invadiu comunidade inundada com aproximação de tempestade tropical em Manila, nas Filipinas (Foto: Ted Aljibe / AFP)Barco invadiu comunidade inundada com aproximação de tempestade tropical em Manila, nas Filipinas (Foto: Ted Aljibe / AFP)
Menino nada em meio a destroços de comunidade ribeirinhas atingida por fortes chuvas em Manila, nas Filipinas (Foto: Ted Aljibe / AFP)Menino nada em meio a destroços de comunidade ribeirinhas atingida por fortes chuvas em Manila, nas Filipinas (Foto: Ted Aljibe / AFP)Fonte G1

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Chuva de meteoros poderá ser vista neste fim de semana


Reuters
Chuva de meteoros foi observada em Kratovo, na Macedônia em agosto do ano passado
Neste fim de semana será possível observar alguns riscos no céu por conta da chuva de meteoros Delta-Aquarideos. Calcula-se que vão cair aproximadamente 20 meteoros por hora no ápice do evento, às 4h da manhã do domingo (29). O fenômeno é resultado da passagem da Terra por uma nuvem de detritos deixados por um cometa
De acordo com o diretor do Planetário de São Paulo João Paulo Delicato, esta chuva de meteoros não será muito forte, mas mesmo assim com alguma sorte poderá ser observada no Brasil. “Serão poucos meteoros caindo, acho que vai ser difícil conseguir visualizar”, disse.
Delicato afirma que para conseguir visualizar a chuva de meteoros a olho nu o ideal é estar em um local distante dos grandes centros urbanos, que não tenha muita luz. A partir das 21h do sábado (28) já será possível observar algum meteoros. De acordo com cálculos astronômicos, os meteoros atingirão velocidade de 41 km/h.
Fonte iG

Predomínio de sol e temperaturas em rápida elevação na Capital paulista

A sexta-feira começou com céu aberto e termômetros oscilando em torno dos 15ºC na Grande São Paulo. Ao longo do dia o predomínio de sol favorece a rápida elevação das temperaturas com máximas que podem superar os 27ºC. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar que podem atingir valores críticos, abaixo dos 30%, nas horas mais quentes do dia. Alerta-se ainda que estas condições meteorológicas dificultam a dispersão dos poluentes, além de facilitar a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar e requer maiores cuidados com a saúde. Para maiores informações e dicas sobre como enfrentar o tempo seco, acesse o link "O CGE" em nosso site, depois clique em "Umidade relativa". Entre o final da tarde e o início da noite uma frente fria se propaga fraca pelo oceano, provocando aumento de nebulosidade com possibilidade para chuvas fracas e chuviscos principalmente nos trechos próximos das regiões de serra. Espera-se mais nebulosidade do que chuva, entretanto estas condições servem para aumentar um pouco os índices de umidade e melhorar a qualidade do ar na Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O sábado (28) ainda deve começar com muita nebulosidade e chuviscos, em função dos ventos úmidos do oceano. No decorrer do dia o tempo melhora e o sol retorna entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas. Os termômetros devem oscilar entre mínimas 14ºC e máximas de 25ºC. A umidade do ar entra em declínio no período da tarde e pode chegar aos 40% na Capital paulista.

No domingo (29) o sol volta a predominar desde cedo com temperaturas variando entre mínimas de 15ºC e máximas de 26ºC. Não há expectativa de chuva e a umidade relativa do ar volta a cair, oscilando em torno dos 35% nas horas mais quentes do dia.
Fonte CGE

Fotógrafo acompanha expedição e capta imagens raras de vulcão ativo

O fotógrafo Carsten Peter enfrentou temperaturas extremas para colher imagens raras de vulcões em atividade.
Peter acompanhou uma expedição ao vulcão Nyiragongo, no parque nacional de Virungo, na África central, onde pesquisadores coletaram amostras de lava.
A missão coletou amostras da lava do vulcão para entender as atividades geológicas do planeta (Foto: Carsten Peter/Nat Geo Stock/Caters) 
A missão coletou amostras da lava do vulcão para entender as atividades geológicas do planeta (Foto: Carsten Peter/Nat Geo Stock/Caters)
As temperaturas dentro do vulcão chegam a 1.100 °C. Pesquisadores são obrigados a vestir trajes especiais para protegê-los do calor.
Os perigos não se resumiam às altas temperaturas. Em vulcões ativos, toda a superfície fica instável e não se pode confiar nem mesmo onde se pisa.
A equipe tinha que ficar atenta às direções do vento para evitar a nuvem de gases tóxicos, criada pela erupção (Foto: Carsten Peter/Nat Geo Stock/Caters) 
A equipe tinha que ficar atenta às direções do vento para evitar a nuvem de gases tóxicos, criada pela erupção (Foto: Carsten Peter/Nat Geo Stock/Caters)
Com planejamento, é possível minimizar os riscos, mas mesmo especialistas em vulcões já morreram em expedições.
Peter, que contribui para a revista National Geographic, se especializou em fotografar locais em situações naturais extremas. Ele mergulhou em geleiras no Mont Blanc, atravessou o deserto do Sahara de camelo e visitou várias cavernas profundas.
Vulcões são imprevisíveis. As erupções criam instabilidades em toda a região, que podem resultar em deslizamentos de rochas (Foto: Carsten Peter/Nat Geo Stock/Caters) 
Vulcões são imprevisíveis. As erupções criam instabilidades em toda a região, que podem resultar em deslizamentos de rochas (Foto: Carsten Peter/Nat Geo Stock/Caters)
O fotógrafo acompanhou uma missão de pesquisadores ao vulcão Nyiragongo, no parque nacional de Virungo, na África central (Foto: Carsten Peter/Nat Geo Stock/Caters) 
O fotógrafo acompanhou uma missão de pesquisadores ao vulcão Nyiragongo, no parque nacional de Virungo, na África central (Foto: Carsten Peter/Nat Geo Stock/Caters)
Carsten Peter está acostumado a situações extremas. Ele acompanhou vulcões ativos de perto (Foto: Carsten Peter/Nat Geo Stock/Caters) 
Carsten Peter está acostumado a situações extremas. Ele acompanhou vulcões ativos de perto (Foto: Carsten Peter/Nat Geo Stock/Caters)
 
Fonte G1

Estudo identifica estrelas 'vampiras' que roubam massa de outras

Impressão artística divulgada pelo ESO de uma estrela vampira e da sua vítima (Foto: Divulgação/ESO) 
Representação artística mostra par de estrelas gigantes, em que uma menor "vampiriza" sua companheira (Foto: Divulgação/ESO)
Uma pesquisa da revista "Science" registrou dois fenômenos curiosos: a existência de estrelas "vampiras", em que uma menor suga matéria da superfície de sua companheira maior, e a comprovação de que astros de grande massa não existem isoladamente, sendo identificadas quase sempre aos pares. O estudo foi feito por astrônomos usando o Telescópio de Grandes Proporções (VLT, na sigla em inglês), construído no Chile pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na tradução do inglês), projeto do qual o Brasil faz parte.
Até agora, os astrônomos pensavam que a existência de estrelas duplas de grande massa eram uma exceção, algo necessário apenas para explicar fenômenos exóticos. O estudo mostra que, para interpretar corretamente o universo, elas precisam ser levadas em conta. As estrelas duplas não só são comuns, mas sua existência é bem diferente de quando estão isoladas, afirma a pesquisa.
O principal autor do estudo, Hughes Sana, da Universidade de Amsterdã, aponta que as estrelas observadas têm 15 vezes ou mais a massa do Sol e podem ser até um milhão de vezes mais brilhantes. Quase 75% destes astros têm uma "companheira" próxima, segundo a pesquisa da revista "Science".
A maior parte dos pares de astros interage de forma violenta, transferindo massa de uma para outra. "Estas estrelas são autênticos monstros", afirmou Sana para a revista. Elas "são tão quentes que brilham com uma luz azul-esbranquiçada e têm temperaturas superficiais que excedem 30 mil ºC".
"Vampiras"
As estrelas "vampiras" ocorrem em 40% a 50% dos casos de pares de astros gigantes, aponta o estudo. São casos em que um corpo celeste menor "rejuvenesce" ao sugar hidrogênio fresco de uma companheira maior. Sua massa aumenta substancialmente e faz ela sobreviver muito mais tempo do que uma estrela isolada com a mesma massa.
A previsão é que um terço dos pares de estrelas gigantes vão se fundir, de acordo com a pesquisa.
Fonte G1

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sol entre nuvens na Capital paulista

Uma frente fria entre os Estados do Paraná e Santa Catarina não consegue romper o bloqueio da massa de ar seco e quente sobre o Centro-oeste e  Sudeste do País. Nesta quarta-feira (25), o dia na Capital paulista amanheceu com sol entre poucas nuvens e temperaturas na casa dos 18,0ºC.

Ao longo do dia a quantidade de nuvens vai aumentar, principalmente entre o fim da tarde e o início da noite, por conta da passagem do sistema frontal pelo oceano, na altura do litoral do Estado de São Paulo. A temperatura máxima hoje chega aos 27,0ºC e os índices de umidade relativa do ar ainda permanecem baixos, em torno dos 35%. Não há previsão de chuvas para a região da Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Nos próximos dias a massa de ar seco e quente continua atuando sobre a região garantindo dias ensolarados e quentes, e sem previsão de chuvas. Os termômetros variam entre mínimas de 15,0ºC e máximas de 27,0ºC, cerca de pelo menos 4,0ºC acima da média climatológica esperada para o mês. 

Os índices de umidade relativa continuam em níveis inadequados e abaixo dos 40%, o que dificulta a dispersão dos poluentes e aumenta os problemas respiratórios. O tempo seco eleva também o risco para a ocorrência de focos de incêndio em pastagens e a beira de rodovias.
Fonte CGE

terça-feira, 24 de julho de 2012

Forte neblina fecha aeroporto Santos Dumont para pousos

O aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, está fechado para pousos e decolagens, desde às 7h10 desta terça-feira (24), por conta do forte nevoeiro que toma conta da cidade, segundo informou a Infraero.
Há registros de atrasos. Até às 7h50, cinco voos haviam sido cancelados. Desses, quatro foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador.
O Galeão opera apenas com o auxílio de instrumentos para manobras de pouso e decolagem. Até às 6h, quatro voos domésticos foram cancelados. Os voos internacionais seguem a programação prevista. Não há registro de atrasos.

Já o Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste, às  8h15, já operava visualmente para manobras de pousos e decolagens.
Fonte G1

Tufão "Vicente" deixa mais de 100 feridos em Hong Kong

O tufão "Vicente" deixou mais de uma centena de feridos em sua passagem por Hong Kong, que sofreu os efeitos da tempestade tropical mais forte dos últimos 13 anos, informou nesta terça-feira a imprensa local. O observatório meteorológico dessa ex-colônia britânica ativou o máximo nível de alerta (10) para tufões pouco após a 0h, quando as rajadas de vento chegaram a alcançar 120 km/h.


 

 
Foto AP

Bombeiros retiram árvore derrubada pela força dos ventos, que chegaram a alcançar 120 km/h


No total, 129 pessoas foram atendidas nos hospitais públicos da cidade, sendo que mais da metade acabou internada, segundo informações das fontes médicas. O tufão provocou a queda de mais de 600 árvores e danificou edifícios no centro da cidade. Várias inundações foram registradas na região norte do território, próxima à fronteira com a China, enquanto cerca de 100 pessoas tiveram que pernoitar em uma das estações do metrô depois de todos os serviços de transporte terem sido suspensos.
A severidade da tempestade paralisou a atividade da cidade durante mais de 12 horas, e seus efeitos também atrasaram a abertura da bolsa de valores local. Além disso, 60 voos foram cancelados no aeroporto de Hong Kong, segundo dados da autoridade aeroportuária, e 200 registraram atrasos desde ontem. O "Vicente", procedente das Filipinas, já se afasta de Hong Kong e avança em direção ao nordeste do litoral chinês a 20 km/h, devendo tocar a terra hoje em Shenzhen e Zhanjiang (Cantão), segundo o Centro Meteorológico Nacional (CMN).
A inclemência do tempo deixou um saldo de 95 mortos em diversas zonas do país asiático nos últimos três dias, incluindo em sua capital, Pequim, além de quase meia centena de desaparecidos, segundo o Ministério de Assuntos Civis chinês. Em Pequim, as chuvas de 20 horas do sábado passado provocaram 37 mortes, e tanto na capital como nas zonas próximas à província de Hebei (nordeste) ainda há equipes de resgate trabalhando para atender os afetados e buscar os desaparecidos.
Fonte iG

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Noite de segunda-feira (23) com temperaturas amenas

Essa noite de segunda-feira (23) começa com temperaturas amenas e sem chuvas na Capital paulista. A temperatura observada nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul, Campo de Marte, na Zona Norte e Cumbica, no município de Guarulhos é respectivamente de 21°C, 18°C e 17°C e a umidade relativa do ar supera os 64%. 

A estação mais fria do ano, o inverno, teve início em 20 de junho. Desde essa data os termômetros oscilaram em valores abaixo dos 26,0ºC. Apenas hoje, dia 23 de julho, um mês e três dias após o início do inverno, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a maior temperatura máxima desde o início desta estação, com 28,3ºC.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A semana segue com predomínio de sol e temperaturas em elevação na Grande São Paulo. Os termômetros devem oscilar entre mínimas de 15ºC e máximas que podem superar os 28ºC. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar que podem atingir níveis críticos, abaixo dos 30%, no período das tardes. O tempo seco e estável também dificulta a dispersão de poluentes, além de favorecer a formação e propagação de queimadas, o que prejudica a qualidade do ar principalmente nos grandes centros urbanos.
Fonte CGE

Nasa capta imagens inéditas em alta resolução de região ativa do Sol


Mostradas em verdes, as imagens detalham o campo magnético do Sol. (Foto: Divulgação/Nasa)Mostradas em verdes, as imagens detalham o campo
magnético do Sol. (Foto: Divulgação/Nasa)
Um telescópio lançado pela agência espacial americana, a Nasa, no último dia 11 conseguiu captar imagens na resolução mais alta já registrada da coroa solar.
A clareza das imagens, divulgadas pela instituição na última semana, vai auxiliar cientistas a entender melhor o comportamento da atmosfera solar e seus impactos na Terra e no espaço.
Lançado a partir de um foguete de 58 metros de altura, que decolou da base no Novo México, nos EUA, o equipamento que capta em alta resolução pesava 464 quilos e conseguiu gravar 165 imagens durante o voo, que durou pouco mais de dez minutos.
O telescópio focou em uma grande região ativa do Sol. As imagens, feitas em um comprimento de onda ultravioleta extremo, conseguiram revelar a estrutura dinâmica da atmosfera solar.
De acordo com a Nasa, o teste foi considerado “valioso” para a futura concepção de tecnologias voltadas para satélites ou sondas para exploração de planetas.
Imagem gravada por equipamento da Nasa mostra parta ativa do Sol. (Foto: Divulgação/Nasa)Imagem gravada por equipamento da Nasa mostra parte ativa do Sol. (Foto: Divulgação/Nasa)Fonte G1

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Previsão do tempo para o Sábado (sudeste)

 
Neste sábado, o ar seco ganha força sobre todo o Sudeste e garante um dia de tempo aberto e firme na Região. Ar polar avança e deixa a temperatura baixa em São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. Previsão de geada ao amanhecer na Serra da Mantiqueira. Névoa e nevoeiro no começo da manhã em São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul mineiro.
Fonte Climatempo

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Predomínio de Sol espanta a sensação de frio nesta tarde de quinta-feira (19)

Após uma madrugada fria a cidade de São Paulo tem agora céu com pouquíssimas nuvens e termômetros na casa dos 17,0ºC. A sensação é agradável em função do predomínio de sol desde o amanhecer. Entretanto, esse tempo seco faz cair as taxas de umidade relativa do ar, que hoje podem chegar aos 40%. Nesta quinta-feira (19), a Capital ficou muita próxima de ter um novo recorde de temperatura mínima. 

Segundo o Inmet, a estação meteorológica do Mirante de Santana registrou 9,1ºC nesta manhã. A menor temperatura do ano ainda continua sendo a do dia 15, quando os termômetros chegaram aos 8,8ºC. Nas estações automáticas do (CGE) espalhadas em diversos pontos da Cidade, o valor foi ainda menor. Nos pontos mais extremos a os termômetros chegaram a registrar 8,0ºC. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Nos próximos dias não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo, que permanece estável e sem chuvas. Pelo menos até o sábado (21) as madrugadas ainda serão geladas em função da presença do ar polar sobre a região. As temperaturas oscilam entre mínimas de 10ºC e máximas de 23,0ºC no sábado (21).

A partir do domingo (22) as temperaturas começam a se elevar gradativamente e o frio já não será intenso. As mínimas sobem um pouco mais e oscilam em torno dos 13,0ºC, com máximas ultrapassando os 25,0ºC. A próxima semana será seca e sem chuvas, mas os índices de umidade relativa entram em queda significativa.
Fonte CGE

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Telescópios fazem imagem mais precisa do centro de uma galáxia


Uma equipe de astrônomos conseguiu realizar a observação direta mais precisa até hoje do centro de uma galáxia distante, o quasar brilhante 3C 279, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (18) pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), que disponibilizou o telescópio Atacama Pathfinder Experimente (Apex), instalado no Chile, para o feito.
Com a ajuda de outros dois telescópios que funcionam nos Estados Unidos – um no Arizona e outro no Havaí --, os cientistas divulgaram uma concepção artística que possibilita distinguir detalhes dois milhões de vezes mais precisos do que o conseguido pelo olho humano.
Quasares são núcleos de galáxias muito brilhantes e distantes da Terra. Possuem a massa de milhões de sóis, porém confinada em espaços tão "pequenos" quanto o Sistema Solar.
Estas observações representam um passo importante no sentido de obter imagens de buracos negros de elevada massa e das regiões que os rodeiam. A junção dos telescópios é um teste para a futura criação do “Telescópio de Horizonte de Eventos”, que vai auxiliar a obter imagens de outras galáxias. O projeto é uma colaboração internacional, coordenada pelo Observatório MIT Haystac.
Imagem do quasar (Foto: Divulgação/ESO)Concepção artística do quasar brilhante 3C 279. (Foto: Divulgação/ESO)
Três telescópios -- um no Chile e outros dois nos EUA -- foram utilizados para reproduzir essa imagem. (Foto: Divulgação/ESO)Três telescópios -- um no Chile e outros dois nos EUA -- foram utilizados para reproduzir essa imagem. (Foto: Divulgação/ESO)Fonte G1

Sol aparece entre nuvens no decorrer do dia

A quarta-feira começou com nebulosidade, chuviscos, formação de neblina e termômetros oscilando em torno dos 12ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o tempo melhora gradativamente e o sol aparece entre nuvens, mas mesmo assim as temperaturas não sobem muito e as máximas devem permanecer abaixo dos 19ºC. Ainda podem ocorrer chuvas fracas e chuviscos isolados, principalmente entre o final da tarde e o início da noite. Ainda há risco para deslizamentos de terra, já que o solo permanece encharcado. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O tempo melhora e o sol volta a predominar nos próximos dias. Ainda faz bastante frio durante as madrugadas com mínimas oscilando em torno dos 10ºC, entretanto durante as tardes esperam-se temperaturas mais agradáveis com máximas que podem superar os 23ºC a partir da sexta-feira. A umidade relativa do ar entra em declínio nas horas mais quentes do dia e pode atingir valores próximos aos 40% até o final da semana. Os modelos de previsão do tempo indicam que a Capital paulista não deve ter chuva pelo menos até o início da próxima semana.
Fonte CGE

terça-feira, 17 de julho de 2012

Chuva deixa regiões de São Paulo em estado de atenção


A chuva que atinge a região metropolitana de São Paulo nesta terça-feira (17) deixa as zonas sul, norte, oeste, centro e as regiões das marginais Pinheiros e Tietê em estado de atenção, informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. No momento, há pelo menos quatro pontos de alagamento na cidade, um na Marginal Pinheiros, na altura da ponte Eusébio Matoso, no Butantã; um na praça Marrey Junior, na Lapa; e dois na avenida Guido Caloi, na altura da ponte João Dias e do viaduto Frederico Eduardo Mayr.

AE
Chuva forte causa ponto de alagamento na avenida Corifeu de Azevedo Marques, no bairro do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 15h30, a cidade tinha 54 quilômetros de lentidão, índice acima da média para o horário. Os pontos de maior lentidão estão no Corredor Eusébio/ Rebouças, sentido Centro, da rua Ibianopolis até a rua Oscar Freire (2,6 km); na Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista local, da ponte Julio de Mesquita Neto até a ponte da Casa Verde (2,5 km); na avenida Paulista, sentido Consolação, da rua Oswaldo Cruz até ao rua Augusta (2,2 km); e no Corredor Eusébio/ Rebouças, sentido Bairro, da rua Oscar Freire até a avenida Pedroso de Morais (1,9 km).
A chuva também prejudicou as operações de voo no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. As pistas foram fechadas às 14h48 e reabertas apenas 15h30 para pousos e decolagens.

Segundo o CGE, a chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo durante a madrugada desta terça-feira (17) deu uma trégua durante a manhã e voltou com força à tarde. Por conta disso, a temperatura subiu um pouco mais em relação a segunda-feira e atingiu 17º C por volta do meio dia, mas voltou a cair com a forte chuva que atingiu a região à tarde.
Hoje a capital já teve sua média de chuva que é de 44 mm ultrapassada. Segundo dados do CGE, o acumulado médio mensal até as 7h era de 45,7mm. Dos 32 pontos de medição, pelo menos 15 já superaram a média esperada. O destaque fica para as subprefeituras de Cidade Ademar com 79,3mm, Capela do Socorro com 77,4mm, Campo Limpo com 62,4mm e Santo Amaro com 60,4mm, todas situadas na zona sul da cidade. Já o Inmet, que tem sua estação meteorológica instalada no Mirante de Santana, na zona Norte, registrou 52,0mm até as 09h de hoje.
Biló/Futura Press
Chuva na avenida Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, na manhã desta terça-feira (17)
A quarta-feira (18) ainda terá chuva intermitente em boa parte do dia. Os volumes esperados serão menores e a melhora gradativa do tempo já começa no período da noite. As temperaturas se mantêm baixas e oscilam entre mínima de 12 ºC e máxima de 17º C. O risco para deslizamentos de terra permanece em função das chuvas dos últimos dias.
Na quinta-feira (19) o tempo abre, com predomínio de sol na maior parte do dia e sem previsão de chuvas. As temperaturas ainda permanecem baixas e a máxima não ultrapassa os 18,0ºC. O dia será marcado por baixa amplitude térmica.
Fonte iG

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sobe para 27 o número de mortos no Japão por conta das chuvas


Uma área residencial de Kyoto, no oeste do Japão, ficou inundada no domingo (15) após ser atingida pelas chuvas torrenciais que já castigavam o sul do país. (Foto: Foto AP/Kyodo News) 
Uma área residencial de Kyoto, no oeste do Japão, ficou inundada no domingo (15) após ser atingida pelas chuvas torrenciais que castigam o sul do país. (Foto: Foto AP/Kyodo News)
O número de mortos no sul do Japão subiu para pelo menos 27 nesta segunda-feira (16) devido às fortes chuvas que atingem a região há seis dias. Segundo a agência "Kyodo", os trabalhos de resgate continuavam sendo realizados nas regiões afetadas pelas enchentes.
Nas províncias de Kumamoto, Oita e Fukuoka havia seis desaparecidos. Na cidade de Yame, em Fukuoka, no domingo (15), cerca de 3.000 moradores ficaram presos por causa de alagamentos em estradas enquanto esperavam pelo resgate das tropas das Forças de Autodefesa.
Casa destruída às margens do Rio Hoshino, na cidade de Yame, província japonesa de Fukuoka, nesta segunda-feira (16) (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)Casa destruída às margens do Rio Hoshino, na cidade de Yame, província japonesa de Fukuoka, nesta segunda-feira (16) (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)
Estrada fica parcialmente destruída na cidade de Yame, em Fukuoka, após as fortes chuvas de domingo (15). (Foto: Foto AP/Kyodo News) 
Estrada fica parcialmente destruída na cidade de Yame, em Fukuoka, após as fortes chuvas de domingo (15). (Foto: Foto AP/Kyodo News)
Apesar disso, a Agência Metereológica do Japão afirma que o pior já passou. Espera-se que nas próximas horas aconteçam fortes chuvas e tempestades de raios em diversas áreas afetadas.
A agência detalhou que, entre quarta-feira (11) e sábado (14), foram registrados na ilha de Kyushu até 100 milímetros por hora de chuvas. Enquanto isso, na cidade de Asso, em Kumamoto, registraram-se mais de 800 milímetros por hora nesses quatro dias.
O corpo de bombeiros e a agência de previsão de desastres calculam que cerca de 2.800 casas ficaram submersas por conta das enchentes, enquanto se estima que 145 ruíram por causa da força das precipitações.
Fonte G1

domingo, 15 de julho de 2012

Sul e Sudeste registram temperaturas negativas e ressaca neste domingo

A massa de ar polar que ainda atua sobre o centro sul do País fez algumas cidades do Sul do País registrarem novamente temperaturas negativas neste domingo (15).  Urupema e Bom Jardim da Serra, na serra catarinense, amanheceram com temperaturas abaixo de - 5ºC

Outras cidades catarinenses também registraram temperaturas negativas. Segundo o Epagri/Ciram, as mínimas registradas na madrugada de domingo foram em Bom Jardim da Serra -5,7ºC; Urupema -5,1ºC; Painel -0,6ºC; São Joaquim -1,8ºC; Papanduva -1ºC; Joaçaba, Campos Novos Lebon Régis -0,4ºC
No Rio Grande do Sul também permanece o frio. Na cidade turística de Gramado, foi registrada a mínima de 0,1ºC.
Em praticamente todo o litoral o Sul e do Sudeste brasileiro foi registrada ressaca. Em Santos, no litoral paulista, as ondas passaram de 1,5 m de altura.
São Paulo
A cidade de São Paulo voltou a registrar a temperatura mais fria do ano neste domingo, com 8,8ºC medidos no Mirante de Santana durante a madrugada, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A marca esta 0,1ºC abaixo da verificada um dia antes, na madrugada de sábado. Às 15h45 os termômetros marcavam 16,8ºC, ainda abaixo da máxima prevista para este domingo, de 18ºC.
De acordo com a Central de Gerenciamento de Emergências, a próxima semana começa fria e úmida e na Região Metropolitana, segundo o CGE. Na segunda-feira a nebulosidade aumenta e ocorrem chuvas alternadas com períodos de melhoria ao longo do dia. Os termômetros devem variar entre 10ºC e 17ºC.
Na terça-feira, o tempo segue instável e a sensação de frio persiste na capital paulista. Esperam-se períodos de sol ao longo do dia, mas as chuvas ganham força à tarde com a chegada de áreas de instabilidade ao Estado de São Paulo. As mínimas oscilam em torno dos 12ºC, e as máximas tendem a permanecer abaixo dos 18ºC.
Campos do Jordão
A cidade no Vale do Paraíba voltou a ter geadas moderadas nesta madrugada, com mínima de 0,6ºC. Às 15h45, termômetros marcavam 14,8ºC.
Fonte iG

Onda de tornados mata uma pessoa e assusta a Polônia


Uma onda atípica de tornados passou pela região norte da Polônia neste domingo, destruindo casas e partes de florestas, causando a morte de uma pessoa e deixando outras dez feridas  Foto: Reuters
Foto: Reuters
Uma onda atípica de tornados passou pela região norte da Polônia neste domingo, destruindo casas e partes de florestas, causando a morte de uma pessoa e deixando outras dez feridas.
Tornados não são raros no maior país do leste da União Europeia, mas a extensão e a força dos ciclones deste domingo foram anormais e aconteceram durante um verão já marcado por inundações, chuvas de granizo e vendavais.
Cerca de 1.200 agentes do resgate trabalhavam para remover árvores caídas, desbloquear estradas e restaurar os serviços públicos da região mais atingida da região báltica, a Pomerânia.
Árvores foram arrancadas, prédios danificados e linhas elétricas derrubadas, enquanto cerca de 550 hectares da floresta de Tuchola foram destruídos.
"Eu vi a coluna negra vindo na nossa direção", disse à TV estatal um morador ferido da vila de Wycinki, cuja fazenda foi destruída pelo tornado. "O tornado levou tudo com ele... pássaros, escombros, sugou a água do lago."
Um carro com uma família de três pessoas dentro foi visto voando no vilarejo de Stara Rzeka antes de quebrar em pedaços ao atingir o solo, mas seus ocupantes não sofreram grandes ferimentos, reportou o canal TVN24.
"A única fatalidade foi a de um homem de 60 anos de Wycinki, na Pomerânia, que foi esmagado até a morte pela queda de sua casa de verão", disse o porta-voz dos bombeiros, Pawel Fratczak, à Reuters por telefone.
Os tornados foram a mais recente onda de clima hostil a atingir a Polônia desde o início do mês, com chuvas de granizo, ventos fortes, trombas d''água e inundações.
Segundo meteorologistas citados pelo canal TVN24, o tornado foi de classe 2, com ventos de até 200 quilômetros por hora.
(Reportagem de Rob Strybel)
Fonte Terra

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Tempestade solar atinge Terra no sábado



AP Photo/NASA
Imagem cedida pela Nasa mostra labareda no centro do Sol entrando em erupção nesta quinta-feira (12)

Uma tempestade solar está se aproximando da Terra neste fim de semana, mas cientistas afirmam que ela não deve causar problemas ao planeta.
Uma rajada de partículas solares deve chegar à Terra na manhã do sábado (14) e atingir o campo magnético da Terra. O serviço de previsão de clima espacial americano afirmou que será um evento de menor magnitude e não é esperado maiores transtornos nas redes elétricas e nos sistemas de comunicação.
A tempestade solar teve início na quinta-feira (12), quando o Sol liberou labaredas que partiram em direção à Terra em 4,8 milhões de km/h.
Embora as tempestades solares causem preocupação pelo fato de poderem criar problemas em redes elétricas e sistemas de comunicação e voos interpolares, há também um lado bom: elas tendem a intensificar o espetáculo de cores e luzes da aurora dos Polos Norte e Sul. Cientistas dizem que o colorido da aurora no Polo Norte poderá ser visualizado nesta semana até a fronteira entre o Canadá e Estados Unidos assim como no Norte da Europa
As tempestades geomagnéticas e de radiação são cada vez mais frequentes à medida que o Sol evolui de seu período de mínima a máxima atividade nos próximos anos, mas os possíveis danos são apenas materiais -- não há risco para a saúde humana.
Fonte iG

Fim de semana deve ser de temperaturas baixas em SP, diz Inmet

A sexta-feira (13) e o final de semana serão de tempo nublado a parcialmente nublado, passando a dia claro com névoa úmida em quase todo o estado de São Paulo, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas também caem, com mínima de 5°C neste sábado (14).
Nesta sexta, as temperaturas devem oscilar entre 5°C de mínima e 24ºC de máxima, conforme a região. Na capital, a máxima não deve passar dos 17°C. Em todo o litoral e no Vale do Paraíba, as temperaturas alcançam 20°C, com chuviscos na madrugada e o dia parcialmente nublado.
O sábado será de dia claro com névoa seca, com as temperaturas apresentando ligeira elevação. Na capital, a madrugada será gelada, no entanto, com mínima prevista de 5°C. A máxima será de 19°C.
E, no domingo (15), a previsão é de dia claro a parcialmente nublado, com exceção da região leste do estado, que será parcialmente nublado a nublado e com possibilidade de chuviscos. Na capital, as temperaturas sobem, com mínima de 9ºC e máxima de 16°C, apesar de o tempo continuar parcialmente a nublado com névoa úmida.
Fonte G1

Sol espanta a sensação de frio no decorrer do dia

A chegada de uma massa de ar de origem polar provocou declínio das temperaturas no Estado de São Paulo. Com isso a sexta-feira começou com poucas nuvens e termômetros oscilando em torno dos 11ºC na Grande São Paulo. No decorrer do dia o sol predomina e espanta a sensação de frio, favorecendo a elevação das temperaturas com máximas que podem chegar aos 20ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e pode atingir valores em torno dos 50%.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O tempo segue estável com predomínio de sol no fim de semana. Ainda faz muito frio durante as madrugadas com mínimas que podem chegar aos 8ºC, enquanto que no período da tarde as temperaturas entram em elevação com máximas que podem superar os 22ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio e pode atingir valores abaixo dos 40% nas horas mais quentes do dia. Alerta-se ainda que estas condições dificultam a dispersão de poluentes e favorecem a formação de queimadas, prejudicando a qualidade do ar nos grandes centros urbanos.
Fonte CGE

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fortes chuvas no sul do Japão matam 8 e deixam 20 desaparecidos


As fortes chuvas que castigam a ilha japonesa de Kyushu causaram nesta quinta-feira (12) a morte de oito pessoas e deixaram 20 desaparecidos, informou o canal de notícias 'NHK'.
Mais de 20 mil pessoas tiveram que ser deslocadas. As chuvas castigaram especialmente a província de Kumamoto, onde sete pessoas morreram e 19 estão desaparecidas.
Na vizinha Oita, um homem perdeu a vida ao ser arrastado pelas águas de um rio e outro permanece desaparecido. Diante da força das chuvas, as autoridades retiraram de suas casas mais de 20 mil pessoas em ambas as províncias. Equipes de emergência tiveram que utilizar helicópteros para resgatar moradores que ficaram isolados em função da cheia dos rios e canais.
Veículos empilhados após fortes chuvas na cidade japonesa de Kumamoto (Foto: AFP)Veículos empilhados após fortes chuvas na cidade japonesa de Kumamoto (Foto: AFP)








As chuvas nas duas províncias atingiram uma intensidade 'sem precedentes', segundo a Agência Meteorológica do Japão, que detalhou que algumas cidades acumularam até 500 milímetros de água em apenas 12 horas.
As chuvas diminuíram nas últimas horas, mas a agência meteorológica manteve o alerta máximo em nove províncias do centro e do sul do país e advertiu sobre a chegada de novas tempestades em Kyushu nesta sexta-feira, que deverão atingir 200 milímetros.
Em zonas do centro e do norte do país as precipitações devem atingir entre 100 e 150 milímetros.
Fonte G1

Tremor de magnitude 4,8 é registrado em arquipélago brasileiro


Um tremor de magnitude de 4,8, com epicentro a 30 km do arquipélago de São Pedro e São Paulo, na costa do Brasil, foi registrado na última segunda-feira (9) pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O conjunto de ilhas fica a 1.100 km de distância de Natal (RN), no meio do Oceano Atlântico.
De acordo com informações obtidas por um sismógrafo instalado em uma das ilhas, o tremor ocorreu por volta das 12h40 (horario de Brasília), a 30 km a leste do arquipélago brasileiro, considerado a última fronteira do Brasil. Segundo Joaquim Ferreira, foi o terremoto mais próximo das ilhas já registrado pelo equipamento.
Quatro pesquisadores que estão na Estação Científica do arquipélago desde a última semana sentiram o impacto do fenômeno, mas não sofreram ferimentos. Segundo Olga Bojarczuk, a geladeira e o freezer instalados no interior da base balançaram fortemente, “como se alguém segurasse os eletrodomésticos e os balançasse para os lados”.
Cynthia Lima, especialista em zooplâncton da Universidade Federal de Pernambuco, disse aoG1 que estava do lado de fora da base científica quando o terremoto ocorreu. “Foi bem rápido, durou alguns segundos apenas”, disse.
Imagem divulgada pelo laboratório da UFRN mostra epicentro do tremor (estrela amarela) ao lado da localização do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. (Foto: Divulgação/UFRN)Imagem divulgada pelo laboratório da UFRN mostra epicentro do tremor (estrela amarela) ao lado da localização do Arquipélago de São Pedro e São Paulo. (Foto: Divulgação/UFRN)
Local é campo de pesquisa
Entre fevereiro e março deste ano, o G1 esteve no conjunto de ilhas e mostrou pesquisas realizadas no local. Uma delas é sobre as atividades sísmicas que ocorrem com frequência naquela região.
De acordo com geólogos, a área onde está o arquipélago de São Pedro e São Paulo é uma das que mais registram tremores no Brasil devido à sua localização, já que está sobre uma falha geológica, cercada por abismos marinhos, no encontro entre as placas tectônicas sul-americana e africana.
Especialistas da UFRN estudam esse fenômeno com a ajuda de um sismógrafo, instalado na ilha em 2009, e afirmam que ao menos cinco tremores são sentidos anualmente na região, sendo que a maioria deles tem intensidade inferior a cinco graus de magnitude.
Lugar inóspito
Com uma área de 17 mil m² e apenas 18 metros de altitude, São Pedro e São Paulo é um território guardado pela Marinha do Brasil, que mantém funcionando no local – há 14 anos --uma estação científica habitada constantemente por pesquisadores de diversas universidades.

Apenas uma ilha, a de Belmonte, é habitada e tem algum tipo de vegetação. O restante é ocupado por caranguejos e aves como o atobá-marrom (Sula leucogaster). O revezamento de pessoas ocorre graças ao trabalho do Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo (Proarquipelago), cuja manutenção é coordenada pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm), ligado ao governo federal.
Fonte G1

Ondas brilhantes vistas no mar da Califórnia à noite intrigam moradores


Um misterioso brilho azulado visto à noite no mar da Califórnia, nos EUA, intrigou os moradores por uma semana. A explicação pode estar em uma reação química feita por algas chamada bioluminescência.
O problema é que o fenômeno ocorrido na praia de Swami, famoso point de surfistas no Pacífico, pode ser prejudicial aos peixes, pois diminui oxigênio da água.
Onda brilhante (Foto: Daily Mail/Reprodução)Ondas brilhantes foram vistas por uma semana em praia de surfistas nos EUA (Foto: Daily Mail/Reprodução)
Durante o dia, o mar sofre a chamada maré vermelha, que costuma pigmentar a água com uma cor castanho-avermelhada.
A bioluminescência é um pouco rara de aparecer na costa, e costuma ser mais visível em alto-mar, ao redor de navios. Além das algas, espécies marinhas que vivem nas profundezas dos oceanos emitem luz.
Fonte G1

Quinta-feira (12) com tempo fechado e chuvoso na Capital paulista

A atuação de uma frente fria deixa a quinta-feira (12) com tempo fechado e chuvoso na Grande São Paulo e Capital. Os termômetros hoje cedo registravam em média 15,0ºC, com taxas elevadas de umidade relativa do ar, em torno dos 90%. Ao longo do dia as condições meteorológicas não mudam. As chuvas atingem toda a região metropolitana com intensidade leve, porém em alguns momentos podem registrar picos de chuva moderada. A temperatura máxima não supera os 21,0ºC.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Na sexta-feira (13) o sistema frontal perde força e se afasta do litoral do Estado de São Paulo. O tempo abre e quem ganha força é o frio. Uma massa de ar polar na retaguarda da frente fria derruba as temperaturas entre a sexta-feira (14) e o domingo (15).

Há previsão de recorde de temperatura mínima para a Capital paulista, uma vez que o menor valor do ano foi registrado no dia 02 de maio com 10,5ºC, segundo dados do Mirante de Santana, órgão do Inmet. A mínima prevista na próxima madrugada é de 10,0ºC enquanto que a máxima não ultrapassa os 19,0ºC.

No sábado (14) as condições atmosféricas não mudam muito. Tempo aberto, com predomínio de Sol entre poucas nuvens ao longo do dia. O ar frio polar derruba ainda mais as temperaturas, com mínima prevista de 8,0ºC. A máxima mais uma vez fica baixa e não supera os 20,0ºC.
Fonte CGE

Número de mortos em avalanche no Mont Blanc sobe a 9 na França

Três novos corpos foram encontrados nesta quinta-feira (12), elevando a 9 o número de mortos pela avalanche no Mont Maudit, situado no maciço do Mont Blanc, informou o prefeito do departamento francês de Alta Saboya.
"Acabamos de descobrir dois corpos sob a avalanche (e depois) um terceiro", disse à imprensa Philippe de Rumigny, o prefeito do departamento.
A avalanche aconteceu por volta das 5h locais (0h de Brasília). Há nove feridos, e quatro pessoas seguem desaparecidas.
A emissora “France Info” informou que o desmoronamento aconteceu a 4.345 metros, em uma das vias de acesso ao Mont Blanc, muito frequentado por alpinistas no verão (no Hemisfério Norte).
Equipe de resgate sobrevoa o Mont Blanc de helicóptero nesta quinta-feira (12) (Foto: AFP)Equipe de resgate sobrevoa o Mont Blanc de helicóptero nesta quinta-feira (12) (Foto: AFP)
Segundo a prefeitura, a avalanche é "a mais mortífera destes últimos anos" e afetou dois grupos de montanhistas.
As operações de resgate seguiam em andamento durante a manhã.
O ministro do Interior francês, Manuel Valls, que visitará Chamonix, expressou sua "grande tristeza" e sua "grande emoção", e assegurou que "a busca segue em andamento para tentar encontrar os desaparecidos".
As autoridades realizarão uma investigação para determinar a origem da avalanche.
O último acidente grave nos Alpes franceses ocorreu no dia 24 de agosto de 2008, quando oito alpinistas - três suiços, um guia austríaco e quatro alemães - morreram em uma avalanche no Mont Blanc de Tacul, uma das montanhas do maciço.
O Mont Maudit, de 4.465 metros, é um dos itinerários para chegar ao Mont Blanc e forma parte da "via dos três montes", junto ao Mont Blanc de Tacul e ao Mont Blanc.

Corpo de vítima é trazido para hospital em Chamonix nesta quinta-feira (12) (Foto: AFP) 
Corpo de vítima é trazido para hospital em Chamonix nesta quinta-feira (12) (Foto: AFP)
Fonte G1

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Previsão do tempo para o Sudeste


 
Na quarta-feira, uma nova frente fria avança por São Paulo. No centro-leste e no oeste do Estado, o predomínio é de sol, aumento das nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas, o ar seco segue atuando e deixa o tempo aberto e firme.
Fonte Climatempo

terça-feira, 10 de julho de 2012

Terça-feira (10) com sol e temperatura em elevação em São Paulo

A terça-feira (10) começou com céu nublado e névoa úmida na Grande São Paulo. No momento os termômetros marcam 12ºC nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul e Campo de Marte, na Zona Norte. Em Guarulhos, o aeroporto Internacional de São Paulo registra apenas 11ºC. O sol aparece no decorrer do dia favorecendo a elevação das temperaturas. A umidade relativa do ar cai para 40% no período da tarde e não há expectativa de chuva. A máxima atinge os 22ºC.

Tendência para os próximos dias:
A quarta-feira (11) terá sol entre nuvens pela manhã. A propagação de áreas de instabilidade associadas a uma nova frente fria muda o tempo a partir da tarde. A nebulosidade aumenta, ocorrem rajadas de vento e as pancadas de chuva acontecem de forma isolada. Mínima de 14ºC e máxima de 22ºC.

Na quinta-feira (12) o sistema frontal deixa o tempo nublado e chuvoso na Capital paulista. A intensidade da chuva varia de fraca a moderada. Por conta da cobertura de nuvens e da precipitação, a temperatura máxima cai. A mínima será de 15ºC e a máxima não deve passar dos 20ºC.

Os modelos numéricos de previsão indicam que o próximo final de semana será de tempo bom e temperaturas baixas. Não há previsão de chuva.
Fonte CGE

domingo, 8 de julho de 2012

Frente fria avança pelo sul e sudeste do Brasil neste domingo


  •  
Mapa mostra condições do tempo no Brasil (Foto: Reprodução/CPTEC)Mapa mostra condições do tempo no Brasil
(Foto: Reprodução/CPTEC)
O avanço de uma frente fria pelo sul e sudeste do Brasil deve baixar as temperaturas na  tarde deste domingo (8) no Rio de Janeiro e em São Paulo, segundo a previsão do tempo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O dia começou frio e chuvoso no Rio e em São Paulo. Na capital fluminense, a temperatura não deve passar dos 24°C neste domingo. Em SP, a temperatura cai ainda mais e não deve passar dos 16°, segundo o Inpe.

Há possibilidade de geada no interior gaúcho e catarinente, e no sudoeste do Paraná. A temperatura pode chegar a -1°C na região serrana do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A massa de ar frio atinge ainda o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e parte de Rondônia e do Acre.

No Nordeste, a previsão é de chuva mais fraca no litoral. Faixa que vai do norte do Maranhão até a região Norte terá variação de nebulosidade e pancadas de chuva. O litoral entre o Rio Grande do Norte e Alagoas também ficará com o tempo nublado e previsão de chuva.

É esperado tempo quente e ar seco entre o norte de Goiás, nordeste de Mato Grosso, Distrito Federal, sul dos estados do Pará, Maranhão e Piauí, além do oeste da Bahia e Tocantins.
Início da semanaA partir da segunda-feira (9), segundo o Inpe, embora a temperatura comece a se elevar gradativamente, o sul e o sudeste continuarão frios. As temperaturas seguirão baixas no sul do Rio e leste de São Paulo, sudeste de Minas Gerais e na região Sul.
Ainda haverá chance de geada ao amanhecer no nordeste do RS e no sul de Santa Catarina.
Fonte G1

Temperatura cai em SP e Defesa Civil decreta estado de alerta


A baixa temperatura registrada neste domingo (8) levou a Defesa Civil a decretar estado de alerta em toda a cidade. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, a média na capital paulista era de 13ºC por volta das 14h30, mas a sensação térmica estava em torno de 10ºC. O estado de alerta foi decretado às 7h30 e era mantido até o horário.
Além do frio, os paulistanos enfrentam uma chuva fraca neste domingo. A temperatura despencou por causa do avanço de uma frente fria. A máxima registrada em São Paulo neste sábado (7) foi de 22ºC, segundo o CGE, e a deste domingo não deve passar dos 16ºC. A temperatura mínima, registrada durante esta madrugada, foi de 11ºC.
Caso haja algum chamado para remoção de moradores de rua para o 199, será encaminhado à Central de Atendimento Permanente de Emergência (CAPE) por meio do número 3397-8850 e 3228-5554, do serviço municipal 156 e Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).Estado de alerta
A partir da decretação, os atendentes do telefone de emergência (199) da Defesa Civil avisam os serviços de assistência social, de saúde, Guarda Civil Metropolitana e Subprefeituras sobre acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de risco.
Fonte G1