z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Madrugadas de junho em São Paulo foram menos frias do que o normal


As madrugadas desta última semana de junho foram frias na cidade de São Paulo, com temperatura mínima em torno dos 12ºC, mas mesmo assim, o mês vai terminar com menos fria do que deveria ter. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia feitas no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, a média das temperaturas mínimas registradas em 29 dias foi de 14,6ºC. Este valor que está 2,4ºC acima da temperatura mínima padrão para junho que é de 12,2ºC. Mas as tardes de junho estão com frio dentro do normal. A média das temperaturas máximas, até o dia 28, estava em torno dos 22ºC.
As madrugadas de junho de 2011 foram muito mais frias do que as deste ano. A temperatura mínima ficou abaixo ou igual do valor de referência, 12,2ºC, em 21 dias. Este ano, até o dia 29, isto aconteceu apenas em 4 dias.

Pouco frio na primeira quinzena de julho
Não há previsão de frio intenso para São Paulo durante a primeira quinzena de julho. É pouco provável que a temperatura fique abaixo dos 10ºC. A circulação de ventos sobre o Brasil está causando um bloqueio atmosférico, que vai impedir a chegada das massas polares intensas.
Fonte Climatempo

Terremoto atinge a China perto da fronteira com o Cazaquistão


Um terremoto de magnitude 6,3 foi registrado no oeste da China na manhã de sábado (horário local), perto da fronteira com o Cazaquistão, afirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O terremoto, inicialmente reportado como de magnitude 6,5, aconteceu às 5h07 (18h07 de sexta-feira em Brasília) e teve epicentro a 151 quilômetros sudoeste da cidade de Shihezi, na província de Xinjiang.
"É uma área montanhosa remota e muito tranquila que é pouco povoada. No momento não temos nenhum relato de qualquer vítima ou dano, mas estamos acompanhando de perto", disse o geofísico do serviço norte-americano, Chen Shengzao, à Reuters por telefone desde Golden, no Colorado.
O serviço geológico disse que o terremoto foi muito raso, somente 9,8 km abaixo da superfície terrestre. Chen afirmou que o tremor pode ter sido amplamente sentido devido à magnitude e profundidade. Um abalo sísmico de magnitude 6,3 é capaz de causar danos severos.
Fonte Terra

Predomínio de sol com elevação gradual das temperaturas nesta sexta-feira (29)

As condições do tempo seguem estáveis nesta sexta-feira (29), que começou com poucas nuvens e termômetros em torno dos 12,0ºC. O sol já predomina e provoca a elevação das temperaturas que atingem os 25,0ºC no período da tarde.

Em contrapartida, as taxas de umidade relativa do ar continuam baixas nas horas mais quentes do dia, em torno dos 35%. Hoje será mais um dia com grande amplitude térmica e sem previsão de chuvas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Nos próximos dias não são previstas mudanças significativas nas condições atmosféricas. A estabilidade vai garantir um final de semana sem chuvas. As manhãs ainda ficam frias com mínimas em torno dos 12,0ºC, enquanto que no período da tarde a temperatura chega aos 26,0ºC. Alerta-se para índices de umidade relativa do ar, que nos próximos dias podem ficar abaixo dos 30%.

A sequência de dias com tempo seco aumenta o risco de focos de queimadas, bem como eleva os níveis de poluição, que interfere diretamente na saúde das pessoas. Para saber mais acesse em nossa pagina o link "Umidade Relativa do Ar".
Fonte CGE

Nevoeiro mantém Santos Dumont fechado e afeta trânsito e barcas

O forte nevoeiro que atinge o Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (29) prejudica o funcionamento de alguns serviços. O Aeroporto Santos Dumont, no Centro da cidade, que abriria às 6h, permanecia fechado às 7h20 para pousos e decolagens. As informações são da Infraero.
Até as 7h, de 12 voos previstos, três foram cancelados e dois voos estavam atrasados. Segundo a Infraero, pelo menos três voos foram alternados para o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) que, por sua vez, operava apenas com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens. Até as 7h, de 19 voos programados, três foram cancelados e um estava atrasado.
Na Ponte Rio-Niterói, a baixa visibilidade causada pela neblina deixava o trânsito intenso, com pontos de lentidão, às 7h25, desde os acessos, em Niterói, na Região Metropolitana, até a grande curva, na pista sentido Rio.
A neblina também interfere no funcionamento das barcas que circulam pela Baía de Guanabara. De acordo com a concessionária Barcas S/A, as embarcações operam com velocidade reduzida. Às 7h35, havia filas de aproximadamente 5 minutos e as embarcações da linha Niterói-Praça XV circulavam com intervalos de 10 minutos.
Cidade ficou encoberta pelas nuvens nesta sexta (Foto: Marcos Teixeira Estrella/TV Globo) 
Cidade ficou encoberta pelas nuvens nesta sexta (Foto: Marcos Teixeira Estrella/TV Globo)
Fonte G1

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Capital paulista registra nevoeiro ao amanhecer desta quinta-feira (28)

Mais uma manhã típica de inverno com formação de neblina e nevoeiro nas primeiras horas do dia. A quinta-feira (28) começou com termômetros na casa dos 12,0ºC e restrição de visibilidade nos aeroportos e rodovias que chegam à Capital paulista. O predomínio de sol vai favorecer a elevação das temperaturas, que chegam facilmente aos 24,0ºC.

Sem chuvas há praticamente uma semana e com a presença de uma massa de ar seco, os índices de umidade relativa do ar ficam cada vez mais baixos nas horas mais quentes do dia. A menor taxa deve ficar em torno ou ligeiramente abaixo dos 45%.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Nos próximos dias não são previstas mudanças significativas nas condições atmosféricas. A estabilidade vai garantir um final de semana sem chuvas. As manhãs ainda ficam frias com mínimas em torno dos 12,0ºC, enquanto que no período da tarde a temperatura chega aos 26,0ºC. Alerta-se para índices de umidade relativa do ar, que nos próximos dias podem ficar abaixo dos 30%
Fonte CGE

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Tempestade "Debby" deixa 3 mortos na Flórida


Americanos lamentam perdas: tempestade deixou três mortos e dezenas de casas e estabelecimentos inundados. Foto: AP
Americanos lamentam perdas: tempestade deixou três mortos e dezenas de casas e estabelecimentos inundados
Foto: AP

As autoridades da Flórida confirmaram nesta quarta-feira a morte de três pessoas em decorrência do fenômeno meteorológico "Debby", que atingiu o estado americano como tempestade tropical após passar pelo Golfo do México e agora, já debilitado, circula pelo Atlântico.
A equipe estadual de atendimento de emergências da Flórida informou nesta quarta-feira em comunicado que as mortes ocorreram no domingo nos condados de Pinellas, Highlands e Polk. Até agora, haviam sido anunciadas a morte de duas pessoas, mas as autoridades não tinham confirmado esses dados.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos indicou em seu boletim das 18h (horário de Brasília) que "Debby" já perdeu suas características de depressão tropical e se encontra no Atlântico, 295 quilômetros ao leste de Santo Agostinho (Flórida).
Uma das vítimas é Heather Town, uma mulher de 32 anos, moradora da cidade de Venus, no condado de Highlands, no centro da Flórida. Ela morreu quando tentava proteger a filha de três anos de uma rajada de vento que as arrastou por quase 100 metros rumo ao interior de uma floresta próxima a sua casa.
O corpo da mulher foi encontrado com a menina ainda viva nos braços. A criança está hospitalizada.
No condado de Polk, a vítima foi uma jovem de 21 anos, cujo veículo deslizou sobre a água e caiu. Em Pinellas, morreu um homem de 71 anos, Armando Pérez, encontrado morto do lado de fora de sua casa, em uma área bastante castigada pelas chuvas.
"A autópsia foi realizada e confirma que o homem morreu afogado, embora seus problemas cardíacos tenham agravado", anunciou nesta quarta-feira o escritório do xerife do condado de Pinellas sobre o incidente na cidade de Indian Rocks Beach. Ele estava justamente esperando que um de seus filhos fosse buscá-lo para levá-lo a uma área mais segura.
O homem achou que o filho já havia chegado e saiu de sua casa. Mas quando o filho realmente chegou, encontrou o corpo do pai sobre a água na vizinhança, detalhou o escritório do xerife em comunicado.
"Debby" deixou cerca de 11 mil pessoas sem eletricidade na Flórida, segundo os dados da equipe estadual de atendimento de emergências. Milhares também ficaram sem abastecimento de água e muitas tiveram de deixar suas casas.
Fonte Terra

Céu nublado com elevação gradual das temperaturas nesta quarta-feira (27)

Manhã de quarta-feira (27) com muitas nuvens, restrição de visibilidade provocada por névoa úmida e temperaturas ao amanhecer na casa dos 13,0ºC na Capital paulista. Nas próximas horas a quantidade de nuvens diminui e o sol provoca a elevação das temperaturas.

Hoje a máxima chega aos 22,0ºC, enquanto que as menores taxas de umidade relativa ficam próximas dos 50% no período da tarde. A estabilidade atmosférica garante mais um dia sem previsão de chuvas para a Grande São Paulo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
As condições meteorológicas seguem estáveis, e os dias passam a ter "grande amplitude térmica", ou seja, a diferença entre a temperatura máxima e a mínima registrada no mesmo dia. Ainda faz frio nas madrugadas com mínimas em torno dos 13,0ºC e máximas de 25,0ºC até o próximo final de semana.

Essa condição de tempo seco com grande amplitude térmica provoca a diminuição dos índices de umidade relativa do ar, que ao longo da semana podem ficar abaixo dos 40%.
Fonte CGE

terça-feira, 26 de junho de 2012

Até congelamento 'planejado': como animais enfrentam frio extremo?

Animais usam diferentes meios para sobreviver ao frio. Foto: Getty Images Animais usam diferentes meios para sobreviver ao frio
Foto: Getty Images
Sem casacos, cobertores, aquecedores ou lareiras, nos períodos mais frios do ano, os animais têm diferentes maneiras de proteger o corpo das baixas temperaturas. As aves e os mamíferos produzem calor a partir de seu próprio metabolismo, além de terem pelos e penas, que funcionam como bons isolantes térmicos. Também há bichos que passam o inverno congelados e outros que acumulam gordura como uma espécie de cobertor natural. Conheça diferentes maneiras de manter animais protegidos do frio.
Como arrepiar as penas protege o pica-pau do frio?
Quando faz muito frio durante a noite, os pica-paus arrepiam todas as suas penas, criando uma camada de isolamento térmico. Isso acontece porque, entre as penas, formam-se bolsões de ar que envolvem o corpo do animal. Por não entrar em contato com o ambiente, o ar permanece aquecido.
Os pica-paus também costumam girar o pescoço para colocar o bico debaixo de uma das asas, protegendo a cabeça do frio e respirando o ar quentinho que está preso entre as penas. Esses animais, dependendo da espécie, podem viver solitários, em pequenos bandos ou em casais e se alimentam basicamente de insetos.
Congelar-se pode ser a saída do sapo?
Alguns sapos que vivem no centro e no norte dos Estados Unidos fazem parte do grupo das pseudacris - animais que, em regiões muito frias, passam o inverno congelados. As pseudacris liberam substâncias no sangue, semelhantes à glicose, que impedem que o gelo forme pontas cortantes que possam feri-las. Elas têm ainda mecanismos bioquímicos para se proteger da morte das células, explica o professor Reuber Brandão, da Universidade de Brasília (UnB).
Enquanto estão congeladas, as pseudacris permanecem em estado de torpor, semelhante à hibernação. Quando a temperatura volta a subir, elas descongelam e acordam. No Brasil, as espécies de sapos acumulam gordura nos períodos mais quentes e, no inverno, ficam em lugares mais abrigados, como cascas de árvores, ou se enterram, entrando em estado de torpor sem congelar.
Onde dormem os beija-flores no inverno?
Durante o inverno, os beija-flores procuram um galho para pousar e passar a noite, quando entram em estado de torpor. Segundo o professor de zoologia da Universidade de Brasília (UnB) Miguel Ângelo Marini, essa é a resposta fisiológica que permite a essas aves sobreviver à ausência de alimentos e à baixa temperatura, diminuindo seu metabolismo e batimentos cardíacos. Ao amanhecer, os beija-flores ficam bastante ativos, procurando alimentos - basicamente, néctar das flores - enquanto houver sol.
Por quanto tempo o urso hiberna?
Os ursos são animais famosos pelo hábito da hibernação, estado em que permanecem pelos três meses do inverno. Eles vivem em ambientes em que o frio é rigoroso, como no Círculo Polar Ártico. Quando o dia começa a ficar curto em relação à noite, os ursos liberam hormônios que determinam o comportamento de comer e hibernar.
Então, eles procuram alimento desesperadamente, pois nos próximos meses ficarão sem comer. Depois, acham um abrigo, encolhem-se e o metabolismo baixa. O ritmo cardíaco, que normalmente é de 70 a 100, cai para cinco batimentos por minuto. A temperatura, que ficava em torno de 37ºC, vai para cerca de 15ºC ou menos. Quando muda a relação entre o tempo do dia e o da noite, o processo se inverte. O animal acorda e precisa usar o que restou em suas reservas de gordura e de energia para buscar alimento.
Borboleta também migram para fugir do frio?
Sim. Não são apenas as aves que têm o hábito de migrar para regiões mais quentes no inverno. As borboletas monarcas, que vivem no norte dos Estados Unidos e no sul do Canadá a maior parte do ano, migram para o México quando começa a esfriar, procurando um bom lugar para sobreviver.
Esse processo é feito em bandos formados por milhares de borboletas, que podem voar cerca de 3 mil km. Elas encontram no México um lugar com temperatura adequada, onde podem viver normalmente. Lá, se reproduzem e encontram néctar, seu principal alimento. Passado o inverno, retornam à sua terra natal.
Insetos também hibernam?
As joaninhas que vivem nos Estados Unidos hibernam em grupos durante o inverno, imóveis e protegidas debaixo de folhas. Elas têm um sistema que impede o congelamento de suas células, adaptação que possibilita que vivam em uma região em que há neve e geadas. Se a água que fica dentro da célula congelasse, o aumento de volume na transformação do líquido para o gelo causaria o seu rompimento, levando o inseto à morte.
De acordo com Kiniti Kitayama, professor aposentado de entomologia da UnB, a joaninha é um grande predador de pulgões, inseto que também passa o inverno hibernando.
Como o lagarto teiú se protege do frio?
Diferentemente dos mamíferos e das aves - homeotermos, que mantêm a temperatura relativamente constante devido à atividade metabólica -, os répteis necessitam do calor do ambiente para se aquecer, geralmente do sol. Nas regiões mais ao sul do País, onde é mais frio, o lagarto teiú passa o inverno em um processo de dormência, com queda da temperatura corpórea.
De acordo com Ricardo A. Guerra Fuentes, doutor em zoologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), eles procuram um abrigo e se resguardam por cerca de três meses, normalmente embaixo de galhos ou pedras. São animais onívoros, ou seja, comem de tudo, de frutas a animais menores.
A gordura da baleia ajuda a protegê-la do frio?
A gordura corporal é a principal proteção da baleia às baixas temperaturas, funcionando como um retentor de calor. Com cerca de 40 cm de espessura, a gordura funciona como um cobertor e mantém o corpo do animal entre 37ºC e 38ºC mesmo em águas a 2ºC.
As baleias aproveitam o verão no Hemisfério Sul para se alimentar no Oceano Antártico, acumulando gordura para poder voltar para a região tropical, onde ficam sem alimento durante todo o período de reprodução.
Que animais se escondem em buracos?
Esquilos e pequenos roedores são animais sensíveis a baixas temperaturas, pois seu corpo tem pouca massa em relação ao tamanho da região que fica exposta, realizando muitas trocas de calor. Para se proteger do frio, eles se escondem em buracos que ficam aquecidos com seu próprio calor. Outras espécies de roedores, que não têm habilidades para cavar, utilizam tocas abandonadas por outros animais ou galhos ocos.
Tanto a madeira quanto a terra coberta por folhas são excelentes isolantes térmicos, mantendo temperatura constante, segundo Jader Marinho Filho, professor do departamento de zoologia da Universidade de Brasília. Os roedores têm uma dieta rica em gorduras e óleos vegetais, alimentos altamente energéticos, e podem ser encontrados em todo o Sudeste e Sul brasileiros.
Algum animal hiberna em grupo?
As cascavéis procuram abrigo em lugares em que haja pouca perda de calor, como buracos na terra, e hibernam em grupos. Como os demais répteis, a cobra precisa de uma fonte de energia externa para atingir uma temperatura mínima em que possa realizar suas atividades metabólicas.
Na medida em que temperatura cai, elas encontram maiores dificuldades para comer e se reproduzir. As cascavéis podem ser encontradas em quase toda a América e têm os ratos como base de sua alimentação.
Fonte Terra

Inicio de manhã com variação de nuvens e baixas temperaturas

A manhã de terça-feira (26) começa com variação de nebulosidade e baixas temperaturas na cidade de São Paulo. Durante a madrugada os termômetros atingiram mínima de 10°C nas estações meteorológicas automáticas de Tremembé e Pirituba. Agora. A temperatura média da Capital oscila em 13°C, e tende a se elevar nas próximas horas, podendo atingir máxima de até 22°C no período da tarde. Não há previsão de chuva.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Nos próximos dias o tempo se mantém estável e, por conta disso, não há previsão de chuvas para a Capital. As temperaturas variam entre mínimas de 13,0ºC e máximas em torno dos 23,0ºC.

As manhãs ainda serão marcadas por ocorrência de nevoeiro e neblina causada pelo resfriamento noturno. Amanhã o dia deve começar com termômetros na casa dos 14,0ºC e a máxima à tarde chega aos 22,0ºC.

As simulações mais recentes indicam tempo seco durante toda a semana com queda gradual dos índices de umidade relativa do ar.
Fonte CGE

Chuva causa bolsão d'água e complica trânsito em Copacabana



Avenida Atlântica apresentou bolsões d'água nesta manhã (Foto: G1) 
Avenida Atlântica apresentou bolsões d'água nesta manhã (Foto: G1)

Um bolsão d'água causa retenções, na manhã desta terça-feira (26), na Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, como mostrou o Bom Dia Rio. Por volta das 7h, um carro enguiçou perto da Avenida Rainha Elizabeth.
De acordo com o Centro de Operações Rio, desde cedo chove moderado em Copacabana. Por causa do mau tempo, o município do Rio está em estágio de atenção desde as 6h30. A previsão é de chuva moderada na Zona Sul.
Rua Bulhões de Carvalho também apresentou pontos de alagamento (Foto: G1) 
Rua Bulhões de Carvalho também apresentou pontos de alagamento (Foto: G1)

Ainda na Zona Sul, o tráfego era lento, às 7h05, na Autoestrada Lagoa-Barra, no sentido Gávea, na altura de São Conrado. Na Zona Norte, a movimentação era intensa na Radial Oeste, sentido Centro.
Fonte G1

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Aeroportos de SP, Rio e Curitiba ainda registram atrasos devido ao mau tempo


AE
Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, opera por instrumentos por conta da neblina
Devido à forte neblina que atingiu São Paulo na manhã desta segunda-feira, o aeroporto de Congonhas ficou fechado para pousos das 6h às 9h41. Segundo a Infraero, operaração de pousos e decolagens é feita por instrumentos. Entre 9h50 e 10h22, a sala de embarque ficou fechada, gerando acúmulo de passageiros no saguão e longas filas para embarque. 

AE
Fila de passageiros para embarque no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo
Até as 16h, dos 153 voos programados em Congonhas, 99 (64,7%) saíram com atraso, 27 (17,6%) estavam atrasados na última hora e 36 (23.5%) foram cancelados.
O nevoeiro afetou também o funcionamento do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, que opera por instrumentos por causa da baixa visibilidade. Apesar de estar aberto para pousos e decolagens, dos 154 voos previstos, 29 (18,8%) registraram atraso e 9 (5,8%) haviam sido cancelados até as 16h.
No aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, dos 108 voos programados até as 16h, 50 (46,3%) tiveram atraso e 22 (20,4%) haviam sido cancelados.
Em todo o Brasil, dos 1.755 voos previstos, 490 (27,9%) atrasaram durante o dia e 112 (6,4%) estão atrasados na última hora. Outras 154 (8,8%) decolagens foram canceladas.
Curitiba
O aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, também ficou fechado para pousos entre 3h15 e 9h31 desta segunda-feira. As operações ocorrem com auxílio de instrumentos. Dos 76 voos programados até as 16h, 45 (59,2%) atrasaram e 19 (25%) foram cancelados.
Fonte iG

Manhã com nevoeiro e variação de temperaturas

Manhã de segunda-feira (25) começa com nevoeiro e variação de temperatura. As estações meteorológicas do CGE registram temperaturas em torno de 14°C em toda Capital e elevação para as próximas horas, os aeródromos de Campo de Marte (Zona Norte) e Congonhas (Zona Sul) registram nevoeiro e ventos calmos, a umidade relativa é de 95% podendo atingir facilmente 60%. 
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
A próxima semana inicia com tempo seco e sem chuvas. O amanhecer terá céu nublado com probabilidade de nevoeiro e neblina, condição meteorológica que reduz significativamente a visibilidade nos aeroportos e rodovias.
As temperaturas se mantêm baixas e, entre a segunda (25) e a próxima terça-feira (26) oscilam entre mínimas de 11,0ºC e máximas que não superam os 23,0ºC. Ao longo da semana as taxas de umidade relativa do ar durante as tardes tendem a ficar mais baixas em função da falta de chuva.
Fonte CGE

Com neblina, Congonhas fica fechado para pousos

O aeroporto de Congonhas, na Zona de São Paulo, permanecia fechado para pousos na manhã desta segunda-feira (25), reflexo da neblina que atingia a região. O aeroporto, que abre às 6h, iniciou suas operações apenas com as decolagens sendo realizadas por instrumentos.
No balanço das 8h, dos 32 voos previstos, três tiveram atraso e dois foram cancelados.
Já o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, operava por instrumentos no mesmo horário. Um voo da TAM que chegaria em Guarulhos às 3h15, vindo de Bogotá, e um voo da Webjet, de Salvador, foram desviados para o aeroporto do Galeão,  no Rio de Janeiro. Segundo a Infraero, entre 0h e 8h estavam previstas 64 partidas – dez sofreram atrasos e quatro foram canceladas.
Fonte G1

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Previsão do Tempo para o Sudeste


Neste sábado, o tempo fica fechado e ocorrem chuviscos no litoral de São Paulo, no Vale do Paraíba, no centro-sul do Rio de Janeiro e na Zona da Mata mineira. O sol aparece pouco entre muitas nuvens e chove no decorrer do dia na Grande BH, no leste mineiro, no norte fluminense e no centro-sul do Espírito Santo. O sol predomina nas demais áreas paulistas e no norte mineiro. Nas demais áreas, predomínio de sol e chuva a partir da tarde. A temperatura segue baixa.



Neste domingo, uma massa de ar seco de origem polar ganha força e o tempo abre no Sudeste. Nevoeiro ao amanhecer em São Paulo. A temperatura segue baixa. Ainda há previsão de chuva no decorrer do dia e o sol aparece pouco entre muitas nuvens no norte do Espírito Santo. No leste de Minas Gerais, no centro-sul do Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o céu fica com muitas nuvens, mas não chove. Nas demais áreas, o tempo fica firme e aberto e não chove.
Fonte Climatempo

TOP 5 - As capitais mais frias do mundo



A TViG preparou uma lista com as capitais mundiais que registraram as temperaturas mais baixas de todos os tempos. Veja:

5º lugar - Ottawa (Canadá) - 30,9ºC

4º lugar - Minsk (Bielorússia) - 39,1ºC

3º lugar - Moscou (Rússia) - 39,7ºC

2º lugar - Ulaanbaatar (Mongólia) -49ºC

1º lugar - Astana (Cazaquistão) - 51ºC

Fonte iG

Céu encoberto com temperaturas amenas em toda a Capital paulista

O dia de sexta-feira (22) amanhece com céu encoberto e temperatura em torno dos 16ºC na maioria dos bairros paulistanos, conforme dados das estações meteorológicas automáticas do CGE. Embora as últimas imagens de radar não indiquem precipitações significativas, é possível que haja chuviscos até o inicio da tarde. A temperatura máxima para o dia de hoje pode chegar aos 21ºC. 

TENDÊNCIA:
As simulações mais recentes indicam que o tempo permanece fechado e chuvoso pelo menos até a manhã da sexta-feira (22). A partir da tarde a condição será de céu nublado e sem precipitação. A temperatura varia entre mínima de 13,0ºC e máxima de 21,0ºC.
Com o afastamento gradual do sistema frontal para o Oceano, nos próximos dias o tempo volta a ficar firme e estável. O ingresso de uma massa de ar mais seco e frio provoca queda das temperaturas no fim de semana. As mínimas ficam em torno dos 10,0ºC e as máximas por volta dos 22,0ºC. Além disso, a sensação de frio será acentuada pelos ventos, que passam a soprar do mar em direção à faixa leste do Estado de São Paulo.  
Fonte CGE

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Chuva afeta mais de 62 mil pessoas em todo o Paraná, afirma Defesa Civil


Ponte férrea foi destruída pela água em Andirá, no Paraná (Foto: Airton Ferreira)Ponte férrea foi destruída pela água em Andirá, no Paraná (Foto: Airton Ferreira/Arquivo pessoal)









De acordo com a Defesa Civil do Paraná, o número de pessoas afetadas pelas chuvas subiu de 57.971 para 62.658. Os novos números foram divulgados na tarde desta quinta-feira (21). Agora, já são 23 cidades que registraram problemas. A maioria fica nas regiões norte e noroeste do estado.
A cidade onde mais pessoas foram afetadas pela chuva ainda é Londrina, com 50 mil pessoas. Outras 6 mil também sofrem com a chuva em Santo Antônio da Platina. Na cidade, há 30 pessoas desalojadas e outras 40 desabrigadas.

Ponte destruída 
Já no município de Bandeirantes, cidade com 32 mil habitantes, há 695 pessoas desalojadas e outras 150 desabrigadas. Em Jacarezinho, as enxurradas dos últimos dias deixaram 296 desalojados.
Imagens registradas pelo comerciante Airton Ferreira mostram que a água destruiu uma ponte férrea entre Andirá e Bandeirantes. Segundo Airton Ferreira, as fotos foram feitas por volta das 13h desta quinta-feira. A Defesa Civil afirma que 10 casas foram danificadas na cidade.
Os outros municípios atingidos são Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cambará,Cornélio Procópio, Godoy Moreira, Ibiporã, Jaboti, Jataizinho, Mandirituba, Maringá,Porecatu, Querência do Norte, Rolândia, Santa Tereza do Oeste, Santana do Itararé,Santo Inácio e Sertaneja.
Estradas
Várias rodovias estaduais estão interditas por causa de desmoronamentos e alagamentos. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), por volta das 10h, trechos das PRs 458, 534, 431,439, 151, 450, 650, 090, 542,552, 458 e 340 estavam interditados.
Ponte destruída fica em distrito rural (Foto: Airton Ferreira)Ponte destruída fica em distrito rural (Foto: Airton Ferreira/ Arquivo pessoal)
A PR-436, entre os municípios de Bandeirantes e Itambaracá, está alagada. A ponte sobre o Rio das Cinzas foi interditada pelas autoridades. (Foto: Vinícius Osssvski Richter )A PR-436, entre os municípios de Bandeirantes e Itambaracá, está alagada. A ponte sobre o Rio das Cinzas foi interditada pelas autoridades. (Foto: Vinícius Osssvski Richter/ Arquivo pessoal )
Fonte G1

Tarde na Capital paulista segue com chuva leve em alguns bairros

O céu segue encoberto e com chuva leve nas Zonas Norte, Leste, Centro e Oeste. A temperatura gira em torno de 17,0ºC e a umidade relativa do ar em 88%.

De acordo com previsão dos meteorologistas do CGE, essa condição permanece durante toda a tarde e noite desta quinta-feira (21). As chuvas podem inclusive variar de intensidade leve à moderada em alguns bairros.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

O tempo permanece fechado e chuvoso pelo menos até o período da manhã da sexta-feira (22). A partir da tarde a condição será de céu nublado e sem precipitação. A temperatura varia entre mínima de 13,0ºC e máxima de 21,0ºC.

Nos próximos dias com o afastamento gradual do sistema frontal para o Oceano, o tempo volta a ficar firme e estável. O ingresso de uma massa de ar mais seco e frio provoca queda das temperaturas neste fim de semana. As mínimas ficam em torno dos 10,0ºC e as máximas por volta dos 22,0ºC.

Além disso, a sensação de frio será acentuada pelos ventos, que passam a soprar do mar em direção à faixa leste do Estado de São Paulo.
Fonte CGE

Capital paulista poderá ter recorde de frio no fim de semana


Chuva diminui e frio aumenta em SP no primeiro fim de semana do inverno

Há três dias, áreas de instabilidade de uma frente fria estão bloqueadas sobre o Estado de São Paulo provocando chuva generalizada. Durante a terça e a quarta-feira, volumes de chuva entre 100 e 200 milímetros foram observados em muitas áreas do centro-oeste e sul de São Paulo, causando o transbordamento de lagos, de rios e alagamentos.

A chuva desta semana está excessiva para junho, um mês que é em geral marcado pelos dias secos. A umidade elevada e a falta do sol estão atrapalhando muito a colheita do café e o corte da cana pelo interior paulista.

Nesta sexta-feira, outra frente fria avança rápido pelo Sul do Brasil e chega a São Paulo. Mas este sistema terá força para romper o bloqueio dos ventos que vem mantendo as nuvens pesadas paradas sobre São Paulo. A passagem desta nova frente fria vai livrar São Paulo das nuvens de chuva, mas vai deixar o ar muito gelado. As temperaturas nas madrugadas de sábado e do domingo devem ficar em torno dos 10ºC em quase todas as áreas do Estado, inclusive na capital.

Capital paulista poderá ter recorde de frio

No sábado, a umidade elevada misturada ao ar polar vai deixar uma sensação de muito frio na região da Grande São Paulo, o dia todo. No domingo, a nebulosidade diminui e o sol finalmente reaparece, mas o frio aumenta na madrugada e pode ser recorde, com temperatura abaixo dos 10ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, até agora, a menor temperatura deste ano no Mirante de Santana foi de 10,5ºC, em 2 de maio.
Fonte Climatempo

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tempo fechado e chuvoso na Grande São paulo e Capita

Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria provocam chuvas constantes em praticamente todo o Estado de São Paulo. A Capital paulista amanheceu nesta quarta-feira (20) com chuva generalizada e termômetros na casa dos 16,0ºC. Choveu durante toda a madrugada com intensidade fraca a moderada. O momento mais intenso da precipitação foi entre 01h30 e 02h30. O volume médio das chuvas registrado entre 00h e 07h foi de 32,3mm.

Por conta da duração das chuvas alguns rios e córregos estão com seus níveis elevados. A continuidade das chuvas aumenta o risco para transbordamentos de córregos e rios, bem como escorregamento de encostas e formação de alagamentos intransitáveis. Hoje a temperatura máxima não deve ultrapassar os 20,0ºC.

TENDÊNCIA:
Na quinta-feira (21), as instabilidades da frente fria continuam provocando chuva com intensidade moderada em boa parte do Estado de São Paulo incluindo a Capital. São esperados elevados volumes de chuva ao longo do dia, o que potencializa o risco para escorregamento de encostas e transbordamento de pequenos córregos. As temperaturas se mantém estáveis e não ultrapassam os 20,0ºC.

Na sexta-feira (22) ainda chove pelo menos até o período da manhã, porém com menores volumes. A partir da tarde o sistema frontal se desloca para o Oceano e a quantidade de nuvens volta diminuir no fim do dia. As temperaturas variam entre mínima de 14,0ºC e máxima de 22,0ºC.

O final de semana promete ser de tempo seco e sem previsão de chuvas. A mudança na direção dos ventos que passam a soprar do mar em direção à costa paulista e o ar frio na retaguarda do sistema frontal provoca sensação de frio para os paulistanos. As temperaturas ficam baixas e variam entre mínimas de 11,0ºC e máximas em torno dos 23,0ºC.

Fonte CGE

Inverno começa hoje com previsão de tempo instável no Sul e Sudeste

A previsão para esta quarta-feira é de tempo instável no Sul e Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o tempo segue abafado com períodos de chuva no primeiro dia do inverno.

No Sudeste, a previsão é de tempo encoberto com chuva e trovoadas em São Paulo. As temperaturas caem na capital paulista, que tem chuva a qualquer hora do dia, com os termômetros variando entre 15°C e 20°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Rio de Janeiro (RJ) tem tempo parcialmente nublado a nublado com chuva no fim do dia - a máxima será de 30°C. Em Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG), máxima de 30°C e 27°C, respectivamente.
No Sul, o tempo fica encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas. Paraná pode ter chuva forte com queda de granizo em áreas isoladas. Em Curitiba (PR), a temperatura varia entre 12°C e 18°C, enquanto em Florianópolis (SC), a máxima será de 20°C com tempo instável. Porto Alegre (RS) tem nevoeiro e não passa dos 18°C.
No Centro-Oeste, o céu fica nublado com chuvas isoladas no Mato Grosso e possibilidade em Goiás. Máxima de 27°C em Brasília (DF) e 30°C em Goiânia (GO), onde a umidade pode chegar aos 30%. Os termômetros não passam dos 24°C em Campo Grande (MS), que tem possibilidade de chuva forte com trovoadas. Cuiabá (MT) tem tempo instável com a temperatura oscilando entre 20°C e 32°C.
No Norte, a quarta-feira será de tempo nublado com pancadas de chuva no Amazonas. Em Belém (PA), o tempo fica nublado e chuvoso, com máxima de 32°C e mínima de 22°C. Em Palmas (TO), os termômetros atingem até 35°C, sem previsão de chuva. Rio Branco (AC) e Macapá (AP) ficam nos 32°C. Manaus (AM) tem máxima de 33°C, sem previsão de chuva.
No Nordeste, previsão de tempo nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. No Recife (PE) e em João Pessoa (PB), tempo fica instável e marca até 27°C. Fortaleza (CE) tem chuvas isoladas com a temperatura variando entre 25°C e 30°C. Em Salvador (BA), os termômetros alcançam os 28°C com possibilidade de pancadas de chuva.
Fonte iG

terça-feira, 19 de junho de 2012

Tarde segue com céu encoberto na Capital paulista

Imagens de radar mostram chuva leve apenas na Zona Norte da Capital paulista na tarde desta terça-feira (19). O céu permanece encoberto e os termômetros não subiram, neste momento giram em torno de 20,0ºC. A umidade relativa do ar permanece em valores confortáveis, oscilando em 75%.

De acordo com os meteorologistas do CGE, as chuvas permanecem durante todo o dia. Essa precipitação pode variar de intensidade leve à moderada. Uma frente fria que se desloca lentamente na divisa dos Estados de São paulo e Paraná, segue influenciando o tempo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A continuidade das chuvas sobre a Capital aumenta nos próximos dias. A quarta-feira (20), dia que marca a chegada do inverno às 20h09 será chuvosa. Os termômetros não devem passar dos 20,0ºC. O risco para a formação de alagamentos intransitáveis aumenta, bem como para escorregamentos de terra em áreas de risco.

Na quinta-feira (21), as instabilidades da frente fria continuam provocando chuva com intensidade moderada em boa parte do Estado de São Paulo incluindo a Capital. São esperados elevados volumes de chuva ao longo do dia, o que potencializa o risco para escorregamento de encostas e transbordamento de pequenos córregos. As temperaturas se mantém estáveis e não ultrapassam os 20,0ºC.
Fonte CGE

Passagem de tufão provoca ventos e chuva no Japão


Fortes ventos e chuvas começaram a atingir o sul do Japão nesta terça-feira (19), e moradores se preparavam para a chegada de um forte tufão, o Guchol, prevista para a quarta.
O Guchol se dirige para o Japão após ter provocado fortes chuvas e alguns deslizamentos de terra no norte das Filipinas.
A meteorologia prevê que o Guchol deve chegar enfraquecido ao continente.
Apesar disso, o arquipélago deve ser bastante afetado.
Mulheres tentam se defender dos ventos fortes nesta terça-feira (19) na cidade japonesa de Nagoya, antes da chegada do tufão Guchol (Foto: AP)Mulheres tentam se defender dos ventos fortes nesta terça-feira (19) na cidade japonesa de Nagoya, antes da chegada do tufão Guchol (Foto: AP)
Fortes ondasm em píer de porto de Muroto. O fenômeno meteorológico continua seguindo da ilha de Honshu em direção a Hokkaido, provocando fortes chuvas e ventos antes de, como previsto, virar para noroeste e entrar no Oceano Pacífico. (Foto: AP)Fortes ondas em píer de porto de Muroto. (Foto: AP)Fonte G1



































segunda-feira, 18 de junho de 2012

A semana promete ser chuvosa na Capital paulista

A segunda-feira (18) começou com céu parcialmente nublado e formação de neblina em vários pontos da Capital e Grande São Paulo. Os termômetros no início da manhã registravam 14,0ºC com umidade relativa do ar em torno dos 90%. Ao longo do dia a presença mais constante do Sol favorece a elevação das temperaturas, que devem chegar aos 26,0ºC no meio da tarde. A umidade do ar declina, mas não atinge níveis críticos, abaixo dos 30%. As chances de chuva hoje são pequenas, apenas com aumento na quantidade de nuvens no fim do dia.

TENDÊNCIA:
A partir de amanhã, terça-feira (19), as condições meteorológicas mudam completamente na Grande São Paulo e Capital. Uma frente fria já provoca chuvas nos estados do Sul do País, especialmente sobre o Paraná. O sistema frontal avança em direção à São Paulo e, na próxima madrugada são esperadas as primeiras pancadas de chuva de forma isolada. O dia será chuvoso com temperaturas que não ultrapassam os 23,0ºC. 

Na quarta-feira (20), dia que marca a  chegada do inverno no hemisfério Sul às 20h09,  será marcado por muita chuva, com trovoadas e rajadas de vento. O risco para a formação de alagamentos intransitáveis é grande. A temperatura máxima fica por volta dos 20%. A frente fria ainda provoca elevados níveis de precipitação na quinta-feira (21), que será chuvosa e com temperaturas baixas. A máxima não passa dos 20,0ºC.
Fonte CGE

Tufão deixa capital das Filipinas debaixo d'água

Idoso e mulheres são conduzidos em barco por rua alagada em Malabon, subúrbio de Manila  Foto: AP
Idoso e mulheres são conduzidos em barco por rua alagada em Malabon, subúrbio de Manila
Foto: AP
Fonte Terra

domingo, 17 de junho de 2012

Terremoto de 6,4 de magnitude atinge costa do Japão

Um terremoto de 6,4 graus de magnitude na Escala Richter atingiu a costa do Japão na segunda-feira (hora local), disse o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro aconteceu 115 km a sudeste de Morioka, na costa japonesa do Pacífico, afirmou o USGS. Ainda não há informações sobre danos, feridos ou se um alerta de tsunami foi emitido.
Fonte Terra

Tarde segue com sol e temperaturas agradáveis na Capital paulista

O predomínio de sol favoreceu a elevação das temperaturas com máximas que superaram os 24ºC nesta tarde de domingo. No momento a umidade relativa do ar oscila em torno dos 50% na Grande São Paulo. Nas próximas horas a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, porém são poucas as condições para a ocorrência de chuvas significativas na Capital paulista.

TENDÊNCIA

A segunda-feira (18) ainda começa com sol e temperaturas em elevação na Capital paulista. As mínimas oscilam em torno dos 15ºC, enquanto que as máximas podem chegar aos 26ºC. Entre o final da tarde e o início da noite a aproximação de uma frente fria causa aumento de nebulosidade e favorece a ocorrência de chuvas na forma de pancadas isoladas. Este sistema deve mudar o tempo na Capital paulista no decorrer da terça-feira (19), provocando aumento de nebulosidade, chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas.
Fonte CGE

Poluição encobre prédios e põe a Malásia em estado de atenção


Uma espessa fumaça cobre a capital da Malásia, Kuala Lampur, durante as primeiras horas do domingo (17), noite de sábado no Brasil. A nuvem negra, que as autoridades acreditam ter se originado de queimadas em florestas em Sumatra, na Indonésia, elevou o índice de poluição.
O ministro da Saúde Datuk Seri Liow Tiong Lai recomendou pessoas com problemas respiratórios tentem evitar sair de casa e que os malasianos bebam bastante água e usem máscaras quando saírem de casa.
Imagem da capital da Malásia, Kuala Lampur, com espessa camada de poluição, durante o amanhecer deste domingo (17), noite de sábado no Brasil (Foto: Mark Baker / AP)Imagem da capital da Malásia, Kuala Lampur, com espessa camada de poluição, durante o amanhecer deste domingo (17), noite de sábado no Brasil (Foto: Mark Baker / AP)

Fonte G1

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Noite com variação de nuvens e temperaturas em declínio

A noite apresenta variação de nuvens na Capital paulista. Conforme dados do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, os termômetros registram 19ºC, mas por conta dos ventos, a sensação térmica chega aos 15ºC. No Campo de Marte, na Zona Norte, observa-se 20ºC, com sensação de 18ºC. Já no aeródromo de Cumbica, na Grande São Paulo, a temperatura é de 21ºC. Nas três localidades, os índices de umidade relativa do ar atingem valores próximos aos 80%.

Nas estações meteorológicas automáticas do CGE, a temperatura média registrada é de 19ºC. Na maioria dos bairros, a umidade relativa do ar supera os 90%.

Segundo os meteorologistas do Centro, no decorrer da noite a nebulosidade aumenta, mas não há previsão de chuvas. Há condição para formação de neblina. Entre o final da madrugada e o início da manhã da sexta-feira (15), a mínima alcança os 15ºC, mas a sensação poderá ser de mais frio. 

De acordo com as simulações mais recentes, nos próximos dias o tempo melhora, e aos poucos o sol volta a predominar em São Paulo. Ainda faz um pouco de frio nas madrugadas, com formação de neblina. As mínimas oscilam em torno dos 14ºC, entretanto durante as tardes esperam-se temperaturas mais agradáveis, com máximas que podem chegar aos 26ºC. A umidade relativa do ar entra em declínio nas horas mais quentes do dia, mas não deve atingir níveis críticos. Não há previsão de chuvas pelo menos até o domingo (17).
Fonte CGE

Barreiras deslizam no Grande Recife deixando três pessoas mortas


A chuva forte que cai na Região Metropolitana do Recife, desde a noite de quarta-feira (13), está provocando muitos estragos nas áreas de morros. No Cabo de Santo Agostinho, uma mulher de 20 anos e o filho dela, um bebê de 1 ano, morreram durante o deslizamento de uma barreira. Uma jovem de 19 anos também faleceu em Olinda.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a barreira que deslizou no Cabo atingiu o quarto da casa onde a mãe e o filho estavam dormindo, durante a noite - a mulher também estaria grávida. Os dois chegaram a ser socorridos, mas não resistiram. O corpo da mãe e da criança estão no Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.
 
Barreira que deslizou no Cabo deixou mãe e filho mortos (Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem)Barreira que deslizou no Cabo deixou mãe e filho mortos (Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem)








No Alto da Conquista, no bairro de Águas Compridas, em Olinda, uma barreira deslizou e atingiu parte de uma casa. Os bombeiros foram encaminhados ao local e realizaram buscas durante o início da manhã desta quinta-feira (14), quando encontraram o corpo de uma jovem de 19 anos que estava soterrada.

Na UR-7, no bairro da Várzea, no Recife, uma casa foi atingida por outro deslizamento de barreira. Três pessoas tiveram ferimentos leves.

"Orientamos que as pessoas só saiam de casa se realmente houver necessidade. Qualquer problema de deslizamento de barreira, de pessoas ilhadas, devem procurar a Defesa Civil, no 3181-2490. Estamos em estado de alerta", contou o Coronel Valdy Oliveira, chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros. O número para solicitar a ajuda da corporação é o 193.

Ilhados
Pelo menos duas famílias tiveram que ser socorridas pelo Corpo de Bombeiros durante a manhã desta quinta, por estarem ilhadas, devido às chuvas que caem no Grande Recife.

Uma família ficou cercada por águas na Quarta Etapa de Rio Doce, em Olinda, sem conseguir sair da casa. Os bombeiros enviaram dois barcos para fazer o resgate dos moradores. Outras três pessoas também precisaram ser resgatadas de dentro da residência pelos bombeiros marítimos, no bairro de Cajueiro, Zona Norte do Recife.
Fonte G1

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sol aparece entre nuvens na Capital paulista

O sol apareceu entre muitas nuvens neste início de tarde com temperaturas máximas que atingiram os 24ºC em algumas das estações automáticas do CGE. No momento a umidade relativa do ar oscila em torno de 65% na Grande São Paulo. Entre o final da tarde e o início da noite a nebulosidade volta a aumentar com a chegada da brisa marítima, mas não há previsão de chuvas significativas para a Capital paulista.

TENDÊNCIA

Nos próximos dias o sol volta a predominar e deve favorecer a elevação das temperaturas na Capital paulista. Ainda faz frio durante as madrugadas com formação de neblina e mínimas oscilando em torno dos 14ºC, mas no período da tarde as temperaturas podem chegar aos 26ºC até o final da semana. A umidade relativa do ar entra em declínio nas horas mais quentes do dia, porém não deve atingir níveis críticos. A nebulosidade aumenta no final das tardes com a chegada da brisa marítima, entretanto os modelos de previsão do tempo não indicam chuva para a Grande São Paulo pelo menos até o domingo.
Fonte CGE 

terça-feira, 12 de junho de 2012

Tarde segue com sol entre poucas nuvens e sem chuvas na Capital


A tarde segue com sol entre poucas nuvens na Capital paulista e termômetros em 22,0ºC. A máxima prevista é de 24,0ºC. A umidade relativa do ar oscila em 75%. Valor considerado adequado pela Organização Mundioal de Sáude (OMS).

Para as próximas horas é previsto um aumento na nebulosidade devido a aproximação da brisa marítima, porém, não há expectativa de chuvas.

TENDÊNCIA

O tempo volta a ficar estável com predomínio de sol e temperaturas em elevação nos próximos dias. Ainda faz frio nas madrugadas com formação de neblina e mínimas oscilando em torno dos 14ºC, mas durante a tarde as temperaturas podem chegar aos 26ºC no decorrer da semana. A umidade relativa do ar entra em declínio nas horas mais quentes do dia, porém não deve atingir níveis críticos. A nebulosidade aumenta no final das tardes, devido à chegada da brisa marítima. Os modelos de previsão do tempo não indicam chuva para a Grande São Paulo pelo menos até o final da semana.
Fonte CGE

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SP – semana começa com chuva


Áreas de instabilidade avançaram sobre São Paulo nesta segunda-feira, pós feriado prolongado. O temporal pela manhã deixou toda a cidade em estado de atenção e provocou oito pontos de alagamentos, todos transitáveis. Os pontos estavam localizados nos bairros da Vila Maria, Butantã, Lapa, Pinheiros e Mooca.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 93 km de lentidão em São Paulo por volta das 10h30, índice considerado acima da média para o horário. Além disso, por volta das 13 horas, a Companhia registrava 36 semáforos apagados e outros 16 com problemas.  Até à noite, mais pancadas de chuva são esperadas para a Grande SP. Para amanhã não tem previsão de chuva.
Fonte Climatempo

Homem flagra tornado que se formou nesta segunda-feira, no norte do PR

Homem flagra tornado 
no Norte do Paraná (Reprodução/RPCTV)
foto G1

O telespectador da RPC TV, Sivaldo Casali, registrou imagens de um tornado, que se formou no início da tarde desta segunda-feira (11), entre as cidades de Sarandi e Maringá, no norte do Paraná. Segundo ele, as imagens foram feitas por volta das 13h.
De acordo com a meteorologista Olívia Nunes, as imagens mostram um funil, que sai da nuvem. Ela explica que o fenômeno pode receber o nome de tornado apenas quando toca o solo.
Conforme o Corpo de Bombeiros, não houve nenhuma ocorrência na região provocada pelo fenômeno.
Fonte G1

Áreas de instabilidade perdem força neste início de tarde


As áreas de instabilidade que causaram pancadas de chuva já se afastaram da Capital paulista, restando ainda muita variação de nuvens. Nas próximas horas ocorrem períodos de melhoria e o sol aparece entre nuvens, o que favorece a gradativa elevação das temperaturas com máximas que devem permanecer abaixo dos 24ºC.

Maiores índices pluviométricos registrados até as 11h30:

Rio Tietê - São Miguel / Guarulhos - 46,0mm
CTH-USP / São Paulo - 27,8mm
Córrego Poá - Regis Bittencourt Portuguesinha / Taboão da Serra - 26,0mm
Córrego Poá - Regis Bittencourt Portuguesinha / Taboão da Serra - 25,8mm
Rio Tietê - Jardim Romano / São Paulo - 25,2mm
Rio Tietê - Barragem da Penha Montante / Guarulhos - 24,8mm
Rio Pinheiros - Ponte Cid. Universitária / São Paulo - 23,2mm
Córrego Jacú - Jd. Pantanal / São Paulo - 23,2mm
Córrego Mandaqui - Rua Zilda (PMSP/CV-03) / São Paulo - 22,6mm
Rio Tietê - Ponte do Piquerí / São Paulo - 22,4mm

TENDÊNCIA

A semana segue com sol e temperaturas em gradativa elevação. Ainda faz frio nas madrugadas com formação de neblina e mínimas oscilando em torno dos 13ºC, mas durante a tarde as temperaturas podem chegar aos 26ºC nos próximos dias. A nebulosidade volta a aumentar no final das tardes com a chegada da brisa marítima, entretanto não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.
Fonte CGE

Mais de 400 raios atingiram São Paulo nesta manhã


Mais de 400 descargas atmosféricas atingiram a capital paulista nesta segunda-feira durante o temporal que caiu sobre a cidade durante a manhã, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
AE
Número não é considerado alto%2C mas é significativo para o outono

De acordo com relatório do Elat, entre 7h24 e 11h08 desta segunda, os sensores registraram um total de 422 descargas atmosféricas na cidade. Deste total, 187 são nuvem-solo - raios que atingem o solo e que podem causar danos - e atingiram principalmente as regiões oeste, norte e central de São Paulo.
A quantidade registrada, segundo o Elat, não é considerada um número atípico, mas é significativo, principalmente porque nesta época do ano, no outono, o número de raios geralmente é bem menor mesmo quando comparado à primavera e verão.
De acordo com o relatório, em todo o Estado foram contabilizados quase 2.800 raios que atingiram o solo no mesmo período.
Fonte iG

domingo, 10 de junho de 2012

Terremoto de 6 graus atinge sudeste da Turquia

O tremor de 6 graus na escala Richter aconteceu na cidade mediterrânea de Antalía. Não houve vítimas nem danos importantes. Imagens de câmeras de segurança mostram uma rua tremendo.
Fonte Globonews

sábado, 9 de junho de 2012

Céu nublado com sensação de frio em toda a Capital paulista


O tempo na cidade de São Paulo permanece sem mudanças significativas. A temperatura oscila em torno dos 14ºC, conforme informações das estações meteorológicas automáticas do CGE. O céu continua nublado e em alguns lugares pode ocorrer chuviscos.
A sensação térmica continua sendo de até 3ºC menor que a observada durante as próximas horas em todos os bairros paulistanos.
TENDÊNCIA
O domingo (10) ainda começa com nebulosidade, formação de neblina e muito frio, mas o sol retorna entre nuvens no decorrer do dia e favorece a gradativa elevação das temperaturas. As mínimas oscilam em torno dos 13ºC, enquanto que as máximas podem chegar aos 22ºC.
No início da próxima semana o tempo melhora e o sol volta a predominar. Ainda faz frio durante as madrugadas com mínimas em torno dos 13ºC, mas no decorrer do dia as temperaturas entram em elevação com máximas que podem superar os 25ºC.
Fonte CGE

sexta-feira, 8 de junho de 2012

SC registra geada forte e temperatura de -9,2ºC na madrugada desta sexta


O ar frio e seco que atinge o Sul do país nesta semana provocou ainda mais a queda das temperaturas em Santa Catarina, com a formação de geada de intensidades moderada e forte em grande parte do estado, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).

A menor marca foi registrada na serra catarinense. Em Urupema, os termômetros marcaram -8,4ºC na madrugada desta sexta-feira (8), conforme o Epagri/Ciram. Na noite de feriado, quinta-feira (7), a temperatura mínima no local havia ficado em -4,6ºC. Já em Bom Jardim da Serra a marca chegou a -9,2ºC. Na noite anterior a temperatura mínima havia sido de -2,5ºC.
geada (Foto: Vani Boza/ Agência RBS)Em Urupema, temperatura chegou a -8,4ºC durante a madrugada (Foto: Vani Boza/ Agência RBS)







O vento moderado de cerca de 20 km/h provocou, porém, que a sensação térmica chegasse a -21ºC em ambas as cidades.  
s
Outras cidades também registraram marcas negativas. Em São Joaquim, chegou a -3,7ºC e em Campos Novos, -3,6ºC. Caçador, Tangará e Joaçaba registraram -2,1ºC.

Na capital, Florianópolis, o frio também aumentou. Enquanto na quinta-feira a mínima estava em 10,6ºC, já nesta sexta-feira, os termômetros chegaram a marcar 6,7ºC.

O centro alerta que o frio deve continuar no fim de semana no estado. Pode haver formação de geada especialmente na serra dos rios do Rastro e Corvo Branco.
geada (Foto: Vani Boza/ Agência RBS)Geada e frio intenso fizeram temperaturas chegarem a -9,2ºC em SC (Foto: Vani Boza/ Agência RBS)




















Fonte G1