z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tarde segue com céu com grande cobertura de nuvens e temperaturas estáveis


A tarde desta quinta-feira (31) segue com o céu encoberto e termômetros em 20,0ºC. A máxima prevista é de 21,0ºC. Desde a madrugada não foram registradas chuvas significativas, apenas céu encoberto e redução de visibilidade em algumas regiões.

Durante as próximas horas os ventos que predominam do quadrandte Sul/Sudeste causam sensação térmica mais baixa do que as temperaturas observadas, e a grande cobertura de nuvens sobre a faixa leste do estado em decorrência da frente fria que atua no litoral de São Paulo, deve permanecer.

Devido a atuação dessa frente fria os índices de umidade relativa do ar, que nos dias anteriores registraram valores pouco confotáveis, giram em torno de 83%. Valor considerado adequado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (01), o sistema frontal ainda influencia o tempo na região metropolitana de São Paulo e Capital. A maior parte do dia permanece com céu encoberto e temperaturas variando entre mínimas de 15,0ºC ao amanhecer e máximas de 22,0ºC. No período da tarde há probabilidade de chuvas rápidas, porém sem risco de temporais.

O sábado (02) começa com céu parcialmente nublado e termômetros na casa dos 16,0ºC. O sol aparece entre nuvens e as temperaturas sobem um pouco mais chegando aos 24,0ºC à tarde.
Fonte CGE

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Aproximação de frente fria já provoca aumento de nebulosidade em SP

A noite segue com aumento de nebulosidade e temperaturas amenas na Capital. Conforme informações do aeroporto do Campo de Marte, na Zona Norte, os termômetros registram 24ºC. Em Congonhas, na Zona Sul, observa-se 25ºC. Nos dois aeródromos, os índices de umidade relativa do ar encontram-se em 57% e 47%, respectivamente.

Nas estações meteorológicas automáticas do CGE, as temperaturas apresentam valores por volta dos 24ºC. Na maioria dos bairros, a umidade do ar supera os 60%.

Segundo os meteorologistas do Centro, o calor registrado nos últimos dias não se prolonga para o restante da semana. De acordo com imagens de satélite, uma frente fria já se encontra muito perto do Estado de São Paulo e já deve provocar mudanças a partir da quinta-feira (31). Por conta da aproximação do sistema, na próxima madrugada a quantidade de nuvens aumenta. Entretanto, as mínimas ficam por volta dos 16ºC. Ao longo do dia, há previsão de chuva fraca intermitente. Antes da chegada da frente podem ocorrer eventuais rajadas de vento. A temperatura máxima não ultrapassa os 23,0ºC. 

Com a frente fria efetivamente sobre o Estado Paulista, na sexta-feira (01) as chuvas ocorrem em forma de pancadas isoladas com intensidade leve à moderada. A precipitação se concentra entre o litoral e a Grande São Paulo.
Fonte CGE

Terra vista do espaço: satélite flagra sombra de raro eclipse

Esta imagem divulgada pelo observatório da Universidade de Porto Rico-Arecibo é um registro feito pelo satélite MTSAT no dia 21 de maio. Os pesquisadores vaziam correções de cor no equipamento quando registraram a sombra da lua no nosso planeta. Veja <a href=http://noticias.terra.com.br/ciencia/fotos/0,,OI201772-EI238,00-Anel+de+fogo+satelite+registra+eclipse+raro+do+espaco.html>aqui mais imagens do raro eclipse anular</a>. A seguir, veja mais fotos da Terra vista do espaço  Foto: PHL @ UPR Arecibo/NASA/EUMETSAT/NERC Satellite Receiving Station/University of Dundee/Divulgação
Esta imagem divulgada pelo observatório da Universidade de Porto Rico-Arecibo é um registro feito pelo satélite MTSAT no dia 21 de maio. Os pesquisadores faziam correções de cor no equipamento quando registraram a sombra da lua no nosso planeta.
Foto: PHL @ UPR Arecibo/NASA/EUMETSAT/NERC Satellite Receiving Station/University of Dundee/Divulgação
Fonte TERRA

Frente fria chega ao RS com chuva e queda de granizo no interior

Pedras de gelo se aproximaram do tamanho de um ovo de galinha (Foto: Luiz Barbará/RBS TV)Pedras de gelo se aproximaram do tamanho de um ovo de galinha (Foto: Luiz Barbará/RBS TV)







Depois de praticamente sete meses de estiagem em grande parte do Rio Grande do Sul, a chuva finalmente chegou ao estado. Nesta quarta-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrava, até as 6h, 98,6 milímetros de precipitação em Santa Maria, no Centro, onde também ventou forte. Na mesma região, queda de granizo atingiu cerca de 100 casas no distrito de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul.
As rajadas de vento em Santa Maria foram acompanhadas de nuvens carregadas, raios e trovoadas. Em alguns bairros, árvores foram derrubadas. O município não tem registro de feridos.
Já em Monte Alverne, mesmo que por pouco tempo, durante cerca de um minuto, a queda de granizo atingiu telhados de residências. Defesa Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros se dirigiram até a localidade para a distribuição de lonas. Também não houve registro de feridos.
Na Serra, o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul recebeu cerca de 15 chamados devido a estragos provocados pela chuva, principalmente com relatos de destelhamento, além de queda de árvore em dois pontos. Em Farroupilha, os bombeiros também foram acionados nas primeiras horas da manhã devido a destelhamento e alagamento em três bairros.
Porto Alegre amanheceu com céu encoberto (Foto: Everton Chrisostomo/RBS TV)Porto Alegre amanheceu com céu encoberto
(Foto: Everton Chrisostomo/RBS TV)
A chuva, no entanto, ainda não provocou com intensidade a queda das temperaturas. Porto Alegre amanheceu com 19ºC e, até as 6h, o volume de precipitação foi de 14,4 milímetros. Em Rio Pardo, no mesmo horário fez 19,6ºC e havia chovido 40,6 mm. Já em São Borja, com 21ºC, o Inmet já registrou 31 mm de chuva.
Em algumas áreas o tempo já está com predomínio de ar seco e frio. Casos de Uruguaiana e Santa Rosa, com mínimas de 15ºC e 21ºC, respectivamente. Também não houve registro de chuva em cidades como Rio Grande, no Sul, Torres, no Litoral Norte, e Passo Fundo, no Norte. 
Nas próximas horas
A partir da tarde desta quarta a chuva começa a parar e a quantidade de nuvens diminui no estado. Nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, precipitações podem se estender até a noite. Em áreas isoladas no Centro-Norte, porém, ainda há risco de chuva forte, trovoadas e ventanias. Ao anoitecer, as temperaturas já estarão mais baixas. No Sul, devem ficar em torno dos 8ºC.  Na quinta-feira (31), a previsão é de mais frio.
Fonte G1


terça-feira, 29 de maio de 2012

Itália tem 15 mortos e 4 desaparecidos após terremotos


Pelo menos 15 pessoas morreram e quatro estão desaparecidas após dois fortes terremotos, de magnitudes 5,8 e 5,6, terem atingido nesta terça-feira (29) a região da Emilia Romagna, no norte da Itália, em um intervalo de menos de quatro horas, segundo a Defesa Civil.
Além dos mortos, há feridos, e várias cidades registraram danos significativos à infraestrutura.
Três pessoas morreram em San Felice de Panaro no desabamento de uma fábrica. Duas pessoas morreram na cidade de Mirandola, uma em Concordia e outra em Finale, anunciou o capitão Salvatore Iannizzotto, da polícia de Modena.
"Vamos superar este momento", anunciou emocionado o presidente da República, Giorgio Napolitano.De acordo com informações ainda não confirmadas, dois padres faleceram nos desabamentos de igrejas: o pároco da cidade de Rovereto di Novi e o sacerdote da catedral de Carpi, entre as cidades mais prósperas e históricas da região.
O premiê italiano, Mario Monti, interrompeu uma reunião para tranquilizar o país e garantir que "o Estado está preparado e fará o possível" ante a inédita emergência.
O número de vítimas é provisório e as autoridades locais tentam coordenar os trabalhos.
Ele, porém, não estimou um número."É um desastre, um desastre", comentou atônito o prefeito de San Felice.
“Há vítimas. A situação é muito grave. Algumas pessoas estão presas sob escombros”, afirmou Silvestri.
O primeiro tremor ocorreu às 9h locais (4h de Brasília) e foi sentido em Parma, Bolonha e Milão.
O abalo ocorreu a 40 quilômetros ao norte de Bolonha e a 60 quilômetros a leste de Parma, a uma profundidade de 9,6 quilômetros, considerada rasa, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora tremores de terra pelo mundo.
Bombeiros buscam entre escombros de fábrica que ruiu após o terremoro desta terça-feira (29) na cidade italiana de Mirandola (Foto: AP)Bombeiros buscam entre escombros de fábrica que ruiu após o terremoro desta terça-feira (29) na cidade italiana de Mirandola (Foto: AP)
mapa terremoto italia versao 1 (Foto: arte g1)
O segundo ocorreu às 12h55 locais (7h55 de Brasília), praticamente na mesma região, e foi sentido em cidades como Modena, Milão e Brescia.
Houve vários tremores secundários menores entre o primeiro e o segundo grandes abalos.
Há pouco mais de uma semana, um outro forte terremoto atingiu a região, deixando sete mortos e um rastro de destruição.
O epicentro foi localizado em Modena, na região da Emilia Romagna.
Segundo a imprensa italiana, bombeiros e equipes de resgate buscam desaparecidos.
Fonte G1

Forte terremoto deixa dez mortos no norte da Itália


Um forte terremoto de 5,8 graus de magnitude deixou dez mortos nesta terça-feira no norte da Itália, uma região que ainda tenta se recuperar do devastador tremor de 20 de maio, que causou sete vítimas e deixou pelo menos sete mil desabrigados.

Foto: APIgreja é danificada por terremoto em Mirandola, norte da Itália
Imagens de televisão mostraram italianos desabrigados pelo primeiro terremoto deixando suas barracas com expressão de incredulidade. Em várias cidades, a população afetada pela tragédia ainda se esforçava para voltar à vida normal: em San Agostino, uma creche tinha acabado de ser reaberta; em Concordia, moradores fariam uma reunião na noite desta terça-feira para discutir as consequências do tremor de 20 de maio.

Em Roma, ele prometeu que o governo fará “tudo o que é possível o mais rápido possível para garantir a volta da normalidade a uma área tão especial, importante e produtiva” para o país.O próprio primeiro-ministro italiano, Mario Monti, fazia uma reunião sobre a tragédia com autoridades do serviço de emergência quando foi informado do novo terremoto.

O novo terremoto, registrado às 9h (horário local), foi sentido em todo o norte e centro do país, como as regiões de Emilia Romagna, Gênova, Lombardia, Piemonte, Vêneto e Toscana. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro foi 40 km a nordeste da cidade de Bolonha, muito perto de onde foi registrado o tremor anterior.
A agência de notícias LaPresse disse que há moradores presos em escombros de prédios que desabaram em várias cidades, como Concordia e San Felice sul Panaro.
Em Milão e Florença, prédios altos e escolas foram esvaziados como precaução. Linhas de trem que ligam Bolonha a outras cidades do norte do país foram suspensas para que as autoridades pudessem checar os danos.
Fonte iG

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Céu com poucas nuvens e sem chuvas nesta noite de segunda-feira (28)

A noite apresenta céu com pouquíssimas nuvens e temperaturas agradáveis. Conforme informações do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, os termômetros atingem 24ºC e índices de umidade relativa do ar por volta dos 50%. Em Campo de Marte, na Zona Norte, observa-se 23ºC e umidade por volta dos 61%.

Nas estações meteorológicas automáticas do CGE, a temperatura média registrada é de 22ºC. Em praticamente todos os pontos de medição, os índices de umidade do ar superam os 65%.

Segundo imagens de radar, as poucas nuvens registradas sobre a Capital não provocam chuvas. Os ventos quentes que sopram do setor noroeste mantêm as temperaturas em lento declínio nas próximas horas. No decorrer da madrugada, a mínima atinge os 16ºC. Assim como hoje, que registrou mínima de 15,9ºC e máxima de 24,3ºC, os próximos dias ainda devem registrar temperaturas acima da média climatológica esperada para o mês, que é de 13,8ºC (mínimas) e 23ºC (máximas), respectivamente.

No decorrer da semana as condições atmosféricas ficam mais estáveis sobre a região da Grande São Paulo. O sol predomina entre poucas nuvens, e as temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 16,0ºC e máximas de 26,0ºC. As taxas de umidade relativa do ar ficam baixas e oscilam em torno dos 40% no período da tarde.

As simulações mais recentes apontam o retorno das chuvas para a próxima sexta-feira (01) de junho, quando uma nova frente fria passa pelo litoral de São Paulo.
Fonte CGE

domingo, 27 de maio de 2012

Novo tremor atinge norte da Itália


tremor; italia; modena (Foto: G1)
Um tremor de magnitude 4 abalou o norte da Itália neste domingo (27), um dos mais fortes de uma série que atingiram a região desde que um terremoto (grau 6) há uma semana matou sete pessoas e fez milhares de desabrigados. A Autoridade de Proteção Civil disse que o mais recente tremor atingiu área perto de Modena. Ainda não há informações sobre vítimas e as autoridades está avaliando os possíveis danos.
Milhares de pessoas estão ainda alojadas em tendas e outras acomodações improvisadas uma semana depois do primeiro terremoto. Tremores menores têm atingido a região nos últimos dias, o que impede as pessoas de voltarem para as suas casas.
O terremoto do domingo passado destruiu edifícios, fábricas e igrejas e castelos históricos. O governo do premiê Mario Monti declarou estado de emergência e prometeu um socorro de 50 milhões de euros.
Fonte G1

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Noite com temperaturas em diminuição na Capital

A noite apresenta diminuição da nebulosidade e dos ventos e declínio gradual das temperaturas. Conforme informações dos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul, e Campo de Marte, na Zona Norte, os termômetros registram 21ºC e índices de umidade relativa do ar em 64% e 69%, respectivamente. No aeródromo de Cumbica, no município de Guarulhos, observa-se 20ºC e umidade por volta de 78%.

Nas estações meteorológicas automáticas do CGE, a temperatura média registrada é de 20ºC. Em boa parte dos pontos de medição, a umidade do ar supera os 78%.

De acordo com a equipe de meteorologia do Centro, nas próximas horas a temperatura continua a diminuir lentamente. Não há condição para chuvas. Entre o final da madrugada e o início da manhã do sábado (26), a mínima prevista é de 14ºC.  

No sábado (26) as instabilidades se afastam do Estado Paulista e o tempo abre. Não há previsão de chuvas e as temperaturas voltam a oscilar entre mínimas de 14,0ºC e máximas de 24,0ºC. 

No domingo (27), áreas de instabilidade trazem de volta as pancadas de chuvas isoladas entre o fim da tarde e o início da noite na Capital e cidades vizinhas da Grande São Paulo. 
Fonte CGE

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Noite com aumento de nebulosidade e com condição para chuvas fracas em SP

Em função da propagação de áreas de instabilidade associadas à passagem de uma frente fria, a noite apresenta aumento de nebulosidade. De acordo com imagens de radar, não há registro de chuvas na Capital. A precipitação atinge de maneira fraca o litoral sul de São Paulo, principalmente entre os municípios de Itanhaém, Peruíbe e Miracatu.

Segundo dados aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, a temperatura registrada é de 22ºC. Já no Campo de Marte, na Zona Norte, observa-se 21ºC. No aeródromo de Cumbica, na Cidade de Guarulhos, os termômetros atingem 20ºC, mas por conta dos ventos, a sensação térmica fica em torno de 18ºC a 19ºC. Nas três localidades, a umidade do ar encontra-se em 57%, 69% e 73%, respectivamente. 

Nas estações meteorológicas do CGE, a temperatura média registrada é de 21ºC. Na maioria dos bairros, os índices de umidade do ar superam os 73%. 

De acordo com os meteorologistas do CGE, no decorrer da noite há condição para chuvas leves e chuviscos intermitentes na Capital e Região Metropolitana. Entre o final da madrugada e o início da manhã da sexta-feira (25), a mínima prevista é de 15ºC.

Com o sistema frontal no litoral do Estado, na sexta-feira (25) ocorrem pancadas de chuva durante o dia, porém com curta duração e intensidade fraca à moderada. As temperaturas oscilam entre mínimas de 14,0ºC e máximas que não devem ultrapassar os 24,0ºC. Com o aumento de nebulosidade e das chuvas, a qualidade do ar melhora, e a menor taxa de umidade relativa do ar fica em torno dos 55%.

No sábado (26) as instabilidades se afastam, e diminui a condição para a ocorrência de chuvas na Cidade. O céu fica parcialmente nublado, e os termômetros variam entre mínimas de 16,0ºC e máximas de 24,0ºC.
Fonte CGE

Emissões globais de CO2 atingem recorde em 2011, diz AIE


Foto: Getty ImagesEmissões globais de dióxido de carbono aumentou 3,2% em 2011
A China foi a principal responsável por um salto nas emissões globais de dióxido de carbono (CO2) em 2011 para o nível mais alto já registrado, enquanto os Estados Unidos e a Europa conseguiram reduções, informou a Agência Internacional de Energia (AIE) nesta quinta-feira.
As emissões de CO2 aumentaram 3,2 por cento no ano passado para 31,6 gigatoneladas no mundo, segundo estimativas preliminares da AIE, órgão sediado em Paris.
A China, maior emissor mundial de CO2, teve o maior peso para o aumento global, com suas emissões subindo 9,3 por cento impulsionadas principalmente pela maior utilização de carvão, disse o órgão.
"Os novos dados fornecem mais provas de que a porta para o limite de 2 graus Celsius (para o aquecimento global) está prestes a fechar", disse Fatih Birol, economista-chefe da AIE, em um comunicado.
Cientistas afirmam que garantir que as temperaturas médias globais neste século não subam mais de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais é necessário para limitar os efeitos climáticos devastadores.
 Eles acreditam que isso só é possível se os níveis de emissão forem mantidos a cerca de 44 bilhões de toneladas de CO2 equivalente em 2020.
Negociadores de mais de 180 países estão reunidos em Bonn, na Alemanha, até sexta-feira, para trabalhar no sentido de fazer um novo pacto climático global ser assinado até 2015 e garantir que reduções ambiciosas das emissões sejam feitas após o Protocolo de Kyoto expirar no final deste ano.
Contudo, disputas processuais e uma relutância em aumentar o nível de redução das emissões devido a restrições econômicas estão ameaçando o progresso.
As emissões de CO2 por unidade do PIB da China, ou sua intensidade de carbono, caíram 15 por cento entre 2005 e 2011, informou a AIE, sugerindo que a segunda maior economia estava encontrando formas que consomem menos carbono para alimentar o crescimento.
"O que a China tem feito ao longo de um período tão curto de tempo para melhorar a eficiência energética e implantar energia limpa já está pagando dividendos importantes", disse Birol.
Nos Estados Unidos, a mudança de carvão para gás natural nas usinas de energia, a retração da economia e um inverno ameno ajudaram a reduzir as emissões em 1,7 por cento.
Na Europa, um inverno relativamente quente, combinado com crescimento lento, ajudou a cortar as emissões em 1,9 por cento.
Fonte iG

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sonda faz imagem de eclipse solar visto do espaço


A sonda espacial Hinode fez imagens do eclipse solar do último domingo (20) vistas do espaço, informou a agência espacial americana (Nasa). A Hinode é uma sonda japonesa, fruto de uma parceria com a Nasa e o Reino Unido. O eclipse anular foi visto no Hemisfério Norte, na Ásia e nos Estados Unidos.
A sonda está a 630 km de altitude, em órbita da Terra e é usada para estudar o Sol.

Fotografia feita pela sonda espacial Hinode do eclipse (Foto: JAXA/Hinode)Fotografia feita pela sonda espacial Hinode do eclipse (Foto: JAXA/Hinode)
Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua se coloca entre a Terra e a estrela. Quando ele é anular, cria um anel de fogo em volta da sombra do satélite.
fonte G1

Tarde com sol e sem previsão de chuvas na Capital paulista

Os termômetros marcam 23,0ºC e o sol predomina na tarde desta quarta-feira (23) na Capital paulista. Apenas na estação meteorológica do CGE, localizada no bairro de M´Boi Mirim, Zona Sul, a temperatura é de 25,0ºC.

A umidade relativa do ar sofreu uma leve queda e gira em torno de 50%. Apesar do valor um pouco abaixo do registrado durante a manhã, a Cidade permanece em estado de observação. Não há previsão de chuvas signficativas.

TENDÊNCIA:

Nos próximos dias o avanço lento de uma frente fria e a formação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e Mato Grosso do Sul provocam chuvas isoladas no Estado de São Paulo e Capital. Não são esperados volumes elevados de chuva, que devem ocorrer de forma isolada a partir da tarde de quinta (24) e sexta-feira (25). As temperaturas não caem muito, com mínimas previstas de 14,0ºC e máximas de 24,0ºC. 
Fonte CGE

terça-feira, 22 de maio de 2012

Terremoto de magnitude 5,8 atinge a Bulgária


Um terremoto moderado, de magnitude 5,8, atingiu a Bulgária na madrugada desta terça-feira (horário local), segundo o Serviço Geológico dos EUA.
O tremor ocorreu às 3h locais (21h de segunda no Brasil), a 23 quilômetros da capital, Sófia, e foi sentido na região, segundo testemunhas.
O epicentro se localizou a 9,1 quilômetros de profundidade, o que é considerado raso.
Ainda não havia relato sobre vítimas ou danos. Houve corte de energia em setores de Sófia, mas logo ela foi restabelecida.
Com receio de tremores secundários, pessoas deixam suas casas e apartamentos após terremoto sacudir Sófia. (Foto: Nikolay Doychinov / AFP Photo)Com receio de tremores secundários, pessoas deixam suas casas e apartamentos após terremoto sacudir Sófia. (Foto: Nikolay Doychinov / AFP Photo)FONTE G1

domingo, 20 de maio de 2012

Eclipse solar é visto no Japão e Taiwan


Moradores de países como Japão e Taiwan puderam desfrutar na manhã de segunda-feira (21), ainda noite de domingo no Brasil, de uma vista privilegiada do eclipse solar.
Por volta das 7h30 no horário local (19h30 do domingo em Brasília) Tóquio foi a maior metrópole desde a qual se pode ver o fenômeno, no qual a Lua cobriu o Sol até tapar cerca de 94% de sua superfície e desenhar um anel.
Parte do eclipse solar, fotografado em Tóquio (Foto: Kim Kyung-Hoon / Reuters)Parte do eclipse solar, fotografado em Tóquio (Foto: Kim Kyung-Hoon / Reuters)









O evento, que na capital japonesa só se repetirá com estas características dentro de três séculos, levantou uma grande expectativa e levou à tomada de medidas como a mudança de horário de muitos colégios para permitir que as crianças o vejam acompanhadas.
Também foram distribuídos folhetos com recomendações que lembram que não se deve olhar diretamente para o sol sem a proteção adequada e descrevem como observar de forma segura o eclipse, que será visível em grande parte do arquipélago japonês.
O fenômeno, quando a lua e o sol se alinham com a Terra, visto a partir da escola Hirai Daini em Tóquio (Foto: Issei Kato / Reuters)O fenômeno, quando a lua e o sol se alinham com a Terra, visto a partir da escola Hirai Daini em Tóquio (Foto: Issei Kato / Reuters)
Algumas joalherias de Tóquio aproveitaram para promover a venda de anéis comemorativos deste eclipse, ao mesmo tempo em que vários estabelecimentos colocaram em suas vitrines toda uma gama de óculos, telas negras e telescópios.
Embora todo o processo dure duas horas, a fase anular só pode ser vista durante cinco minutos.
A última vez que um fenômeno deste tipo pôde ser visto na capital japonesa foi há 173 anos, em setembro de 1839.
Fonte G1

Tremor de 5,9 graus no norte da Itália deixa mortos e feridos


Ao menos seis pessoas morreram, 50 ficaram feridas e uma está desaparecida após um tremor de magnitude 5,9 atingir o norte da Itália na madrugada deste domingo (20).
De acordo com a Defesa Civil da região, em Bondeno, na província de Ferrara, o teto de uma fábrica desabou e acabou atingindo um marroquino de 29 anos, que morreu. Nenhum outro trabalhador do local sofreu ferimentos.
Dois funcionários de uma fábrica de cerâmica de San Agostino também faleceram quando o telhado do prédio caiu sobre eles, disse o representante do sindicato local.
Uma alemã de 37 anos que estava na Itália por motivos de trabalho morreu em San Alberto de San Pedro em Casale, na Bolonha, provavelmente por conta de uma crise provocada pelo medo durante o terremoto.
Em San Agostino, uma mulher de mais de cem anos também foi a óbito devido à comoção causada pelo tremor, informaram fontes médicas.
Mais tarde, o corpo de outro operário foi encontrado por bombeiros entre os escombros da fábrica Tecopress, em Ferrara.
Prédio da prefeitura de San Agostino, na província de Ferrara, fica destruído após tremores no norte da Itália na madrugada deste domingo (20) (Foto: REUTERS/Giorgio Benvenuti)Prédio da prefeitura de San Agostino, na província de Ferrara, fica destruído após tremores no norte da Itália na madrugada deste domingo (20) (Foto: REUTERS/Giorgio Benvenuti

As regiões de Bolonha, Toscana, Vêneto, Lombardia, Tretino Alto Adigio e Friuli Venezia Giulia também sentiram o terremoto. De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, o tremor foi precedido por outros dois, um de intensidade de 4,1 graus e outro de 2,2 graus.
O desastreO canal de televisão americano CNN afirma que o número de mortos chega a sete. Já o jornal italiano Corriere della Sera diz, confirma, na tarde deste domingo (20) que foram encontrados seis mortos após o desastre.
O terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala Richter atingiu o norte da Itália, a 5 km ao leste de San Felice sul Panaro, às 2h03 (23h03, no horário de Brasília) deste domingo (20). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado a uma profundidade de cerca de 10 km.
Às 5h03 (0h03, no horário de Brasília), foram registrados desmoronamentos em algumas fábricas de Bondeno por conta de uma réplica do tremor, de 4,9 graus de magnitude.
Em Mirandola, também na província de Ferrara, os doentes em estado grave do hospital local foram removidos, assim como os idosos de um asilo, informou a Defesa Civil.
Segundo as primeiras informações dos bombeiros, haveria várias pessoas presas entre os escombros. A igreja de San Felice sul Panaro, na província de Modena, também foi destruída pelo terremoto, informou a Defesa Civil.
Fonte G1

Terremoto na Itália

Tremor que atingiu o norte da Itália fez desabar parte do Castello delle Rocche  Foto: AFP
Tremor que atingiu o norte da Itália fez desabar parte do Castello delle Rocche

Foto: AFP
Fonte Terra

sábado, 19 de maio de 2012

Novo tremor de terra é registrado em Montes Claros


Dois tremores de terra assustaram os moradores de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, neste sábado (19). De acordo com o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Barros, o mais forte foi registrado às 10h50, com duração de três segundos e intensidade entre 4,0 e 4,5 graus na escala Richter. O segundo tremor foi registrado às 14h.
Segundo Barros, a universidade ainda não teve acesso à medição precisa da intensidade porque houve uma interrupção na recepção dos dados uma hora antes do primeiro tremor. A UnB informou que está analisando a possibilidade dos dados estarem em outras estações.
As imagens de uma câmera do circuito interno de um shopping popular registraram a correria no momento do tremor de terra. Várias pessoas assustadas foram para o meio da rua. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram recebidas mais de 300 ligações desde às 11h, mas não houve registro de feridos.
Os bombeiros de Montes Claros disseram também que houve aproximadamente 40 solicitações para vistorias em edificações que sofreram algum tipo de rachadura. A Universidade Estadual de Montes Claros e o Shopping Popular estão entre elas.
Foram registradas solicitações nos seguintes bairros: Vila Atlântida, Nova Morada, Centro, São José, Vilage, Bela Paisagem, Vila Áurea, Todos os Santos, Santos Reis, Renascença, Maracanã, Vila São Francisco de Assis.
Em nota divulgada às 16h40, o Governo de Minas Gerais informou que equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (PM) estão trabalhando no sentido de atender às demandas relativas aos tremores e que helicópteros da PM e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente já foram deslocados para a cidade.
A Defesa Civil disse que duas casas foram interditadas para vistoria, pois correm risco de desabamento. Não há registros de vítimas .
Fonte G1

Tremor de magnitude 4 atinge Montes Claros, em MG


Por volta das 10h40 deste sábado, um tremor atingiu a cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Segundo o professor Lucas Vieira Barros, do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, tremores já vinham ocorrendo na região mineira, mas este foi a maior ocorrência.
"Infelizmente não registramos o abalo, mas inferimos que deva ser de intensidade entre 6 e 7 na escala Mercalli Modificada e de magnitude entre 4 e 4,5 na escala Richter", afirmou Barros.
Mais de 50 chamadas foram feitas para o Corpo de Bombeiros do município após o tremor, a maioria solicitando orientações e vistoria de prédios. Foram registradas rachaduras leves no prédio do shopping popular da cidade e em um dos prédios da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Segundo a corporação, não houve vítimas.
Fonte TERRA

Correria em shopping durante tremor em Montes claros

As imagens de uma câmera do circuito interno de um shopping popular registraram a correria no momento do tremor de terra neste sábado (19) em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. Várias pessoas assustadas foram para o meio da rua. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram recebidas mais de 300 ligações desde às 11h, mas não houve registro de feridos.

De acordo com o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Barros, a intensidade pode ter ficado entre 3,6 e 4 graus na escala Richter.

Ainda segundo Barros, universidade ainda não teve acesso a medição precisa da intensidade porque houve uma interrupção na recepção dos dados uma hora antes do tremor. A UNB informou que está analisando a possibilidade dos dados estarem em outras estações.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o tremor foi sentido às 10h50 e durou cerca de 3 segundos. Ainda segundo a corporação, alguns imóveis sofreram rachaduras e a Defesa Civil está ajudando nas vistorias.

Montes Claros fica a 417 quilômetros de Belo Horizonte.
Fonte G1

Para ver imagens click no link abaixo:
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/05/imagem-mostra-correria-em-shopping-durante-tremor-em-montes-claros.html

Rio Negro alaga terminal de ônibus e acesso a carros é proibido, no AM


Águas do rio Negro invadiram terminal de ônibus, no Centro de Manaus (Foto: Reprodução/TV Amazonas)Águas do rio Negro invadiram terminal de ônibus, no Centro de Manaus (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Veículos de passeio tiveram o acesso impedido ao Terminal Central da Praça da Matriz, no Centro de Manaus, nesta sexta-feira (18). Somente veículos do sistema de transporte coletivo poderão circular no local.

De acordo com informações do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), as barreiras que impedem o acesso foram instaladas na Avenida Sete de Setembro, esquina com as ruas Governador Vitório, Instalação e Epaminondas, Centro de Manaus.

Ainda segundo a Manaustrans, a ação tem o objetivo de reduzir o tráfego na área do Terminal que já se encontra com vias alagadas pela enchente do rio Negro. Enquanto durar a restrição de acesso, veículos de moradores, trabalhadores e institucionais, poderão circular na área do Terminal com a autorização dos agentes do Manaustrans.

Com a proibição de circulação, condutores que queiram se dirigir à área do Porto de Manaus e ruas próximas à Manaus Moderna, devem seguir pela Sete de Setembro até a Avenida Eduardo Ribeiro, acessar a Rua 24 de Maio, Avenida Getúlio Vargas, Sete de Setembro, José Paranaguá, Leovegildo Coelho para chegar a Rua Marques de Santa Cruz ou Avenida Floriano Peixoto.

O Manaustrans informou ainda que está monitorando a subida das águas na Rua Marquês de Santa Cruz para verificar se será necessário interditar o Terminal.
Fonte G1

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Eclipse solar será visto na China, Japão e EUA


Foto: Getty ImagesNa imagem, o raro eclipse solar anular
Os habitantes do Japão se preparam para um raro espetáculo astronômico previsto para acontecer na aurora de segunda-feira, a lua antes do amanhecer ofuscará a maior parte do sol, deixando apenas um anel de luz.
Mais de 80 milhões de japoneses, entre eles 35 milhões da região de Tóquio, vão poder admirar este eclipse solar anular.
Os binóculos especiais invadiram as lojas e os canais de televisão oferecem uma programação ao vivo, sem deixar de alertar para os perigos de olhar diretamente para o sol durante o evento.
Um dos projetos mais ambiciosos para marcar o acontecimento foi concebido pela gigante de eletrônicos Panasonic. Ela vai enviar uma expedição ao cume do Monte Fuji (3.776 metros) para filmar o fenômeno com equipamentos alimentados por energia solar.
"Nosso objetivo é divulgar o mais belo eclipse anular do mundo da montanha mais alta do Japão", explicou Hisao Tsugita, gerente de projetos da Panasonic.
"Este é o lugar mais próximo do Sol (no Japão)", ressaltou.
O eclipse anular deve ser visível em uma faixa de 240 a 300 km de largura em toda a Ásia Oriental, no norte do Oceano Pacífico e a oeste dos Estados Unidos, segundo a agência espacial americana.
O fenômeno irá começar na segunda-feira ao amanhecer no sul da China (domingo às 19h06 no horário de Brasília) e seu campo de visibilidade irá se mover rapidamente para o leste até a costa sul do Japão, segundo a NASA.
No entanto, a Agência Meteorológica do Japão alertou que a China e o Japão estão suscetíveis de serem cobertos por nuvens, o que tornará o show invisível.
Se necessário, outros encontros astronômicos estão previstos para início de junho (eclipse lunar e o trânsito de Vênus), os quais os japoneses também poderão desfrutar a priori.
Fonte iG

Previsão do tempo para o sudeste do Brasil e Grande SP para o Sábado e Domingo


Sábado de muita umidade no leste do Sudeste. Ainda há previsão de chuva fraca a qualquer hora, com períodos de sol e muitas nuvens, no litoral do Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro. O dia é de muita nebulosidade, mas sem chuva, no interior capixaba, nas demais áreas fluminenses, no litoral de São Paulo e no leste de Minas Gerais. Nas demais áreas da Região, o sol brilha forte durante todo o dia e também não chove, com temperatura em elevação à tarde.



No domingo, o predomínio é de sol em todo o Sudeste, com calor à tarde em algumas cidades. No norte do Espírito Santo, o tempo fica abafado, a nebulosidade aumenta e ocorrem algumas pancadas de chuva a partir da tarde. Na maior parte da Região, o céu fica com poucas nuvens e não há previsão de chuva. O dia começa com mais nuvens no centro-sul capixaba, no norte fluminense e no nordeste mineiro, mas também não chove.


Fonte CLIMATEMPO

Santarém (PA) tem 20 mil pessoas afetadas pelas enchentes; cidade precisa de água, alimentos e madeira


  • No dia 10 de maio, a cidade de Santarém, no Pará, solicitou decreto emergencial ao Sistema Nacional de Defesa Civil e ainda aguarda reconhecimento
    No dia 10 de maio, a cidade de Santarém, no Pará, solicitou decreto
    emergencial ao Sistema Nacional de Defesa Civil e ainda aguarda reconhecimento
Após uma semana da visita do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, Santarém (850 km de Belém) ainda aguarda o reconhecimento do decreto de emergência por parte do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) em Brasília. Atualmente, 20.377 pessoas no município foram afetadas pela enchente e a Defesa Civil municipal já solicitou da Defesa Civil Estadual mantimentos, medicamentos, água e madeira que serão distribuídos para a população prejudicada.

Segundo a 4ª Regional de Defesa Civil (Redec) da Região do Baixo Amazonas, Santarém já solicitou 90 metros cúbicos de madeira para a construção de pontes, marombas e assoalhos, 1.500 cestas básicas, quatro kits de medicamentos, o que equivale a 2.000 remédios a serem distribuídos, e 1.500 garrafões de água mineral.

Além de Santarém, os municípios de Almeirim, Curuá, Oriximiná, Prainha, Terra Santa, Juruti e Monte Alegre ainda aguardam o reconhecimento da situação de emergência.
Dos 14 municípios que integram a 4ª Redec, apenas os municípios de Óbidos, Alenquer e Porto de Moz conseguiram o reconhecimento por parte do Sindec.

Na região, a Defesa Civil do Estado arrecadou aproximadamente 2.000 metros cúbicos de madeira junto ao Ibama e parte dela, cerca de 500 metros cúbicos, está sendo beneficiada e doada aos municípios reconhecidos como situação de emergência
Fonte UOL

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fim da manhã com céu encoberto e discreto aumento nas temperaturas

A circulação dos ventos que favorece o ingresso de umidade do oceano, causa formação de nuvens que seguem encobrindo o céu desta quinta-feira (17).

A manhã termina com temperaturas oscilando em 19,0ºC, apenas na estação meteorológica do CGE em Parelheiros, Zona Sul, os termômetros oscilam em 17,0ºC. A máxima não deve ultrapassar os 20,0ºC.

De acordo com previsão dos meteorologistas do CGE, este será mais um dia sem chuvas significativas para a Capital paulista.

Tendência:

Nos próximos dias, a nebulosidade diminui e o sol brilha com mais força. As madrugadas e primeiras horas da manhã continuam com temperaturas baixas, onde há inclusive condições para formação de nevoeiros, o que restringe a visibilidade nos aeroportos e rodovias que cortam a Grande São Paulo. Com a presença do sol, as temperaturas máximas entram em elevação. Não há expectativa de chuva. Mínima de 11ºC e máxima de 23ºC.  
Fonte CGE

Nasa estima que 4.700 asteroides podem ser perigosos para a Terra


A Nasa, a agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira (16) que 4.700 asteroides podem ser potencialmente perigosos para a Terra, segundo dados da sonda WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), que analisa o cosmos com luz infravermelha.
Nasa estima que 4.700 asteroides podem ser perigosos para a Terra (Foto: Nasa)Nasa estima que 4.700 asteroides podem ser perigosos para a Terra (Foto: Nasa)







A agência informou que as observações da WISE permitiram a melhor avaliação da população dos asteroides potencialmente perigosos de nosso sistema solar. Esses asteroides têm órbitas próximas à Terra e são suficientemente grandes para resistir à passagem pela atmosfera terrestre e causar danos se caírem no nosso planeta.

Segundo a Nasa, há aproximadamente 4.700 deles - com uma margem de erro de mais ou menos 1.500 -, que têm diâmetros maiores que 100 metros. Até o momento, calcula-se que entre 20% e 30% desses objetos foram localizados.
Os novos resultados foram recolhidos pelo projeto NEOWISE, que estudou, utilizando luz infravermelha, um total de 107 asteroides potencialmente perigosos próximos à Terra com a sonda WISE, para fazer prognósticos sobre toda a população em seu conjunto.
"Fizemos um bom começo na busca dos objetos que realmente representam um risco de impacto com a Terra", disse o responsável pelo Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra, Lindley Johnson.
"Temos de encontrar muitos e será necessário um grande esforço durante as próximas duas décadas para localizar todos os que podem causar graves danos ou ser destino das missões espaciais no futuro", disse Johnson.
Fonte G1