z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Foto que venceu o concurso Fotógrafo Astronômico 2010 - do Real Observatório Britânico - na categoria "Terra e Espaço"

Pinheiro é visto à frente da Via Láctea enquanto um meteoro atravessa o céu. O efeito de luz na árvore em primeiro plano foi causado acidentalmente quando o fotógrafo estava arrumando seu equipamento. Esta foto venceu o concurso Fotógrafo Astronômico 2010 - do Real Observatório Britânico - na categoria Terra e Espaço  Foto: Tom Love/Divulgação
Pinheiro é visto à frente da Via Láctea enquanto um meteoro atravessa o céu. O efeito de luz na árvore em primeiro plano foi causado acidentalmente quando o fotógrafo estava arrumando seu equipamento. Esta foto venceu o concurso Fotógrafo Astronômico 2010 - do Real Observatório Britânico - na categoria "Terra e Espaço"
Foto: Tom Love/Divulgação
Fonte TERRA

Dan Kitwood fotografou a Lua cheia em Londres em 30 de janeiro de 2010


Fonte TERRA
Dan Kitwood fotografou a Lua cheia em Londres em 30 de janeiro de 2010   Foto: Getty Images
Dan Kitwood fotografou a Lua cheia em Londres em 30 de janeiro de 2010 
Foto: Getty Images

O cometa McNaught passou próximo à Terra em 2007

O cometa McNaught passou próximo à Terra em 2007  Foto: S. Deiries/ESO/Divulgação
O cometa McNaught passou próximo à Terra em 2007
Foto: S. Deiries/ESO/Divulgação
Fonte TERRA

imagem do ano de 2010 do Wikimedia Commons

Esta imagem, de Yuri Beletsky, foi registrada fora de um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), no Chile. Ela foi eleita a imagem do ano de 2010 do Wikimedia Commons. O laser que é disparado pelo telescópio serve para a criação de uma estrela artificial, usada para corrigir as distorções causada pela atmosfera nos registros astronômicos  Foto: ESO/Y. Beletsky/Divulgação
Esta imagem, de Yuri Beletsky, foi registrada fora de um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), no Chile. Ela foi eleita a imagem do ano de 2010 do Wikimedia Commons. O laser que é disparado pelo telescópio serve para a criação de uma "estrela" artificial, usada para corrigir as distorções causada pela atmosfera nos registros astronômicos
Foto: ESO/Y. Beletsky/Divulgação
Fonte TERRA

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cidade de São Paulo é atingida por mais de 700 raios durante temporal

Raio cai perto do Pico do Jaraguá (Foto: Andre Penner/Associated Press)Raio atinge região perto do Pico do Jaraguá
(Foto: Andre Penner/Associated Press)
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 745 raios na cidade de São Paulo durante o temporal ocorrido na tarde desta terça-feira (29). As regiões mais atingidas foram as zonas Norte e central.
De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Inpe, os raios foram registrados entre 14h45 e 16h35. O número é considerado alto, mas não fora do comum.
Chuva
A chuva forte que atingiu a São Paulo causou problemas no trânsito da cidade. Um alagamento na Avenida 23 de Maio chegou a bloquear quatro faixas da via no sentido Aeroporto de Congonhas, próximo à Praça da Bandeira.
O aeroporto do Campo de Marte, na Zona Norte, chegou a ficar meia hora fechado por conta da forte chuva. A interrupção nos trabalhos aconteceu das 15h30 até as 16h.
Toda a cidade de São Paulo chegou a entrar em estado de atenção durante a tarde. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, as primeiras regiões afetadas foram as zonas Norte, Leste e central e a Marginal Tietê.
Os bairros mais atingidos foram a Vila Jacuí, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, na Zona Leste, Tremembé, Tucuruvi e Santana, na Zona Norte, e a região da Avenida Paulista. Às 18h20, todos os estados de atenção haviam sido retirados.
Fonte G1

Chuva forte atinge a capital paulista nesta tarde de terça-feira



A chuva aumentou em São Paulo e o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura colocou toda a cidade em estado de atenção às 16h50 desta terça-feira (29). A Zona Oeste e a Marginal Pinheiros entraram em atenção às 16h30. Segundo o CGE, as zonas Norte e Leste, o Centro e a região da Marginal Tietê estavam em atenção desde as 16h05.

No horário, os bairros mais atingidos eram a Vila Jacuí, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, na Zona Leste, Tremembé, Tucuruvi e Santana, na Zona Norte, e na região da Avenida Paulista. Segundo o CGE, praticamente todos os bairros da Zona Oeste da capital paulista sofriam com a chuva forte no fim da tarde.

Pontos de alagamento
O cruzamento da Avenida Henrique Schauman com a Avenida Rebouças estava alagado às 16h50. Segundo o CGE, às 17h, outros seis pontos de alagamento estavam ativos na cidade, apenas um intransitável.

Na Marginal Tietê, sentido Castello Branco, na altura da Ponte das Bandeiras, os carros encontravam dificuldade para atravessar a via. O outro ponto de alagamento estava localizado na Avenida Professor Francisco Morato, próximo à Avenida dos Três Poderes.

Grande São Paulo
A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi atingida pela chuva forte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, diversas pessoas ficaram ilhadas na Rua Roberto Alvarenga, no Jardim Cumbica, próximo à Via Dutra. Segundo o CGE, em Itaquaquecetuba, Arujá, Barueri e Jandira também choveu forte.

Aeroportos
O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, estava aberto para pousos e decolagens às 16h40 desta terça-feira. O Aeroporto de Guarulhos operava apenas por instrumentos no horário. A chuva forte na cidade não chegou a afetar as operações, segundo a Infraero.

Fonte: G1.com

Vulcão causa chuva de lava e deixa Equador em alerta

Em fúria, vulcão Tungurahua expele lava durante erupção na região de Cotalo, a 135 km de Quito, no Equador. A reativação do processo eruptivo do vulcão obrigou as autoridades a aumentar o alerta amarelo para laranja nas áreas habitadas, segundo informações da Secretaria Nacional de Gestão e Risco do país. Nas últimas horas, o Tungurahua apresentou explosões e fortes fluxos de lava, cinzas e cascalho  Foto: EFE
Em fúria, vulcão Tungurahua expele lava durante erupção na região de Cotalo, a 135 km de Quito, no Equador. A reativação do processo eruptivo do vulcão obrigou as autoridades a aumentar o alerta amarelo para laranja nas áreas habitadas, segundo informações da Secretaria Nacional de Gestão e Risco do país. Nas últimas horas, o Tungurahua apresentou explosões e fortes fluxos de lava, cinzas e cascalho.
Foto EFE
Fonte TERRA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quinta-feira será de sol e temperaturas em elevação na Grande SP

A quinta-feira começa com com céu parcialmente nublado, ao longo do dia o sol aparece com mais força favorecendo a elevação das temperaturas. A temperatura máxima será de 29ºC e mínima de 15ºC.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Quarta-feira de tempo instável na Grande SP

A quarta-feira começa com céu nublado, há previsão de chuva a qualquer hora do dia com intensidade variada, porém, pode haver períodos de melhoria durante o dia. A temperatura máxima será de 25ºC e mínima de 18ºC.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sexta-feira de sol e temperatura amena na Grande SP

A sexta-feira começa com sol entre nuvens e temperaturas baixas, ao longo do dia o sol predomina e não há previsão de chuva. A temperatura máxima será de 23ºC e mínima de 13ºC.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Chuva faz Prefeitura de Jaú, SP, decretar situação de emergência

A Prefeitura de Jaú, no interior de São Paulo, decretou situação de emergência na cidade devido aos estragos causados pela chuva ocorrida nesta terça-feira (15). Vários pontos do Centro do município e do bairro Sempre Verde foram alagados com o transbordamento do Rio Jaú.
Segundo o prefeito da cidade, Osvaldo Franceschi Júnior, foi a pior enchente em 30 anos. Ele deve ir até a capital paulista nesta quarta-feira (16) para buscar recursos para sanar os danos.
Imagens registradas pelo helicóptero da Polícia Militar mostram a cidade debaixo d'água. O Rio Jaú transbordou em vários pontos. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos mil pessoas foram afetadas pela enchente. Um ônibus ficou ilhado. Policiais militares fizeram o resgate do grupo - um a um, todos foram salvos e ninguém ficou ferido.
A água invadiu várias casas e um carro quase ficou submerso. Os moradores tentavam salvar o que sobrou. Com ajuda de um bote, os bombeiros resgataram mais de 12 pessoas, entre elas o aposentado Pio Prado. “Começou a subir e subiu rapidamente. Já vi varias vezes, mas o nível da água foi mais baixo”, disse.
De acordo com a Prefeitura de Jaú, nos 15 primeiros dias de novembro choveu três vezes mais que no mesmo período de 2010. “Foram aproximadamente 70 milímetros na cabeceira, fora o que caiu na cidade de Jaú. Tudo somado, acredito que vai dar 130 milímetros”, afirmou Valdir Baltazar, coordenador da Defesa Civil.
RegiãoEm Dois Córregos, outra cidade da região, uma granja e as aves ficaram cobertas de lama. O terreno ficou tomado de plantas aquáticas trazidas pela enchente. Dos 28 mil pintinhos, apenas dois se salvaram.
Em Botucatu, um cinegrafista amador flagrou o momento em que um homem desliza pelo barranco perto de um córrego. Ele ficou parcialmente soterrado. O homem foi resgatado e encaminhado ao hospital. A polícia isolou a área, já que o barranco cedeu até a ponte.
Fonte G1

Tailândia: enchentes históricas cobrem Bangcoc e matam centenas

 Enchentes deixaram aviões ilhados na pista do aeroporto Don Mueang, em Bangcoc. O aeroporto está sendo temporariamente utilizado como refúgio para desabrigados pelas chuvas na capital da Tailândia   Foto: EFE

Enchentes deixaram aviões ilhados na pista do aeroporto Don Mueang, em Bangcoc. O aeroporto está sendo temporariamente utilizado como refúgio para desabrigados pelas chuvas na capital da Tailândia

Foto: EFE

Fonte Terra

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Chuva diminui, mas São Paulo segue em estado de atenção

Alagamento em SP (Foto: Reprodução/TV Globo)

Chuva provoca alagamentos na capital paulista e em cidades do ABC (Foto: Reprodução/TV Globo)
A intensidade da chuva diminuiu em São Paulo, mas a cidade continuava em estado de atenção por volta das 14h15 desta terça-feira (15), dia em que alguns motoristas aproveitaram para voltar do feriado prolongado da Proclamação da República. Por volta das 12h30, toda a cidade de São Paulo estava em estado de atenção por conta das chuvas.
Nesse horário, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, havia 15 pontos de alagamento na cidade. Apenas um deles era intransitável, no cruzamento da Rua Romão Gomes com a Avenida Valdemar Ferreira. O Ribeirão dos Meninos, em São Caetano do Sul, no ABC, transbordou. 
Fonte G1

Aurora austral é vista em foto tirada pela ISS

Foto tirada em 18 de setembro de 2011 por astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) mostra aurora austral durante órbita ascendente no sul da Austrália, no sul do Oceano Pacífico em direção ao norte, a oeste da América Central.
Auroras austrais ocorrem quando os íons do vento solar colidem com os átomos de oxigênio e nitrogêneo na atmosfera superior. Animadas por essas colisões, os átomos emitem luz à medida que retornam ao seu nível de energia original, deixando a aurora visível.
Foto: Reuters
Imagem tirada em 18 de setembro pela tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) mostra aurora austral no sul do Oceano Pacífico
Fonte Ig

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Previsão do tempo para Grande SP para este fim de semana e feriado

O sábado começa com tempo nublado na Grande SP, ao longo do dia o sol aparece entre nuvens e chove entre a a tarde e a noite. A temperatura máxima será de 26ºC e mínima de 18ºC.
O domingo será de céu fechado e chuva moderada a forte a qualquer hora do dia especialmente durante a tarde, essa previsão vale também para o litoral sul paulista. A temperatura máxima será de 22ºC e mínima de 18ºC.
Na segunda-feira as condições de chuva moderada a forte continua na região da Grande SP. A temperatura máxima será de 21ºC e mínima de 17ºC.
A terça-feira a chuva não diminui na região da Grande SP e o sol não aparece durante o dia. A temperatura máxima será de 20ºC e mínima de 15ºC.

Atenção: Alerta-se para grande volume de chuva entre a segunda a terça na Grande SP.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Terremoto atinge leste da Turquia

Um terremoto de 5,6 graus de magnitude derrubou pelo menos um hotel de seis andares e causou o colapso de outros prédios no leste da Turquia neste quarta-feira, deixando ao menos três mortos, de acordo com informações da mídia turca. Segundo a mídia local, ao menos 18 construções desabaram, deixando um grande número de vítimas sob os escombros.


De acordo com a Associated Press, mais de 50 pessoas estão soterradas nos escombros do hotel na cidade de Van, cuja província homônima foi atingida por um abalo de 7,2 graus que deixou mais de 600 mortos em 23 de outubro. Segundo a TV Sky Turk, o hotel era usado por jornalistas e equipes assistenciais. Vozes pedindo ajuda podiam ser ouvidas de debaixo dos escombros.
Também de acordo com a AP, 11 pessoas foram retiradas com vida dos destroços das construções que desabaram. Com 5 km de profundidade, o epicentro do tremor fica no distrito de Edremit, localizado a cerca de 16 km da cidade de Van. O terremoto aconteceu às 21h23 locais (17h23 de Brasília). De acordo com a AP, o tremor não provocou estragos no local do epicentro.
Segundo a TV Estatal TRT, o terremoto derrubou o hotel, assim como algumas construções que haviam ficado danificadas no tremor que atingiu a região há duas semanas. Imagens de TV mostraram residentes e equipes de resgate tentando levantar os escombros para retirar os que estão sob os destroços do hotel. O vice-primeiro-ministro Besir Atalay afirmou que o tremor desta quarta-feira  fez desabar um hotel, uma escola e outras construções.
Também de acordo com a NTV, equipes de resgate estão sendo enviadas ao local a partir da capital da Turquia, Ancara, e de outras áreas do país, uma semana depois de os trabalhadores terem começado a limpar os destroços do abalo sísmico anterior.

O Crecente Vermelho da Turquia enviou imediatamente à região atingida 15 mil tendas e 300 membros das suas equipes. Alper Kucuk, membro do Crescente Vermelho, afirmou à BBC que os esforços das equipes estarão voltados ao hotel, uma vez que acreditavam que "as outras construções estivessem vazias".


Cerca de 1,4 mil tremores secundários atingiram a região desde o tremor de 23 de outubro. Muitos residentes têm vivido em tendas apesar do frio, com muito medo de retornar a suas casas. Pelo menos 2 mil construções foram destruídas pelo terremoto de 7,2 graus, e as autoridades declararam que outras 3,7 mil construções ficaram imprópria para habitação.
*Com AP e BBC
Fonte Ig

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quinta-feira de sol na Grande SP

A quinta-feira será de tempo bom sem previsão de chuva durante o dia, por causa disso a umidade do ar pode cair em declínio entre a tarde. A temperatura máxima será de 31ºC e mínima de 16ºC.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Asteroide atinge ponto mais próximo da Terra na noite desta terça (8)

O asteroide 2005 YU55, que está passando perto da Terra, deve atingir nesta terça-feira (8) o ponto mais próximo de nosso planeta. A Nasa calcula que, às 21h28 (horário de Brasília), o corpo celeste estará a menos de 325 mil quilômetros da Terra, ou seja, mais perto que a distância que nos separa da Lua.
"Essa a aproximação mais rente de um asteroide que já ficamos sabendo com antecedência em toda a história", afirma Lance Benner, pesquisador do Laboratório de Propulsão de Jatos (JPL), órgão da Nasa responsável por essas contas.
"O 2005 YU55 não vai bater na Terra, pelo menos não dentro do período que conseguimos calcular, que se estende por vários séculos", completa o especialista.
Asteroide 2005 YU55, em imagem desta segunda (7) (Foto: Nasa/JPL-Caltech )Asteroide 2005 YU55, em imagem desta segunda (7) (Foto: Nasa/JPL-Caltech )
O 2005 YU55 passa com regularidade perto de Vênus, da Terra e de Marte, mas não chega tão próximo de nós há pelo menos 200 anos.
A última vez que um corpo celeste tão grande chegou tão perto de nós foi em 1976, mas, na época, os astrônomos não previram a visita. A próxima visita de um asteroide desse tamanho está prevista para 2028.
Astrônomos amadores que quiserem tentar ver o asteroide vão precisar de um telescópio de, pelo menos, 15 cm.
Fonte G1

Vulcão entra em erupção na República Democrática do Congo



Imagem divulgada pelo Parque Nacional Virunga exibe a erupção do vulcão Nyamulagira, localizado a 40 km da cidade de Goma, na província de Kivu do Norte, na República Democrática do Congo. Segundo a agência de notícias AFP, a erupção aparenta ser na seção inferior do vulcão e a lava está rumando para uma área não habitada no parque  Foto: AFP

Imagem divulgada pelo Parque Nacional Virunga exibe a erupção do vulcão Nyamulagira, localizado a 40 km da cidade de Goma, na província de Kivu do Norte, na República Democrática do Congo. Segundo a agência de notícias AFP, a erupção aparenta ser na seção inferior do vulcão e a lava está rumando para uma área não habitada no parque

Foto: AFP

Fonte Terra

Terça-feira de sol na Grande SP

A terça-feira começa com sol entre nuvens e durante o dia o sol predomina e não chove. A temperatura máxima será de 29ºC e mínima de 14ºC.

domingo, 6 de novembro de 2011

Segunda-feira de céu parcialmente nublado na Grande SP

A segunda-feira começa com céu nublado mas durante o dia o sol aparece entre nuvens e não há previsão de chuva. A temperatura máxima será de 28ºC e mínima de 16ºC.

sábado, 5 de novembro de 2011

Chuvas arrastam carros e lama e causam mortes na Itália

Em Gênova, carros foram arrastados pelas fortes chuvas, que deixaram a região em uma situação extremamente séria, segundo autoridades locais  Foto: Reuters
Em Gênova, carros foram arrastados pelas fortes chuvas, que deixaram a região em uma situação "extremamente séria", segundo autoridades locais

Foto: Reuters
Fonte Terra


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Calendário tem fotos de fenômenos meteorológicos na Austrália

Em sua 28ª edição, o Calendário do Clima Australiano traz as melhores imagens de fenômenos meteorológicos feitas por pessoas de todo o país.
O calendário é produzido pelo Departamento de Meteorologia da Austrália e pela Associação Meteorológica e Oceanográfica Australiana, com fotos selecionadas em um concurso nacional.
As melhores imagens ilustram os meses do ano.
Em 2012, elas incluem um arco-íris duplo em uma praia de New South Wales, uma tempestade que anunciava um dos maiores ciclones que já passaram pela região de Queensland e o reflexo das nuvens no maior lago de sal do país.
O calendário é a publicação mais popular do Departamento, com 50 mil cópias vendidas anualmente.
Arco-íris duplo na praia de Wombarra, em New South Wales (Foto: Matt Smith/Cortesia do Australia´s National Meteorological Service )Arco-íris duplo na praia de Wombarra, em New South Wales (Foto: Matt Smith/Cortesia do Australia´s National Meteorological Service )Fonte G1

Nasa registra mancha solar gigante

Cientistas se referem a região do Sol como 'monstro benevolente'.
Sol tem tido muitas tempestades recentemente.


A imagem mostra uma mancha solar gigante, registrada nesta quinta (3). A região do Sol onde a mancha foi encontrada está sendo chamada de 'monstro benevolente' pelos cientistas. Depois de anos relativamente calmo, o Sol tem tido muitas tempestades recentemente (Foto: AP Photo/Nasa)A imagem mostra uma mancha solar gigante, registrada nesta quinta (3). A região do Sol onde a mancha foi encontrada está sendo chamada de 'monstro benevolente' pelos cientistas. Depois de anos relativamente calmo, o Sol tem tido muitas tempestades recentemente (Foto: AP Photo/Nasa)Fonte G1