z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Previsão para Grande SP para este final de semana

O sábado começa com sol entre nuvens na Grande SP, visto que uma frente fria avança do sul do Brasil para o sudeste o tarde fica com céu mais carregado com previsão de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura máxima será de 27ºC e a mínima será de 15ºC. No domingo o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia podendo chover entre a tarde e a noite. A temperatura máxima será de 25ºC e mínima de 14ºc.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tempestades deixam 53 mortos ou desaparecidos na Coreia do Sul


Pelo menos 53 pessoas morreram ou estão desaparecidas depois que as chuvas mais fortes em um século castigaram a capital da Coreia do Sul, Seul, e as áreas ao redor da cidade, disseram autoridades nesta quinta-feira (28). O prejuízo deve atingir centenas de milhões de dólares, segundo as fontes oficiais.
Mais chuvas atingiram a região montanhosa nesta quinta-feira, e autoridades convocaram as forças militares para ajudar nas operações de resgate e limpeza.
"Nós pedimos a ajuda do Ministério da Defesa e da polícia porque as chuvas torrenciais e as enchentes precisam ser controladas por meio de um sistema cooperativo nacional", disse um porta-voz dos serviços de emergência.
Carros alagados em Seul, na Coreia do Sul, nesta quinta-feira (28) (Foto: AP)
Carros alagados em Seul, na Coreia do Sul, nesta quinta-feira (28) (Foto: AP)
Mais de meio metro de chuva incidiu sobre a região de Seul desde a noite de terça-feira, segundo o departamento climático, no dilúvio mais intenso para o mês de julho desde 1907.
Deslizamentos de terra foram registrados em regiões da capital e riachos se transformaram em violentos torrenciais, inundando áreas mais baixas e deixando milhares de carros submersos.
Segundo a agência de notícias Yonhap, uma operação de resgate estava em andamento em um monastério budista, onde quatro pessoas ficaram soterradas após um deslizamento de terra.
Algumas pontes que passam sobre o principal rio Han, que atravessa o centro da cidade, foram fechadas. Serviços ferroviários também foram interrompidos.
Autoridades disseram nesta quinta-feira que mais de 4.500 pessoas tiveram de deixar suas casas e muitas residências estavam sem energia.
Fonte G1

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Deslizamentos de terra deixam 16 mortos na Coreia do Sul

Foto: AFP
"Avalanche" de lama invadiu casas e tomou as ruas na capital Seul
Pelo menos 16 pessoas morreram, uma está desaparecida e outras 26 ficaram feridas nesta quarta-feira por deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas que afetam a região central da Coreia do Sul, informou a agência local "Yonhap".
Um dos deslizamentos ocorreu próximo a uma represa do rio Soyang, 100 quilômetros ao leste de Seul, e destruiu quatro casas e um hotel, onde faleceram 13 pessoas, das quais dez eram estudantes universitários hospedados no local. Outras seis pessoas foram resgatadas após ficarem presas sob os edifícios destruídos.
Até o momento, cerca de 500 bombeiros e policiais se transferiram à zona para ajudar nos trabalhos de resgate. Em Seul, pelo menos três pessoas morreram e uma está desaparecida depois que uma avalanche de lama sepultou cerca de 20 casas em um bairro do sul da cidade.
O Governo Metropolitano de Seul informou que as fortes chuvas provocaram inundações em ruas, estações de metrô, passagens subterrâneas e zonas residenciais, e também múltiplos deslizamentos de terra em vários barrancos da capital. Até agora, 76 pessoas estão em abrigos depois que 710 casas ficaram inabitáveis, segundo a "Yonhap". A previsão é que as fortes chuvas se prolonguem na capital até a madrugada de quinta-feira.
As precipitações em Seul entre terça-feira e a madrugada desta quarta superaram 400 milímetros, enquanto até as 10h locais a área de Soyang tinha registrado 262,5 milímetros de chuva, segundo a Administração Meteorológica de Coreia (AMC). A AMC registrou por enquanto precipitações acima de 110 milímetros por hora, um volume recorde, em zonas do centro e do sul do país.
Fonte Ig

terça-feira, 26 de julho de 2011

Sul pode ter temporais ao longo desta terça-feira

Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Sul, a maior parte do Sudeste, Centro-Oeste e sul da região Norte e impede a formação de nuvens de chuva, segundo a Climatempo. Uma frente fria se afasta para o mar, mas ainda espalha muitas nuvens sobre o norte do Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Nuvens que chegam de alto-mar deixam o tempo instável no leste e norte do Nordeste. Uma nova frente fria avança sobre a Argentina e o Uruguai e atinge o Rio Grande do Sul nessa terça-feira. Por isso, há risco de temporais em grande parte das áreas gaúchas e ao longo do período também em parte de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Confira a previsão para sua região:
Região Norte
O tempo segue carregado e com pouco sol no noroeste do Amazonas e em Roraima onde o sol aparece pouco e chove de forma passageira no decorrer do dia. Em Rondônia, no sul do Amazonas, no centro-sul do Pará, no Tocantins e no Acre, o tempo fica firme e ensolarado, sem previsão de chuva. Nas demais áreas, o sol aparece forte, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e chove de forma passageira principalmente no período da tarde.

Região Nordeste
O tempo segue fechado no sul da Bahia, onde chove. Na Zona da Mata nordestina o sol aparece pouco entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva no decorrer do dia. No Agreste o sol brilha forte, mas ainda chove rápido. O tempo segue firme e seco nas demais áreas do Nordeste brasileiro.

Região Centro-Oeste
Todo o Centro-Oeste brasileiro segue sob o predomínio de uma forte massa de ar seco em todas as áreas. Por causa dessa massa de ar nuvens tem dificuldade em se formar e o tempo fica firme. Será um dia de sol forte e sem chuva. a temperatura segue e elevação, mas uma queda na umidade é prevista para o período da tarde. No sul de Mato Grosso do sul nebulosidade aumenta no final do dia, mas não são nuvens de chuva.

Região Sudeste
Áreas de instabilidade espalham nuvens sobre o Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. O sol ainda aparece nestas áreas. No Espírito Santo há previsão de chuva pela manhã e as demais áreas encobertas têm previsão de chuvisco pela manhã. Nas demais áreas do Sudeste brasileiro o sol brilha forte devido a um forte sistema de alta pressão que inibe a formação de nuvens e garante tempo firme e sem chuva.

Região Sul
A nova frente fria avança pela Região Sul. No centro, no sul e no oeste do Rio Grande do Sul, o tempo fica fechado com previsão de chuva. Nas demais áreas gaúchas e no sul e no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, o dia é de sol entre nuvens e ocorrem pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. No nordeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná, o dia é de sol com muitas nuvens à noite, mas ainda sem chuva. As demais áreas seguem sob predomínio de sol e poucas nuvens, sem chuva. 

Fonte Terra

Filipinas: tempestade tropical deixa 9 mortos e 11 desaparecidos

Nove pessoas morreram e outras 11 foram dadas por desaparecidas nas Filipinas nesta terça-feira por causa de uma tempestade tropical acompanhada por ventos de até 70 km/h, que provocou copiosas chuvas sobre o arquipélago, segundo rádios locais e fontes oficiais.
Sete das vítimas perderam a vida em um deslizamento de terra na província de Albay, no extremo oriental da ilha de Luzon, onde o alarme foi elevado ao nível dois (em uma escala de cinco), indicaram várias emissoras regionais.
Outras duas pessoas morreram, uma delas, Rolando Angolo, ao afogar-se quando tentava atravessar um rio; e Noel Angeles, após um poste elétrico cair, disse o governador da vizinha ilha de Catanduanes, Joseph Chua.
Além disso, permanecem desaparecidos no mar 11 pescadores nas regiões de Samar, Catanduanes e Albay, informou o Conselho Nacional de Gestão e Prevenção de Desastre em seu boletim.
A tempestade tropical, que os filipinos chamam de Juaning, provocou o fechamento de escolas em boa parte do país e o cancelamento de mais de 20 voos, alem de ter deixado sem eletricidade várias zonas da ilha de Luzon.
A depressão tropical, se não mudar de curso, cruzará o norte do país nos próximos dias e já começou a afetar a capital, Manila, com mais de dez milhões de habitantes.
Fonte Terra

sábado, 23 de julho de 2011

Domingo com céu parcialmente nublado na Grande SP

O domingo começa com céu nublado na Grande SP, visto que os ventos continua trazendo umidade para o leste do estado de SP, ao longo do dia o sol aparece entre muitas nuvens podendo chover fraco em algumas regiões da Grande SP. A temperatura máxima será de 20ºC e mínima de 13ºC.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

EUA: onda de calor mata 24 e temperatura pode chegar aos 46°C

Mulher se exercita ao amanhecer, em Boston. Ao longo do dia, alguns Estdos podem registrar temperatura perto dos 50°C. Foto: EFE
Mulher se exercita ao amanhecer, em Boston. Ao longo do dia, alguns Estdos podem registrar temperatura perto dos 50°C
Foto: EFE
O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos ampliou nesta sexta-feira a 30 Estados os alertas para as altas temperaturas que atingem o centro e leste do país e que, segundo a imprensa local, já causaram a morte de pelo menos 24 pessoas.
As autoridades elevaram para "vermelho" o nível da qualidade do ar, o que significa que a permanência ao ar livre é perigosa, especialmente para pessoas de idade avançada, com problemas cardíacos ou respiratórios e crianças.
Hoje será o dia mais quente em vários Estados da costa leste, segundo o Serviço Meteorológico, segundo o qual se às altas temperaturas acrescenta-se o elevado índice de umidade no ar, a sensação térmica pode chegar nas próximas horas aos 46°C e cair para 33°C no domingo.
Em Nova Jersey, as autoridades informaram que cerca de 100 pessoas, a maioria adolescentes, sofreram desmaios por calor em Camden, onde mais de 12 mil pessoas haviam se reunido para um show.
A onda de calor em Richmond, Virginia, é a pior desde julho de 1995 e a umidade potencializada por chuvas recentes pode levar a sensação térmica nesta sexta-feira a até cerca de 49°C, indicaram os meteorologistas.
Em Raleigh, Carolina do Norte, o termômetro alcançou nesta quinta-feira o recorde de 38,8°C registrado em 1952 e, segundo os meteorologistas, a sensação térmica foi de 42,2 graus.
A primeira morte relacionada com o calor ocorreu em Kansas City, onde um homem de 57 anos de idade perdeu a vida por essa causa. As autoridades informaram que outras 13 mortes relacionadas com o calor foram registradas no Missouri, incluindo duas mulheres com mais de 70 anos.
Em Fountain Prairie, Wisconsin, um homem de 65 anos de idade, com problemas de saúde, também morreu. Já em Oklahoma foram confirmados quatro óbitos relacionados com o calor desde maio.
Fonte Terra

Irrigador salva cão do calor escaldante de Nova York Mais de 40ºC

Foto: Timothy Clary/AFP
 Todo encalorado, um cachorrinho resolveu que o melhor lugar para descansar em Nova York era em cima de um irrigador de parque. As temperaturas na cidade americana esta semana superaram os 40°C, causando desconforto para pessoas e animais.
Fonte R7

Chuvas causam prejuízos para 50 mil e deixam 10 mil fora de casa no RS

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de semana afetaram 50.907 pessoas, que tiveram prejuízos materiais, como destruição de casa ou perda de pertences. Mais de 10 mil pessoas estão fora de casa devido às chuvas – 4.583 desaloados e ouros 5.891 desabrigados, segundo balanço da Defesa Civil do Estado.

Pelo menos três cidades decretaram situação de emergência: Tiradentes, Encantado e Lajeado. Outras oito cidades comunicaram à Defesa Civil a notificação preliminar de desastre em suas áreas: Constantina, Nova Bassano, Parobé, Sao Sebastiado do Caí, Pontão, São Gerônimo, Taquara e Arvorezinha.
Em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, o rio Caí continua subindo e prestes a transbordar. Pelo menos 150 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas e algumas foram resgatadas de barco durante a madrugada desta sexta-feira (22). As autoridades acreditam que esta seja uma cheia recorde na região do Vale do Caí.

Segundo as últimas medições da Defesa Civil, as águas, que sobem cerca de 20 centímetros por hora, estavam 5,85 metros acima do normal na localidade.

Na quinta-feira (21), a Defesa Civil já havia confirmado a localização do corpo de um agricultor de 41 anos que estava desaparecido em Santo Augusto, no noroeste do Rio Grande do Sul. Ele é considerado a primeira vítima das chuvas no estado e teria sido arrastado pela correnteza quanto tentava atravessar um riacho que, devido à grande quantidade de chuvas, está acima do nível normal.

As chuvas elevaram o rio Caí 13,15 metros acima do nível normal na cidade gaúcha de São Sebastião do Caí, informou a Defesa Civil do município. Desde a madrugada, as famílias que residem próximo ao rio Caí estão sendo deslocadas para a casa de familiares. O órgão avalia que o nível do rio pode chegar a 14 metros acima do normal.

Igrejinha também tem grande número de desabrigados e desalojados, chegando a 300 famílias (cerca de 1,5 mil pessoas). Alguns grupos isolados tiveram que ser retirados de casa por botes, com ajuda do Corpo de Bombeiros.
  Fonte G1

Frente fria espalha nuvens de chuva pela região Sul, por SP e MS

Uma frente fria avança pelo centro-sul do Brasil e espalha nuvens de chuva por quase todo o Sul, no leste, no sul e no centro-oeste de São Paulo e em Mato Grosso do Sul, segundo a Climatempo. O choque da frente fria com o ar quente favorece a formação de algumas nuvens carregadas também no sul e no oeste de Mato Grosso e no sul de Rondônia. Por outro lado, a entrada do ar seco polar já favorece a diminuição da nebulosidade no interior do Rio Grande do Sul. Outra grande massa de ar seco ainda impede a formação de nuvens em Minas Gerais e no Espírito Santo, em Goiás, no interior do Nordeste, no Tocantins e no centro-sul do Pará. Nuvens tropicais geradas pelo ar quente e úmido estão espalhadas por quase todas as outras áreas do País. Confira a previsão do tempo para sua região:
Região Norte
O norte do Pará, o Amapá, o norte do Amazonas e Roraima seguem carregados, com muitas nuvens e pouco sol. Nestas áreas ocorre chuva no decorrer do dia. Em Rondônia, no sudeste e no leste do Amazonas, no centro-sul do Pará e no Tocantins, o tempo fica firme e ensolarado, sem previsão de chuva. Nas demais áreas, o sol aparece forte, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e chove de forma passageira principalmente no período da tarde.
Região Nordeste
Todo o sul e leste da Bahia, inclusive o Planalto da Conquista e a Chapada Diamantina, e as demais áreas do leste nordestino têm um dia de sol com muitas nuvens e previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Sol e chuva à tarde no norte do Maranhão. Nas demais áreas nordestinas, uma grande massa de ar seco garante tempo aberto, com sol forte e temperatura alta sem chuva.
Região Centro-Oeste
Uma frente fria deixa o tempo nublado com chuvisco e temperatura baixa no centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul e na região do Pantanal. Sol e diminuição de nuvens nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, onde a temperatura fica baixa. As demais áreas do Centro-Oeste têm dia de sol. O calor diminui na região de Cuiabá.
Região Sudeste
Uma frente fria avança ao largo do litoral do Sudeste. No leste, no sul e no oeste de São Paulo, o tempo fecha e há previsão de chuva no decorrer do dia, com queda de temperatura. Na região de Campinas, no norte de São Paulo, assim como no centro-oeste do Rio de Janeiro, o sol aparece entre nuvens e chove de forma passageira principalmente no período da tarde e da noite. O sol aparece forte nas demais áreas e chove rápido apenas no norte do Espírito Santo.
Região Sul
Uma frente fria avança para o Sudeste, mas ainda deixa o tempo chuvoso e a temperatura baixa no nordeste de Santa Catarina e no centro-norte e leste do Paraná. Faz um pouco de frio. Nas demais áreas do Sul, a chegada de uma massa de ar frio e seco polar provoca diminuição da nebulosidade e queda de temperatura. Faz frio, com geada no interior do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.
Fote Terra

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nevasca deixa 12 mil isolados em região no sul do Chile

Moradores removem neve de telhado em casa na localidade de Lonquimay. Foto: Reuters
Moradores removem neve de telhado em casa na localidade de Lonquimay
Foto: Reuters
Mais de 12 mil pessoas estão isoladas no sul do Chile, depois de uma violenta nevasca nos últimos dias. Calcula-se que mais de 1,80 m de neve tenha caído em algumas regiões andinas.
Helicópteros atualmente são o único meio de acesso à região de Araucania, 755 km ao sul de Santiago. O governo já declarou a área zona de catástrofe.
A neve também cortou a eletricidade e as comunicações na área. Milhares de pessoas e animais já enfrentam escassez de alimentos, enquanto as autoridades tentam liberar as vias de acesso à região.
Fonte Terra

Alagamentos deixam mais de 500 famílias desabrigadas no RS

Chuvas contínuas provocaram cheias no Vale do Taquari  Foto: Juremir Versetti/Agência Freelancer/Especial para Terra
Chuvas contínuas provocaram cheias no Vale do Taquari
Foto: Juremir Versetti/Agência Freelancer/Especial Fonte Terra

Frente fria provoca ventos de 155 km/h em Santa Catarina

A frente fria que atingiu a região Sul do País entre a noite de quarta-feira e esta madrugada provocou temporais acompanhados de ventos fortes em Santa Catarina.

Em Campos Novos, os ventos chegaram a 127 quilômetros por hora na noite de ontem e a 155 km/h em Curitibanos nesta madrugada, causando destelhamento em boa parte das cidades, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram). 
O vendaval foi provocado pela formação e deslocamento de uma frente fria pelo Estado, que atingiu especialmente as regiões oeste, meio-oeste, planalto sul e litoral sul. A previsão é de melhora nas condições do tempo entre a tarde e noite de hoje, começando pelo oeste e sul do Estado.
Fonte Ig

Chile sofre pior nevasca em 30 anos e decreta zona de catástrofe


As maiores nevascas das últimas três décadas levam o governo a declarar zona de catástrofe no sul do Chile. 20 mil pessoas estão em regiões isoladas.
São 800 quilômetros de estradas que sumiram sob o gelo. Quem arrisca sair de casa, tem que enfrentar a neve até o joelho.
O gelo que cobre os telhados pesa e pode provocar desabamentos. Com canos congelados, começa a faltar água. O chefe de polícia local diz que falta comida e todos dependem do abastecimento por helicópteros.
Há pelo menos 20 mil pessoas ilhadas na região. Nesta quarta-feira (20), o governo federal decretou "zona de catástrofe" nas oito comunidades de Araucania e mobilizou as forças armadas para ajudar os moradores.
A mesma região, que já vinha sofrendo com a atividade do vulcão Puyehue, cujas cinzas provocaram transtornos desde o começo de junho também nos país vizinhos e até na Oceania.
Os moradores enfrentam, agora, o que eles chamam de terremoto branco, o inverno mais rigoroso dos últimos 30 anos. A temperatura anda na casa dos 15 graus negativos, congelando qualquer esperança de recuperar o movimento de turistas já tão prejudicado pelo vulcão.
Fonte G1

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Perigosa onda de calor já atinge quase metade da população dos EUA


A perigosa onda de calor que assola o leste dos Estados Unidos e teria causado pelo menos 13 mortes já cobre uma área ocupada por quase metade da população do país, segundo informou nesta quarta (20) um porta-voz da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, da sigla em inglês).
Onda de calor cobre o centro-leste dos EUA (Foto: Reprodução/NOAA)Onda de calor cobre o centro-leste dos EUA
(Foto: Reprodução/NOAA)
Justin Kenney, porta-voz do órgão, postou a informação em seu Twitter. "Cerca de 141 milhões de pessoas em uma área de 1 milhão de km² estão hoje sob alertas e avisos de calor", diz o texto, seguido de um link para a imagem ao lado, que ilustra a informação.
O país tem cerca de 309 milhões de habitantes.
Foi o próprio NOAA que afirmou que há 13 mortes "potencialmente relacionadas com a onda de calor no centro-leste", segundo noticiou a CNN nesta terça.
Nas fotos superiores, crianças se refrescam com a água de um hidrante aberto e uma mulher fala ao celular enquanto descansa à beira de uma fonte, ambas as imagens em Nova York. Na foto de baixo, menina se molha em parque de Middlefield, no estado de Ohio (Foto: Reuters e AFP)Nas fotos superiores, crianças se refrescam com a água de um hidrante aberto e uma mulher fala ao celular enquanto descansa à beira de uma fonte, ambas as imagens em Nova York. Na foto de baixo, menina se molha em parque de Middlefield, no estado de Ohio. Imagens feitas na terça (19) (Foto: Reuters e AFP)
De acordo com o órgão de meteorologia, uma frente fria deve fazer com que as temperaturas sofram queda no centro-norte nos próximos dias, mas, no leste dos Estados Unidos, as altas temperaturas estão só começando.
Os estados dessa região devem registrar, em sua maioria, temperaturas acima de 38º Celsius (100º Farenheit). Nos últimos dias, o forte calor chegou a dar a sensação térmica de 55º Celsius (131º Farenheit) em algumas regiões, segundo a NOAA.
A sensação térmica leva em conta fatores como o vento (ou a ausência dele), e não é necessariamente equivalente à temperatura local.
Fonte G1

Tufão 'Ma-on' fere 47 e se aproxima de usina nuclear ameaçada no Japão

Imagem de satélite do tufão ‘Ma-on’.
(Foto: Nasa / Reuters)
Pelo menos 47 pessoas ficaram levemente feridas e uma está desaparecida no Japão devido ao tufão "Ma-on", que na terça-feira (19) tocou a terra na ilha de Shikoku e nesta quarta (20) continua sua passagem rumo ao noroeste do país com chuvas torrenciais e fortes ventos.
O tufão, qualificado como "muito forte" pela Agência Meteorológica do Japão, se movimenta lentamente das ilhas de Kyushu e Shikoku em direção noroeste, com precipitações que podem superar 1 mil milímetros e fortes ventos de mais de 144 km/h.
O Ma-on, que deve afetar Tóquio nesta quarta antes de prosseguir em direção às zonas afetadas pela catástrofe de março, forçou a suspensão do transporte público em muitas províncias, atrasos nos serviços ferroviários e o cancelamento de dezenas de voos, informou a agência local "Kyodo".
Além disso, cerca de 170 mil imóveis sofreram cortes temporários de eletricidade, enquanto algumas casas ficaram inundadas nas províncias de Shiga, Kochi e Wakayama (centro) e na ilha de Awaji (província de Hyogo), onde a água do mar bloqueou várias estradas.
A Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, se prepara para a chegada do tufão à região nos próximos dias.
A Tepco instalou nesta terça um teto metálico provisório sobre o edifício de turbinas do reator 3, cuja cobertura foi perfurada por uma explosão de hidrogênio pouco depois de o terremoto e o tsunami de 11 de março terem danificado a usina, provocando um acidente nuclear sem precedentes na história do país, e que ainda não foi totalmente controlado.
Com isso, a operadora pretende evitar que as precipitações aumentem ainda mais a quantidade de água radioativa acumulada nas instalações, um dos principais empecilhos para a solução da crise.
Fonte G1

Erupção do Etna ilumina céu da Sicília

A erupção do vulcão, que começou há uma semana, está sendo monitorada por cientistas dia e noite.
Os jatos de lava lançados pelo Etna chegam a 250 metros de altura.
As cinzas e os dejetos provocaram a interrupção das operações no aeroporto de Catania, o mais próximo do vulcão.
Erupção do vulcão Etna ilumina céu da Sicília (Foto: BBC) 
Fonte G1

terça-feira, 19 de julho de 2011

Quarta-feira segue com sol e tempo seco na Grande SP 20/07/11


A quarta-feira começa com sol entre nuvens na Grande SP, ao longo do dia o sol predomina entre nuvens e não chove. A temperatura máxima será de 26ºC e mínima de 14ºC


Tempestade de areia cobre Phoenix


Um gigantesco muro de areia atravessou a região da cidade de Phoenix, no estado norte-americano do Arizona, na tarde desta segunda-feira (18), deixando o céu marrom, dificultando a vida dos motoristas e pedestres e atrasando alguns voos no aeroporto internacional da cidade.
O muro de areia tinha cerca de mil metros de altura e era levado por fortes ventos sustentados entre 40 quilômetros por hora e 50 quilômetros por hora, com picos de 65 quilômetros por hora, segundo o Serviço Meteorológico Nacional.
A visibilidade ficou bastante prejudicada.

Não houve relatos de acidentes rodoviários graves causados diretamente pela tempestade, que começou a se dissipar cerca de uma hora depois.
Alguns voos partindo do aeroporto internacional de Phoenix foram atrasados por conta do fenômeno, também conhecido como "haboob".
Tempestade de areia sobre Phoenix, no Arizona, nesta segunda-feira (18) (Foto: AP)Tempestade de areia sobre Phoenix, no Arizona, nesta segunda-feira (18) (Foto: AP) FONTE G1

Chega a 13,3 mil número de pessoas fora de casa pelas chuvas no NE


Subiu para 13,3 mil o número de pessoas que foram atingidas pelas chuvas nos estados de Pernambuco e Paraíba e estão desabrigados ou desalojados.
Só na Paraíba, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil nesta manhã de terça-feira (19), são 1.682 famílias afetadas, totalizando no momento 8.410 pessoas. As cidades com maior número de desabrigados devido às inundações são Rio Tinto, Santa Rita, Alagoa Grande, Ingá e Mulungú.
Segundo a Defesa Civil, os valores parciais dos prejuízos ainda não foram totalizados devido a falta de informações sobre os transtornos provocados pela chuva.
Em Pernambuco, conforme balanço da Defesa Civil, o estado possui 342 famílias desabrigadas e outras 645 desalojadas, totalizando mais de 4.935 pessoas.

Mortos
Em Pernambuco, a última morte confirmada  foi registrada no Recife, onde voltou a chover fraco durante a madrugada desta terça. Uma jovem de 23 anos, que havia sido hospitalizada no domingo por causa de um deslizamento de terra na capital, acabou morrendo.
Subiu para 10 nesta terça o número de mortos pelas chuvas no Nordeste. Além dos 9 mortos que já haviam sido divulgados pela Defesa Civil de Pernambuco, o governo da Paraíba confirmou a primeira morte no estado: uma criança de dois meses, que morreu após desabamento de parte do teto de uma casa em Puxinanã.
 

Segundo a Defesa Civil, as cidades de Goiana, Timbaúba, Aliança, Vicência e Recife registraram deslizamentos e enchentes por conta da elevação dos níveis dos rios que formam a bacia do Rio Goiana.

Goiana é a cidade que registra nesta terça-feira mais pessoas fora de casa por causa das inundações. São 203 famílias desabrigadas e outras 500 desalojadas. Apesar da chuva e do transbordamento dos rios, não houve mortos na cidade.
 
chuvas pernambuco (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem/AE)Ponte desabou em Pernambuco devido às chuvas
(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem/AE)
Paraíba
A situação continua grave na Paraíba, onde a Defesa Civil decretou situação de emergência em 26 municípios. No total, 28 cidades estão em estado de atenção.
 Em várias cidades, como Rio Tinto, nem a prefeitura escapou da enchente. Igrejas, casas e lojas estão cheias de água e os moradores improvisaram barcos para poder se locomover pelas ruas. Na zona rural, a água destruiu plantações e uma ponte desabou.
Em Campina Grande, uma casa desabou durante a enchente. Uma mulher e seu filho, de de dez anos, foram arrastados pela correnteza. A mãe foi socorrida, mas o menino permanece desaparecido.

A prefeitura de Poncinhos suspendeu as aulas, devido às inundações e falta de condições de acesso às escolas. Pelo menos 27 reservatórios de água e 27 açudes do estado estão sangrando. Há preocupação com a possibilidade de faltar água e o governo pediu para a população economizar.
 Fonte G1

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Chuvas provocam oito mortes em Pernambuco, segundo Defesa Civil

A Defesa Civil de Pernambuco confirmou na noite deste domingo (17) oito mortes em razão das chuvas que atingem o estado desde a sexta-feira (15). Cerca de 30 deslizamentos foram registrados no estado até este domingo, informou o Corpo de Bombeiros.
Segundo a Defesa Civil, as cidades de Goiana, Timbaúba, Aliança e Vicência registraram ocorrências de deslizamento e enchentes por conta da elevação dos níveis dos rios que formam a bacia do rio Goiana.
Três mortes foram registradas em Olinda, uma delas, de uma menina que caiu em um bueiro após ser arrastada pelas águas.
Em Camaragibe, quatro pessoas da mesma família morreram na madrugada após um deslizamento de terra, na região metropolitana de Pernambuco. As equipes dos bombeiros conseguiram resgatar duas pessoas com vida.
Também neste domingo, um jovem de 23 anos morreu em um deslizamento de terra em Vasco da Gama, no Recife.
Ao todo, 449 pessoas estão desabrigadas porque perderam suas casas, e 70 estão desalojadas em casas de amigos e parentes.
Fonte G1 

domingo, 17 de julho de 2011

Semana começa com céu parcialmente nublado na Grande SP

A segunda-feira começa com céu parcialmente nublado na Grande SP, visto que uma área de baixa pressão se forma sobre o estado de São Paulo ao longo do dia o sol aparece entre nuvens e podendo chover moderado a fraco entre a tarde e a noite. A temperatura máxima será de 26ºC e mínima de 13ºC. Na terça-feira o céu segue com variação de nuvens podendo chover fraco. a temperatura máxima será de 12ºC e 26ºC.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Indonésia Erupção de vulcão força retirada de milhares de pessoas no país

Moradores deixam arredores de vulcão após erupção na Indonésia

Erupção do vulcão Lokon, vista a partir da cidade indonésia de Tomohon, nesta sexta-feira (15) (Foto: AFP)

Mais de 4 mil pessoas tiveram de sair dos arredores do vulcão Lokon, na Indonésia, depois que ele entrou em erupção, lançando rochas, lava e cinzas a mais de um quilômetro e meio de altura, anunciaram as autoridades nesta sexta-feira (15).
O alerta na região foi elevado depois que a atividade do vulcão, de 1.580 metros de altura, aumento em junho, na ilha de Sulawesi.
Na noite de quinta, uma erupção mais forte que as anteriores foi registrada, provocando um incêndio na vegetação em um raio de 500 metros ao redor do vulcão.
Advertida, a população se retirou, em um raio de 3,5 quilômetros em torno do monte.
Em 1991, uma erupção do Lokon matou um turista suíço. Ele voltou à ativa em 2002.
Situada no chamado círculo de fogo do Pacífico, a Indonésia tem o maior número de vulcões ativos do mundo, 129.
Fonte G1 / Foto AFP

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sexta-feira de tempo ensolarado e seco na Grande SP

A sexta-feira será mais um dia de sol e tempo seco na Grande SP, ao longo dia não há previsão de chuva até mesmo durante a noite. A temperatura máxima será de 28ºC e mínima de 14ºC

Umidade chega a menos de 30% em estados do Centro-Oeste do país

Mapa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que grande parte da região central do Brasil está com umidade relativa do ar abaixo de 30%, índice considerado crítico pela Organização Meteorológica Mundial. A área atingida pelos índices mais baixos de umidade equivale a mais ou menos o tamanho dos estados de Goiás e Tocantins juntos (veja mapa abaixo).




Mapa do Inmet que mostra as diferenças de umidade entre várias áreas do país; regiões com menores índices estão marcadas pela cor laranja (Foto: Inmet/Divulgação)

A situação mais crítica está no estado de Goiás e no Distrito Federal, onde, em alguns momentos do dia, a umidade alcança 20%. Além dos estados do Centro-Oeste, também são afetados pela seca o oeste e o norte de São Paulo; Minas Gerais, com exceção do sul e do leste do estado; o centro-oeste da Bahia e o sul do Piauí.
A meteorologista Morgana Almeida, do Inmet, explica que as massas de ar seco são comuns no inverno. A distância do oceano é outro fator que explica a baixa umidade no centro do país.
“A explicação predominante para a baixa umidade é o inverno, que tem temperaturas amenas e tempo seco. O chamado efeito continentalidade, que é a distância do oceano, explica por que em algumas regiões os índices são menores”, explica Morgana.
A meteorologista do Inmet alerta que, no fim do inverno, nos últimos dias de agosto e início de setembro, o tempo seco pode se intensificar. “Com a elevação natural da temperatura no fim do inverno, aumenta o fenômeno de evaporação e a umidade cai”, avisa.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o ideal para o corpo humano é uma umidade acima de 65% e temperatura de 24 graus. Quando o índice fica abaixo de 30%, quadro considerado crítico pela Organização Meteorológica Mundial, as autoridades locais devem ser alertadas.
Sintomas no corpo
O médico Maurício Menezes de Souza, que atua na área de clínica médica lembra que, entre as consequências do tempo seco no corpo humano está o ressecamento de mucosas. “Por causa desse ressecamento, o nariz e os olhos podem ficar irritados. No nariz, como os vasos são muitos superficiais, o ressecamento pode causar sangramento”, explica.
Outra consequência relacionada ao ressecamento da mucosa do nariz é a maior vulnerabilidade a viroses. “Com a umidade natural da parede do nariz, vírus e bactérias aderem e ali morrem. Com a mucosa seca, o nariz perde essa capacidade de filtro”, afirma Menezes.
Já nas peles mais sensíveis, a secura pode causar fenômenos alérgicos, como a dermatite atópica, lembra a dermatologista Cristiane Dal Magro. “Outro fenômeno relacionado ao tempo seco é o eczema, que gera inflamação e irritação, com formação de placas vermelhas e engrossamento da pele”, diz a médica.
O clínico Maurício Menezes lembra que a hidratação é fundamental para evitar os transtornos da baixa umidade no corpo. “Existe um equilíbrio de água no nosso organismo. Para mantê-lo, a pessoa deve ingerir de dois a três litros de água pura ou em sucos. A bebida alcoólica não é recomendada para hidratar, porque o álcool inibe o hormônio antidiurético, o que faz com que a água do corpo seja eliminada mais rapidamente.”
A dermatologista Cristiane Dal Magro lembra que, para a hidratação da pele com creme ser mais efetiva, é importante fazê-la em até três minutos após o banho. “Chamamos essa orientação de dica de ouro da hidratação. É nesse período que a pele absorve melhor os princípios ativos do hidratante”, ressalta.
Fonte G1

Cidades brasileiras receberão sistema que prevê desastre natural

Para Luiz Cavalcanti, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva na região serrana do Rio de Janeiro no mês de janeiro não foi apenas um desastre natural. “Natural é a chuva, já o desastre na serra fluminense eu não sei se é muito natural, não”, disse Cavalcanti, criticando o fato de áreas de risco estarem ocupadas por milhares de casas.
Cavalcanti falou nesta quarta-feira em palestra na 63ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece nesta semana em Goiânia. Na mesma apresentação, estava também Antonio Marcos Mendonça, da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia. Mendonça falou sobre como funcionará o sistema de monitoramento e alerta de desastres naturais que envolverá vários ministérios e deverá ter todas as etapas concluídas em 2014.
Até novembro deste ano, 25 cidades terão mapas de áreas de risco. A ideia é estender para outros mil municípios até 2014. “Para que seja feito o monitoramento adequado das áreas de risco e que sejam usados modelos está sendo proposto o Centro Nacional de Monitoramento de Alerta de Desastres, já em julho, para mitigar os efeitos dos desastres naturais”, disse Mendonça. A intenção é fazer o cruzamento das informações hidrológicas e meteorológicas e formar um mapa da ocorrência de desastres naturais.
O centro será implantado em Cachoeira Paulista, no interior do Estado de São Paulo, e contará com centros regionais. O ministério contratará geógrafos e hidrólogos e preparar cursos de capacitação para a equipe. Após esta etapa, serão implantados os sistemas de alerta. “Precisamos criar a cultura de alerta no Brasil”, disse.
Sistema
Cavalcanti afirmou que para prever catástrofes naturais não basta ter apenas equipamentos meteorológicos avançados. Para ele, falta desenvolver uma linguagem comum para a interpretação de fenômenos do clima e seus impactos sobre as cidades. “No desastre em Petrópolis o Inmet e o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) alertaram 24 horas antes que ia chover muito na região, só que o bombeiro não sabia que aquilo era muito. Temos recursos de previsão mas não conseguimos evitar tragédias”, disse.
Fonte Ig

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quinta-feira de sol e tempo seco na Grande SP

A quinta-feira de sol e e temperaturas em rápida elevação na Grande SP, ao longo do dia o sol predomina e não chove inclusive a noite. A temperatura máxima será de 28ºC e mínima será de 13ºC.

Baixa umidade do ar deixa interior de São Paulo em clima de deserto


O ar está muito seco em grande parte do país. Em Rio Claro, interior de São Paulo, foi registrado umidade igual a de deserto. A defesa civil da cidade registrou, nesta semana, umidade do ar de 11%. Está muito calor no local e só em regiões desérticas fica tão seco assim.
Por isso, as pessoas estão sendo orientadas a beber muita água, não fazer exercício físico entre 10h e 16h e evitar exposição ao sol. Quando possível, elas devem umidificar o ambiente. Isso pode ser feito com balde de água ou com toalha molhada.
A secura pode causar também o problema das queimadas, que são favorecidas pelo tempo seco. Os números são impressionantes. Do começo do ano até hoje, foram registrados mais de 5,4 mil focos de incêndio pelo país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe.
Só nas últimas 24 horas, o corpo de bombeiros do Distrito Federal atendeu a 41 chamados. Nesta quarta-feira (13), faz 32 dias que não chove em Brasília e deve continuar seco por lá, pelo menos, até segunda-feira (18).
Em Guarapuava, no centro do Paraná, também está pegando fogo. Os bombeiros têm atendido até 20 chamados todos os dias. Nessa região, só deve voltar a chover no começo da próxima semana.
Nesta quarta-feira deve chover nas regiões Norte e Nordeste. No Sul do país, a chegada de uma frente fria pode provocar muita chuva também.
Previsão do tempo
O avanço de uma frente fria pelo Sul do país deixa as nuvens mais carregadas em parte da região. Há risco de temporais no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.
Há possibilidade de chuva o dia todo na faixa litorânea de Pernambuco até o Rio Grande do Norte. Do Recôncavo Baiano, ao oeste do Acre e em parte do Rio Grande Sul pode ocorrer pancadas de chuva.
Fonte G1/ Bom Dia Brasil