z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

terça-feira, 31 de maio de 2011

Quarta-feira de tempo ensolarado durante a tarde na Grande SP





A quarta-feira começa com tempo nublado, frio e neblina em vários pontos da Grande SP, ao longo do dia o sol aparece e favorece a elevação das temperaturas, com isso a tarde será um pouco mais agradável. A temperatura máxima será de 22ºC e a mínima de 12ºC.







Tornado na Nova Zelândia 02/05/11

Foto mostra onde termina a atmosfera terrestre e começa o espaço



A Nasa (agência espacial americana) divulgou nesta terça-feira a foto tirada por astronautas da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) que deixa claro onde termina a atmosfera do planeta Terra e começa o espaço.

A imagem foi tirada quando o ônibus espacial Endeavour ainda se encontrava acoplado à ISS. A nave atualmente faz o caminho de retorno à Terra.

O pouso será nesta quarta-feira (1º de junho), no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), e está previsto para a 1h35 (horário de Brasília).

Fonte: UOL

Imagens da Ressaca em Niterói

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ressaca no mar do Rio deve continuar até amanhã

Vista aérea mostra os estragos causados pela ressaca na praia das Flechas, em Niterói, Rio de Janeiro (30/05)

ressaca que atinge a orla do Rio de Janeiro deve durar até a manhã de terça-feira. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, com o mar revoltado, as ondas podem atingir até quatro metros de altura.
Segundo o instituto Climatempo, o fenômeno é causado por um ciclone extratropical que passou pelo oceano combinado a uma frente fria presente no litoral da Região Sudeste. Esta associação provoca vento intenso em alto-mar, formando altas ondas e deixando o mar agitado.
Foto: AgênciaO Globo
Fonte IG

TV flagra tromba d'água no mar na Austrália

domingo, 29 de maio de 2011

Semana começa gelada na Grande SP

A segunda feira começa gelada e formação de nevoeiro em alguns pontos da Grande SP, ao longo do dia o sol predomina, as temperaturas se mantém baixa e não chove. A temperatura máxima será de 20ºC e a mínima de 09ºC. Na terça-feira o tempo não muda muito, será de tempo frio e predominio do sol durante o dia. A temperatura máxima será de 20ºC e a mínima de 10ºC.

Espaço: Prêmio levam Amadores a criarem Imagens Incríveis


O prêmio promovido Pelo The World at Night (www.twanight.org) e dos um que incentivam os Amadores astrônomos. 1 º lugar da categoria beleza do céu noturno 2011 do International Earth and Sky Concurso de Fotografia sobre Dark Skies : a foto "Starry Night da Islândia" mostra o Arco da  aurora boreal Sobre um lago glacial na Islandia.
Foto: The World at Night / Stephane Vetter / Divulgação |


FONTE TERRA

Ciclone extratropical provoca ondas de 3 m e ressaca em SC

A passagem de um ciclone extratropical no litoral catarinense causou o fenômeno. Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra

O ciclone extratropical que atua no oceano trouxe ondas de 3 m e ressaca para grande parte do litoral de Santa Catarina neste domingo. Desde o final da noite de sábado, o mar ficou bastante agitado e preocupou moradores de regiões litorâneas. A Defesa Civil monitora a costa desde a última sexta-feira, quando meteorologistas emitiram o alerta de ressaca.
Na praia da Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis, um deck de madeira construído há cerca de um mês chegou a ficar parcialmente submerso na madrugada. Pela manhã, várias pedras lançadas pela força da água ainda estavam sobre a estrutura.
As ondas chegaram a ultrapassar o muro de pedras construído para conter o avanço do mar. Apesar disso, a Defesa Civil não contabilizou prejuízos em residências. Para evitar maiores estragos, os pescadores removeram os barcos para áreas mais seguras.
Nas praias do Campeche e Morro das Pedras, as ondas altas chamaram a atenção e atraíram muitos curiosos. Nem mesmo surfistas encararam a água. "O mar está alto e a formação (das ondas) não está boa. Hoje é perigoso", disse Rodrigo Canãa, 31 anos.
De acordo com as informações da Defesa Civil, o mar deve continuar muito agitado neste domingo e segunda-feira, com riscos de ressaca e estragos na região. Em 2010, Florianópolis decretou situação de emergência depois que uma ressaca destruiu casas e tomou boa parte da orla nas praias da Armação e Barra da Lagoa.
Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para TerraFONTE TERRA

Imagens da erupção do vulcão Grimsvotn - Tempestade Suja

Raio ilumina a fumaça lançada pelo vulcão Grimsvotn, no sudeste da Islândia.

Foto: Getty Images | Islândia
Fonte Terra

A fumaça negra lançada pelo vulcão Grimsvotn cobre o céu.
Foto: Getty Images | Islândia
Fonte Terra

sábado, 28 de maio de 2011

Previsão do tempo para este final de semana na Grande SP

O sábado começa frio, nublado e chuviscos em alguns pontos da Grande SP, ao longo do dia o sol aparece poucas vezes e chove a qualquer hora do dia. Por causa de uma massa de origem polar o a temperatura será de 19ºC. No domingo o o tempo segue com muitas nuvens, e frio, porém, o sol aparece um pouco mais durante o dia. A temperatura será de 20ºC.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

“Sexta de cinzas” pode atrapalhar viagem de torcedores a Londres para a final da Liga dos Campeões


De acordo com previsões da agência britânica de meteorologia, as cinzas provocadas pela erupção do vulcão islandês Grimsvotn cobrirão todo o território do Reino Unido nesta sexta-feira, a uma altura estimada de 10 mil quilômetros. Embora as companhias aéreas aleguem que o cenário negativo foi superestimado pela agência e que decolagens e pousos podem ser feitos com segurança nessas condições, ainda persiste em Londres o temor de que o eventual cancelamento de vôos prejudique a viagem de torcedores – espanhóis, principalmente – que viriam assistir à final da Liga dos Campeões, neste sábado.
Fonte Ig

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sexta-feira com tempo frio na Grande SP

A sexta-feira começa com tempo nublado e frio em alguns pontos da Grande SP, ao longo do dia o sol aparece poucas vezes e chove moderado a fraco a qualquer hora do dia o tempo também segue com tempo instável. A temperatura será de 20ºC.

Qual a região do mundo com maior incidência de tornados?

Foto: AP
Não é o acaso que tem provocado essa temporada incessante de tornados nos Estados Unidos, e muito menos é resultado de uma onda de má sorte dos americanos.

O meteorologista Fernando de Almeida Tavares afirma que a região central do país é o local com maior incidência do fenômeno. O motivo? Essa localidade possui os principais ingredientes para a formação de um tornado. “Acontece bastante devido ao encontro de massas de ar frio, vindas do norte dos Estados Unidos, com massas quentes e úmidas do golfo do México. Além disso, a dinâmica da atmosfera é favorável, pois ali ocorre um aumento da velocidade do vento, o que forma as condições ideais para formação de tempestades”, explica o estudioso.
Fonte TERRA

Qual o furacão que fez mais vítimas?

Foto: Nasa
Foi o furacão Mitch, em outubro de 1998. O fenômeno começou com ventos tropicais na África, depois se moveu pelo Atlântico, nas Ilhas do Caribe, depois Jamaica, e então atingiu 290 km/h e devastou áreas como Honduras, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Península de Yucatán e sul da Flórida. O furacão considerado de categoria 5 na Escala de Furacões Saffir – Simpson, deixou um total de 18 mil mortes e um prejuízo em torno de US$ 7 bilhões.
Fonte Terra

Pode ocorrer um tornado ou um furacão no Brasil?

Foto: Nasa
Não só pode como já ocorreu. Fernando Tavares afirma que em março de 2004 o primeiro ciclone tropical registrado no Atlântico Sul, o Catarina, atingiu o sul do Brasil com ventos de 176 km/h. As regiões atingidas foram o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. No total, pelo menos três pessoas morreram, 75 se feriram e 2 mil ficaram desabrigadas.

Já os tornados são mais comuns, conforme diz o pesquisador. Segundo ele, o fenômeno ocorre praticamente todo ano no Estado de São Paulo. Porém, não ouvimos notícias sobre isso pelo fato de não provocarem danos e destruição. “Os tornados atingem com maior frequência as áreas rurais, que têm bastante espaço e acaba não fazendo vítimas”, diz.
Fonte Terra

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vulcão islandês Grimsvotn deixa de expulsar cinzas à atmosfera

O vulcão Grimsvotn expele fumaça, abaixo da geleira Vatnajokull, no sudeste da Islândia. Foto: Reuters

O vulcão islandês Grimsvotn, em erupção desde o sábado, deixou de expulsar cinzas à atmosfera, informou nesta quarta-feira o Escritório Meteorológico da Islândia.
Desde a madrugada, o Grimsvotn não registrou nenhuma atividade vulcânica importante, só lançou à superfície vapor de água com enxofre, flúor e cloro. Para os analistas islandeses ainda é cedo, no entanto, para garantir que a erupção parou totalmente.
A atividade do Grimsvotn já recuou consideravelmente na terça-feira e a altura da coluna de cinza procedente da cratera desceu aos 3 mil m, frente aos 20 mil metros que alcançou nas horas posteriores à erupção.
O Grimsvotn, o vulcão mais ativo da Islândia, entrou pela última vez em erupção em 2004. Naquela ocasião, a atividade se prolongou por poucos dias, afetando o tráfego aéreo islandês por um curto período de tempo.
Os geólogos já haviam anunciado que o Grimsvotn, que costuma entrar em atividade a cada meia década, voltaria a sofrer uma erupção ao longo deste ano.
A erupção de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajökull, paralisou o tráfego aéreo europeu por várias semanas no ano passado com a expansão da nuvem de cinza por todo o continente.
No caso do Grimsvotn só ocorreram restrições parciais no Reino Unido, Alemanha e Escandinávia, além da própria Islândia.

Aeroportos alemães reabrirão ainda nesta quarta, diz ministro

Voos foram cancelados no Aeroporto Berlin Schonefeld em função da nuvem de cinzas que se espalha pela Europa. Foto: AFP

Os terminais aéreos do norte da Alemanha fechados nesta quarta-feira devido à nuvem de cinzas liberada por um vulcão islandês serão reabertos ainda na tarde de hoje, afirmou o ministro alemão dos transportes, Peter Ramsauer.
"A nuvem está se movendo para o nordeste, e os aeroportos voltarão a operar mais cedo do que o esperado", indicou o ministro à imprensa.
A autoridade de segurança aérea informaram que o aeroporto de Bremen (norte) foi reaberto às 11h (6h de Brasília), enquanto o terminal de Hamburgo (norte) deve voltar a funcionar ao meio-dia (7h de Brasília).
Os dois aeroportos de Berlim, Tegel e Schonefeld, que foram fechados às 11h, devem ser liberados para operações às 14h (9h de Brasília).
Foto: AFP
FONTE TERRA

Tornado nos EUA deixa 124 mortos e 750 feridos

Comboio de mercadorias aguarda para passar por Joplin, nesta quarta, após tornado que atingiu a cidade. Foto: Getty Images

As autoridades da cidade de Joplin, no estado americano do Missouri, elevaram nesta terça-feira para 124 o número de mortos e para 750 o de feridos do devastador tornado que destruiu boa parte da região no domingo. O gerente municipal de Joplin, Mark Rohr, disse em entrevista coletiva que os trabalhos de resgate vão continuar. A passagem do tornado deixou um rastro de aproximadamente dez quilômetros de comprimento e quase um quilômetro de largura na cidade.
A empresa de classificação de riscos Eqecat informou que o prejuízo material causado pela catástrofe pode chegar a US$ 3 bilhões. A força do fenômeno atingiu casas e edifícios do centro da cidade, de 50 mil habitantes, entre eles um hospital, que ficou praticamente em ruínas. As autoridades federais informaram que mais de 8 mil construções foram danificadas.
O Serviço Nacional de Meteorologia classificou o fenômeno na categoria EF-5, a mais alta de sua escala, com ventos de mais de 320 km/h. Segundo a Guarda Costeira e a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês), trata-se do tornado mais mortífero nos Estados Unidos desde 1953.
Foto: Getty Images
FONTE TERRA

terça-feira, 24 de maio de 2011

Erupção do Vulcão Grimsvötn

REUTERS/Olafur Sigurjonsson

A erupção do vulcão Grimsvötn, ocorrida na Islândia em 21 de maio de 2011, provocou o lançamento de  toneladas de cinzas na região e interditou o espaço aéreo local e em partes da Escócia. A previsão é que o fenômeno atinja também o norte da Inglaterra, Irlanda do Norte e provoque o cancelamento de até 500 voos. Esta é a  mais poderosa erupção na região desde 1873, superando inclusive a erupção do vulcão Eyjafjallajokull que ocorreu no ano passado.
Fonte Ig
Foto: REUTERS/Olafur Sigurjonsson

Terça-feira de sol e umidade baixa na Grande SP

Desde cedo o sol já predomina e dessa forma, favorece a elevação das temperaturas, ao longo do dia o sol predomina entre poucas nuvens e não chove, alerta-se apenas com a baixa umidade, com isso a recomendação é beber muita água e evitar fazer exercícios físicos ao ar livre. A temperatura será de 26ºC.

Equipes de resgate buscam sobreviventes após tornado nos EUA




Equipes de resgate mantinham as buscas por sobreviventes nesta terça-feira na cidade de Joplin, Missouri, no centro dos Estados Unidos, arrasada por um tornado que deixou pelo menos 116 mortos, em meio a alertas de mais tempestades.
O presidente Barack Obama, em viagem pela Europa, manifestou nesta terça-feira a sua tristeza com a devastação provocada no final de semana dizendo-se "inconsolável" e anunciou que visitará a área afetada no domingo.
"Nossos pensamentos e nossas orações estão com as famílias que estão sofrendo neste momento", disse Obama aos jornalistas em Londres, depois de prometer auxílio federal para os trabalhos de reconstrução.
"Tudo o que podemos fazer é fazê-los saber que os Estados Unidos estão profundamente preocupados com eles e vamos fazer absolutamente tudo para nos assegurarmos de que podem se recuperar", acrescentou.
Os moradores de Joplin, situada a poucos quilômetros do Kansas e de Oklahoma, removiam os escombros de suas casas, destruídas pelo tornado mais violento no país em quase 60 anos.
"Isto é tudo o que resta", disse Roger Dedick na segunda-feira, enquanto observava os restos de sua casa de 17 anos, de onde conseguiu sair com a ajuda de uma barra de metal.
Na mesma rua, Carolyn Hall tentava conter as lágrimas ao vasculhar sua casa destruída junto com seus filhos adolescentes na esperança de encontrar roupas e o gato da família, que finalmente deixou seu esconderijo embaixo de uma cama.
Na esquina de uma rua, um casal encontrou dezenas de fotos e álbuns de recordações que resistiram ao enorme tornado com ventos de até 320 quilômetros por hora que atingiram a região na noite de domingo.
"Nunca mais vou ignorar os alertas", disse a mulher. Observando com tristeza a destruição ao seu redor, seu marido disse que sua casa de 32 anos vai ser reconstruída.
Mais de 2 mil construções - um terço desta cidade de 50 mil habitantes - foram danificadas ou destruídas quando o tornado de vários quilômetros atingiu a localidade após um alerta emitido apenas 24 minutos antes.
O tornado de Joplin pode se tornar o mais mortífero nos Estados Unidos desde o começo dos registros modernos, em 1950. Um tornado em Flint, Michigan, em 1953 também deixou 116 mortos.
Os moradores de Joplin foram advertidos para a possibilidade novas tempestades mais fortes depois do tornado de domingo, que assolou uma área de 6,4 km de extensão e mais de um quilômetro de largura.
As chamas e a fumaça das tubulações de gás rompidas saíam das casas destruídas e das lojas reduzidas a escombros e de automóveis transformados em montes de ferro retorcido.
Os centenas de feridos tiveram de ser retirados da cidade porque o tornado destruiu o hospital principal, o Centro Médico Regional Saint John's. Um helicóptero médico estava entre os veículos esmagados, vidros estilhaçados e registros médicos espalhados.
As previsões meteorológicas alertam para o mau tempo em Oklahoma, Kansas, no extremo norte do Texas e no sudoeste do Missouri.
"É possível, se não provável, que passemos para nosso estado de alerta mais alto em algum momento nas próximas 12 a 24 horas enquanto reunimos mais informações", disse Russel Schneider, diretor do Centro de Previsão de Tempestades em Normam, Oklahoma, citado pela assessoria de imprensa McClatchy.
Ao norte das áreas mais afetadas, o campus da universidade estadual de Missouri Southern State foi transformado em abrigo para mais de 100 pessoas sem teto nem comida.
O tornado em Joplin foi o mais violento dos 73 que assolaram nove estados do centro do país no final de semana, informou o Serviço Meteorológico Nacional, e ocorre depois que uma onda de fenômenos similares que deixou 361 mortos em abril em vários estados americanos.

Fonte: Terra

Europa tem 250 voos cancelados por cinzas do vulcão islandês





Em torno de 250 voos foram cancelados nesta terça-feira como consequência da nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvötn, segundo anunciou a Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol).
Brian Flynn, responsável de operações da agência, explicou através do Twitter que as cinzas cobrem nesta terça-feira a maior parte da Escócia e da Irlanda do Norte e que se deslocarão ao longo do dia para afetar o sul da Escandinávia, a Dinamarca e, provavelmente, o norte da Alemanha.As autoridades norueguesas anunciaram nesta terça-feira o fechamento parcial de seu espaço aéreo a partir das 3h de Brasília devido à concentração cinza. Flynn indicou que a nuvem vulcânica pode seguir seu curso em direção ao sul conforme avança a semana, aproximando-se de França e Espanha, embora tenha advertido que as previsões ainda não são precisas.
Segundo a Eurocontrol, o vulcão islandês continua em erupção, mas de forma menos intensa que em dias anteriores, pelo que a concentração de cinzas no ar é menor. Os baixos níveis de concentração não impedem que os aviões voem, segundo lembrou Flynn, enquanto em casos de alta concentração depende do tipo de aeronave e de outras circunstâncias.
O Grimsvötn, o vulcão mais ativo da Islândia, entrou em erupção no sábado. Esta erupção acontece cerca de um ano depois de um fenômeno similar no Eyjafjallajökull, outro vulcão islandês, ter paralisado o tráfego aéreo europeu durante várias semanas.
A União Europeia ativou ontem uma célula de coordenação de crise para responder com rapidez e de maneira ordenada ao possível impacto da nuvem vulcânica. O grupo, que reúne a Comissão Europeia (CE), as companhias aéreas europeias, os aeroportos, as autoridades nacionais de aviação e o Eurocontrol, emitirá diretrizes para esclarecer em que condições se poderá voar.
Fonte Ig / Foto AP

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sobe para 116 o número de mortos por tornado nos EUA


Subiu para 116 o número de pessoas mortas pela passagem de um tornado que atingiu neste domingo (22) a cidade de Joplin, em Missouri, nos Estados Unidos, devastando casas, departamentos comerciais e um hospital, informaram autoridades da cidade em novo balanço.
O Instituto de Meteorologia norte-americano disse que o tornado que devastou a cidade de 50 mil habitantes à noite foi o mais mortal a atingir o país desde 1953.
Autoridades dos serviços de emergência disseram que 116 pessoas morreram e cerca de 400 ficaram feridas. De acordo com autoridades locais, diversas pessoas apresentavam lesões internas muito sérias.
Sete pessoas foram resgatadas, disse o governador do Missouri, Jay Nixon, em entrevista coletiva em Joplin. Equipes dos serviços de emergência fizeram buscas por sobreviventes durante a noite e na segunda-feira enquanto chovia e trovoava.
Fonte G1

Cinzas vulcânicas devem chegar ao céu da Grã-Bretanha na terça

Imagem de satélite da Nasa mostra nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Grimsvotn, Islândia (22/05)

Uma nuvem de cinzas provocada pela erupção de um vulcão na Islândia no final de semana deve atingir o norte da Grã-Bretanha e do Oceano Atlântico na manhã de terça-feira, de acordo com informações do centro de meteorologia britânico.
O Met Office alerta que isso não significa que o espaço aéreo será fechado, mas existe a possibilidade de atrasos e transtornos. A nuvem também deve atingir Escócia, Irlanda do Norte e Irlanda. No final da semana, acredita-se que ela possa alcançar a França e a Espanha.
O vulcão entrou em erupção no sábado. As cinzas chegaram a atingir 20 quilômetros de altitude no auge da erupção, mas baixaram para 13 quilômetros.
O ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, disse em encontro da União Europeia que ele não espera que o espaço aéreo britânico seja fechado.
"Acho que estamos muito mais preparados e teremos informações e inteligência muito melhores que nos permitirão ajustar as coisas sem necessariamente a proibição geral de voos que houve no ano passado, mas é claro que isso depende de como a situação evoluir", disse.
Um comitê britânico de gestão de crises aéreas está se reunindo a cada seis horas para avaliar a situação.
Prejuízo na Islândia
Na Islândia, o espaço aéreo foi fechado nas regiões perto do vulcão e todos os voos domésticos foram cancelados. O principal aeroporto do país, Keflavik, foi fechado. O país foi fortemente afetado pela erupção. Cinzas chegaram à capital Reykjavik, e turistas tiveram de ser retirados de parques nacionais. A agricultura do país também foi atingida.
O vulcão fica na geleira inóspita de Vatnajokull, no sudeste da ilha. A erupção de sábado foi a mais forte do vulcão registrada nos últimos cem anos.
Fonte Ig / Foto Reuters