z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

quinta-feira, 31 de março de 2011

Quinta-feira segue parcialmente nublado na Grande SP.

A quinta-feira começa com tempo parcialmente nublado mas logo o sol aparece, ao longo do dia o sol fica entre nuvens, no início da noite pode chover com intensidade fraca a moderada em pontos isolados. A temperatura será de 25ºC.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Radiação no mar de Fukushima passa 3.355 vezes o limite de segurança

   O nível de iodo radioativo em águas do mar próximo à usina nuclear de Fukushima supera 3.355 vezes o limite de segurança, o que representa a concentração mais alta até o momento, informou nesta quarta-feira (30) a Agência de Segurança Nuclear do Japão.
As amostras recolhidas na terça-feira (29) 330 metros ao sul de uma saída de água próxima aos reatores 1 a 4 da central revelaram um considerável aumento do isótopo 131 do iodo na comparação com os índices registrados no fim de semana, quando chegaram a ser 1.850 vezes superiores ao normal.Cinquenta metros ao norte da usina, perto dos reatores 5 e 6, o nível de iodo radioativo detectado na terça era 1.262 vezes superior aos padrões legais, também o índice mais alto até o momento.
  Cinquenta metros ao norte da usina, perto dos reatores 5 e 6, o nível de iodo radioativo detectado na terça era 1.262 vezes superior aos padrões legais, também o índice mais alto até o momento.
  O isótopo 131 do iodo se degrada à metade em oito dias, pelo que o risco de afetar a vida marinha na região é pequeno, segundo a Agência de Segurança Nuclear. Apesar disso, está proibido pescar nas águas próximas à central.
  Os técnicos da Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina de Fukushima Daiichi, estão estudando várias maneiras de evitar que a radioatividade vaze para o mar, especialmente os isótopos mais longevos do iodo e o próprio plutônio.
  A Agência de Segurança Nuclear disse nesta quarta que não há perigo para as pessoas, já que um raio de 20 km ao redor da central foi esvaziado e porque o iodo 131 se diluirá e degradará progressivamente no oceano.
Fonte G1

terça-feira, 29 de março de 2011

Quarta-feira deve ter dia instável na Grande SP.

A quarta-feira começa nublado com chuviscos em alguns pontos da Grande SP, A temperatura mínima é de 18ºC, ao longo do dia o sol até que aparece um pouco mas no final da tarde e início da noite podem ocorrer pancadas de chuva podendo ser forte, isso tudo é por causa de uma frente fria que passa pelo litoral de SP e que trás toda essa nebulosidade. A temperatura será de 24ºC

domingo, 27 de março de 2011

Segunda feira será de sol pela manhã e pancadas de chuva a tarde e a noite na Grande SP.

A segunda-feira começa com sol entre nuvens na Grande SP, ao longo do dia as nuvens aumenta e ocorrem pancadas de chuva moderada a forte entre a tarde e início da noite. Isso ocorre por causa de uma frente fria que se aproxima do estado de São Paulo deixando assim o tempo instável durante a semana. A temperatura será de 31ºC.

Veja a previsão climática para os próximos treis meses.


LA NIÑA PERSISTE NO PACÍFICO EQUATORIAL, PORÉM MOSTRA SINAIS DE ENFRAQUECIMENTO

A previsão climática de consenso para o trimestre abril a junho de 2011 (AMJ/2011) continua indicando maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal climatológica para a área que compreende o norte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Na faixa leste das Regiões Nordeste e Sul do Brasil, as chuvas estão previstas na categoria normal a acima da normal climatológica. Considerando, no decorrer deste trimestre, a persistência do sinal do fenômeno La Niña nas regiões central e oeste do Pacífico Equatorial, ainda podem ocorrer chuvas ligeiramente abaixo da normal climatológica no oeste da Região Sul. Nas demais áreas do Brasil, a maior probabilidade é de chuvas em torno da normal climatológica. Ressalta-se a possibilidade dos totais pluviométricos continuarem com distribuição irregular em parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste. A previsão de temperatura aponta para valores em torno da normal climatológica na maior parte do Brasil, com exceção da Região Sul, onde os valores podem ocorrer abaixo da normal. Ao longo do trimestre AMJ/2011, a incursão de massas de ar frio mais intensas podem ser intercaladas por períodos menos frios.

Fonte: CPTEC/INPE

Alerta de tsunami é retirado após tremor de 6,5 graus no Japão

O alerta de tsunami foi emitido na província de Miyagi por causa da possibilidade de pequenas ondas de meio metro.


A Agência Meteorológica do Japão retirou o alerta de tsunami emitido após o terremoto de 6,5 graus na escala Richter ocorrido no início desta segunda-feira (horário local) em frente ao litoral da província de Miyagi (nordeste do Japão).

Segundo a Agência, o terremoto aconteceu às 7h24 (hora local, 19h24 da noite de domingo em Brasília) e o epicentro foi localizado a pouca profundidade sob o leito marinho em frente ao litoral da província de Miyagi, a mais afetada pelo terremoto de 9 graus do dia 11 de março.
No povoado litorâneo de Ishinomaki (Miyagi) o tremor teve uma intensidade de 5 na escala japonesa de 7 graus, enquanto na maior parte do litoral dessa província se sentiu com um nível 4.

O alerta de tsunami foi emitido na província de Miyagi por causa da possibilidade de pequenas ondas de meio metro chegaram à costa, mas apenas uma hora e meia depois foi retirado o alarme, segundo a rede de televisão "NHK".

O terremoto voltou a sacudir toda a costa nordeste japonesa afetada pelo grave terremoto do dia 11 e também se sentiu na cidade de Tóquio, embora por enquanto não tenha se informado de danos.

Desde o grande terremoto e posterior tsunami do dia 11, que arrasou vastas zonas do litoral nordeste do Japão, se sucederam mais de 700 réplicas e quase diariamente se registra um tremor de 6 graus na escala Richter.

Fonte: IG

Chuva forte em alguns pontos de SP.

ATENÇÂO: o CGE coloca zona sul em estado de atenção por causa da chuva moderada a forte que cai na região. Na zona leste há apenas um pequeno núcleo de chuva que atinge o Itaim Paulista neste momento. Segundo o CGE essa chuvas estão se deslocando para o ABC. A capital paulista tem risco de chuva forte até o início da noite.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Previsão do tempo para o final de semana na Grande SP.

O sábado começa com sol entre nuvens na Grande SP e ao longo do dia o sol predomina, no final da tarde e início da noite pancadas de chuva devem atingir a Grande SP de maneira isolada. A temperatura será de 30ºC. No domingo o céu deve apresentar maior variação de nuvens. As chuvas continuam concentradas no final da tarde, ainda com risco para formação de alagamentos.

Sexta-feira de sol e calor na Grande SP.

A sexta-feira amanheceu com céu claro em toda região metropolitana de SP, ao longo do dia o sol continua entre nuvens, só que no período da tarde e da noite pancadas de chuva devem retornar com intensidade maderada de a forte. A temperatura será de 30ºC.
O sábado será de sol pela manhã e pancadas de chuva a tarde e a noite. A temperatura será de 30ºC. No domingo o tempo deve apresentar maior variação de nuvens sendo assim não se descarta a previsão de temporais no período da tarde e da noite. A temperatura será de 29ºC.

Número de mortos após terremoto e tsunami no Japão supera os 10 mil

Duas semanas após um terremoto de magnitude 9 atingir o Japão e um tsunami varrer a costa nordeste do país, o número de mortos confirmados pela polícia superou os 10 mil, segundo último balanço divulgado nesta sexta-feira (25).
De acordo com a polícia japonesa, a tragédia deixou 10.035 mortos confirmados, 17.443 desaparecidos e 2.775 feridos. O número de mortos, porém, não é definitivo e deve subir. O boletim anterior, emitido na quinta-feira (24), informava 9.811 mortes.
Fonte G1

Terremoto mata pelo menos 75 em Mianmar e na Tailândia (atualizado)

Residentes observam rua danificada por derremoto em Tarlay, Mianmar (25/03)
Foto AP
Pelo menos 75 pessoas morreram em consequência do terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala Richter que atingiu na noite desta quinta-feira uma zona fronteiriça entre Mianmar e Tailândia. A maior parte das mortes aconteceu em aldeias situadas na região nordeste de Mianmar, próxima à Tailândia, de acordo com funcionários da cidade fronteiriça de Tachilek citados pela rádio estatal tailandesa. O terremoto também causou o desmoronamento de cerca de 100 edifícios.
Do total de vítimas fatais, 20 foram registradas em uma aldeia do estado de Shan situada perto do epicentro do terremoto e onde vários edifícios e mosteiros desmoronaram, informou nesta sexta-feira a emissora estatal de televisão de Mianmar.
Além disso, outra mulher morreu na província tailandesa de Chiang Rai após uma parede de sua casa desmoronar enquanto ela dormia. A "Mianmar TV" elevou a 7 graus a magnitude do tremor, que pôde ser sentido em Bangcoc, Hanói e cidades do sul da China, a várias centenas de quilômetros de distância. O forte sismo causou um blecaute temporário na cidade fronteiriça tailandesa de Mae Sai, e alguns turistas deixaram seus hotéis e dormiram ao relento por temer réplicas em outras comunidades do norte do país.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que mede a atividade sísmica mundial, o epicentro foi localizado a dez quilômetros de profundidade e 82 quilômetros ao norte de Chiang Mai, a segunda maior cidade da Tailândia e um dos principais destinos turísticos.
O tremor ocorreu às 20h55 da hora local (10h55 de Brasília), 589 quilômetros ao nordeste da antiga capital birmanesa, Yangun, e 772 quilômetros ao norte de Bangcoc. O sismo ocorreu em uma região remota, montanhosa e pouco habitada que faz parte do chamado Triângulo de Ouro do tráfico de drogas, onde convergem as fronteiras de Mianmar, Laos e Tailândia.
fonte IG

terça-feira, 22 de março de 2011

Tempo volta a melhorar na Grande SP nesta quarta-feira.

A quarta-feira começa com tempo parcialmente nublado na Grande SP, ao longo do dia o sol aparece favorecendo a elevção das temperaturas, entre a tarde e a noite podem ocorrer algumas pancadas de chuva com trovoadas. A temperatura será de 28ºC.

Sol aparece com mais força nesta terça-feira na Grande SP.

A terça-feira começa com tempo nublado e chuviscos isolados na Grande SP, ao longo do dia o sol volta aparecer mais vezes principalmente no período da tarde dessa forma espantando um pouco o frio, no início da noite as nuvens aumenta mas ocorre apenas pancadas de chuva com fraca intensidade. A temperatura será de 27ºC.

segunda-feira, 21 de março de 2011

A segunda-feira começa com tempo nublado e chuviscos na Grande SP.

A segunda-feira começa com tempo nublado, sensação de frio e chuviscos em toda região metropolitana, ao longo do dia o sol aparece poucas vezes e há previsão de chuva leve no fim da tarde e início da noite. A temperatura será de 25ºC.

sábado, 19 de março de 2011

Lua aparece maior e mais brilhante


Fonte: IG

A Lua protagonizará no sábado (19) um impressionante espetáculo para o planeta Terra, onde será possível visualizar uma lua maior e mais brilhante que o normal. A razão está no fato de a Lua estar mais próxima em 18 anos.

O fenômeno é conhecido como "superlua" e ocorre quando esta aproximação coincide, como ocorrerá no sábado, com a fase da lua cheia. A lua estará então em seu perigeu, o ponto mais próximo de sua órbita na Terra, e pela primeira vez desde 1993 os dois fatores acontecem no mesmo momento, algo que entusiasmou astrônomos e curiosos que preparam seus telescópios para desfrutar o espetáculo.

Se o tempo permitir, no auge do processo, a Lua aparecerá 30% mais brilhante e 14% maior que o normal. No entanto, parte do fenômeno surge de um efeito óptico, já que na realidade o astro "só" se aproxima da Terra, segundo a Nasa, 26.323 quilômetros, mas graças a isso a lua pode ser vista como se estivesse em uma grande lupa.

O fenômeno vai acontecer às 16h do horário de Brasília, quando a Terra e seu satélite estarão exatamente a 356.575 quilômetros. Só 50 minutos mais tarde a Lua entrará em fase de cheia amplificando o efeito de aproximação. Enquanto sábado será possível enxergar uma lua maior em quase duas décadas, no dia 11 de outubro deste ano poderá ser visto o efeito contrário. O satélite estará em seu apogeu, seu ponto mais distante, e aparecerá 12,3% menor.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Previsão do tempo para Grande SP neste final de semana.

O sábado começa com céu parcialmente nublado, apartir da tarde chuvas de intensidade moderada a forte devem atingir a Grande SP, tudo isso por causa de uma frente-fria de fraca intensidade que estará passando pelo litoral de SP, no período da noite o tempo segue nublado com períodos de melhoria. A temperatura será de 28ºC. No domingo o tempo fica um pouco nublado com chuviscos e períodos de melhoria ao longo do dia. A temperatura será de 24ºC.

Fortes chuvas alagam bairro de Osasco e vias de SP


Nuvens negras cobrem o céu na região sul de São Paulo
Foto: Fernando Borges/Terra

A chuva forte que atingiu a Grande São Paulo nesta sexta-feira provocou alagamentos na região. Apenas na capital, ao longo do dia foram verificados sete, dos quais cinco estavam ativos às 19h30, mas todos eram transitáveis. Em Osasco, o bairro Rochdale ficou alagado. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, a região frequentemente sofre problemas com a chuva.

A precipitação fez ainda parte da capital ficar em estado de atenção entre 15h55 e 18h30. As regiões que entraram nessa condição foram as marginais Titê e Pinheiros, zonas leste, oeste, centro, norte, sudeste. Às 18h45, havia cinco pontos de alagamento na cidade, todos transitáveis.

A zona leste ficou em atenção das 15h55 às 18h05, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura paulistana. A região sudeste esteve na mesma situação entre 16h37 e 18h05. Mais tarde, às 17h15, foi a vez da zona oeste e marginal Pinheiros ficarem em atenção, enquanto que o norte, centro e marginal Tietê ingressaram no aviso às 17h25. Às 18h30, todas as regiões tiveram o estado de atenção revogado.

Segundo o CGE, as chuvas diminuíram na capital e restavam apenas pontos isolados de precipitação moderada no extremo norte, entre os bairros de Jaraguá e Perus. Nas demais regiões, havia apenas registro de chuva leve e garoa.

Fonte: Terra

Após 18 anos, "Super Lua Cheia" acontece neste sábado


A Lua vai chegar ao ponto mais próximo da Terra
Foto: Nasa/Divulgação

Se você tiver a impressão que a Lua está um pouco maior e mais brilhante neste fim de semana, existe uma razão para isso. A Lua Cheia deste sábado será uma super "lua perigeu" - a maior em quase 20 anos. Este fenômeno é bem mais raro do que a famosa Lua Azul, que acontece uma vez a cada dois anos e meio. As informações são da CNN.

"A última Lua Cheia tão grande e tão perto da Terra ocorreu em março de 1993", disse Geoff Chester, do Observatório Naval dos EUA, em Washington. "Eu diria que ela vale uma olhada."

Segundo o pesquisador, no perigeu a Lua fica cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que quando está no ponto mais distante de sua órbita, também conhecido como apogeu. "Luas perigeu são cerca de 30% mais brilhantes e podem parecer 14% maiores do que as Luas que ocorrem no lado do apogeu da órbita lunar," diz o site da Nasa.

A Lua Cheia vai nascer no leste ao pôr do sol e deve parecer especialmente grande quando estiver próxima ao horizonte por causa do que é conhecido como "ilusão da lua".

Mesmo que se tenha sensação de poder tocar o satélite, a Lua do sábado ainda estará a uma distância saudável - cerca de 356,577 km de distância.

A influência do satélite natural poderá ser sentido essencialmente nas marés, no entanto, os efeitos sobre a Terra são menores, e de acordo com estudos mais detalhados, a combinação da Lua estar em sua maior aproximação da Terra em sua configuração "lua cheia", não deve afetar o equilíbrio interno da energia do planeta.

Fonte: Terra

Chuva no PR causou prejuízo superior a R$ 104 milhões


Os prejuízos causados pelas chuvas no litoral do Paraná já passam de R$ 104 milhões, de acordo com boletim parcial divulgado pela Defesa Civil do Estado com dados coletados a partir de avaliações feitas em oito cidades atingidas.

Segundo o balanço, 211 casas foram destruídas e, 3.906, danificadas. Seriam necessários quase R$ 69 milhões para reconstruir as casas atingidas. Os prejuízos na zona rural somam R$ 10 milhões e, nas estradas, ultrapassam os R$ 11 milhões.
No total, 30.968 pessoas foram afetadas pelo mau tempo. Os municípios de Antonina e Morretes decretaram estado de calamidade pública, e as prefeituras de Guaratuba, Honório Serpa e Paranaguá estão em situação de emergência.

Foram registradas quatro mortes, das quais duas em Antonina, uma em Morretes e uma em Honório Serpa. Além disso, 221 pessoas ficaram feridas e, em todo o Estado, mais de 16 mil moradores estão desabrigadas ou desalojadas.

Volta a chover

Após dois dias de trégua, o tempo mudou e voltou a chover, nesta sexta-feira, no Estado. O meteorologista Reinaldo Kneib, do Instituto Tecnológico Simepar, explica que uma frente fria avança sobre o Sul levando chuvas irregulares, com maior intensidade em alguns momentos, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

O litoral paranaense, região mais castigada pelos temporais nos últimos dias, deve ter chuva no fim do dia e possibilidade de novos deslizamentos não é descartada. Técnicos da Minerais do Paraná (Mineropar) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) mapeiam as áreas atingidas e orientam ações do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das prefeituras na definição das áreas que apresentam riscos geológicos e devem ser desocupadas.

Segundo o diretor-técnico da Mineropar, Rogério Felipe, neste momento, o trabalho é de avaliação da situação do solo e das encostas, para definir se o local é seguro para a população e se as casas podem permanecer habitadas ou devem ser abandonadas. O próximo passo será elaborar um amplo mapeamento das áreas de risco geológico na região.

Fonte: IG

quinta-feira, 17 de março de 2011

O tempo começa a melhorar um pouco nesta sexta-feira na capital paulista.

A sexta-feira começa com céu parcialmente nublado na Grande SP, ao longo do dia o sol aparece mais vezes favorecendo a elevação das temperaturas, as chuvas previstas ocorrem entre o período da tarde e a noite, de forma isolada e intermitente. A temperatura será de 28ºC.

Altas ondas no Rio de Janeiro.



Mar engoliu a areia na Praia do Arpoador, na zona sul do Rio de Janeiro

Fonte: UOL

Tempo instável na quinta-feira.

Nesta quinta-feira o sol aparece entre muitas nuvens, as temperaturas continuam amenas,máxima de 24°C.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Quarta-feira de tempo instável na capital paulista.

A quarta-feira começa com tempo nublado e chuviscos isolados na capital paulista, ao longo do dia o sol aparece poucas vezes fazendo com que as temperaturas não subam muito dessa forma há previsãode chuva fraca a moderada entre a tarde e a noite. Segundo os meteorologistas do CGE o tempo deve melhorar um pouco na sexta-feira. A temperatura será de 24ºC.

terça-feira, 15 de março de 2011

Mar revolto assustou banhistas na praia do Leblon




A chegada da frente fria deixou o mar revolto na orla do Rio. Na praia do Leblon, na zona sul da cidade, as ondas altas e fortes da ressaca chegaram a assustar alguns banhistas.
Fonte IG / Foto Globo

Depressão tropical se organizou na costa do Espírito Santo



O nome técnico “depressão tropical” está relacionado com a posição latitudinal na qual se organizou o sistema e também com as características de águas quentes e de ar quente que originou esta formação. Tecnicamente, existe uma circulação de ventos ciclônica (no mesmo sentido dos ponteiros do relógio) em vários níveis da atmosfera.
Esta depressão tropical se originou de uma forte área de instabilidade que já estava próxima ao Espírito Santo desde o fim da semana passada. Grandes volumes de chuva caíram sobre o Espírito Santo nos últimos dias causando problemas em diversos municípios, em várias áreas do Estado, incluindo a região da capital, Vitória. Atualmente esta depressão esta em alto mar e não há risco de ir para o continente.Esta depressão esta posicionada no canto direito da imagem, e a previsão é de mar agitado na costa do sudeste.

FONTE:CLIMATEMPO

Notícias | Ciclone tropical brasileiro em alto-mar forma olho | Jornal do Tempo

Notícias | Ciclone tropical brasileiro em alto-mar forma olho | Jornal do Tempo

Medo de radiação causa pânico e provoca fuga de Tóquio


Empresas jornalísticas da Alemanha retiram correspondentes ou os transferem para sul do país; embaixada da Áustria muda para Osaka.

Várias pessoas deixaram Tóquio nesta terça-feira e moradores permaneceram dentro de suas casas em meio a temores de que a radiação de uma usina nuclear atingida pelo terremoto de sexta-feira afete uma das maiores e mais densamente povoadas cidades do mundo.

Apesar das garantias do governo municipal de que os baixos níveis de radioatividade detectados até o momento na capital japonesa "não são um problema", moradores e turistas decidiram que permanecer na cidade era simplesmente arriscado demais.


Várias empresas retiraram seus funcionários de Tóquio, visitantes reduziram as férias e companhias aéreas cancelaram voos. A Administração de Aviação dos Estados Unidos informou que está se preparando para redirecionar rotas caso a crise nuclear se agrave.

Por causa do suposto risco, grande parte das empresas jornalísticas alemãs está retirando seus correspondentes do país ou os transferindo para cidades mais ao sul do Japão para afastá-los dos focos de radioatividade.

A revista "Focus" explicou que seu correspondente deixou o Japão coma família, e o grupo televisivo "RTL" informou que seus dois correspondentes na região foram para Osaka, a 500 quilômetros a sudoeste de Tóquio. A rede pública de rádio e televisão "ARD" também transferiu seu correspondente para Osaka, e a equipe especial enviada pela agência de notícias alemã "DPA" à região mais afetada pelo tsunami deve abandonar o Japão o mais rápido possível, enquanto os colaboradores do escritório permanente de Tóquio se transferem para o sul do país.



Além disso, o Ministério de Relações Exteriores da Áustria decidiu nesta terça-feira transferir sua embaixada no Japão de Tóquio para Osaka. "Decidimos transferir a embaixada de forma temporária a Osaka, onde já há um consulado", disse o porta-voz Peter Launsky-Tieffenthal. "Há vários dias pedimos aos cidadãos austríacos para que abandonassem o nordeste do Japão e a área metropolitana de Tóquio", acrescentou.

Em Osaka, segundo ele, a infraestrutura e o fornecimento de energia elétrica não sofreram tantos danos, enquanto "o imprevisível quanto à evolução na situação nuclear" foi também um fator de peso para a mudança da delegação.

Aqueles que permaneceram na capital japonesa estocavam alimentos e outros suprimentos, temendo os efeitos da radiação, que levou pânico à cidade de 12 milhões de habitantes. No principal aeroporto da cidade, centenas se enfileiravam, muitas delas com crianças, para embarcar em voos deixando o país.

Fonte: IG

Risco de vários delizamentos de terra no Paraná.


Pode haver novos deslizamentos de terra na cidade, dizem os geólogos.
Hotéis e restaurantes já fecham as portas por falta de água.
A cidade de Antonina, no Paraná, continua sofrendo por causa das fortes chuvas que atingiram a região na sexta-feira (11) e no sábado (12). Um grupo de geólogos da Universidade Federal do Paraná encontrou fendas enormes num morro – podendo representar em novos deslizamentos de terra. "Desmoronamento é um processo natural. [Quando chove] o solo fica pesado e cai. (...) É como quando se tenta fazer um castelo de areia com muita água", explicou o professor de geologia da Unicamp, Jefferson Picanço, ao G1. Hotéis, pousadas e restaurantes já estão sendo fechados por falta de mantimentos. Água da piscina está sendo usada para lavar calçadas e até mesmo para os moradores tomarem banho.

Em todo o Paraná, a Defesa Civil estima que mais de 24 mil pessoas sofrem perdas ocasionadas pelas chuvas. O município de Morretes, também no litoral, tem 9.180 desalojados e desabrigados, e o número deve crescer com a desocupação do Morro da Graciosa que foi iniciada nesta segunda-feira (14). A localidade está com as encostas úmidas e corre risco de desabar. Cerca de 85 pessoas trabalham na operação, entre integrantes da Defesa Civil, funcionários da Prefeitura, bombeiros e policiais militares.

Fonte: G1

segunda-feira, 14 de março de 2011

Terça-feira de tempo instável na Grande SP.

O terça-feira começa com tempo emcoberto e chuviscos em alguns pontos da Grande SP, tudo isso por causa de uma frente-fria de fraca intensidade que passa pelo litoral de SP, dessa forma a tarde deste terça-feira será de sol entre muitas nuvens com risco de chuva moderada em pontos isolados. A temperatura será de 27ºC.

Alto nível de radiação é registrado na usina de Fukushima.


15 de março - Imagem da TV NHK mostra o reator 2 da usina nuclear de Fukushima Daiichi, onde uma explosão foi ouvida nesta terça-feira (hora local). O governo disse que foram detectados danos no reator, mas não houve aumento acentuado dos níveis de radiação. No entanto, uma taxa de radioatividade superior ao normal foi registrada na região de Fukushima, onde estão os reatores danificados

Foto: AFP
Fonte: Terra

Chuva causa vários estragos no Paraná.


As chuvas que atingem o Paraná voltaram a interditar duas rodovias; a cidade de Morretes decretou calamidade pública. Na foto, queda de barreira na BR 277, entre Paranaguá e Curitiba.

Fonte: UOL

Chuva deixa 70 famílias ilhadas na região norte do Rio


A chuva que castigou a região norte do Rio de Janeiro nos últimos dias deixou 70 famílias isoladas em Mocotó e Sossego do Imbé, localidades de Campos dos Goytacazes. Segundo a Defesa Civil Estadual, nos quatro municípios mais atingidos pelas chuvas no norte do Estado, cerca de 400 pessoas estão desalojadas e 158 desabrigadas.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, não há famílias desalojadas ou desabrigadas no Imbé. "As águas não atingem as casas, mas essas cerca de 300 pessoas, que estão ilhadas, vão ficar sem previsão e sem ter como sair das localidades de Conceição do Imbé e Mocotó. Algumas são portadoras de doenças crônicas, que precisam de remédios de uso contínuo", disse Henrique.

Nesta segunda-feira, a cidade recebeu, do secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, um helicóptero para ajudar no transporte de mantimentos para as 300 pessoas ilhadas na região.

O secretário de Defesa Civil afirmou que o acesso às localidades atingidas não poderia ser feito por terra, já que o nível da água, em alguns lugares, chegava a 2 m. "A tentativa com barco, pelo rio Mocotó, também não deu resultado, porque a correnteza está muito forte e em alguns locais há árvores que tombaram obstruindo a passagem e cercas de arames submersas", completou o secretário.

De acordo com a prefeitura, alimentos e medicamentos foram transportados até uma base de apoio, montada na Creche Conceição do Imbé, em um caminhão especial do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Terra

Litoral do Paraná ainda tem dois desaparecidos após chuvas


Fonte: IG

Bombeiros procuram corpos na cidade de Morretes, a mais atingida pelos temporais e que já decretou estado de calamidade pública.

O litoral do Paraná ainda tem duas pessoas desaparecidas depois do forte temporal que atingiu a região no final da semana passada. Os dois corpos estão sendo procurados em Morretes, a cidade paranaense que mais sofreu com as chuvas.

Com 8 mil pessoas desalojadas, Morretes decretou estado de calamidade pública. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil confirmou duas mortes provocadas por soterramento no município vizinho de Antonina.
Um dos problemas decorrente da falta de água provocada em toda a região foi a suspensão temporária das aulas para aproximadamente 50 mil estudantes. “Neste momento as escolas servem de espaço para auxiliar na mobilização que o governo tem feito para socorrer a população afetada pela chuva”, explica a superintendente de Educação Meroujy Cavet, sobre o uso das escolas como abrigos.

Em Morretes, 850 moradores estão provisoriamente no Colégio Estadual Rocha Pombo. A ajuda no abastecimento da população de Antonina vem de cinco caixas d’água do Colégio Estadual Moysés Lupion. De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Educação, apenas um colégio de Guaratuba, o Estadual Cubatão, está sem aulas devido ao isolamento por causa das enchentes.

Centenas de carros destruidos no Japão.


A imagem mostra uma rua tomada por carros destruídos após serem arrastados pela força da onda gigante em Tagajo.
Fonte: Terra

Návios flutando na água.


14 de março - Navios flutuam na água em óleo derramado em Fudai, no norte do Japão
Fonte: Terra

Japão pede ajuda de agência da ONU para controlar crise nuclear


Reatores de usinas afetadas por tremor e tsunami estão intactos, diz AIEA.
Autoridades trabalham sob circunstâncias 'extremamente difíceis'.
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, uma agência da ONU) disse nesta segunda-feira (14) que o governo do Japão pediu ajuda a seus especialistas para lidar com a crise nuclear que aflige o país desde o terremoto e tsunami de sexta feira.


O japonês Yuri Amano disse que o tremor e o marometo abalaram e inundaram usinas nucleares, mas que os reatores permaneceram intactos e que o vazamento de radiação foi limitado.

"As autoridades japonesas estão trabalhando o máximo que podem, sob circunstâncias extremamente difíceis, para estabilizar as usinas nucleares e garantir a segurança', disse Amano em comunicado aos membros da agência.

Fonte: G1.com

domingo, 13 de março de 2011

Sol e chuvas rápidas no fim do dia.

A segunda-feira começa com sol entre nuvens na Grande SP. Entretanto,no final do dia são esperado pancadas de chuva isolada. As temperaturas ficam em torno de 27°C.

sábado, 12 de março de 2011

Explicando o Tempo - entenda como se forma o tsunami

Domingo deve começar com sol entre nuvens na Grande SP.

O domingo começa com sol entre nuvens na Grande SP mas ao longo do dia as nuvens aumenta trazendo as pancadas de chuva mais generalizadas e forte. A temperatura será de 28ºC.

Até 160 pessoas podem ter sido expostas à radiação no Japão


Funcionários checam sinais de radiação em criança durante evacuação nas proximidades da usina nuclear de Fukushima.O número de indivíduos expostos à radiação do terremoto que atingiu a usina nuclear em Fukushima, nordeste do Japão, pode chegar a 160, disse um funcionário da agência japonesa de segurança nuclear neste domingo (hora local).

Nove pessoas já haviam mostrado uma possível exposição à radiação da usina, com base em informações de testes por parte das autoridades municipais e de outras fontes. As estimativas das autoridades sugerem que este número poderia subir entre 70 e 160, informou o funcionário da central nuclear da Agência de Segurança Industrial e Nuclear, em entrevista coletiva.

O reator número 1 da usina atômica de Fukushima Daiichi liberou radiação após um forte terremoto e do tsunami nesta sexta-feira, que danificou o sistema de refrigeração, forçando o operador a liberar pressão acumulada no reator.

Fonte: TERRA

Temor de acidente nuclear mobiliza comunidade internacional


O temor de um acidente nuclear mobilizou as principais agências atômicas do mundo para socorrer o Japão.

Além de tecnologia em segurança, a comunidade internacional vai reforçar o resgate e a distribuição de suprimentos nas regiões isoladas.

O mundo acompanhou atento os esforços das equipes japonesas para conter o vazamento na usina nuclear em Fukushima. A Agência Nuclear Americana montou uma equipe de emergência com especialistas de agências de vários países. Eles passaram a noite desta sexta (11) e deste sábado (12) avaliando a situação.

A Agência Internacional Atômica da ONU, com sede em Viena, ofereceu ajuda técnica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) procurou tranquilizar os japoneses: divulgou uma nota informando que os riscos de saúde para a população eram muito baixos, porque a quantidade de radiação que escapou da usina não foi elevada, e disse que especialistas estavam prontos para dar assistência ao Japão.

Um banco de investimentos suíço calculou que os prejuízos causados pelo terremoto podem chegar a US$ 50 bilhões. Agora, virá o esforço para reconstruir o país. E o Japão está contando com a ajuda internacional que já começou a chegar.

A ONU mobilizou equipes da Austrália, Coreia do Sul, Nova Zelândia. Setenta países ofereceram ajuda. Os Estados Unidos organizaram uma força-tarefa que leva o nome de Amizade. Militares americanos carregaram navios da Marinha com comida, água, medicamentos. Pelo menos três navios chegam neste domingo (13), levando ajuda humanitária. Outros sete estão a caminho do Japão.

A força-tarefa conta embarcações equipadas com ambulatórios e até salas de cirurgia para prestar socorro às vítimas. Equipes de resgate e de engenheiros civis vão ajudar na reconstrução das cidades. Helicópteros americanos também estão sendo usados. A prioridade é levar água às cidades.
Fonte: G1.COM

Estragos causado pelo tsunami no Japão.


Carros levados na cidade de Sendai, bastante afetada pelo tsunami.
Fonte: G1.COM

Tsunami atinge aeroporto de SENDAI no Japão após terremoto de 8.9 (cenas fortes)

Tsunami atinge o Japão após terremoto de 8.9 - mar avança sobre cidades Japão earthquake

sexta-feira, 11 de março de 2011

Previsão do tempo para o final de semana na Grande SP.

O sábado começa com sol entre muitas nuvens e chuviscos isolado em alguns bairros na capital paulista, ao longo do dia o sol aparece mais vezes fazendo com que as temperaturas se elevem. A temperatura será de 28ºC. No domingo o tempo não muda muito será de sol pela manhã e pancadas de chuva a tarde e a noite podendo ser de intensidade forte em alguns lugares. A temperatura no domingo será de 30ºC.

Locais mais atingidos pelo terremoto no Japão.

Às 14h46 locais (2h46 em Brasília) do dia 11 de março, o Japão foi atingido por um devastador terremoto de magnitude 8,9. O tremor provocou um tsunami que arrasou a costa nordeste do país, causando inundações, incêndios e destruições em diversas cidades, incluindo a capital Tóquio. Há centenas de mortos e desaparecidos. As localidades mais atingida foi AOMORI, NOBIRU, PROVÍNCIA DE MIYAGI, FUKUSHIMA, IBARAKI, CHIBA, TÓQUIO e SENDAI.

Ao amanhecer, Japão se depara com devastação deixada por tremor

Sobreviventes observam o cenário de destruição deixado pelo tsunami no amanhecer em Miyagi

O Japão confronta na manhã de sábado (horário local) a devastação provocada pelo terremoto e o tsunami de sexta-feira na sua costa nordeste, onde ainda há incêndios e cidades parcialmente submersas. Pelo menos mil pessoas morreram.


O amanhecer - ainda noite de sexta-feira no Brasil - deve revelar toda a extensão dos danos causados pelo tremor de magnitude 8,9 e pelo tsunami de dez metros de altura que varreu vilarejos e cidades.

Em uma das áreas residenciais mais atingidas, era possível escutar pessoas soterradas sob os escombros, pedindo socorro e perguntando quando seriam resgatadas, segundo relato da agência de notícias Kyodo.

O governo alertou que pode ocorrer um pequeno vazamento de radiação num reator nuclear cujo sistema de refrigeração foi danificado pelo terremoto. O primeiro-ministro Naoto Kan ordenou que os moradores sejam retirados de um raio em torno de 10 km da usina. Inicialmente, cerca de 3.000 pessoas que estavam a uma distância de três quilômetros da usina foram retiradas.

Salientando a grave preocupação com a situação da usina nuclear de Fukushima, cerca de 240 km ao norte de Tóquio, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse que a força aérea dos EUA entregou substâncias refrigerantes para evitar um aumento na temperatura das cápsulas de combustível nuclear da usina.

A pressão que está se formando na usina deve ser liberada em breve, o que pode causar vazamento de radiação, segundo as autoridades.

Pelo menos 45 países - inclusive China e EUA - já ofereceram ajuda ao Japão nas tarefas de busca e resgate de vítimas.

"Trata-se provavelmente de uma operação humanitária de proporções épicas," escreveu em um comentário Sheila Smith, especialista em Japão da entidade norte-americana Conselho de Relações Exteriores.

No nordeste do Japão, a cidade de Kesennuma, com 74 mil habitantes, sofre incêndios descontrolados, e um terço da sua área está submersa, segundo relato feito na manhã de sábado pela agência de notícias Jiji.

Em Sendai, cidade com 1 milhão de habitantes, o aeroporto está em chamas depois de ser inundado pelo tsunami, acrescentou a agência.

Na sexta-feira, imagens de TV mostraram uma veloz torrente de água barrenta arrastando carros e destruindo casas nos arredores de Sendai, 300 quilômetros a nordeste de Tóquio. No cais, navios foram arremessados para a terra e ficaram virados de lado.

No norte do Japão, um tsunami atingiu a cidade de Kamaichi, e apesar de ter sido de pequenas dimensões atirou barcos, carros e caminhões como se fossem de brinquedo. A Kyodo disse que quatro trens na zona costeira ficaram incomunicáveis.

O primeiro-ministro Naoto Kan disse a políticos que eles precisam "salvar o país" após o desastre, que segundo ele causou danos profundos em toda a faixa norte do país.

Mais de mil pessoas morreram na tragédia, de acordo com a mídia japonesa. Aparentemente, as pessoas morreram afogadas. A dimensão dos danos ao longo de uma extensa faixa costeira e o grande número de desaparecidos indicam que o número de mortos pode aumentar.

Mesmo para um país acostumado a terremotos, a devestação era impressionante.

"Uma grande área da cidade de Sendai perto do litoral está inundada. Ouvimos que pessoas que foram retiradas estão presas", disse Rie Sugimoto, repórter da TV NHK em Sendai.

"Cerca de 140 pessoas, incluindo crianças, foram levadas para uma escola e estão no telhado mas estão cercadas por água e não têm para onde ir".

O terremoto, o maior desde que o Japão iniciou seus registros há 140 anos, provocou incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência de notícias Kyodo.

Outras usinas nucleares e refinarias de petróleo foram paralisadas, e havia fogo em uma refinaria e numa grande siderúrgica.

O terremoto no Japão foi o quinto mais forte do mundo no último século.

"O prédio sacudiu por bastante tempo e muitas pessoas na redação pegaram seus capacetes e se esconderam debaixo da mesa", disse a correspondente da Reuters em Tóquio Linda Sieg.

"Isso foi provavelmente o pior que eu já vivi desde que vim morar no Japão há mais de 20 anos", afirmou.

Fonte: Terra

Terremoto causa várias destruições no Japão.


11 de março - Redemoinhos d'água se aproximam da costa da cidade de Iwaki, na prefeitura de Fukushima

11 de março - Incêndios provocados pelo terremoto ardem na cidade de Iwaki

11 de março - Tsunami destruiu diversas construções em Iwaki, na prefeitura de Fukushima

Fonte: Terra
Foto: AP

Tsunami causa centenas de mortes, engole navio e trem no Japão




O tremor mais intenso a abalar o Japão nos últimos 140 anos deixou destruição em todo país. Há relatos de que um trem e um navio de passageiros desapareceram após a passagem do tsunami que foi provocado por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter que ocorreu na tarde desta sexta-feira (11) no Japão, ainda madrugada no Brasil. De 200 a 300 corpos foram encontrados na costa de uma das cidades atingidas, Sendai, informou a agência de notícias France Presse. A agência de notícias France Presse informou que as autoridades deram nesta sexta-feira (11) por desaparecido um trem de passageiros no nordeste do país, com base em informações da agência japonesa Kyodo.

Já uma embarcação com cerca de cem pessoas a bordo foi arrastada pelas ondas gigantes de um tsunami na região da cidade de Miyagi, nordeste do Japão, indicaram os meios de comunicação.

O barco pertence ao estaleiro do porto de Ishinomaki, informou a polícia, que ainda não conhece o destino da embarcação.

Fonte: R7

Tsunami chega a Filipinas, Indonésia e Havaí



Após destruição no Japão, população de outros países são retiradas de locais de risco.
Um tsunami atingiu Filipinas, Indonésia e Havaí nesta sexta-feira, após ondas gigantes terem causado destruição na região norte do Japão. O tsunami foi provocado por um forte tremor de 8,9 graus de magnitude na costa nordeste japonesa.

Nas Filipinas e na Indonésia, autoridades disseram que as ondas foram pequenas e não causaram danos. No Havaí, a previsão é que as ondas tenham no máximo dois metros de altura. O alerta de tsunami está vigente para todo o Oceano Pacífico, incluindo Chile, Canadá, Rússia, Nova Zelândia e toda a costa oeste dos Estados Unidos.

No momento em que o alerta foi emitido, o Havaí ordenou a retirada da população das áreas costeiras. Os principais aeroportos em pelo menos três das principais ilhas - Maui, Kauai e a Ilha Grande do Havaí - foram fechados como precaução, e a Marinha americana ordenou que todos os navios de guerra em Pearl Harbor permaneçam no porto para apoiar as missões de resgate conforme necessário.

Segundo o brasileiro Antonio Martins, que está em Oahu, no lado norte da ilha, o alerta de tsunami foi emitido por volta das 22h30. Depois disso, as sirenes continuaram tocando de hora em hora. Na madrugada, as pessoas foram levadas para lugares altos, onde ainda permanecem.

"Estamos desde 1h no alto do morro, dentro do carro. Está lotado de carros aqui. Há variação de maré e a polícia não permite que ninguém saia do alto do morro", conta. "Só vamos poder descer quando o mar estiver estável".

O presidente Barack Obama, nascido no Havaí, instruiu a Agência Federal de Administração de Emergências dos EUA para que fique preparada para ajudar os Estados e territórios norte-americanos, informou a Casa Branca.

"Continuaremos a monitorar de perto os tsunamis ao redor do Japão e no Pacífico e estamos pedindo aos nossos cidadãos na região afetada para que ouçam as autoridades estatais e locais", disse Obama em comunicado.

Fonte: IG

Forte tremor provoca tsunami e deixa centenas de mortos no Japão




Terremoto de 8,9 graus de magnitude - o maior da história do país - provoca destruição em dezenas de cidades e vilarejos.
Um forte terremoto de 8,9 graus de magnitude atingiu nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão, provocando um tsunami em cidades na região norte do país. O último balanço oficial divulgado pelo governo informou que o tremor seguido de tsunami deixou ao menos 88 mortos e 349 desaparecidos. Mas a polícia afirmou ter encontrado entre 200 e 300 corpos na cidade de Sendai.

De acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), trata-se do maior terremoto já registrado no Japão e o 7° maior da história mundial. O tremor ocorreu às 14h46 do horário local (2h46 de Brasília) e teve epicentro no Oceano Pacífico, a 160 quilômetros da costa. Na quarta-feira, um tremor de 7,3 foi registrado na mesma área.

Já foram registrados mais de 30 tremores secundários no país, a maioria de 6 graus de magnitude. Ondas menores já chegaram a Filipinas, Indonésia e Havaí e um alerta de tsunami está vigente para todo o Oceano Pacífico, incluindo Chile, Canadá, Rússia, Nova Zelândia e toda a costa oeste dos Estados Unidos.

v
Fonte: IG

Gráfico divulgado pelos EUA mostra rota do tsunami gerado por tremor

Imagem divulgada pelas autoridades meteorológicas dos EUA mostra a previsão de como o tsunami vai viajar pelo Oceano Pacífico nesta sexta-feira (11). Ele foi provocado por um forte terremoto na costa do Japão, ocorrido às 14h46 locais, 2h46 de Brasília da sexta. Pela previsão, a onda gigante deve chegar à costa da América do Sul 21 horas após o abalo (Foto: AFP PHOTO/NOAA/HO)

Do G1, com agências internacionais

Imagem divulgada pelas autoridades meteorológicas dos EUA mostra a previsão de como o tsunami vai viajar pelo Oceano Pacífico nesta sexta-feira (11). O tremor ocorreu às 14h46 locais, 2h46 de Brasília deste sexta-feira (11).  (Foto: AFP PHOTO/NOAA/HO)

Após tremor, alerta de tsunami se estende à América do Sul

O forte tremor que atingiu o Japão gerou um tsunami que avança pelo Oceano Pacífico e pode atingir a costa da América do Sul.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, que integra a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional, dos Estados Unidos, divulgou um alerta dizendo que a gigantesca onda pode chegar ao Chile, ao Equador, à Colômbia e ao Peru.

O tsunami foi gerado pelo tremor de magnitude 8,8 que eclodiu a 400km da costa do Japão, a uma profundidade de 32 km. A gigantesca onda atingiu o Japão, causando grande destruição. Pelo menos 26 pessoas morreram em consequência do tremor no país.

Segundo o alerta emitido pelo centro, o tsunami ameaça ainda países vizinhos ao Japão, como Filipinas, Japão e Rússia, e países das Américas com costas no Oceano Pacífico, como México, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Panamá e Honduras.

Representantes do governo da Rússia nas Ilhas de Sakhalin, no extremo leste do país, promoveram a retirada de cerca de 11 mil moradores na região costeira, antecipando a chegada do tsunami que promoveu destruição no Japão.

Autoridades das Filipinas ordenaram a evacuação de comunidades na região costeira ao leste do país. No Japão, usinas nucleares e refinarias de petróleo foram fechadas devido a temores que elas poderiam ser atingidas.

"Amplo estrago"
De acordo com o boletim do Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, a alta magnitude do tremor e leituras dos níveis do mar indicam que o tsunami pode causar "amplo estrago".

A entidade define um tsunami como uma série de ondas. A primeira onda a atingir uma região não precisa, necessariamente, ser a mais forte. O tamanho da ondas de um tsunami não pode ser previsto e a proporção pode variar significativamente ao longo de uma região costeira devido a efeitos locais.

O intervalo entre uma onda de tsunami e outra pode variar de cinco minutos a uma hora e a ameaça de novas ocorrências pode continuar por várias horas.

A ameaça só é considerada encerrada, quando grandes ondas deixam de ser registradas por um período de duas horas após o horário estimado para a chegada da primeira onda ou para a primeira leva de grandes ondas.
Fonte Terra

Forte terremoto atinge a costa do Japão

Tremor de 8,9 graus na escala Richter provocou tsunamis em cidades do norte

Terremoto
Tóquio - Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão e provocou uma série de tsunamis em cidades situadas na costa norte do país. O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico, a 373 quilômetros da capital Tóquio, a uma profundidade de dez quilômetros. Dois dias atrás, a mesma região sofreu um terremoto de 7,3 graus, que não deixou maiores danos.
O sismo ocorreu às 14h46 do horário local (2h46 de Brasília) e alcançou 7 graus na escala japonesa - o nível máximo. Na cidade de Miyagi, uma das mais afetadas, a polícia informa que há "vários feridos" na região. De acordo com informações veiculadas na rede americana CNN, o governo japonês confirmou até o momento oito mortes.

Em pronunciamento oficial, o primeiro-ministro Naoto Kan afirmou que os estragos são grandes, mas que as usinas nucleares situadas no norte japonês não foram danificadas, descartando a possibilidade de um vazamento de radiação. Em seguida, o porta-voz do governo, Yukio Edano, pediu à população para que fique em terrenos altos e evite tomar decisões precipitadas.
Pelo menos cinco cidades japonesas receberam o alerta de tsunami e duas, Miyage e Iwaki, foram atingidas pelas ondas gigantes. Em Tóquio, a rede de televisão local NHK transmitiu imagens de prédios em chamas na ilha de Odaiba, próxima à capital. Também há relatos de um incêndio de grandes proporções em uma refinaria de óleo nos arredores de Tóquio.

Situado no "anel de fogo do Pacífico", o Japão é frequentemente atingido por terremotos, principalmente os de magnitude superior a 6 pontos. Após o tremor de dois dias atrás, a Agência Metereológica japonesa previu que novas réplicas aconteceriam nesta semana, mas não com intensidades menores.

De acordo com o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, ondas gigantes também podem atingir cidades na Rússia, Ilhas Mariana, Indonésia, Filipinas, Havaí e Taiwan nas próximas horas.
Fonte IG

Sexta-feira com variação de nuvens na capital paulista.

A sexta-feira começa com sol entre nuvens na capital paulista, ao longo do dia o sol predomina, porém entre a tarde e a noite as nuvens podem aumentar provocando apenas chuviscos isolados. A temperatura será de 28ºC.

Minas Gerais tem 128 cidades em estado de emergência

Mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas no Estado.

Subiu para 128 o número de cidades em emergência em Minas Gerais por conta das chuvas. As últimas cidades a decretar a situação foram Mutum e Antonio Prado de Minas. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado nesta quinta-feira (10), 176 municípios foram afetados pelas chuvas.

Durante o feriado, os municípios de Igarapé e Carangola registraram tempestades e vendavais. Em Igarapé, algumas casas foram atingidas, mas não houve vítimas. Em Carangola, sete casas foram destruídas, 25 pessoas estão desabrigadas e outras nove estão desalojadas. Também não houve mortos ou feridos.

Ainda segundo o balanço da Defesa Civil, em todo o Estado, 1.484.143 foram afetados de alguma maneira pelos temporais, que deixaram 30.881 desalojados, que estão abrigadas na casa de parentes ou amigos, e 3.756 desabrigados, que perderam tudo e ocupam abrigos públicos.

Mais de 7.500 casas foram danificadas pelas chuvas, sendo que 312 delas foram destruídas. Minas Gerais já registra 17 mortes em decorrência das chuvas desde outubro de 2010, quando teve início o período de chuvas no Estado.

Atenção: para obter mais informações sobre a s chuvas no Brasil veja todas as notícias sobre a temporada de chuvas no portal de noticias R7.COM

Fonte: R7

Cerca de 15 mil famílias estão desabrigadas em MS

Há quase duas semanas chuvas estão castigando o Mato Grosso do Sul. Ainda não há dado oficial sobre o total de desabrigados, mas segundo previsão da Defesa Civil do Estado, o número pode chegar a 15 mil famílias. Em 11 cidades está havendo racionamento na venda de alimentos.

Nesta quinta-feira (10), o governo do Estado enviou para as cidades de Dois Irmãos do Buriti, Anastácio e Aquidauana 250 cestas básicas, roupas, agasalhos e água potável. A falta de acesso devido à precariedade das estradas e inundações dos núcleos mais populosos causou o desabastecimento de alimentos. Até a próxima segunda-feira deverão chegar ao Mato Grosso do Sul mais 600 cestas básicas. Os alimentos são da reserva estratégica e estão estocados em Rolândia (PR).

O rio Aquidauana chegou a ficar 10 m acima do nível normal. O Miranda, também na região oeste do Estado, transbordou e desabrigou 70 famílias ribeirinhas na cidade de mesmo nome. Em Coxim, o Rio Taquari desabrigou famílias e inundou a área urbana. Segundo estimativas da Defesa Civil do Estado, pelo menos 70 mil pessoas sofreram prejuízos com as chuvas.

O pagamento do Bolsa Família foi antecipado para 5.000 famílias que perderam móveis, roupas e principalmente alimentos. Elas receberam R$ 145. A antecipação soma R$ 608,85 mil. Em todo o Mato Grosso do Sul, o programa atende em torno de 60 mil famílias.

Fonte: R7

quinta-feira, 10 de março de 2011

Chuva alaga cidade e causa oito mortes no Rio Grande do Sul


Chuva forte em São Lourenço pode ter provocado mais mortes, avalia a Brigada Militar. Subiu para oito o número de mortos em decorrência da forte chuva que atingiu o município de São Lourenço do Sul, localizado a cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre, às margens da Lagoa dos Patos. A expectativa é que este número aumente com a sequência das buscas. Outras cidades gaúchas também foram atingidas por ventos e chuvas fortes nesta quinta-feira.

Fonte: IG

Mulher de 76 anos morre por causa da chuva em município do RS

Uma mulher de 76 anos morreu por causa da chuva em São Lourenço do Sul

. Foto: Carlos Queiroz/Agência Freelancer/Especial para Terra


Uma mulher de 76 anos morte em São Lourenço do Sul por causa da chuva que atingiu os municípios da região sul do Rio Grande do Sul entre a tarde de quarta-feira e a manhã de quinta-feira. De acordo com a Defesa Civil, a vítima seria deficiente e foi encontrada nesta quinta dentro de sua casa, na rua Barão do Triunfo.
Um homem de 80 anos morreu no município. Outras duas mortes foram registradas, mas até as 13h30 desta quinta não foram dadas maiores informações sobre as vítimas. A Defesa Civil está concentrada nesta tarde nos resgates e encaminhamento de feridos ao atendimento médico e abrigos
Fonte Terra.

Quinta-feira com variações de nuvens na capital paulista.

A quinta-feira começou com sol entre nuvens na capital paulista, no decorrer do dia o céu terá variações de nuvens podendo chover fraco no final da tarde. A temperatura será de 26ºC.

Terremoto de 5,4 graus no sudoeste da China deixa 19 mortos


Pelo menos 19 pessoas morreram e 174 ficaram feridas em consequência de um terremoto de 5,4 graus nesta quinta-feira no sudoeste da China, perto da fronteira com Mianmar.

O epicentro do tremor, que aconteceu às 12h58 (1h58 de Brasília), foi localizado 225 km ao sudoeste da cidade de Dali, na província de Yunnan. O terremoto aconteceu a uma profundidade de 34 km.
As autoridades do distrito de Yingjiang haviam anunciado um balanço inicial de sete mortos e 121 feridos. De acordo com a agência oficial Xinhua, muitas casas desabaram na região.
Fonte Terra 

terça-feira, 8 de março de 2011

A quarta-feira começa com céu parcialmente nublado na Grande SP.

A quarta-feira começa com com céu parcialmente nublado e sensação de frio e garoa em pontos isolados da capital paulista tudo isso por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que gera nebulosidade sobre a cidade, de acordo com os meteorologistas do CGE este sistema deve se afastar da cidade na quinta-feira proporcionando um tempo mais aberto e quente. A temperatura será de 25ºC.

Veja o melhor horário para viajar na volta do Carnaval


Os motoristas que decidiram voltar do interior e do litoral do Estado para a capital paulista devem evitar viajar entre as 7h e 18h desta terça-feira (8), último dia do feriadão de Carnaval. Na quarta-feira (9), o horário de pico pode se estender entre o meio-dia de quarta-feira (9) e 1h de quinta-feira (10), informou a Secretaria Estadual de Transportes. 
Está no Rio? Saiba como encarar a estrada
Na sexta-feira (4), a saída do feriado provocou caos na capital e as principais rodovias que cruzam o Estado tiveram lentidão.

A estimativa é da Ecovias é de que cerca de 129 mil veículos passem pelas pistas administradas pela empresa – Anchieta, Imigrantes, Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni. A empresa previa movimento intenso no sentido São Paulo desde as 19h desta segunda-feira (7). Nesta terça-feira (7), o a maior movimento de carros deve se concentrar depois das 10h.

Quem viajava pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes deve evitar pegar as estradas entre as 16h e 22h desta terça-feira. O fluxo de veículos será menos intenso fora deste período, informou a Autoban. O horário de pico nas rodovias da CCR Viaoeste (Castelo Branco, Raposo Tavares) será das 14h às 22h, segundo a empresa. A mesma previsão é válida para o Rodoanel.

Já a Ecopistas prevê movimento intenso durante todo o dia nas rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto, Hélio Smith. Mas o melhor horário para o retorno à capital paulista será a partir das 22h desta terça. Cerca de 220 mil veículos devem usar as rodovias no último dia do feriado de Carnaval.

O maior movimento de carros na rodovia Presidente Dutra está previsto para as 16h até às 20h. No período, devem retornar cerca de 5.700 por hora, segundo a Nova Dutra. Pela rodovia Fernão Dias, devem voltar 160 mil carros. Os motoristas devem evitar pegar a estrada entre as 14h e 22h.

A rodovia Régis Bittencourt deve ter trânsito complicado para o retorno durante todo o dia, mas o horário de maior movimento deve acontecer das 15h às 22h. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) recomenda aos motoristas que evitem dirigir entre as 12h desta terça-feira e 1h de quarta-feira nas rodovias Tamoios, Osvaldo Cruz e Mogi-Bertioga.
Fonte R7

segunda-feira, 7 de março de 2011

Carro cai em cratera aberta pela chuva no interior de SP

Carro cai em cratera aberta pela chuva em São José do Rio Preto (Foto: Sidnei Costa/Agência BOM DIA)

Um carro caiu em uma cratera aberta pela chuva neste sábado (5) em uma avenida de São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo. O buraco tem pelo menos quatro metros de profundidade. 
O técnico em refrigeração, de 49 anos, que dirigia o veículo disse que ficou com medo. Ainda segundo ele, o carro ficou destruído. Apesar do susto, o motorista sofreu apenas ferimentos leves.
Foto Agência Bom Dia
Fonte G1

sexta-feira, 4 de março de 2011

Previsão do tempo para o final de semana e começo de semana.

No final de semana o tempo melhora um pouco o sol deve aparecer entre nuvens, fazendo com que as temperaturas entre em elevação, só que no período da noite ainda faz frio principalmente no começo da madrugada com mínimas oscilando entre 16ºC, enquanto que as máximas chegam aos 27ºC no domingo. A próxima semana começa com sol e variação de nuvens, entre a tarde e a noite podem ocorrer pancadas forte de chuva na capital paulista.

Sexta-feira de tempo instável na Grande SP.

A sexta-feira começou com tempo nublado e frio em toda Grande SP. No decorrer do dia o tempo permanece nublado e chuvoso por conta disso a temperatura será de 23ºC.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Quinta-feira será de tempo chuvoso na capital paulista.

A quinta-feira começou com tempo fechado e chuvoso em toda região metropolitana, ao longo do dia o tempo permanece chuvoso e frio. A temperatura será de 23ºC.

terça-feira, 1 de março de 2011

Tempo instável na quarta-feira.

Nesta quarta-feira o tempo continua instável e há previsão de chuva forte entre a tarde e a noite.isso acontece por áreas de instabilidades que ainda estão sobre o estado de São Paulo.A temperatura não passa dos 23°C.