z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

previsão do tempo para terça-feira na Capital Paulista.

Segunda-feira será de sol e pancadas de chuva a tarde na Grande SP há risco de temporais. As temperaturas estarão altas, com máxima de 32°C.

Separação de iceberg na Antártida pode afetar aquecimento

Foto divulgada nesta segunda (31) mostra o glaciar em mares australianos; teme-se que o bloco afete correntes marítimas. Foto: Reuters
Foto divulgada nesta segunda (31) mostra o glaciar em mares australianos; teme-se que o bloco afete correntes marítimas
Foto: Reuters

A separação de um iceberg do tamanho de Luxemburgo, que se rompeu e afastou de uma geleira maior, pode modificar os padrões de circulação oceânica e influenciar na piora do aquecimento global, dizem cientistas de uma missão na Antártida.
Em fevereiro passado, um iceberg de 2,5 mil km² separou-se de um bloco gigante de gelo flutuante da geleira Mertz, no polo Sul, depois de colidir com um iceberg ainda maior. A língua de gelo que se projetava no oceano atuava como barragem, impedindo o gelo marítimo de chegar a uma seção de água permanentemente aberta a oeste. Agora, o bloqueio se rompeu, e a mistura das águas circundantes da Antártida com o restante do oceano podem modificar o deslocamento de calor pelo globo.
A área próxima da língua de gelo, reduzida à metade pela colisão é um dos poucos lugares em volta da Antártida onde água salgada densa se forma e afunda para as profundezas do oceano, disse nesta segunda-feira o líder da missão científica, Steve Rintoul. Essa "água densa de fundo" é determinante na circulação global das águas, incluindo a corrente que leva águas quentes do Atlântico para a Europa ocidental.
Rentoul disse que há o risco de que a área agora seja menos eficiente na produção da água de fundo que alimenta as correntes oceânicas profundas, que influem sobre os padrões climáticos globais.
"Este é um dos poucos lugares em volta da Antártida onde a superfície do mar se adensa o suficiente para chegar às profundezas" disse Rintoul à Reuters, falando diretamente do navio quebrador de gelo Aurora Australis, perto da geleira a 2,5 mil km ao sul de Hobart, capital do Estado australiano da Tasmânia. "Se a área for menos eficaz na formação de água densa, a salinidade será menor do que era no passado."
Rintoul lidera uma equipe internacional de quase 40 cientistas que estudam os impactos da perda da língua glacial, além de mudanças nas temperaturas, na salinidade e na acidez oceânicas. Os oceanos atuam como freio às mudanças climáticas, porque absorvem grandes quantidades de calor e dióxido de carbono, o principal gás estufa, da atmosfera. Mas, quanto mais CO2 os oceanos absorvem, mais ácidos se tornam. Com isso, animais como lesmas marinhas têm dificuldade maior em criar suas cascas.
Fonte Terra

Chuva alaga ruas e deixa ilhados em São Bernardo do Campo

O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer várias pessoas ilhadas no Jardim da Represa, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira (31). De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), às 16h, chovia forte na região.

Os bombeiros foram chamados também, por volta das 15h40, para atender a ocorrência de um carro arrastado pela correnteza na avenida Piraporinha, na Vila dos Químicos, também em São Bernardo do Campo.

Segundo o CGE, por volta das 15h, chovia forte em São Bernardo do Campo, Diadema, Ribeirão Pires, Poá, Suzano e Itaquaquecetuba. Mais cedo, foi observada queda de granizo nas imediações da estação Guaianazes da CPTM.

Fonte R7

Japão recomenda evacuação de 500 casas devido a vulcão

Japão - 3h35  - Autoridades japonesas recomendaram a evacuação de 500 casas próximas ao vulcão Shinmoe, no sudoeste do país, depois que este entrou em .... Foto: AP

As autoridades japonesas recomendaram a evacuação de 500 casas próximas ao vulcão Shinmoe, no sudoeste do país, depois que este entrou em erupção na quinta-feira passada pela primeira vez em 52 anos, informou nesta segunda-feira a agência Kyodo.
A recomendação afeta cerca de 1.100 moradores da localidade de Takaharu, na província de Miyazaki, e foi emitida depois que o Observatório Meteorológico regional advertiu de um aumento do nível de lava na área da cratera do vulcão, de 1.421 m de altura.
A Agência Meteorológica do Japão mantém o nível 3 de alerta perante a erupção, pelo que se recomenda "não se aproximar" do vulcão, embora sem chegar a ordenar uma evacuação.
Segundo imagens por satélite recolhidas pelo observatório regional de Kagoshima, o domo de lava na cratera do vulcão alcançava este sábado ao redor de 500 m de diâmetro. Isso levou a Agência Meteorológica a ampliar o alerta 3 a partir de um raio de 2 até 3 km ao redor da cratera, a distância à qual se calcula poderia chegar o material vulcânico.
O vulcão Shinmoe começou a cuspir cinzas e pequenas rochas na quarta-feira, e formou uma coluna de fumaça que alcançou mais de 2.500 m, o que obrigou o país desde então a alterar alguns voos regionais e os serviços ferroviários da região.
É a primeira vez que o Shinmoe entra em erupção há mais de meio século e a primeira em 189 anos na qual expulsa magma, segundo a Agência Meteorológica.
Fonte Terra /Foto AP

Segunda feira com sol pela manhã e pancadas de chuva a tarde e a noite na Grande SP.

Segunda-feira com mais um dia de verão na Grande SP isto é sol pela manhã e pancadas de chuva forte durante a tarde e a noite. A temperatura será de 31ºC.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Trovoadas na zona leste de São Paulo.

Nuvens carregadas começa a se formar na zona leste de São Paulo, neste momento ocorre trovoadas há possibilidade de chuva forte em toda capital paulista. A temperatura é de 32°C no centro da cidade.

Maior caverna de gelo do mundo fica na Áustria


Na maior caverna de gelo do mundo, o vento forma belas esculturas



Não importa se é verão ou inverno, a temperatura dentro das cavernas geladas de Eisriesenwelt é sempre abaixo de zero. Encravadas no cocuruto dos Alpes austríacos, seus 40 quilômetros de extensão fazem dela a maior caverna de gelo do mundo.
Ao chegar, o visitante recebe uma lanterna para iluminar o caminho. Depois de subir uma escadaria de 134 metros, a luz fraca ilumina o labirinto e as estalactites que ganham contornos que lembram algumas figuras. Grandes paredões maciços lembram tobogãs. Uma enorme formação maciça impressiona pela altura de 25 metros.
Já o Palácio de Gelo é um enorme salão de 400 metros de profundidade. No verão, o derretimento do gelo produz um novo espetáculo, formando lagoas ecascatas. E o vento gelado que sopra por essas bandas esculpe diferentes formas a cada ano.
Fonte Ig

Domingo segue quente na Grande SP.

O domingo na Grande SP começa com sol entre nuvens e calor, ao longo do dia o sol predomina mas entre a tarde e a noite o risco de tempestade generalizada aumenta por conta do forte calor e da passagem de uma frente fria de fraca atividade que estará passando no litoral paulista. A temperatura em São Paulo será de 32ºC.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sábado será quente com previsão de chuva a tarde e a noite na Grande SP.

A noite começou quente e abafada na Grande SP a tendência para esta noite é de tempo firme sem previsão de chuva. O sábado começa com sol entre poucas nuvens e calor, a tarde com o aquecimento as pancadas de chuva forte retorna. A temperaturas prevista é de 32ºC.

Sexta-feira quente na capital paulista.

Sol e muito calor em São Paulo e por conta do forte calor deve ocorrer pancadas de chuva forte e isolada entre a tarde e noite na Grande SP. A máxima é de 32°C.

Japão: Tempestade suja se forma em erupção de vulcão

29 de janeiro - Tempestade vulcânica (também chamada de tempestade suja) se forma em meio à erupção do Shimoedake  Foto: Reuters
 Tempestade vulcânica (também chamada de 'tempestade suja') se forma em meio à erupção do Shimoedake
Foto: Reuters Fonte Terra

Vulcão Bromo entra em erupção na Indonésia

28 de janeiro - Bromo emite densa nuvem de fumaça enquanto grupo de adoradores do vulcão deixam a montanha  Foto: AFP
 Bromo emite densa nuvem de fumaça enquanto grupo de adoradores do vulcão deixam a montanha

Foto: AFP /Fonte Terra

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Calor bate recorde em diversos Estados nesta quinta-feira

Milhares de veranistas foram às praias de Santa Catarina aproveitar o calor de quase 40°C  Foto: Fabricio Escandiuzzi /Especial para Terra
Milhares de veranistas foram às praias de Santa Catarina aproveitar o calor de quase 40°C
Foto: Fabricio Escandiuzzi / FonteTerra

Nevasca fecha escolas em NY e causa blecaute em Washington

Uma forte nevasca causa transtornos nesta quinta-feira nas cidades americanas de Nova York e Washington. Em Nova York, todas as escolas públicas foram fechadas, assim como prédios governamentais que não prestam serviço de emergência.
Centenas de voos foram cancelados e os aeroportos Newark, Terboro e John F. Kennedy, todos na cidade ou na região de Nova York, foram fechados. Também não estão circulando os ônibus que ligam a cidade a Long Island.
Em Washington, a capital americana, os problemas começaram na tarde de quarta-feira, quando a neve causou queda de energia em diversos pontos da cidade. O trânsito ficou caótico e levou a autoridade de transporte público da região a suspender todos os serviços de ônibus.
Moradores dos Estados de Maryland e Virgínia que trabalham no Distrito de Columbia, onde está localizada a capital americana, tiveram de esperar horas em avenidas congestionadas para chegar em casa.
A nevasca afetou até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que na tarde de quarta-feira retornava à Casa Branca após uma viagem a Wisconsin. Obama levou mais de uma hora para percorrer um trajeto que normalmente leva 20 minutos, e não pôde usar um helicóptero por causa das condições climáticas.
Com EFE e informações do The New York Times
Fonte ig

Vulcão do monte Shinmoedake entra em erupção no Japão

27 de janeiro - Foto aérea mostra a erupção do vulcão entre as prefeituras de Miyazaki e de Kagoshima  Foto: Reuters
27 de janeiro - Foto aérea mostra a erupção do vulcão entre as prefeituras de Miyazaki e de Kagoshima
Foto: ReutersFonte Terra

Sol e pancadas de chuva nesta Quinta-feira na Grande SP.

O dia começou com sol entre poucas nuvens, com o aquecimento pode chover forte a tarde na capital paulista as temperaturas estão altas a máxima é de 32°C.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Chega a 827 o número de mortos pelas chuvas no Região Serrana do Rio

O número oficial de mortos em decorrência das enchentes e dos deslizamentos de terra que atingiram a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro chega a 827, segundo dados divulgados nesta terça-feira (25) pelo Instituto Médico Legal (IML). São 399 vítimas em Nova Friburgo, 335 em Teresópolis, 67 em Petrópolis, 21 vítimas em Sumidouro, quatro em São José do Vale do Rio Preto e uma em Bom Jardim.
Já o número de desabrigados [aqueles que perderam tudo e necessitam de abrigos públicos] na região chega a 12.163, enquanto o de desalojados [aqueles que estão na casa de vizinhos ou familiares] é de 18.079. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (25) pela Defesa Civil Estadual.
De acordo com a pasta, o município de Teresópolis contabiliza 6.210 desalojados e 5.058 desabrigados. Em Petrópolis, há 5.696 desalojados e 188 desabrigados. Em Bom Jardim, 1.186 pessoas estão desalojadas e, 632, desabrigadas. O município de Areal possui 1.031 desalojados e 1.469 desabrigados.
Em Sumidouro, a situação é um pouco melhor, com 290 desalojados e 109 desabrigados. O mesmo acontece em Santa Maria Madalena (288 desalojados / 44 desabrigados), Sapucaia (30 desalojados / 140 desabrigados), São Sebastião do Alto (32 desalojados / 68 desabrigados), Três Rios (20 desalojados / 45 desabrigados), Carmo (40 desalojados / 12 desabrigados) e Macuco (28 desalojados e 24 desabrigados).
Uma das cidades mais atingidas, Nova Friburgo contabiliza 3.220 desalojados e 2.184 desabrigados. O município de São José do Vale do Rio Preto só possui desabrigados (2.064). O mesmo acontece em Paraíba do Sul (77) e Cordeiro (49). O município de Cantagalo possui oito desalojados.
Segundo balanço divulgado pelo Ministério Público Estadual, 513 pessoas seguem desaparecidas na Região Serrana do Rio, sendo 234 em Teresópolis, 187 em Nova Friburgo, 45 em Petrópolis, quatro em Sumidouro, duas em Bom Jardim, duas em São José do Vale do Rio Preto, uma em Cordeiro e 38 em localidades não informadas. 
Fonte Ig

Temperaturas baixas na Europa também afetam animais

Gatos enfrentam a neve em uma rua de Davos, onde a tempertaura mínima pode chegar a -6°C  Foto: AP
Gatos enfrentam a neve em uma rua de Davos, onde a tempertaura mínima pode chegar a -6°C na Suiça.
Foto: APFonte Terra

São Paulo com sol e chuva a tarde.

O dia começou com névoa sobre a capital mas o sol logo apareceu, há previsão de chuva forte entre o fim da tarde e a noite a temperatura fica em torno de 32°C.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Chove forte em São Paulo.

A tarde desta terça-feira começou quente com sol entre nuvens, neste momento ás 16:40hs a cidade está em estado de atenção por conta da forte chuva que cai, já foram registrados pontos de granizo em alguns bairros da zona norte paulistana também já foram registrados 10 pontos de alagamento na cidade. A tendência é que nas próximas horas a chuva diminua gradativamente.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Terça-feira começa com sol na Grande SP.

A noite na capital paulista começou quente e céu entre algumas nuvens, ao londo da madrugada a previsão é de que não chova. O sol aparece logo pela manhã favorecendo a elevação das temperaturas que oscila entre 30ºC favorecendo a formação de tempestades isoladas durante a tarde e a noite.

São Paulo com sol e chuva no fim do dia.

O dia começou com sol entre algumas nuvens, entretanto as chuvas retornam entre a tarde e a noite com potencial para causar alagamentos e deslizamentos, as temperaturas ficam altas 31°C.

São Paulo: chuva destrói carros e derruba árvore



Foto: Futura Press
Força da água arrasta carros na rua Cairo com a rua Major Angelo Zanchi
Fonte Ig

Temperaturas baixas na Europa também afetam animais

Sob um frio de -28ºC, cachorro late do lado de fora de uma fazenda na localidade de Ovsyanka, a 24 km de cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Rússia  Foto: Reuters
Sob um frio de -28ºC, cachorro late do lado de fora de uma fazenda na localidade de Ovsyanka, a 24 km de cidade siberiana de Krasnoyarsk, na Rússia.
Fonte Terra

São Paulo sai do estado de atenção e alerta.

Depois da forte chuva que caiu na capital paulista nesta noite de domingo o CGE decreta FIM DE TODOS ESTADOS DE ATENÇÃO E ALERTA. A tendência para madrugada de segunda-feira é de céu parcialmente nublado e mesmo assim há possibilidade de chuva fraca. O dia começa com sol e durante a tarde por conta do aquecimento ocorerá pancadas de chuva forte.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Estado de alerta na capital paulista.

O CGE decreta estado de ALERTA na Marginal do Tietê, Penha e Casa Verde por causa do temporal que causou o transbordamento do rio Tietê na altura da ponte do Limão e dutra. Mais de 30 pontos de alagamento foram registrados.
A previsão é que a chuva continue nas próximas horas mas de fraca intensidade.

FONTE: ESTADÃO

Toda a cidade de São paulo em estado de atenção nesta noite de domingo.

ATENÇÃO: O (CGE) decreta estado de atenção em toda capital paulista por conta da forte chuva acompanhadas com muitas descargas elétricas nesta noite de domingo.

Chuva forte atinge a capital paulista nesta tarde de domingo.


FONTE DO MAPA: GLOBO.COM

Ás 17hs chuva forte acompanhadas com raios e trovões deixou a cidade de São Paulo em atenção.

Condomínio de luxo vira cidade-fantasma em Teresópolis

Com a força da água, o carro do caseiro ficou na vertical  Foto: Reinaldo Marques/TerraA maioria das vítimas fatais na área foram funcionários do Retiro da Serra, que moravam em casas próximas  Foto: Reinaldo Marques/TerraDo condomínio de luxo Retiro da Serra, só sobrou o pórtico de entrada  Foto: Reinaldo Marques/Terra
A maioria das vítimas fatais na área foram funcionários do Retiro da Serra, que moravam em casas próximas
Foto: Reinaldo Marques/ FonteTerra

Número de mortos pelas chuvas na Região Serrana passa de 800

O número de mortos pelas chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro no início do mês chega a 810, de acordo com as prefeituras das cidades afetadas pela tragédia. Pelos últimos levantamentos dos municípios, ao todo são 391 em Nova Friburgo, 324 em Teresópolis, 66 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim. Já o Ministério Público informa que ainda há 417 pessoas desaparecidas na Região Serrana.
Fonte G1

Forte calor leva paulistas a praias e lota piscinas

A previsão para este domingo era de 33ºC para o litoral paulista   Foto: Guilherme Dionízio/Futura Press
A previsão para este domingo era de 33ºC para o litoral paulista
Foto: Guilherme Dionízio/Futura Press/ FONTE TERRA

Sol entre nuvens e pancadas de chuva a tarde na capital paulista.

O dia começou com céu claro entre algumas nuvens mas a tarde a capital paulista terá pancadas forte de chuva por conta do aquecimento. A temperatura prevista para esta tarde é de 30ºC.

sábado, 22 de janeiro de 2011

SC: deslizamento fecha BR-101; shopping tem perdas de R$ 2 mi

Lojistas proprietários de stands em um shopping de praia de Florianópolis contabilizam cerca de R$ 2 milhões em prejuízos com a enxurrada. Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para Terra
Lojistas proprietários de stands em um shopping de praia de Florianópolis contabilizam cerca de R$ 2 milhões em prejuízos com a enxurrada
Foto: Fabrício Escandiuzzi/ Fonte Terra

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Previsão do tempo para o sudeste do Brasil para este sábado.


FONTE DO MAPA: CLIMATEMPO

O sábado começa com sol entre nuvens e pancadas de chuva a tarde em todo estado de São Paulo, Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais e Grande parte do Espírito Santo. O céu fica cheio de nuvens e chove a qualquer hora do dia no norte do Espírito Santo e cidade de Minas Gerais vinzinha do estado da Bahia. As temperaturas ficam altas e todo sudeste do Brasil, confira: Belo Horizonte-MG 20ºC e 31ºC/ Rio de Janeiro-RJ 21ºC e 36ºC/ Vitória-ES 24ºC e 32ºC/ São Paulo-SP 21ºC e 32ºC.

Grande SP terá novas pancadas de chuva nesta tarde de sexta-feira.

O dia em São Paulo começou com sol entre nuvens na capital paulista, durante o dia o sol predomina e faz calor mas entre a tarde e a noite as pancadas forte de chuva volta a atingir a Grande SP por conta do aquecimento. As temperaturas ficam altas hoje em torno dos 30ºC.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Nevascas que atingem a China

Árvores perdem suas folhas e ficam cobertas por neve nas ruas da cidade chinesa de Xangai  Foto: EFE


Árvores perdem suas folhas e ficam cobertas por neve nas ruas da cidade chinesa de Xangai.
Fonte Terra

Nuvem vista no Rio seria 'tornado' segundo meteorologistas

Tornado de baixa intensidade no Rio
Tornado de baixa intensidade no Rio (Foto: Janaina Suzano/VC no G1)
A formação de uma nuvem, que segundo meteorologistas seria um tornado de baixa intensidade, provocou uma ventania no início da noite desta quarta-feira (19) que deixou várias casas destelhadas e ruas sem luz na Zona Oeste do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
A Defesa Civil de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, registrou alguns chamados de moradores que tiveram as casas destelhadas, além de ocorrência de quedas de galhos e árvores. Não houve feridos.
O Corpo de Bombeiros do Rio também afirmou ter recebido alguns chamados de moradores assustados com a ventania.
De acordo com a Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região, trechos dos bairros de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Caxias, na Baixada Fluminense, estão sem luz nesta noite. Além disso, algumas ruas de Bangu e Campo Grande, na Zona Oeste, também seguem sem energia desde a ventania no início da noite. Técnicos da companhia estão no local, mas não há previsão para o restabelecimento do serviço. 
Fonte G1

Organização de resgate com cachorros envia especialistas para auxiliar bombeiros em Teresópolis

Integrantes de Ong preparam cães para realizar as buscas
Integrantes de Ong preparam cães para realizar as buscas
Fonte Ig

Morador de Teresópolis quebra perna do filho para salvá-lo


Um morador de Teresópolis quebrou a perna do próprio filho na tentativa de salvá-lo de um soterramento em sua casa, durante a forte chuva que caiu sobre a cidade na última quarta-feira, dia 12. O auxiliar de supermercado Magno de Jesus Andrade, 43 anos, estava na madrugada do dia 12 em sua residência, no Morro do Espanhol, junto de sua mulher, Fernanda, de seus quatro filhos, da sogra e de um cunhado quando um desmoronamento ocorreu na parte de trás da casa.
Segundo Magno, um de seus filhos, Pedro Marlon de Andrade, de 15 anos, tentava sair pela varanda quando um deslizamento de terra deixou-lhe preso entre uma parede e um pedaço do telhado que caíra. Sem conseguir tirar Pedro dos escombros, Magno tentou afrouxar e remover o entulho chutando e pisoteando com força os pedaços de madeira que prendiam a perna esquerda do jovem. "Ele se virava todo, mas não conseguia se soltar", diz Magno.
Neste esforço de salvamento, acabou quebrando a tíbia do garoto. "Eu só posso agradecer ao meu pai. Naquele dia, eu pensei que ia morrer", afirma Pedro. "Na hora, eu só pensava neles (em sua família), então eu pedi para que o meu pai e a minha avó me deixassem lá."
"Eu disse para o meu filho, 'eu posso arrancar a tua perna fora, mas eu vou te tirar daí'", diz Magno. "Não tinha a menor chance de eu deixar o Pedro ali, nenhuma."
Com a ajuda da sogra, Magno conseguiu retirar o filho dos escombros. Ele diz que, levando o garoto no colo, teve de andar por vários metros com lama na altura do peito, até encontrar um meio de transporte no qual conseguisse levar Pedro a um hospital. Toda a família escapou com vida do soterramento.
Pai e filho foram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teresópolis, mas a falta de energia impediu que fosse feita uma radiografia da perna do menino, que doía muito. Pedro acabou atendido horas depois do deslizamento, no início da manhã, no Hospital das Clínicas, onde foi engessado e ficou em observação.
Pesadelos
O jovem está morando com os três irmãos, um tio e a avó em uma casa onde ela trabalha como caseira, no bairro de Jardim Cascata. O jovem está tomando analgésicos para aliviar a dor na perna e afirma que teve alguns pesadelos com o soterramento. Magno e a mulher estão instalados em um apartamento cedido pelo supermercado onde ele trabalha, no centro da cidade. Magno afirma que, embora metade de sua casa esteja destruída, conseguiu recuperar parte de seus eletrodomésticos.
No momento, ele está em férias, mas vai antecipar a volta ao trabalho. "Tenho que agitar um pouco a mente e esquecer um pouco das coisas", diz. Já Pedro aguarda a época de voltar à escola, quando entrará no primeiro ano do ensino médio. Ele diz que tem mantido contato com seus amigos por meio da internet, que acessa com seu telefone celular. Segundo o jovem, todos estão bem.
Fã de videogame e esportes, o garoto diz que foi sondado por um "olheiro" interessado em levá-lo para jogar futebol no Rio. Ele confia que vai poder voltar a jogar, depois que se recuperar da fratura. "Se eu ganhar uma bolsa, uma ajuda de custo, vou querer ser profissional, com certeza", diz. O pai diz aprovar a escolha. "Não é porque é meu filho, mas ele joga bem mesmo."
Fonte Terra

Inundações prosseguem na Austrália; prejuízo chega a US$ 20 bi


Dezenas de cidades no sudeste e nordeste da Austrália continuam alagadas nesta quinta-feira em consequência das fortes precipitações que desde novembro já deixaram pelo menos 32 mortos, mais de dez desaparecidos e prejuízos de cerca de US$ 20 bilhões - valor quatro vezes maior que a projeção de duas semanas atrás. A polícia investiga a morte de um bebê de três meses, cujo corpo foi encontrado em uma região inundada no estado de Nova Gales do Sul, no sudeste do país.
As enchentes afetaram 60 povoados no Estado de Victoria, no sudeste, e voltaram a alagar partes de Queensland, no nordeste, que ainda não se recuperou das inundações históricas da semana passada. Cerca de 25% do território foi afetado em Victoria, que tem um terço das árvores frutíferas do país e é responsável pela mesma parcela da produção de grãos do país. Por enquanto, 3,5 mil pessoas foram evacuadas a alguns dos 22 abrigos disponíveis.
No povoado de Kerang, a capital de Victoria, a alta do nível do rio Loddon ameaça derrubar os diques de contenção, o que poderia inundar 1,5 mil imóveis e sítios. Em Queensland, as inundações deixaram nas últimas semanas 30 mortos e causaram estragos nos setores agrícola e mineiro do estado, que produz metade do carvão do país. Este Estado, do tamanho de França e Alemanha juntas, exporta 45% da carne e 22% dos cereais, verduras e frutas da Austrália.
Na noite de quarta-feira, as tempestades deixaram sem eletricidade 30 mil casas em Brisbane, a capital de Queensland, além de ter arrastado veículos e derrubado várias árvores, dificultando as tarefas das equipes de socorro. O serviço meteorológico prevê que as chuvas continuarão nos próximos dias, mas perderão força a partir do fim de semana, sobretudo no nordeste da Austrália.
Fonte Terra

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Família se emociona em enterro de 'herói' que deu a vida por irmão

O adolescente australiano Jordan Rice, de 13 anos, que sacrificou a própria vida para salvar o irmãoBlake, 10, nas enchentes da Austrália, foi enterrado nesta quarta-feira na cidade de Toowoomba, no Estado de Queensland. Mais de 350 pessoas compareceram ao velório de Jordan e de sua mãe, Donna, 43, que também morreu depois de ser levada pelas águas.

O adolescente se tornou um herói nacional após ter insistido que o irmão caçula fosse resgatado antes dele, quando o carro da família foi cercado por uma forte enxurrada. Blake foi levado para um lugar seguro, mas não houve tempo para salvar Jordan e sua mãe.
No velório, o irmão mais velho de Jordan e Blake, Chris, disse que a mãe, Donna, era sua melhor amiga e seu irmão era agora seu herói. "Jordan, eu sempre te azucrinava por ser tão medroso", disse Chris durante o velório. "Você tinha pavor de água, altura e até do escuro. Como eu estava errado. Lá vai você perder sua vida enfrentando um de seus maiores medos para salvar seu irmãozinho. Você me deixa tão orgulhoso. O que você fez exigiu coração, coragem e amor. Você é o meu pequeno herói."
John Tyson, pai de Jordan e companheiro de Donna por 28 anos, descreveu a mulher como "a mãe perfeita" e Jordan como "carinhoso e protetor". O enterro de Donna e Jordan Rice foi o primeiro a ser realizado desde as enchentes devastadoras da semana passada, que deixaram ao menos 20 mortos e dez desaparecidos.
Desastre
A história de Jordan e Blake Rice foi relatada à mídia australiana na semana passada pelo construtor Warren McErlean, de 37 anos, que estava no centro da cidade de Toowoomba quando a água chegou subindo rápido e arrastando tudo que estava no caminho.
Ele olhou para o carro parado perto dele. Lá estavam a mãe, Donna, e os dois filhos, Jordan e Blake. A água, segundo McErlean, cobria a placa do carro. Ele pensou em ajudar os três a saírem do veículo, mas não teve tempo. Nesse momento, uma enorme parede de água, com uma correnteza muito forte, tomou conta de tudo.
"Em apenas dez segundos, a água subiu mais de 20 centímetros, encobrindo o para-brisa do carro. Peguei uma corda e amarrei num poste próximo. Com muito esforço consegui chegar até o carro e prendi a corda nele. Pedi a Jordan para se segurar em mim, mas ele disse que sabia nadar e insistiu para que o irmão Blake fosse resgatado primeiro", disse McErlean.
"Peguei Blake nos braços e o levei para um lugar seguro onde estava um bombeiro, Chris. Voltamos juntos para resgatar Jordan e a mãe. Chris segurou uma das mãos de Jordan, mas a correnteza estava muito forte e uma outra onda veio e nos atirou longe do carro."
"Quando eu consegui me levantar olhei para Chris e vi nos seus olhos que estava tudo acabado. A corda arrebentou e o carro desapareceu no meio da correnteza levando junto Jordan e Donna", contou o construtor aos jornais locais.
Fonte Ig