z

***************************************** Get Your Own Hi5 Scroller Here

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sol entre nuvens na capital paulista.

A sexta-feira na capital paulista começou com céu claro e algumas nuvens, no decorrer do dia o sol permanece entre nuvens e períodos de céu encoberto com previsão de chuvas rápida e isolada, a noite a tendência é de céu encoberto.

Frio extremo faz zoos de desdobrarem para salvar animais

Tigres siberianos brincam sobre a neve no zoológico St. Felicien, no Canadá  Foto: Mathieu Belanger/Reuters
Tigres siberianos brincam sobre a neve no zoológico St. Felicien, no Canadá
Foto: Mathieu Belanger/ReutersFonte terra

Enchente mata 2 pessoas e desabriga 4 mil nas Filipinas

Moradores cruzam via inundada em Sto Domingo, consequente das fortes chuvas que atingiram a região  Foto: AFP
Moradores cruzam via inundada em Sto Domingo, consequente das fortes chuvas que atingiram a região
Foto: AFPFonte terra

Cidades australianas entram 2011 debaixo d'água

As enchentes deixaram vários povoados alagados e obrigaram a evacuação de mais de mil pessoas  Foto: AFP
As enchentes deixaram vários povoados alagados e obrigaram a evacuação de mais de mil pessoas
Foto: AFPFonte terra

Previsão do tempo para o sudeste do Brasil para esta sexta-feira .


FONTE DO MAPA: CLIMATEMPO

O ultimo dia do ano começa com desde cedo sem previsão de chuva no centro-oeste paulista. O tempo começa com sol mas com o aquecimento pode ocorrer pancadas rápidas de chuvas no norte de São Paulo, região leste paulista incluindo Grande SP, todo litoral paulista no Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais as pancadas de chuva podem ser mais forte por causa de um sistema frontal. No norte de Minas Gerais, Grande BH e todo o Rio de Janeiro o sol aprece em alguns períodos e ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia, a tendência é que o tempo na virada do ano seja de de chuva moderada. No Espírito Santo, norte e leste de Minas Gerais o tempo será chuvoso com possibilidade tempestade a qualquer hora do dia e com poucas aberturas de sol. As temperaturas estarão agrádaveis em todo o sudeste, confira: Belo Horizonte-MG 19ºC e 26ºC/ Rio de Janeiro-RJ 20ºC e 28ºC/ São Paulo-SP 17ºC e 28ºC/ Vitória-ES 20ºC e 28ºC.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Chuva provoca a morte de 5 pessoas em ES, diz Defesa Civil


Águas do rio Itapemirim invadiram as ruas e lojas na Praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro do Itapemirim  Foto: PMCI/Divulgação

Águas do rio Itapemirim invadiram as ruas e lojas na Praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro do Itapemirim
Foto: PMCI/DivulgaçãoFonte Terra

Índia: Neve muda paisagem de parque na Caxemira


Caxemira  - As árvores são cobertas de neve durante a primeira nevasca da temporada de inverno, no Parque Posh, em Srinagar, Caxemira indiana, nesta quinta-feira.
Fonte Terra

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Previsão do tempo para o sudeste do Brasil para esta quinta-feira.


FONTE DO MAPA: CLIMATEMPO

A quinta-feira começa com sol entre algumas nuvens sem previsão de chuva no centro-oeste paulista, leste paulista e capital paulista. O tempo será de sol entre nuvens e pancadas rápida de chuva no Vale do Paraíba, litoral paulista, norte paulista, Triângulo Mineiro, sul de Minas e centro sul do Rio de Janeiro. Na região do Jequitinhonha, Vale do Rio Doçe, norte e nordeste de Minas Gerais incluindo Grande BH, norte do Rio de Janeiro e Todo o estado do Espírito Santo o dia será chuvoso com poucas aberturas de sol e previsão de tempestades a qualquer hora do dia. Confira as temperaturas na região sudeste do Brasil: Vitória-ES 22ºC e 26ºC/ São Paulo-SP 15ºC e 28ºC/ Belo Horizonte-MG 19ºC e 24ºC/ Rio de Janeiro-RJ 20ºC e 30ºC.

MG: sobem para 8 as mortes pela chuva em 48 horas



Pelo menos oito pessoas morreram nas últimas 48 horas em consequência das chuvas em Minas Gerais. Na tarde desta quarta-feira, foi encontrado em Jaboticatubas, na região metropolitana de Belo Horizonte, o corpo de Gilbert Magno Santos Maia, 39 anos. Ele havia desaparecido no início da manhã no córrego da Paciência, depois que foi arrastado pela forte correnteza quando atravessava a água. Com isso, sobe para 11 o total de mortos pela chuva desde novembro no Estado.
Testemunhas disseram à PM que chovia bastante e o riacho estava pelo menos 1,5 m acima do nível normal. Maia era vaqueiro e seguia para o trabalho em uma fazenda quando foi arrastado pela força das águas.
Mais quatro mortes foram registradas na terça-feira na região da Zona da Mata, nas cidades de Cataguases, Lajinha, Barbacena e Ponte Nova. Em Barbacena, Efigênia Rosália Antero, 80 anos, morreu soterrada pelos escombros de um muro de arrimo que caiu sobre sua casa, que fica abaixo do nível da rua.
Em Lajinha, a dona de casa Maria Rosângela do Carmo, 35 anos, e os filhos de 2 e 5 anos, morreram em uma casa soterrada por uma encosta. Em Ponte Nova, a vítima foi o aposentado Antônio Caetano da Silva, 73 anos, que teve seu quarto atingido por uma encosta enquanto dormia. Em Cataguases, Marisângela Alves da Silva, 31 anos, morreu soterrada depois de ter a casa atingida por um deslizamento de barranco.
Na noite de segunda-feira, o menino Fabrício Rocha do Amaral, 4 anos, morreu após ser soterrado por um barranco que caiu e destruiu três casas em Juiz de Fora, também na Zona da Mata. Ele chegou a ser resgatado com vida, mas morreu a caminho do hospital. Dois homens também se feriram.
Desde o início do período chuvoso, em novembro, 11 pessoas morreram no Estado, de acordo com o balanço da Defesa Civil estadual. Ainda segundo a Cedec, até agora 39 cidades decretaram situação de emergência devido aos estragos causados pelo excesso de chuva. Cerca de 1,1 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais, destas, pelo menos 10 mil ficaram desalojadas e 1 mil desabrigadas. Mais de 3,3 mil casas foram danificadas ou destruídas totalmente.
Fonte Terra

MG: sobem para 8 as mortes pela chuva em 48 horas


Moradores tentam salvar móveis na Zona da Mata, região mineira castigada pela chuva. Foto: Paula Rivello/Tribuna de Minas/Agência Estado
Moradores tentam salvar móveis na Zona da Mata, região mineira castigada pela chuva
Foto: Paula Rivello/Tribuna de Minas/Agência Estado
Fonte Terra

Quarta-feira de tempo estável na capital paulista.

O dia na Grande São Paulo começou com céu claro com poucas nuvens, ao longo do dia o sol predomina entre nuvens e sem previsão de chuva.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Neve gera caos nos transportes na costa leste dos EUA

Mulher em Nova York passa por um ônibus que ficou preso no grande volume neve acumulado  Foto: AP
Mulher em Nova York passa por um ônibus que ficou preso no grande volume neve acumulado
Foto: APFonte terra

Inverno rigoroso na Europa tem relação com aquecimento global

O mundo está ficando mais quente, o ano de 2010 pode ser o mais quente da década e um dos três mais quentes do século, e enquanto isso uma nevasca incomum cancela voos na Europa poucos dias antes de o inverno começar no Hemisfério Norte. De acordo com cientistas, embora os dois eventos pareçam contraditórios, eles estão relacionados, na verdade.
Segundo cientistas, o aquecimento global com caráter mais vigoroso no Ártico pode levar a invernos mais frios e com mais nevascas em latitudes médias do Norte. Isto porque o aquecimento do Ártico mudaria os padrões de vento e circulação atmosférica, o que permitiria que o ar mais frio escoasse para a Europa e os Estados Unidos.
Explicando desde o começo, o Ártico sofre mais consequências com o aquecimento global, pois o derretimento de gelo marinho no Ártico ajuda a acelerar o aumento das temperaturas. É o chamado efeito albedo. O branco do gelo reflete a luz solar para o espaço e resfria o ar. O contrário acontece quando o gelo é substituído pela água escura do mar e mais calor solar é absorvido.
Esta não é a única teoria para o inverno rigoroso na Europa estar conectado com o aquecimento global. Em matéria publicada no site da revista Time, Judah Cohen, diretor da empresa de pesquisas ambientais ERA, afirma que o aumento na cobertura de neve na Sibéria pode ser o responsável pelo inverno extremo na Europa. De acordo com a matéria, mesmo que o planeta continue a aquecer e o Ártico a derreter, a cobertura de neve sazonal cresceu na Sibéria e na alta cordilheira da Ásia, como o Himalaia.
Cohen explica que com o aquecimento global, a atmosfera retém mais umidade, o que provoca mais chuvas, no geral. Na Sibéria, a precipitação caiu na forma de neve tornando o ar mais frio perto das montanhas. O aumento do gelo traz mais frio para o Sul do Ártico, em regiões dos EUA e da Europa.
De uma forma ou de outra, o fato é que mesmo com a nevasca na Europa, as médias globais de temperatura continuam a subir.
Fonte Ig

Terça-feira com sol entre nuvens na capital paulista.

A terça-feira começa com sol entre muitas nuvens mas ao longo do dia as nuvens se dissipa e sol volta predominar com mais força entre a tarde e a noite as nuvens aumenta mas não chove. As temperaturas estão agradáveis 28ºC.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Fortes chuvas tiram mais de 1,7 mil de suas casas no ES


As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo desde a noite de domingo causaram prejuízos em municípios da região sul do Estado. Segundo a Defesa Civil, 1.745 pessoas tiveram que deixar suas casas após os temporais. As cidades de Itararana e Itaquaçu ficaram isoladas porque o rio Santa Joana, que corta os dois municípios, subiu 5 m.
Em Itarana foram registrados cerca de 450 desalojados e 120 desabrigados, que foram encaminhados para o salão paroquial da cidade. Aproximadamente 273 casas foram danificadas e 7 mil pessoas foram prejudicadas com as chuvas. Em Itaguaçu, o número de atingidos chegou a 7,5 mil pessoas. No distrito de Córrego Flor os sistemas de abastecimento de água e telecomunicações foram afetados e duas escolas foram alagadas. Três pontes foram destruídas e 32 casas danificadas.
Em Muqui, a Defesa Civil registrou 25 desabrigados e 600 desalojados. Cerca de 500 edificações foram danificadas. Uma pessoa foi soterrada após um desmoronamento de terra, mas foi socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros. No município de Mimoso do Sul algumas rodovias apresentaram quedas de barreiras na pista, foram contabilizados 144 pessoas afetadas e 46 edificações danificadas.
Em Santa Maria de Jetibá, três casas foram soterradas no bairro de Alto Rio Osmoso. A Defesa Civil registrou 30 desabrigados, 520 desalojados e em torno de 15 mil pessoas afetadas. Em Laranja da Terra, a chuva atingiu o distrito de Joatuba, onde dez casas foram inundadas.
Ainda segundo as informações do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), na Grande Vitória a chuva causou danos em Cariacica.
Fonte terra

Teste de supercomputador para previsão do tempo inicia terça


Começam na terça-feira os testes do supercomputador Tupã, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O equipamento está instalado em Cachoeira Paulista (SP), onde funciona o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo, o Tupã está entre os mais poderosos supercomputadores do mundo para previsão de tempo e estudos sobre as mudanças climáticas.
De acordo com o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, o custo do supercomputador foi de R$ 50 milhões. Com a entrada do Tupã em operação, o nível de detalhamento das previsões sobe para cinco km na América do Sul e para 20 km no resto do mundo.
As previsões ambientais e de qualidade do ar terão prognósticos de maior resolução, de 15 km, com até seis dias de antecedência. Com isso, será possível prever fenômenos extremos como chuvas intensas, secas e geadas.
A nova máquina também será fundamental para o desenvolvimento e implementação do Modelo Brasileiro do Sistema Climático Global, que vai monitorar a atmosfera, os oceanos, as áreas da Terra constantemente cobertas por gelo ou neve, a vegetação e os ciclos biogeoquímicos. O supercomputador vai verificar como esses elementos têm sido influenciados pela ação do ser humano. A fase de testes estava marcada inicialmente para o último dia 21.
Fonte terra

Previsão do tempo para o sudeste do Brasil para esta terça-feira.


FONTE DO MAPA: CLIMATEMPO

A terça-feira será de sol entre nuvens e pancadas de chuva fraca a moderada e por vezes forte no centro, sudoeste, no sul e leste paulista incluindo Grande SP. No norte do Rio de Janeiro em todo Espirito Santo, norte e leste de Minas Gerais incluindo Belo Horizonte o dia será chuvoso com potencial para tempestade. No Triângulo Mineiro, nordeste de Minas Gerais e sul de Minas o dia seguirá com sol entre nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Confira as temperaturas: Belo Horizonte-MG 19°C e 26°C, Vitória-ES 21°C e 25°C, Rio de Janeiro-RJ 22° e 31°C, São Paulo-SP 18°C e 28°C.

Neve gera caos nos transportes na costa leste dos EUA

Fortes nevascas na costa leste dos Estados Unidos causaram o cancelamento de mais de 2 mil voos e geraram caos no transporte ferroviário e nas estradas  Foto: AFP
Fortes nevascas na costa leste dos Estados Unidos causaram o cancelamento de mais de 2 mil voos e geraram caos no transporte ferroviário e nas estradas
Fonte terra
Em Nova York, a Times Square amanheceu quase vazia, após tempestade deixar cerca de 50 cm de neve  Foto: AFP
Em Nova York, a Times Square amanheceu quase vazia, após tempestade deixar cerca de 50 cm de neve
Foto: AFP

Fonte terra

Chuva mata três durante banho em cachoeira no Paraná

Três pessoas morreram ontem em um acidente em uma cachoeira na cidade de Ribeirão Claro, no Paraná. As vítimas tomavam banho quando foram surpreendidas por uma forte chuva.
Elas foram arrastadas pela água. Os corpos, ainda não identificados, foram encontrados ontem.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho e de Santo Antonio da Platina buscam por outros desaparecidos. Ainda não há confirmação de quantas pessoas estavam na cachoeira momento do incidente.
Fonte ig

Crocodilos ameaçam população afetada por enchentes na Austrália

As fortes inundações que afetam o leste da Austrália após a passagem do ciclone "Tasha" deslocaram os crocodilos para áreas urbanas situadas perto do litoral, informa nesta segunda-feira a emissora de rádio "ABC".
Vários destes enormes répteis foram avistados nas últimas horas no povoado de Ingham, 2.000 quilômetros ao norte de Sydney no estado de Queensland. A cidade foi uma das mais prejudicadas pelas enchentes e está isolada desde o Natal.
O prefeito de Ingham, Andrew Lancini, espera que não se repita a tragédia de 1999, quando em uma tempestade similar uma criança de cinco anos desapareceu e provavelmente foi devorada por um crocodilo.
Após anos de seca, as intensas chuvas de dezembro arrasaram o sudeste da Austrália, onde milhares de pessoas foram evacuadas e dezenas permaneceram semanas incomunicáveis.
Os serviços de resgate percorrem a região em navios para recolher os ocupantes de automóveis que ficaram presos no lodo e proteger com sacos de areia casas e negócios.
São as piores inundações desde 1974, quando uma série de tempestades fez transbordar os rios e dezenas de moradores morreram na região de Queanbeyan.
Os especialistas acreditam que estas tempestades são causadas pelo fenômeno "La Niña", que esfria as correntes marinhas do Oceano Pacífico e aumenta a intensidade das chuvas.
Fonte Ig

domingo, 26 de dezembro de 2010

Chuva diminui neste inicio de noite na capital paulista.

Depois da chuva forte que caiu nesta tarde de domingo ainda chove em alguns pontos da capital com intensidade moderada a fraca. Nas próximas horas a chuva pára mas ainda há condição para chover esta noite. A temperatura agora é de 22ºC na capital paulista.

Chuva forte acompanhadas com descargas elétricas se aproxima da cidade de São Paulo.

ATENÇÃO: chuva forte acompanhadas com descargas elétricas já atinge alguns pontos da zona norte de São Paulo e parte de Guarulhos e a tendência que essas pancadas de chuva aumente e se espalhe por toda capital paulista nas próximas horas.

Sol e calor com possibilidade de chuva forte a tarde e a noite na Grande SP.

O domingo começou com céu claro e calor na Grande SP ao longo do dia com a aproximação de uma frente fria podem ocorrer pancadas moderada a forte de chuva por conta tanbém do alto calor. As temperaturas chegarão aos 30ºC nesta tarde de domingo.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Tempo quente e abafado na Grande SP.

O sábado começou com com céu claro e abafada na Grande SP, ao longo do dia o sol predomina mas com o aquecimento as pancadas típicas de vrão retornarão entre a tarde e a noite. As temperaturas na Grande SP oscilarão entre 30ºC nesta tarde de sábado.

Erupção de vulcão paralisa turismo na Indonesia

As cinzas se acumularam nas ruas, formando uma camada de 15 cm a 40 cm de espessura  Foto: AFP
As cinzas se acumularam nas ruas, formando uma camada de 15 cm a 40 cm de espessura
Foto: AFPFonte terra

Previsão do tempo para feriado de natal no sudeste do Brasil para este sábado.


FONTE DO MAPA: CLIMATEMPO

O sábado começa com sol entre nuvens e ocorrem pancadas de chuva entre a tarde e a noite na Região leste do estado de São Paulo incluindo Grande SP, centro sul do estado de São Paulo, litoral paulista, centro sul de Minas Gerais, centro sul do Rio de Janeiro incluindo a cidade do RJ. No oeste e norte paulista, Triângulo Mineiro, todas as regiões do estado de Minas Gerais, sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro o sol aparece em alguns períodos, mas com a presença de uma frente fria e um sistema de Baixa pressão o tempo fica instável e ocorrem pancadas de chuva forte a qualquer hora do dia. Já no centro norte do espírito Santo e o leste de Minas Gerais o tempo fica chuvoso o dia inteiro, mas ainda pode ter algumas aberturas de sol. As temperaturas ficarão altas em todo o sudeste, confira: São Paulo-SP 19ºC e 31ºC/ Rio de Janeiro-RJ 22ºC e 34ºC/ Belo Horizonte-MG 20ºC e 29ºC/ Vitória-ES 24ºC e 29ºC.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Sexta-feira quente e abafada na Grande SP.

A sexta-feira começou com tempo nublado e chuviscos em alguns pontos da capital paulista, ao longo do dia o sol aparece entre nuvens e faz calor em todo o estado de São Paulo, com o aquecimento entre a tarde e a noite pode voltar ocorrer aquelas pancadas típicas de verão.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Nevascas mudam paisagens da Europa

Pedestres andam na calçada coberta de neve na pirâmide em frente ao Museu do Louvre, em Paris  Foto: AFP
Pedestres andam na calçada coberta de neve na pirâmide em frente ao Museu do Louvre, em Paris
Foto: AFPFonte Terra

Manhã com chuvas isoladas na Capital paulista

Após as chuvas mais intensas na madrugada, a manhã de quinta-feira (23) começa com chuvas fracas em pontos isolados. O radar indica chuva na Zona Norte e em alguns pontos do Centro e da Zona Leste. Não são esperadas chuvas forte para a manhã de hoje. Os temômetros dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos registram agora 20°C e 19°C, respectivamente.
Fonte cge

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Carro cai em cratera na zona sul de São Paulo

O veículo caiu perto da Estrada do M'Boi Mirim. Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura Press


Um carro caiu em uma cratera por volta das 3h desta quarta-feira na rua Daniel Klein, perto da Estrada do M'Boi Mirim, zona sul de São Paulo. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a via foi bloqueada em todos os sentidos.
A rua Doutor João César de Castro, localizada na mesma região, atingida pela chuva de terça-feira, foi interditada no sentido centro por risco de desabamento de imóveis.
A rua Pedro Armani, no Jardim Letícia, também na região sul da capital, sofreu com os alagamentos. "Três veículos tentaram passar pela correnteza e foram vencidos pela água", conta o internauta David Bispo. Por volta das 22h40, a via ainda sofria com a enchente. "Inúmeras residências foram invadidas pela água", diz David.
Fonte Terra

Centenas de pessoas são evacuadas por chuva e neve nos EUA


Os Estados da Califórnia e Utah, no oeste dos Estados Unidos, viveram nesta terça-feira um novo dia de fortes chuvas e nevascas que forçaram a evacuação de centenas de pessoas. A rede de televisão CNN informou que, na Califórnia, as autoridades do condado de Los Angeles solicitaram a evacuação de mais de 200 casas diante do temor de deslizamentos de terra pelas previsões de mais chuvas torrenciais.
Por sua vez, o governador de Utah, Gary Herbert, disse estar preparado para declarar estado de emergência nas áreas do sul do Estado, onde as cheias dos rios já provocaram a queda de uma ponte e obrigaram a evacuação de Rockville, uma pequena localidade de 300 habitantes. "Estamos acompanhando de perto a atividade no sul de Utah e rezando pela segurança de todos os habitantes da área", indicou o escritório de Herbert em comunicado.
O Departamento de Recursos Naturais de Utah enviou engenheiros para avaliar a segurança das represas da área. A tempestade que afeta a Califórnia teve origem no Oceano Pacífico, perto do Havaí, provocando fortes nevascas nos pontos mais altos do estado e chuvas torrenciais e fortes ventos nas partes mais baixas.
O mau tempo forçou a interdição de várias estradas. Em Utah, as autoridades alertaram que deve haver cheias decorrentes do rio Virgin. Elas temem que isso provoque a ruptura da represa Trees Ranch. Além de Rockville, outras três localidades que poderiam ser afetadas pela potencial ruptura da represa.
Fonte Terra

Mulher morre arrastada por enxurrada em São Paulo


Uma mulher de 28 anos morreu ao ser arrastada pela água da chuva que caiu em São Paulo na terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo da vítima foi encontrado por volta das 2h desta quarta-feira.
Michele foi encontrada perto de uma oficina mecânica da Viação Gatusa, na avenida Guido Caloi. O local estava alagado pelas águas do córrego da Ponte Baixa, que transbordou. O córrego fica perto da estrada de M'Boi Mirim.
Segundo os bombeiros, algumas ruas dos bairros Piraporinha, Novo Santo Amaro, Capela do Socorro e Campo Limpo ficaram alagadas.
Fonte Terra

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Verão chegou


Às 21:38 desta terça-feira começou oficialmente o Verão

Sob influência do 'La Niña', verão começa às 21h38 desta terça

O verão começa oficialmente às 21h38 desta terça-feira no Brasil. Na entrada da estação, a previsão é de tempo relativamente tranquilo na maior parte do Brasil. Há previsão de pancadas de chuva, mas os maiores volumes devem estar concentrados na região Norte, que não sofre tanto com os temporais quanto as cidades do Sul e do Sudeste.
Fonte Ig

Pelo 4º dia, nevascas provocam caos em aeroportos europeus


Dezenas de milhares de pessoas voltaram a passar a noite em aeroportos e estações de trem no norte da Europa onde permanecem retidos por causa dos atrasos e cancelamentos provocados pela onda de frio que atinge a região desde o fim da semana passada.
Grã-Bretanha, França e Alemanha estão entre as áreas mais afetadas. Segundo as previsões, o frio deve continuar nos próximos dias.
Fonte Terra

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Neve paralisa aeroportos e prejudica Eurostar na Europa

Companhia de trem pede que passageiros não se dirijam às estações; inverno cancela voos e seria o pior na Europa em um século

Foto: AFP
Passageiros lotam a estação de St. Pancras, onde fica o terminal da Eurostar, em Londres (20/12/2010)
Fonte Ig

domingo, 19 de dezembro de 2010

Eclipse lunar total poderá ser visto na terça-feira

Um eclipse total da Lua será visível na terça-feira (21) a partir das 7H41 GMT (5H41 de Brasília) na América do Norte, Europa Ocidental e parte da Ásia. De acordo com o Planetário do Ibirapuera a observação do eclipse será para poucos no Brasil, somente os observadores localizados no extremo oeste do país.
Em 4 de janeiro será a vez de um eclipse parcial do Sol.Da América do Norte até a Islândia, o eclipse da Lua poderá ser observado durante mais de uma hora (de 7H41 a 8H53 GMT) na madrugada de 20 para 21 de dezembro."Está perfeitamente situado para América do Norte, Groenlândia e Islândia", afirma o astrônomo americano Fred Espanak.Um eclipse lunar só é possível durante a Lua cheia. Quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados, o satélite natural pode ficar momentaneamente privado de luz solar, caso esteja no cone de sombra da Terra.A Lua começará a entrar na sombra da Terra às 6H33 GMT (4H33 de Brasília) de terça-feira. A sombra, de contornos claramente visíveis, avançará no disco lunar de 07H41 às 08H53 GMT, voltará a ser eclipse parcial às 10H01 GMT (8H01 de Brasília) e recuperará depois a plena luminosidade.
Na Europa Ocidental e ao leste do continente sul-americano, apenas as primeiras fases do eclipse serão visíveis antes do "crepúsculo" lunar. O Japão verá apenas as últimas etapas.Os eclipses da Lua não representam risco para a vista, ao contrário dos eclipses solares. Para observar os eclipses solares é recomendado usar óculos especiais.
O primeiro eclipse solar parcial de 2011 acontecerá em 4 de janeiro. Em caso de bom tempo, será visível na Europa, especialmente na região norte da Suécia, no norte da África, Oriente Médio e Ásia Central.Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século XXI.
(Com informações da AFP) Fonte Ig